You are on page 1of 29

....

A Rapidez de se Levantar Aps a Queda

Resilincia

O conceito de resilincia passou de uma fase de qualidades pessoais, at ao conceito mais atual de compreend-la como um atributo da personalidade desenvolvido no contexto psico-scio-cultural em que as pessoas esto inseridas. E desde os anos 80 a escola, igreja tem sido vista como um desses ambientes, por excelncia, para haver o enriquecimento da resilincia.

uma palavra oriunda da Fsica e definida como a propriedade pela qual a energia armazenada em um determinado corpo deformado devolvida quando cessa a tenso causadora de uma deformao elstica (Dicionrio Aurlio), ou seja, a capacidade de um corpo voltar ao seu estado normal aps ter sofrido uma presso (deformao) que foi removida.

Deste modo, resilincia a capacidade que o indivduo possui em saber lidar com presses e situaes difceis e adversas, sem prejuzo de sua sade fsica e de seu equilbrio emocional.

Aquele que no desenvolve a resilincia poder apresentar: queda de produtividade desenvolvimento de doenas. Com isto, todos os colaboradores e lderes tero a oportunidade de aumentar o conhecimento de si mesmos, mudar suas respostas, tanto comportamentais como emocionais, diminuir a ansiedade e o estresse frente as adversidades e aumentar sua confiana quando h incertezas.

COMO DESENVOLVER E/OU AUMENTAR A RESILINCIA?

1. SONHAR
Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que no possa ser colocado em prtica imediatamente. Sonhar com seu projeto confortante e reduz a ansiedade

2. DAR LEITURA TENSO MUSCULAR


> Aprender e adotar mtodos prticos de relaxamento > Praticar esporte para aumentar o nimo e a disposio

3. HARMONIA
Procurar manter o lar em harmonia, pois isto representa o ponto de apoio para se recuperar

4. AUTOCONFIANA
Aproveitar parte do tempo para ampliar conhecimentos, pois isto aumenta a autoconfiana;

5. CORAGEM
Assumir riscos (ter coragem), pois no adianta brigar com os problemas mas enfrent-los para no ser destrudo por eles.

6. CRIATIVIDADE
Usar a criatividade e a imaginao para quebrar a rotina e mudar seus hbitos para resolver situaes imprevistas, adversas e delicadas

7. OTIMISMO
Transformar-se em um otimista incurvel, visualizando sempre um futuro bom e melhor

8. HUMOR
Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas).

9. BOA AVALIAO DE VOC


Separar bem quem voc e o que voc faz

10. ESPIRITUALIDADE
Discuta com crianas os sentimentos deles/delas e lhes ajuda a confiar em Deus embora desastres venham.

a) Permitir nossa reciclagem pessoal atravs da renovao de nossas energias e da reintegrao ou ajustamento uma nova realidade; b) Fornecer a oportunidade de curar velhas feridas; c) Descobrir novas formas de lidar com a vida e de nos organizarmos de modo mais eficaz;

VANTAGENS

d) Melhor preparao para lidarmos com presses; e) Fornecer meios de reduzir presses desnecessrias, reconhecendo como so criadas e mantidas; f) Desenvolver a capacidade que cada um tem de se adequar e flexibilizar s situaes sem perder seus objetivos.

VANTAGENS

CARACTERSTICAS DA PESSOA RESILIENTE


Para Frederic Flach, as caractersticas da pessoa resiliente so:

* * * * *

capacidade de aprender; auto-respeito; criatividade na soluo de problemas; habilidade em recuperar a auto- estima independncia de esprito: autonomia; liberdade e interdependncia;

CARACTERSTICAS DA PESSOA RESILIENTE


* * * * habilidade de fazer e manter amigos; disposio para sonhar; bom senso de humor; grande variedade de interesse

O PROBLEMA NO O PROBLEMA O PROBLEMA SUA ATITUDE COM RELAO AO PROBLEMA

DINMICA (1)
>
Forme grupos de 4-5.
>Selecione uma histria da Bblia >Identifique a situao difcil pela que a pessoa passou.

>Identifique as foras e modos que mantiveram esta pessoa em tempos muito duros.

DINMICA (2)

A. Defina Resilincia
*conversar com as crianas sobre fora, liderana e coragem. * defina resilincia como a habilidade para manter andamento durante tempos muito duros. * ento lhes pede fazer a prpria definio deles/delas e explicar por que.

B. Perguntas de amostra
Fale sobre um tempo em sua vida em que voc sentia que era corajoso.

Como as pessoas responderam? O que eles dis Como isso lhe fez sentir? Como sente agora?

Voc pode usar o que aprendeu agora desta experincia?

C. Meu Heri bblico * As crianas se tornam a pessoa que eles admiram, enquanto contam sua histria (pode ser em primeira pessoas, vestindo como eles, usando suas palavras para representar ao heri deles/delas aos outros estudantes. * A classe vota ao vencedor.

C. Prmios de resilincia As crianas podem listar todos os atributos que eles entendem como ressaltantes.

Os estudantes escolhem um colega que eles sentem exemplifica esta qualidade.


Aquele colega determinado o prmio para aquele atributo. * Toda criana recebe um prmio para algum atributo positivo, at mesmo se para o atributo de pacincia para a ltima criana.

Confie em Deus para ter Fora


Os ajudando a confiar em Deus para fora prov uma avenida de paz para crianas. Os apresente a alguma Bblia de chave promete neste aspecto: * Romanos 8:28: Se Deus puder ser para ns, quem pode estar contra ns? * Romanos 8:31: Todas as coisas trabalham junto para bem a eles que amor Deus.

Confie em Deus para ter Fora Filipenses 4:13: eu posso fazer todas as coisas por Cristo que me fortalece. * Mateus 19:26: Com homens todas as coisas so impossveis, mas com Deus todas as coisas so possveis.

You might also like