You are on page 1of 78

A Constituio do Ser Humano Histologia e Fisiologia

Histologia

(do grego, hydton,

tecido + logos, estudos) o

estudo dos tecidos biolgicos, sua formao, estrutura e funo.

Histria

A histologia comeou a ser aplicada com o invento do microscpio que possibilitou o conhecimento de um mundo bastante prximo dos seres humanos, mas totalmente desconhecido.

Inveno do Microscpio

O microscpio um aparelho utilizado para visualizar estruturas minsculas como as clulas. Acredita-se que o microscpio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois neerlandeses fabricantes de culos. Dotados de apenas uma lente de vidro, os primeiros microscpios permitiam aumentos de at 300 vezes com razovel nitidez.

Inveno do Microscpio
Tudo indica, porm, que o primeiro a fazer observaes microscpicas de materiais biolgicos foi o neerlands Antonie van Leeuwenhoek (1632 1723). Foi Leeuwenhoek quem realmente aperfeioou o instrumento e o utilizou na observao de seres vivos.

Inveno do Microscpio

Com este instrumento muito simples, Leeuwenhoek estudou os glbulos vermelhos do sangue e constatou a existncia dos espermatozides. Este cientista tambm desvendou o extraordinrio mundo dos micrbios (ou seja, seres microscpicos), hoje mais conhecidos como microrganismos.

Inveno do Microscpio

Inveno do Microscpio
O microscpio simples de Leeuwenhoek, foi aprimorado por Robert Hooke, ganhando mais uma lente. Deste modo, foram obtidos aumentos ainda maiores.

Robert Hooke

Em 1663, o cientista ingls Robert Hooke dedicou-se observao da estrutura da cortia, para tentar descobrir o que fazia dela um material to leve e flutuante. Ento, teve a idia de cort-la em fatias finas o bastante para que pudessem ser observadas ao microscpio. Dois anos depois, Hooke publicou a obra Micrographia, onde denominou as estruturas ocas de "clulas".

Microscpio de Robert Hooke

Microscpio de Robert Hooke

Microscpios atuais
Os microscpios ticos modernos so descendentes sofisticados do microscpio composto de Hooke e muito mais poderosos do que os pequenos instrumentos usados pelos cientistas no incio do sculo XVII. Ns temos atualmente os microscpios pticos e eletrnicos.

Microscpio ptico
Eles so dotados de 2 sistemas de lentes de cristal (oculares e objetivas) que com o auxlio da luz produzem ampliaes de imagem que vo em geral de 100 a 1000 vezes, deste modo revelando detalhes, at ento invisveis para nossa viso.

Micrtomo

Microscpio eletrnico
O microscpio eletrnico apareceu em 1932 e vem sendo rapidamente aperfeioado. As mquinas mais atuais permitem aumentos de 5 mil a 500 mil vezes, sem muita dificuldade.

Microscpio eletrnico
A diferena bsica entre os microscpios tico e eletrnico que neste ltimo no utilizada a luz, mas sim feixes de eltrons. No microscpio eletrnico no h lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnticas.

Tipos de tecidos
Tecido Epitelial Tecido Conjuntivo Tecido Adiposo Tecido Cartilaginoso Tecido sseo Tecido Nervoso Tecido Muscular Tecido Sanguneo e Hematopoitico

Tecido epitelial

Um epitlio uma camada celular que cobre todas as superfcies internas e externas do corpo. Os epitlios so caracterizados por serem constitudos de clulas com formas e disposio variveis, sem substncia intercelular nem vasos.

Tecido Epitelial
O tecido epitelial pode ser classificado:

Quanto ao nmero de camadas:

Simples: Uma camada celular. Estratificado: Com vrias camadas. Pseudo-estratificado: Possui apenas uma camada celular, s que suas clulas tm alturas diferentes.

Quanto a forma das clulas:

Epitlio simples -> Pavimentoso, Cbico e Prismtico ( Colunar ou Clndrico). Epitlio estratificado -> Pavimentoso, Cbico, Prismtico e de Transio.

Tecido epitelial de revestimento


O

epitlio de revestimento (ou proteo) o revestimento externo do corpo, que cobre todos os tipos de cavidades. Apresenta diversas funes, dependendo do local em que ocorrem. A epiderme tem como principais funes a proteo contra choques mecnicos e agentes patognicos e contra o excesso de gua.

Tecido epitelial glandular


formado por um conjunto de clulas especializadas cuja funo a produo e liberao de secreo. As clulas secretoras de uma glndula so conhecidas como parnquima.

Tecido epitelial glandular

Elas podem ser:


Unicelulares- Clulas glandulares isoladas. Multicelulares- Compostas de agrupamentos de clulas.

Glndulas excrinas que podem ser:


Simples. Composta.

Glndulas endcrinas

Tecido conjuntivo
derivado do mesnquima; Serve de sustentao aos epitlios; Possui abundantes substncias intercelulares; Apresenta-se sob numerosas variedades; ricamente vascularizado e inervado; a sede das reaes inflamatrias e trocas metablicas; Apresenta intensa atividade metablica; Est em constante modificao, desde sua formao at a morte. Seus componentes so constantemente destrudos e substitudos.

Tecido conjuntivo
Tecido

conjuntivo propriamente dito;

Tecido conjuntivo frouxo ; Tecido conjuntivo denso ;

Tecido

adiposo ; Tecido cartilaginoso ; Tecido sseo; Tecido sanguneo.

Tecido conjuntivo frouxo


a parte do tecido conjuntivo que tem distribuio mais ampla pelo corpo, estando presente em praticamente todos os rgos. composta por clulas, fibras e pela substncia intercelular.
Funo Preenchimento de espaos entre

os rgos viscerais;

Suporte e nutrio dos epitlios; Envolvimento de nervos e vasos

sanguneos e linfticos;

Cicatrizao de tecidos lesados.

Tecido conjuntivo denso


a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundncia de fibras colgenas, o que lhe d grande resistncia. A disposio dessas fibras a caracterstica primordial para a classific-lo como fibroso ou tendinoso.

Tecido adiposo
um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza pela presena de adipcitos.

Tecido cartilaginoso
um tecido elstico e flexvel, branco ou acinzentado, aderente s superfcies articulares dos ossos. Tambm encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz.

Tecido sseo
um tecido conjuntivo bem rgido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele o tecido mais abundante.

Tecido nervoso
O tecido nervoso formado por neurnios e clulas de sustentao, conhecidas como neuroglia. As clulas nervosas so altamente especializadas e tem como funo a transmisso do impulso nervoso e, desta forma, auxiliar na integrao e coordenao dos sistemas orgnicos.

Tecido muscular
O tecido muscular responsvel pela locomoo e pelos movimentos de vrias partes do corpo. Esta funo realizada por clulas especializadas chamadas fibras musculares, as quais se contraem sob estimulao apropriada. Este sistema tem a capacidade de transformar energia qumica em mecnica atravs da quebra enzimtica do ATP.

Tecido sanguneo
um tecido conjuntivo lquido que circula pelo sistema vascular sanguneo dos animais vertebrados e que tem como funo a manuteno da vida do organismo.

O sangue constitudo, em volume, por 45% de clulas sanguneas e 55% de plasma sanguneo.

Histologia
Ao conhecer a formao e estrutura dos tecidos corporais formados por clulas particulares de cada tecido, necessrio conhecer as funes dos tecidos formados que so estudados na fisiologia.

Fisiologia
A palavra fisiologia tem origem no grego

physis = natureza e logos = palavra ou


estudo. o ramo das cincias que estuda o

funcionamento dos organismos.

Objetivos da Fisiologia
O objetivo da fisiologia explicar os fatores fsicos e qumicos responsveis pela origem, desenvolvimento e continuao da vida.

Objetivos da Fisiologia
Cada tipo de vida, desde o mais simples vrus at a maior das rvores ou o complicado ser humano, apresenta suas prprias caractersticas funcionais.

Ramos da Fisiologia
Existem muitos ramos da fisiologia, mas classicamente podemos dividi-la em dois ramos: Fisiologia Vegetal Fisiologia Animal O estudo do ser humano realizado pela fisiologia animal, em uma diviso chamada fisiologia humana.

Fisiologia Humana
Na fisiologia humana, nossa preocupao com as caractersticas e mecanismos especficos do corpo humano que o fazem um ser vivo.
Para conhecer essas caractersticas, a fisiologia necessita compreender os mecanismos fsicos e bioqumicos envolvidos com a manuteno da vida.

Fisiologia Humana
O fato de permanecermos vivos est quase alm do nosso controle, pois a fome nos faz procurar alimentos e o medo nos faz buscar refgio, por exemplo.

Fisiologia Humana
O ser humano, em termos fisiolgicos, praticamente autnomo quanto a seu funcionamento. Porm, o fato de sermos organismos com sensaes, sentimentos e conhecimentos que nos permite viver sob condies extremamente variadas, que de outra forma tornariam nossa vida impossvel.

Histria da Fisiologia Humana


O mdico britnico William Harvey, que viveu no sculo XVII, foi o primeiro a descrever corretamente os detalhes da circulao humana, iniciando os estudos da fisiologia.

Histria da Fisiologia Humana


A descrio do sistema circulatrio proposta por William Harvey inspirou Ren Descartes em sua descrio mecanicista do corpo humano que dizia que as artrias e veias eram canos que carregavam nutrientes pelo corpo.

Histria da Fisiologia Humana


Apesar de Harvey ser o primeiro a descrever corretamente um sistema orgnico humano, os estudos da chamada fisiologia moderna tm incio com Miguel Servet, no sc. XVI, que estudou a circulao pulmonar.

Histria da Fisiologia Humana


Antes de Servet, os conhecimentos sobre fisiologia estavam restritos s concepes tericas de Galeno, que apesar de pautar-se em teorias sem experimentao, foi o mais clebre descritor dos sistemas orgnicos por cerca de 16 sculos.

Fisiologia Humana
A fisiologia tem muitas subdivises que especializam seus estudos sobre determinadas reas do funcionamentos orgnico.

Fisiologia Humana
A eletrofisiologia

ocupa-se dos fluxos


de eltrons no funcionamento dos nervos e msculos e do desenvolvimento

de instrumentos para
a sua medida.

Fisiologia Humana
A neurofisiologia estuda a fisiologia do sistema nervoso

Fisiologia Humana
A fisiologia celular ou biologia celular trata do funcionamento das clulas individuais

Fisiologia Humana
A fisiologia do exerccio estuda os efeitos do exerccio fsico no organismo, em especial no homem.

Fisiologia Humana
Como dito anteriormente, a fisiologia

humana estuda o funcionamento do


diversos sistemas orgnicos que permitem

ao homem viver.
So vrios os sistemas orgnicos humanos.

Sistema respiratrio
o conjunto de rgos responsveis pela entrada, filtrao, aquecimento, umidificao, e sada de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxignio do indivduo para que seja realizada a respirao celular.

Sistema digestrio
o sistema que, nos animais, responsvel por obter dos alimentos ingeridos os

nutrientes necessrios as diferentes funes


do organismo, como crescimento, energia

para reproduo, locomoo, etc.


composto por um conjunto de rgos que

tm por funo a realizao da digesto.

Sistema circulatrio
composto pelo corao e pelos vasos sanguneos, que so: as artrias, as veias e os capilares. A sua funo realizar a circulao sangunea.

Sistema urinrio
O Aparelho urinrio um conjunto de
rgos envolvidos com a formao, depsito e eliminao da urina, a qual composta por gua e uma srie de substncias inteis ou prejudiciais ao organismo. Consta dos Rins, Ureteres, Bexiga e Uretra .

Sistema nervoso
o conjunto de rgos que transmitem a todo o organismo os impulsos necessrios

aos movimentos e s diversas funes, e


recebem do prprio organismo e do mundo

externo as sensaes.

Sistema endcrino
formado pelo conjunto de glndulas

que apresentam como atividade


caracterstica a produo de secrees denominadas hormnios.

Sistema reprodutor
o conjunto de rgos relacionados

reproduo humana. composto pelos


rgos masculinos (testculos e pnis) e femininos (ovrio, tero e vagina).

Referncias
GUYTON, A. C. & HALL, J. E. Tratado de fisiologia mdica. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. GARTNER L.P e HIATT J. L. Tratado de histologia, 2 ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

You might also like