You are on page 1of 15

Em princpio, estar sujeito ao processo de falncia qualquer devedor que exera atividade empresarial.

Empresrio Sociedade Empresarial

Tem seu conceito extrado do Art. 982 do CC: " Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (Art. 967) e simples as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e simples a cooperativa. Tanto o empresrio e a sociedade empresrial irregulares, que no tiverem inscrio, podem falir. No podem requerer recuperao judicial mas podem falir.

Empresario todo aquele que exerce profissionalmente uma atividade economica organizada, para producao ou circulacao de bens ou servicos. ". Ainda, estabelece o pargrafo nico, do mesmo artigo, que "no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa".

Dessa forma, so modalidades de sociedades simples a sociedade de advogados, mdicos, pintores, escultores, escritores, cientistas, contadores, entre outras, ainda que estes profissionais contem com o auxlio de colaboradores (Ex.: secretrias, office-boys, faxineiras etc.).
Poder-se-ia indagar o alcance da exceo prevista na ltima parte do pargrafo nico do art. 966 (salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa).

Ex. Se um profissional de um ramo abre um escritrio/consultrio e contrata outros profissionais do mesmo ramo como seus empregados, est constituindo no uma sociedade simples, mas sim uma sociedade empresria.

Art. 2o Esta Lei no se aplica a: I empresa pblica e sociedade de economia mista; II instituio financeira pblica ou privada, cooperativa de crdito, consrcio, entidade de previdncia complementar, sociedade operadora de plano de assistncia sade, sociedade seguradora, sociedade de capitalizao e outras entidades legalmente equiparadas s anteriores.

Consideram-se totalmente excludos da falncia, no podendo de forma alguma participar do processo falimentar: a) as entidades fechadas de previdncia complementar; b) as empresas pblicas e sociedades de economia mista; c) as cmaras ou prestadoras de servios de compensao e de liquidao financeira. Obs. as cooperativas no se sujeitam falncia por no serem submetidas ao direito falimentar (art. 982, pargrafo nico). a) as pessoas fsicas, salvo o empresrio. b) as pessoas jurdicas de direito pblico interno e externo c) as associaes, fundaes de direito privado, os partidos polticos e as organizaes religiosas (vide art. 44 do CC) d) as sociedades simples, assim entendidas as sociedades que no sejam empresrias (conceito por excluso) e) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista - esses entes so sociedades empresrias - logo so uma exceo a regra que toda sociedade empresria pode falir. f) Cmaras ou prestadoras de servios de compensao/liquidao financeira (art. 194 da Lei de Falncias). g) Entidades fechadas de previdncia complementar (Art. 47 da LC 109/01)

So considerados, por sua vez, empresrios parcialmente excludos da falncia: a) as operadoras de planos privados de assistncia sade; b) as sociedades arrendadoras que explorem o leasing; c) sociedades dedicadas administrao de consrcios, fundos mtuos ou atividades do gnero; d) instituies financeiras para as quais o legislador destinou o processo de liquidao extrajudicial, sob responsabilidade do Banco Central; entre outras. Estes empresrios parcialmente excludos da falncia, por sua vez, estaro sujeitos ao regime falimentar.

Parcialmente excludo significa que, em regra, essas entidades no podem falir (conforme o Art.2 da Lei de Falncias - LF). Entretanto essas entidades podem entrar em crise e dessa crise pode haver uma interveno. O interventor, nas companhias de seguro, por exemplo, tem como uma das opes o pedido de falncia da companhia de seguro. Por isso essas entidades esto parcialmente excludas da Lei de Falncias. Mas se seus diplomas legais previrem falncia, e ela ocorrer, ser regida pela Lei de Falncias.

Assim, pode sofrer processo falimentar, inclusive, o devedor que possuir ativo superior ao passivo. Justificase a insolvncia, portanto, conforme prev o artigo 94, da Lei 11.101/05:
a) sem relevante razo de direito, no paga, no vencimento, obrigao lquida materializada em ttulo ou ttulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salrios-mnimos na data do pedido de falncia; b) executado por qualquer quantia lquida, no paga, no deposita e no nomeia penhora bens suficientes dentro do prazo legal;

c) pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperao judicial: c1. procede liquidao precipitada de seus ativos ou lana mo de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos; c2. realiza ou, por atos inequvocos, tenta realizar, com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores, negcio simulado ou alienao de parte ou da totalidade de seu ativo a terceiro, credor ou no; c3. transfere estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo;

c4. simula a transferncia de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislao ou a fiscalizao ou para prejudicar credor; c5. d ou refora garantia a credor por dvida contrada anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraados suficientes para saldar seu passivo; c6. ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domiclio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento; c7. deixa de cumprir, no prazo estabelecido, obrigao assumida no plano de recuperao judicial

Credor por dvida lquida constante de ttulo executivo civil ou comercial(minimo 40 salarios minimos); O prprio devedor (autofalncia); Conjugue sobrevivente, os herdeiros, o inventariante (falncia do esplio); O scio ou acionista de sociedade empresria.

PROCEDIMENTO
LEGITIMIDADE ATIVA: do devedor (sociedade empresria ou empresrio)

Requisitos Positivos:

Exerccio regular da atividade empresarial h mais de 2 (dois) anos; Obter a adeso mnima dos credores por ele escolhidos e sujeitos
ao plano de recuperao extrajudicial.

Impedimentos:
Ser falido; Ter obtido concesso de recuperao judicial h menos de 2 (dois)
anos;

Ter sido condenado por crime falimentar;


Ter pedido de recuperao judicial pendente; ou Ter obtido homologao de outro plano de recuperao extrajudicial
h menos de 2 (dois) anos.

You might also like