You are on page 1of 92

ENCONTRO DE PREPARAO PARA O BATISMO

Pastoral do Batismo
Neide Marques Moraes Luciane Aparecida Assuno Tonete Paulo de Oliveira Cares Jaime Pascoalo

Plano de Deus Um dia ... Comeam sempre assim as lindas histrias infantis. Um dia Deus cansou-se de s contemplar a SI mesmo e resolveu ser CRIADOR.

Comeou a lidar com o tempo e no teve muita pressa! H bilhes de anos teria comeado com a criao do cu e da terra.

Como a terra estava vazia criou em seguida o Reino Mineral, as guas (mares e rios) e Depois o Reino Vegetal (ervas, rvores frutferas e todas as plantas) e por fim o reino Animal ( os animais, as aves, peixes, repteis...) Os rios e mares, as rvores, as flores e os animais comearam a enfeitar e perfumar o Paraso, futura casa de um morador muito importante para Deus O HOMEM!

Deus viu que tudo era bom, criou todas essas coisas com muito amor e por fim disse:

Criou-o a imagem e semelhana de Deus, criou o homem e a mulher... Abenoou e falou:

_ Faamos o homem a nossa imagem e semelhana e que ele reine sobre a Terra...

multplicai-vos, enchei a terra e submetei-a.

Deus Pai, Filho e Esprito Santo essencialmente Amor e Amor que um dia quis se comunicar e se comunicou pela Criao. Deus criou o homem como filho. _ O que ser Filho? ter a mesma natureza que os pais. Deus _ Amor comunicou-se com tal intimidade, doou-se de tal maneira, que plantou no homem a sua natureza Divina, tornando-o semelhante a SI.

Deus pde ento realizar seu sonho de Pai: amar a imagem do seu Filho, o homem com mesmo amor que ama seu Prprio Filho. O homem passa a participar da vida de Deus, da natureza divina. Tem a fisionomia de Deus, pois Deus vem morar nele atravs da GRAA Divina. ela verdadeiro elo entre Deus e o homem, a Vida de Deus no Homem. A Graa, a Vida Divina j est presente no Homem: o bem, o belo, o verdadeiro, o justo e o amvel tudo Graa.

Esse homem foi criado por Deus para ser Feliz, foi dotado da inteligncia para dominar esse mundo, da liberdade para direcionar sua vida. Vivia no Paraso, na amizade de Deus, entretanto, no seu egosmo ele estragou tudo. O drama comeou quando o homem num ato de rebeldia desobedeceu a Deus. O Plano de Deus era realizar a felicidade do Homem, como filho de Deus, entretanto, o homem quis construir o seu prprio plano, no aceitou o plano de Deus e disse NO! A seu Criador e com

Isso destruiu o Plano de sua Felicidade. A proposta de Deus era: A Vida.

A Resposta do Homem doi: A Morte. A proposta de Deus era:

Graa. A resposta do homem foi: Des Graa! A proposta de Deus era: Justia e Santidade.

A resposta do homem foi: Pecado. A proposta de Deus era: Amizade do Pai.

A resposta do homem foi: Inimizade! Deus entrou com o projeto do Bem; O homem revida com o Mal! A queda do estado de Graa para um estado de pecado chama-se PECADO ORIGINAL, isto , pecado que d origem a todos os pecados. O que aconteceu? Nossos primeiros pais (Ado e Eva) diz a Bblia que comeram da rvore proibida o seu fruto.

Que fruto comeram? Ma mesmo! Ou o qu?

No importa saber o que comeram ou fizeram, se foi gula ou sexo! O que importa o que a Bblia quer transmitir: O homem desobedeceu, disse: NO a Deus; No ao Plano do criador! Esse pecado original est acontecendo cada dia. O mundo cria a toda hora situaes de pecado com o fruto tentador do EGOSMO... Ganncia, das injustias, corrupes, fazendo o home ter quedas, e tentar o Plano de Deus.

O homem ento desde o incio no soube escolher bem e preferiu o caminho do mal, rejeita portanto, a finalidade de sua existncia. Viver a Graa, viver a amizade de Deus. Mas, Deus no desiste e no deixa de Amar esse homem que deliberadamente recusou o seu amor. Ele continua a desenvolver o seu Projeto de vida, o seu Plano de Salvao, chamando o homem para tir-lo da vida do pecado.

Deus quer libertar seu filho para continuar aquela histria inicial de amor. Ele foi se revelando, foi mostrando o seu carinho e amor pelo homem atravs das Alianas que fez ao longo da Histria. Fez Aliana com nossos primeiros pais: Eis que vos dou toda a erva que d semente sobre a terra e todas as rvores frutferas... Para que vos sirvam de alimento... Multiplicai-vos e enchei a Terra e submetei-a.

Fez Aliana atravs de No: Entra na arca... Tu e toda tua casa, porque o reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua gerao. De todos os animais... Tomars um casal, macho e fmea. Saia da arca, com tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos. Faze sair igualmente contigo todos os animais... Para que cresam e se multipliquem sobre a Terra. Com No o comeo de uma nova HUMANIDADE.

Depois de muito tempo Deus faz Aliana com Abrao, o senhor disse a ele: Deixa tua terra, tua famlia e a casa de teu Pai e v para a terra que eu te mostrar. Farei de Ti uma grande Nao. Da Descendncia de Abrao, Deus forma o seu povo, o povo de Israel.

Conta a Bblia que esse povo, entretanto, caiu cativo dos Egpcios, mas, atravs da Aliana com Moiss, Deus liberta o seu povo. Vou libertar-vos dos jugo dos egpcios e livrar-vos da sua servido...

Tomar-vos-ei para meu povo e serei vosso Deus... Introduzir-vos-ei na Terra que jurei dar a Abrao, a Isaac e a Jac. Salvo dos egpcios (com a passagem pelo Mar Vermelho) na sua caminhada pelo deserto, rumo a Terra prometida, Deus revela aos homens os verdadeiros mandamentos divinos.

Honra teu pai e tua me, para que teus dias se prolonguem sobre a Terra que te d o Senhor Deus; No Matars. No Cometer Adultrio.

No Furtars. No levantars falso testemunho contra o teu prximo. No cobiars a casa a casa do teu prximo. No cobiars a mulher to teu prximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada que lhe pertena.

Mesmo sabendo da vontade de Deus, dos mandamentos que recebeu, o homem continuava no pecado. No obediente ao Plano do Pai, ento, Deus se comunica com esse homem desobediente atravs dos Profetas que vem recordar ao povo judeu que a Aliana com Deus era um compromisso de Ambos. Os profetas vieram anunciar a necessria fidelidade a Deus e denunciarem a infidelidade dos homens.

Foram muitos os profetas: Isaias ( o maior deles), Daniel, Jeremias, Ezequiel, Ozias, Jonas, Zacarias, Malaquias, Ams... Ezequiel que traz a mensagem de Deus> Derramarei sobre vs guas puras, que vos purificaro de todas as imundices... Dar-vos - ei um corao novo e em vs porei um Esprito novo; tirar-vos-ei do peito um corao de pedra... Sereis meu povo e Eu serei seu Deus.

Mas os profetas no foram ouvidos. Entretanto, Deus queria ver o seu Plano de Salvao concretizado, para que o homem volte a sua condio de Filho de Deus, participante da natureza e vida divinas. Faz uma nova e eterna Aliana. Ele vem ento se encarnar na natureza humana, torna-se homem, entra de corpo e alma na aventura humana, torna-se um dos nossos. Vem falar nossa linguagem, comer conosco, em tudo semelhante a ns, menos no pecado. revestido da segunda pessoa da Santssima Trindade _ O FILHO, que Deus vem at ns.

Os Sacramentos so sinais sensveis da Graa do amor de Deus. sinal da grande realidade que Deus comunica aos homens, portanto, o sacramento sempre algo Palpvel, Visvel, Externo. Onde se d um sacramento, ali est a marca de Deus que passa, vindo ao encontro do homem. Esta marca a graa que santifica, eleva e sobrenaturaliza o homem.

H trs realidades a considerar nos sacramentos: A sua Fonte, que o prprio Cristo, Verbo de Deus que se fez homem A sua Fora, que o Esprito santificador O seu Canal, que a Igreja

Nunca compreenderemos os sacramentos e sua ntima ligao com a Igreja se nos esquecermos do Esprito Santo, que foi enviado como vida e alma da prpria Igreja. Em cada sacramento o Esprito Santo age com uma graa especfica; purifica o fiel e o insere na Igreja pelo Batismo; confirma-o na f e lhe d seus dons e carismas na Confirmao; perdoa-o e o fortalece na Penitncia; une-o ao corpo e sangue de Cristo e a seu Sacrifcio na Eucaristia; estreita a unio de amor do homem e da mulher, semelhana de Cristo unido humanidade, no Matrimnio; conforta o homem funo pontifical de Cristo pela Ordem; alenta os doentes e o une ao Cristo sofredor e ressuscitado na Uno dos Enfermos.

Diz o ritual: " Deus, pelos sinais visveis dos sacramentos realizais maravilhas invisveis. Ao longo da histria da salvao vs vos servistes da gua para fazer-nos conhecer a graa do batismo. J na origem do mundo vosso Esprito pairava sobre as guas para que elas concebessem a fora de santificar. Nas guas do dilvio prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de que modo que a mesma gua sepultasse os vcios e fizesse nascer a santidade. Concedestes aos filhos de Abrao atravessar o mar Vermelho a p enxuto, para que, livres da escravido prefigurassem o povo, nascido na gua do batismo. Vosso Filho, ao ser batizado nas guas do Jordo, foi ungido pelo Esprito Santo. Pendente da cruz, do seu corao aberto pela lana fez correr sangue e gua" (cf. Ritual do Batismo, Beno da gua

Batismal)

A palavra Igreja vem do grego, EKLSIA, que significa REUNIO DOS CONVOCADOS, cuja misso EVANGELIZAR, quer dizer comunicar a salvao de Deus que veio por Jesus Cristo. A Igreja realiza esta tarefa, atravs da pregao e do exemplo (gestos fraternos), revelando: o amor de Deus; sua proposta de converso para todos; sua preferncia pelos mais pobres; e sua proposta de transformao da sociedade, a caminho do reino definitivo. A Igreja tem sempre trs dimenses essenciais e que se completam.

Os sacramentos so gestos e expresses de f, de unio, da graa e da beno de Deus, que nos levam a nos comprometer cada vez mais com nossos irmos. Ao longo de nossa vida h acontecimentos e sinais que representam a nossa f em Deus. Os sacramentos representam o incio de nossa f e a maturidade da mesma. So sete sinais de f e vida que selam o nosso compromisso com Deus e com a comunidade formando assim uma relao trinitria, como o amor da Trindade Eterna.

Deus + Eu + Comunidade

BATISMO: Matria gua Forma Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm. Graa Apaga o pecado original nos torna filhos de Deus o nascimento espiritual. CRISMA: Matria o leo sagrado chamado Santo Crisma. Forma Eu te marco com o Sinal da Cruz e te Confirmo com o Crisma da Salvao, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm. Graa Nos confirma na F, nos torna Soldados de Cristo o crescimento espiritual.

EUCARISTIA: Matria - O po e o vinho consagrados na Santa Missa. Forma - "Isto o meu Corpo" - para a consagrao do po; "Este o clice do meu sangue, do sangue da nova e eterna aliana, mistrio da F, que ser derramado para vs e para muitos para o perdo dos pecados" -, para a consagrao do vinho. Graa - a presena do prprio Jesus Cristo na nossa alma, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade - o alimento espiritual.

CONFISSO: Matria - Os pecados confessados diante do Padre. Forma - "Eu te absolvo dos teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm." Graa - O perdo dos pecados - devolve a graa santificante - o remdio espiritual.

EXTREMA UNO: Matria - O leo sagrado chamado leo dos Enfermos. Forma - "Por esta santa uno, que o Senhor te perdoe todos os pecados que fizeste pela... (a uno feita nos olhos, boca, ouvido, nariz, mos e ps)." Graa - Prepara nossa alma para ir para o Cu - apaga os pecados veniais, as imperfeies e at pecados mortais - reanima o corpo doente. ORDEM: Matria - A imposio das mos pelo Bispo. Forma - A orao consecratria na ordenao sacerdotal. Graa - D ao Padre o poder de celebrar a Missa e outros Sacramentos. MATRIMNIO: Matria - O contrato entre os noivos. Forma - A aceitao pblica do contrato - o "sim". Graa - Capacidade de ter e educar os filhos, viverem juntos em harmonia, e buscando a vida eterna.

Leituras: 2 Reis 5,1.9-10 pg. 404 Bblia Pastoral Evangelho de So Joo 3,1-7 pg. 1356 Bblia Pastoral

O santo Batismo o fundamento de toda a vida crist, a porta da vida no Esprito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados Igreja e feitos participantes de sua misso: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo o sacramento da regenerao pela gua na Palavra". Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus. Muitos pensam que os sacramentos em geral so obras eclesisticas, ou seja, os sacramentos so "invenes" da Igreja. Isso no verdade, os sacramentos so sem sombra de dvidas criadas por Jesus Cristo, o prprio Deus Encarnado.

Pelo Batismo, todos os pecados so perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais, nos tornamos templos da Santssima Trindade. Nos livramos do Pecado Original ( que o estado negativo da ignorncia) Quando uma criana nasce, ela nasce em tudo o que representa seu meio, para a crena coletiva, sujeita ao ambiente mental de seus pais conforme Romanos 12,2. No se amoldem pelas estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovao da mente, a fim de distinguir qual a vontade de Deus: o que bom, o que agradvel a Ele.

O Batismo no somente purifica de todos os pecados, como tambm faz do batizado uma nova criatura ( 2 Corntios 5,17) um Filho adotivo de Deus que se tornou participante de sua natureza Divina. Por isso os pais devem rezar com seus filhos e dedic-los a Deus. O batismo nos faz membros do corpo de Cristo: somos membros uns dos outros conforme Efesos 4,25. Devemos demonstrar Deus em nosso Atos. Nossas crianas devem aprender bem cedo que filha de Deus, que Deus mora nela, por isso batizamos nossos filhos pequenos.

O Batismo marca o cristo com o sinal espiritual (carter) de sua presena em Cristo.

Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitncia obtm da misericrdia divina o perdo da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo so reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para sua converso com caridade, exemplo e oraes.

Esse sacramento chama-se: 1. sacramento da Converso (caminho de volta ao Pai); 2. da Penitncia (esforo de converso, de arrependimento e de satisfao por parte do cristo pecador); 3. da Confisso, porque a declarao, a confisso dos pecados diante do sacerdote um elemento essencial desse sacramento, alm da confisso que se faz da santidade de Deus e de sua misericrdia para com o homem pecador;

4. do Perdo, porque, pela absolvio sacramental do sacerdote, Deus concede "o perdo e a paz";

5. da Reconciliao: porque d ao pecador o amor de Deus que reconcilia. Quem vive do amor misericordioso de Deus est pronto a responder ao apelo do Senhor: "Vai primeiro reconciliar-te com teu irmo" (Mt 5,24).
A Confisso necessria porque Jesus nos convida converso. A primeira e fundamental converso selada com o Batismo. A segunda converso uma tarefa ininterrupta para toda a Igreja, e Cristo nos convida pela vida toda a realiz-la. Santo Ambrsio diz que na Igreja existem a gua e as lgrimas: a gua do Batismo e as lgrimas da Penitncia

Na ltima ceia, na noite em que foi entregue, nosso Salvador institui o Sacrifcio Eucarstico de seu Corpo e Sangue. Por ele, perpetua pelos sculos, at que volte, o sacrifcio da cruz, confiando destarte Igreja, sua dileta esposa, o memorial de sua morte e ressurreio: sacramento da piedade, sinal da unidade, vnculo da caridade, banquete pascal em que Cristo recebido como alimento, o esprito cumulado de graa e nos dado o penhor da glria futura. Muitos pensam que os Sacramentos so obras eclesisticas, ou seja, criadas pela Igreja, mas isso no verdade, todos os Sacramentos so sinais da graa de Deus que so expressos sem sombra de dvidas na Palavra de Deus. Por exemplo: a presena de Jesus no Po e no Vinho, bem explicada nas Escrituras que relatam a ltima refeio de Cristo com os Apstolos: A Santa Ceia.

Receber a na Comunho traz como fruto principal a Unio ntima com Jesus Cristo, pois o Senhor diz: Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. A Comunho separa-nos do Pecado; Por isso a Eucarstia fortalece a Caridade.

Pelo sacramento da Confirmao, os fiis so vinculados perfeitamente a Igreja, enriquecidos pela fora especial do Esprito Santo, e assim mais estritamente obrigados a f que , como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras (Cf. Lg, 11) Da celebrao ressalta que o efeito do sacramento da confirmao a EFUSO DO ESPRITO SANTO, como no dia de Pentecostes

Sabedoria:No a sabedoria do mundo, mas aquela que nos faz reconhecer e buscar a verdade, que o prprio Deus: fonte da sabedoria. Verdade que encontramos na Bblia. Entendimento: o dom que nos faz aceitar as verdades reveladas por Deus. Conselho: a luz que nos d o Esprito Santo, para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acerdatamente a nossa vida, e a de quem pede um conselho. de ofender ou desagradar a Deus.

Cincia: No a cincia do mundo, mas a cincia de Deus. A verdade que vida. por esse dom o Esprito Santo nos indica o caminho a seguir na realizao da nossa vocao.
Fortaleza: o dom da coragem para viver fielmente a f no dia-a-dia, e at mesmo o martrio, se for preciso. Piedade: o dom pelo qual o Esprito Santo nos d o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nesse dom nos dado o sabor das coisas de Deus. Temor de Deus:Temor aqui no significa "ter medo de Deus", mas um amor to grande, que queima o corao de Respeito por Deus. No um pavor pela justia divina, mas o receio

o sacramento que a Igreja d ao cristo em estado de enfermidade grave ou velhice para atrair a sade da alma, esprito e corpo. A Uno dos enfermos antes era conhecida como "Extrema Uno", pois s era administrada "in articulo mortis" (a ponto de morrer). Atualmente o sacramento pode ser administrado mais de uma vez, sempre que for em caso de doena grave

A uno une o enfermo Paixo de Cristo para seu bem e o de toda a Igreja; obtm consolo, paz e nimo; obtm o perdo dos pecados (se o enfermo no pde obt-lo pelo sacramento da reconciliao), restabelece a sade corporal (se convm sade espiritual) e prepara para a passagem para a vida eterna.

Pela graa deste sacramento, o enfermo recebe a fora e o dom de unir-se mais intimamente Paixo de Cristo. D o perdo dos pecados, se o doente no puder obt-lo pelo sacramento da Penitncia. Confere o restabelecimento da sade, se isto convier salvao Espiritual e nos prepara a passagem Vida Eterna.

A Ordem o sacramento que transforma o leigo em dicono, o dicono em sacerdote e o sacerdote em bispo. o sacramento graas ao qual a misso confiada por Cristo a seus Apstolos continua sendo exercida na Igreja at o fim dos tempos; o sacramento do ministrio apostlico. Possui trs graus: o diaconato (para diconos) o presbiterado (para padres) e o episcopado (para bispos).

O sacramento da Ordem concedido uma vez por todas, ou seja, no pode ser repetido, pois confere um carter espiritual indelvel, ou seja, para sempre. Assim, um padre que deixe o ministrio para casar-se, por exemplo, continua sendo padre. Se ficar vivo e quiser voltar a exercer o ministrio, no precisa ser ordenado novamente, bastando seguir as orientaes da Igreja a esse respeito.

Constitui

os ministros sagrados; Consagra e delega o ministro para Agir, fazendo as vezes de Cristo; Configura o ministro a Cristo Pastor; Leva o ministro a desempenhar a funo de: ENSIN AR SANTIFICAR e GOVERNAR.

A aliana matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunho da vida toda, ordenada ao bem dos cnjuges e gerao e educao dos filhos, foi elevada, entre os que so batizados, dignidade de sacramento, por Cristo Senhor

Diz Jesus em Mt 19,6: "De modo que j no so dois, mas uma s carne". Isso mostra uma unidade profunda de duas vidas, confirmadas pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento pessoal irrevogvel. O sacramento do Matrimnio significa a unio de Cristo com a Igreja.

Diz Jesus em Mt 19,6: "De modo que j no so dois, mas uma s carne". Isso mostra uma unidade profunda de duas vidas, confirmadas pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento pessoal irrevogvel. O sacramento do Matrimnio significa a unio de Cristo com a Igreja.

Concede aos esposos a graa de se amarem com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja. A graa do sacramento leva perfeio o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolvel e os santifica no caminho da vida eterna. Se os cnjuges separam-se, divorciamse, separam algo que Deus uniu. O novo casamento dos divorciados ainda em vida do legtimo cnjuge contraria o desgnio e a lei de Deus, que Cristo nos ensinou. Eles no esto separados da Igreja, mas no tm acesso comunho eucarstica. Levaro vida crist principalmente educando seus filhos na f.

O lar cristo o lugar onde os filhos recebem o primeiro anncio da f. Por isso, o lar chamado, com toda razo, de "Igreja domstica", comunidade de graa e de orao, escola das virtudes humanas e da caridade crist.

A Educao pela f: A conseqncia, para os pais que pedem o batismo para seus filhos, o compromisso, j assumido na celebrao do casamento, de educ-los na f, dentro da comunidade eclesial. Pelo Batismo as crianas se tornam parte da Igreja. E naquele dia seus pais disseram que iam ajud-las a crescer na f, observando os Mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus

A colaborao dos padrinhos: No cumprimento deste compromisso de educar seus filhos na f, os pais so ajudados pelos padrinhos. Depois dos pais, padrinho e madrinha representam a Igreja, nossa Me, "que, pela pregao e pelo

batismo, gera, para uma vida nova e imortal, os filhos concebidos do Esprito Santo e nascidos de Deus" (LG 64).

Representam a Comunidade que, ao enriquecerse com a entrada de um novo membro, v sua responsabilidade tambm acrescida.

Os padrinhos, assim como os pais, so responsveis pela formao religiosa de seus afilhados. Devem acompanh-los em sua caminhada na Igreja e garantir-lhes uma vida crist, dando-lhes o exemplo e o testemunho de f.

Os padrinhos, assim como os pais, so responsveis pela formao religiosa de seus afilhados. Devem acompanh-los em sua caminhada na Igreja e garantir-lhes uma vida crist, dando-lhes o exemplo e o testemunho de f.

Lidar

com as crianas exige calma, observao e pedagogia, sobretudo, muito amor. Porque na base do castigo e da repreenso, ningum conseguir educ-la; Os Padrinhos, que foram escolhidos com tanto amor, devem procurar dar o bom exemplo e quando necessrio, devem dar bons conselhos ao afilhado.

Os

filhos so imitadores e copiam tudo os que os pais e familiares fazem. Vem da a importncia de se ter um ambiente que favorea a descoberta de Deus e do seu amor por ns. Temos o dever de educar para: A importncia da formao do carter; Dilogo; Aconselhamento

1. Para algum ser padrinho ou madrinha necessrio:

a) Ser designado pelo prprio batizado, se adulto, por seus pais, ou por quem lhes faz as vezes, na falta deles, pelo prprio proco ou ministro, e ter aptido e inteno de cumprir as obrigaes desse encargo; b) Ter completado dezesseis anos de idade. c) Ser catlico, confirmado, j tenha recebido o santssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a F e o encargo que vai assumir. d) No tenha sido atingido por nenhuma pena cannica legitimamente declarada; e) No ser pai ou me do batizando. (cf. Cn. 874, 1); f) Participar de preparao feita em data antecedente do Batismo.

Padrinho,

madrinha (paizinho, mezinha); Os padrinhos devem ajudar os pais para que os afilhados cresam na f e ame sempre a Deus; Na falta ou incapacidade dos pais, eles assumem a responsabilidade de ajudar o afilhado a viver a sua f, e se for necessrio, at na educao humana e social. Devem ter boa formao crist, ser pessoa de comunho com Cristo, de orao e piedade. Os padrinhos devem zelar para que os afilhados sejam evangelizados, vivam a religio, participe da Igreja e torne-se um Evangelizador.

O Smbolo Batismal mais importante a gua. No incio do mundo o Esprito de Deus pairava sobre as guas, das quais emergem a terra e todos os seres vivos. semelhana do que aconteceu na criao, das guas do Batismo santificadas pelo Esprito Santo emerge uma nova criatura. A Me Igreja, pelas guas do Batismo, fecundadas pelo Esprito Santo, d luz novos filhos. Jesus fala deste novo nascimento no dilogo com Nicodemos. (Jo 3, 1-13) A imagem do dilvio e do Mar Vermelho confere outro significado gua do Batismo: a gua destri, mata, mas ao mesmo tempo meio de salvao. Como as guas do dilvio submergiram um mundo pecador, e como as guas do Mar Vermelho afogaram a cavalaria do Fara que perseguia o povo que fugia da escravido, assim tambm as guas batismais destroem o pecado, afogam o inimigo, exterminam e cancela o mal. A destruio por sua vez via para a libertao. No dilvio foram poupados os justos; e das guas do Mar Vermelho saiu um povo livre e em festa. Da mesma forma, das guas do Batismo sai uma pessoa purificada das culpas, libertada da escravido do pecado e do demnio (ter as tentaes do maligno como todas as criaturas, mas no ser escravo de satans). Assim, a gua apenas um Smbolo, ela no tem a fora e nem o poder de purificar o pecado. o Esprito Santo que nela atua em todos os acontecimentos e no momento do Batismo, Ele, com a fora e o poder Divino destri todo o mal que existe e proporciona a alegria de uma nova vida.

Sinal da Cruz. Aps o dilogo introdutrio em que os Pais pedem o Batismo para a criana, o sacerdote convida-lhes a traarem o Sinal da Cruz na fronte da criana. Este gesto tem grande significao. Ele quer exprimir o primeiro encontro da criana com a f em Jesus Cristo e na Salvao pela morte redentora do Senhor na Cruz. Porque foi pela morte Dele que nos reconciliamos com o Pai Eterno e fomos inseridos na amizade da Santssima Trindade. O Sinal da Cruz relembra esta verdade histrica. Assim, convidando os Pais a realizarem aquele gesto, o sacerdote est dizendo que a salvao de Deus vem criana atravs da f dos pais, pois eles, pelo Sacramento do Matrimnio, so constitudos mediadores entre Deus e o filho, exercendo a funo sacerdotal. Os Pais receberam de Deus pela prpria misso criadora e pela graa do Sacramento do Matrimnio, o poder de abenoar os filhos. Por isso, eles so convidados por Deus a adquirirem o costume de abenoarem os seus filhos enquanto

Anncio da Palavra de Deus: Ela ilumina com a verdade revelada os candidatos e a assemblia, suscitando uma resposta de f. Como o Batismo significa libertao do pecado e do demnio, durante a celebrao o celebrante pronuncia um ou vrios exorcismos sobre o candidato.

H dois ritos de Uno no Batismo. A primeira Uno feita antes da infuso da gua, durante as preces aps a Liturgia da Palavra. a Uno com leo chamado dos Catecmenos. O sacerdote unge o peito da criana, dizendo: O Cristo Salvador te d sua fora. Que ela penetre em tua vida como este leo em teu peito. Este rito pode ser substitudo por uma imposio das mos do celebrante, sobre a cabea da criana, dizendo as palavras: O Cristo Salvador te d Sua fora. uma invocao ao Esprito Santo para que o batizando renuncie ao mal e faa uma boa profisso de f.

Na parte final do Batizado feita a segunda Uno com leo da Crisma. No Antigo Testamento era comum ungir os sacerdotes, reis e profetas. Tambm Cristo foi ungido pelo Esprito Santo de um modo muito especial. Ento esta Uno quer significar que pelo Batismo nos tornamos participantes do poder messinico de Jesus. E tambm, conforme a primeira epstola de So Pedro (1 Pedro 2, 9-10) nos tornamos raa eleita com Cristo, reis (rainhas), sacerdotes (sacerdotisas) e profetas (profetisas).

Rito do feta.

um rito facultativo, realizado logo aps a entrega da vela acesa. uma palavra aramaica que significa abre -te. O Celebrante toca os ouvidos e a boca da criana, dizendo: O Senhor Jesus que fez os surdos ouvir e os mudos falar, te conceda que possas logo ouvir a sua palavra e professar a f, para louvor e glria de Deus Pai. Pelo Batismo, o Senhor atravs do Esprito Santo, abre os ouvidos do batizando para que oua e entenda a Palavra de Deus, solta a sua lngua e lhe abre a boca para poder professar a sua f. Os Pais so os instrumentos desta mensagem, que por sua mediao devero faz-la chegar s crianas. Na continuidade, os filhos atingindo o uso da razo podero dizer: agora eu creio, porque eu mesmo conheo o Senhor Jesus Cristo.

Na vida das famlias o Sal tem duas grandes finalidades: dar sabor e conservar os alimentos. Como Smbolo religioso o Sal significa: ser o tempero, ser o exemplo que estimular os irmos a caminhar na estrada do direito, da justia e do amor fraterno; dando sabor ao apetite humano, para ter fome da Palavra de Deus. Todavia, o novo Rito do Batismo de Crianas aboliu o Rito do Sal. A razo principal foi por motivo higinico. Como derradeira notcia, no Catecismo da Igreja Catlica est escrito: Jesus mesmo afirma que o Batismo necessrio para a salvao. Tanto verdade que Ele ordenou a seus Discpulos que anunciassem o Evangelho e batizassem todas as naes conforme est escrito no Novo Testamento (Mt 28, 18-20)(Mc 16, 15-16) (Lc 24, 46-47). A Igreja no conhece outro meio seno o Batismo para garantir xito aos que querem entrar na bem-aventurana eterna.

Quando h garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas Igrejas, no se pode rebatizar, nem sob condio. Essas Igrejas so: a) Igrejas presbiterianas; b) Igrejas batistas; c) Igrejas congregacionais; d) Igrejas adventistas; e) a maioria das Igrejas pentecostais; f) Exrcito de Salvao. Este grupo no costuma batizar, mas, quando o faz, realiza-o de modo vlido quanto ao rito.

H Igrejas de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e, por essa razo, requer-se, como norma geral, a administrao de um novo batismo, sob condio. Essas Igrejas so: a) Igrejas pentecostais que utilizam a frmula eu te batizo em nome do Senhor Jesus, como a Igreja Pentecostal Unida do Brasil, ou a Congregao Crist no Brasil (que a permite como alternativa tradicional frmula trinitria); b) Igrejas Brasileiras, ou seja o conjunto de grupos (pelo menos, trinta diferentes) [...]. Embora no se possa levantar nenhuma objeo quanto matria ou forma empregadas por esses grupos, contudo, pode-se e devese duvidar da inteno de seus ministros.

Com certeza, batizam invalidamente:

a) Mrmons: negam a divindade de Cristo, e introduzem um conjunto de crenas que conflitam por inteiro com a f crist; b) Testemunhas de Jeov, que, mais do que um grupo cristo, deveriam ser consideradas como um grupo neo-judaico; c) Cincia Crist: o rito que pratica, sob o nome de batismo, possui matria e forma certamente invlidas. d) Certos grupos no propriamente cristos, como a Umbanda, que praticam ritos denominados de batismo, mas que se afastam substancialmente da prtica catlica. (Guia Ecumnico, 2003, 3 edio revista, ampliada e adaptada ao Cdigo de Direito Cannico de 1983 e ao Diretrio Ecumnico de 1993).*

Ritos Iniciais: A Acolhida: O ministro que preside a celebrao do Batismo, sada os pais e manifesta a alegria da com unidade em receber seus filhos para serem batizados. Os pais bendizem a Deus pelo dom da fecundidade e pela graa da f que Deus concede a eles e a seus filhos.

Nome da Criana Deus nos conhece e nos chama pelo nome e para ele cada pessoa importante e nica, com o seu prprio modo de ser. O nome vem significar a Misso que se recebe na Histria da Salvao.

Sinal da Cruz na testa da Criana. O Ministro traa uma cruz na testa da criana como polegar. Essa cruz simboliza a pertena ao povo da nova aliana. Quem marcado Com a cruz, pertence a Cristo e a Sua Igreja. No pode ser escravo de Outros senhores nem adorar Outros deuses.

As

leituras e a Homilia Nos recordam que Deus interveio realmente em nossa histria, e a homilia testemunha, aqui e agora. A interveno de Deus Vivo em Jesus Cristo e no Dom do Esprito Santo. A palavra de Deus proclamada e acolhida na f. E a realidade do Batismo s conhecida e acolhida atravs da F. A liturgia da Palavra nos prepara para a Profisso de . Pois a F nasce e se alimenta da palavra de Deus.

Neste instante a liturgia batismal, a Igreja Peregrina na Terra, se une Igreja Triunfante no cu para pedir a graa de Deus para aqueles que ainda se encontram na Igreja terrena. a isso que chamamos de Comunho dos Santos.

A uno com leo dos catecmenos significa fora, coragem, resistncia e a proteo que o novo cristo batizado vai precisar para permanecer fiel a Cristo e a sua F!

A liturgia sacramental compreende a orao sobre a gua, as promessas do batismo, o batismo, a uno com o crisma, a veste branca, a entrega da vela acesa e o "efeta". a) Orao sobre a gua Junto fonte batismal, o celebrante bendiz a Deus, recordando o admirvel plano segundo o qual Deus quis santificar o homem, pela gua e pelo Esprito. Diante de nossos olhos passam as principais figuras do batismo presentes na histria da salvao: a criao (Gn 1,2.6-10; 1,2122), o dilvio (Gn 7,9), a travessia do Mar Vermelho (Ex 14,15-22), o batismo de Jesus nas guas do Jordo (Mt 3,13-17), a gua que correu do lado aberto de Cristo na Cruz (Jo 19,34). O simbolismo da gua de fundamental importncia para se compreender a significao do batismo. Mergulhar e sair da gua significa morrer e ressurgir

b) As promessas do Batismo Antes do batismo, os pais e padrinhos, em nome dos batizados, proferem as promessas batismais, renunciando ao pecado e proclamando a f em Jesus Cristo. Na f da Igreja, as crianas so batizadas; no compromisso de viverem autenticamente como filhos de Deus, como irmos, como seguidores de Cristo, pais e padrinhos se propem a educar a f de seus filhos e afilhados, pelo testemunho de vida, pela palavra, pela vivncia comunitria e pela participao da liturgia

Renncia

Renuncia-se ao pecado e s suas manifestaes, ou ento, ao demnio, autor e princpio do pecado, s suas obras e sedues.

Profisso de f

A contrapartida da renncia a profisso de f. Imediatamente antes do rito da gua, os que participam da celebrao do batismo professam a f.

Logo depois do batismo com gua, a criana ungida com o santo crisma. A misso que Cristo confia aos batizados , portanto, trplice: sacerdotal, proftica e real-pastoral.

Misso sacerdotal
127. O povo cristo, por fora do batismo, oferece sua vida a Deus e aos irmos no servio de cada dia (cf. Rm 12,1; 1Jo 3,16) e, como fonte e cume desta doao, participa "conscia, plena e ativamente das celebraes litrgicas" (SC 14). "Os fiis so consagrados para formar um povo de sacerdotes e reis (cf. 1Pd 2,4-10), de sorte que... por toda parte dem testemunho de Cristo" (AA 3).

Misso proftica
128. Onde quer que vivam, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra, devem todos os cristos manifestar o novo homem que pelo batismo vestiram" (AA, 11). "Os fiis so obrigados a professar diante dos homens a f que receberam de Deus pela Igreja" (LG 11).

Misso real-pastoral
129. Cristo o Rei e o Senhor do mundo inteiro. Os batizados tm a misso de se esforar para que todos os homens aceitem e amem a Cristo Senhor (cf. AG 36). Os cristos, vivendo seu compromisso, so como o fermento que vai transformando o mundo, segundo o plano de Deus (cf. AG 15).

Veste Branca A veste branca que o batizando recebe o sinal exterior da vida nova gerada pelo batismo. Pelo batismo, a criana revestiu-se de Cristo, vestiu o "homem novo" (cf. Gl 3,27; Ef 4,24).

A cor branca manifesta que o cristo j participa da ressurreio de Jesus (cf. Mc 9,13; Ap 4,4; 7,9). Ele comea uma vida nova, deixa para trs o "homem velho" (Rm 6,6), o homem entregue ao pecado. Vela Acesa Recebam a Luz de Cristo O prprio Cristo diz de si mesmo: "Eu sou a luz do mundo" (Jo 8,12) e dos discpulos: "Vs sois a luz do mundo... Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras" (Mt 5,14-16). O Esprito Santo desceu sobre os Apstolos sob a forma de fogo (cf. At 2,3). Eis que Cristo nos chama das trevas para Sua Luz.

Orao do Senhor _ Pai Nosso A orao do pai-nosso o desfecho lgico de toda a liturgia do batismo. A criana, que se tornou filha de Deus pelo batismo, chama a Deus de Pai pela voz de seus pais e padrinhos, com as mesmas palavras de Jesus, o Filho eterno de Deus que se fez homem. Pela primeira vez, unido a Cristo, o Filho de Deus, e aos seus irmos, filhos de Deus em Cristo, o batizando dirige-se como filho Aquele que, por Cristo e no Esprito Santo, o gerou sobrenaturalmente, tornando-o seu filho. Como membro da famlia dos filhos de Deus, ele reza a orao com a qual a famlia sada o prprio Pai. b) Bno Pelas bnos, agradece-se a Deus pelos bens que ele nos d e pede-se que no venha a faltar o conjunto de bens necessrios vida do novo cristo em tudo dependente de sua famlia de modo especial da me e do pai e da comunidade maior. A vida humana acha-se envolvida pela vida divina que a cria, sustenta, enriquece e plenifica. O Deus que nos quer bem, em sua bondade, no nos pode deixar sem os bens necessrios nossa bem-aventurana.
a)

Orao do Compromisso Senhor Deus, Que pela graa do Batismo, saibamos dar aos nossos filhos e afilhados a conduo necessria no caminho da f, D-nos sabedoria e discernimento para lev-los na f at que possam assumir livre e pessoalmente a graa da f e do batismo. Que o Batismo lhes traga uma vida nova, nascida da gua e do Esprito Santo. Que ao receber esta Vida nova, sejam lavadas de todo pecado. Que nossas crianas sejam, real e verdadeiramente, enxertadas em Cristo e na Igreja.

Que o leo da bno os revista da couraa de Cristo contra todo mal do mundo, Que a f que lhes infundida seja colocada a servio do Reino de Deus, tornando-as templo do Esprito e coherdeiras da vida eterna. Que saibamos, por fora do batismo, oferecer nossa vida a Deus e a educao de nossos filhos e afilhados, no servio de cada dia, Que saibamos, como profetas, professar diante deles a f que recebemos pela Igreja, com exemplo de vida e testemunho da palavra, Assim como fomos consagrados para formar um povo de sacerdotes e reis, que nossos filhos, batizados e herdeiros desse Reino aceitem e amem a Cristo Senhor, sobre a nossa proteo e nosso exemplo. Amm.

You might also like