You are on page 1of 18

Acidente Vascular cerebral (AVC)

Acidente Vascular Cerebral um derrame resultante da falta ou restrio de irrigao sangunea ao crebro, que pode provocar leso celular e alteraes nas funes neurolgicas. As manifestaes clnicas subjacentes a esta condio incluem alteraes das funes motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurolgico destas alteraes

possa variar muito em funo do local e extenso exacta da leso (Sullivan, 1993). Apresenta-se como a 2 causa de morte no mundo. O AVC a principal causa de incapacidade neurolgica dependente de cuidados de reabilitao e a sua incidncia est relacionada com a idade.

O AVC uma ameaa qualidade de vida na velhice no s pela sua elevada incidncia e mortalidade, mas tambm pela alta morbilidade que causa, implantando-se frequentemente em pessoas j com problemas fsicos e/ou mentais.

Tambm afecta na sua maioria aos idosos mas existe uma percentagem de 20% dos AVCs que ocorre em indivduos abaixo dos 65 anos. uma patologia que atinge mais a raa negra, especialmente a faixa etria mais jovem .

Podemos dividir o acidente vascular cerebral em duas categorias: O acidente vascular isqumico consiste na ocluso de um vaso sangneo que interrompe o fluxo de sangue a uma regio especfica do crebro, interferindo com as funes neurolgicas dependentes daquela regio afetada, produzindo uma

sintomatologia ou deficits caractersticos. Em torno de 80% dos acidentes vasculares cerebrais so isqumicos. No acidente vascular hemorrgico existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da presso intracraniana, edema (inchao) cerebral, entre outros, levando a sinais

nem sempre focais. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais so hemorrgicos. Causas: a hipertenso arterial, doena cardaca, fibrilao atrial, diabete, tabagismo, hiperlipidemia.

. Outros fatores que podemos citar so: o uso de plulas anticoncepcionais, lcool ou outras doenas que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (coagulao do sangue) do indivduo. Sintomas : Vo depender de cada paciente e do tipo De AVC e idade.

Podemos citar alguns: -Fraqueza em pernas, braos e face; -Distrbios Visuais: A perda da viso em um dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes e geralmente os leva a procurar avaliao mdica. O paciente pode ter uma sensao de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira

transitria (amaurose fugaz). -Perda sensitiva: A dormncia ocorre mais comumente junto com a diminuio de fora (fraqueza), confundindo o paciente; a sensibilidade subjetiva. -Linguagem e fala (afasia):

-Convulses: Nos casos da hemorragia intracerebral, do acidente vascular dito hemorrgico. Pode acontecer uma hemiparesia (diminuio de fora do lado oposto ao sangramento) , alm de desvio do olhar. O hematoma pode crescer, causar edema (inchao), atingindo outras estruturas adjacentes, levando a pessoa ao coma.

Os sintomas podem desenvolver-se rapidamente em questo de minutos.


Tratamento: Existem 3 tipos de tratameto: 1- Tratamento preventivo; 2- Tratamento do acidente vascular cerebral agudo; 3- Tratamento de reabilitao ps AVC;

Sequelas so acometimentos de um paciente aps um AVC, como uma Hemiparesia ( fraqueza de um lado do corpo) ou uma Hemiplegia(Paralisia completa de um lado do corpo). Muitos pacientes tem problemas emocionais como a Depresso. A repetio do AVC frequente, pode Ocorrer dentro de 5 anos.

Medicao (sequelas neurolgicas)


Cabamazepina
Gardenal Alem de medicaes especificas para controle P.A,

onde evitar possveis novos avcs

Cuidados de enfermagem
Administrar medicaes conforme PM

controlar os ssvv
Controle hidroeltrolitico Aplicao da escala de Glascow pelo enfermeiro

Suporte nutricional por sonda e via oral


Mudana de decbito (prevenindo lceras de presso) Manter vias areas prvias

Elevar as grades da cama


Nos paciente inconscientes fazer limpeza ocular com

SF0.9%

E lembre-se sempre: A audio o ultimo sentido

que perdemos em questo de morte ou coma, e quando esse paciente acordar vai saber o que falamos perto dele, portanto, a tica profissional vem acima de tudo. As palavras tem poder cuidado com seu dizer.

You might also like