You are on page 1of 19

Universidade Federal Da Paraba UFPB

Centro de Cincias da Sade CCS


Departamento de Cincias Farmacuticas DCF Farmacotcnica

Antioxidantes

Antioxidantes

Introduo
Oxidao:
Processo que leva a decomposio de uma materia-prima, com perda de sua funo. A luz, o ar, o calor, os contaminantes do meio (catalisadores metais pesados) e o pH do meio so os iniciantes deste tipo de reao. Antioxidantes: So substancias que preservam a formulao de qualquer processo oxidativo. Sao capazes de inibir a deteriorao oxidativa (destruio por ao do oxigenio) de produtos frmaco-cosmticos, com consequente desenvolvimento de rano oxidativo em leos e gorduras ou inativao de medicamentos.
FERREIRA A. Guia Prtico da Farmcia Magistral. Juiz de Fora, 2000.

Antioxidantes

Mecanismo de ao
Iniciao: R1H R1 + HR1OO + R2H R1OOH + R2 Reao: R + AH RH + A Onde R1OO e R1 - radicais livres; RH - antioxidantes com tomo de hidrognio; A - radical inerte e R2 autocatalticos e autoxidatvos.

Propagao: R1H O2 + R1OO-

Promovem a remoo ou inativao dos radicais livres formados durante a iniciao ou propagao da reao, atravs de doo de tomos de hidrognio.

Antioxidantes

Tipos de antioxidante
Antioxidantes que atuam interrompendo as cadeias de radicais livres formadas (antioxidantes verdadeiros): Butil-hidroxi-anisol (BHA) Butil-hidroxi-tolueno (BHT)

Tocoferol

Propil galato

Antioxidantes

Tipos de antioxidante
Antioxidantes que atuam sofrendo oxidao (agentes redutores): Metabissulfito de sdio Bissulfito de sdio cido ascrbico (vit.C)

Palmitato de ascorbila

Antioxidantes

Tipos de antioxidante
Antioxidantes que atuam por mecanismos preventivos (antioxidante sinergico):

Pouco ou nenhuma atividade antioxidante, mas podem aumentar a atividade dos antioxidantes cido ctrico
EDTA Cistena

Glutation
Metionina

Antioxidantes para sistemas aquosos e para sistemas oleosos


H antioxidantes hidroflicos e lipoflicos. Isso torna til a preservao de qualquer classe de manipulados, sejam eles sistemas aquosos ou oleosos. Antioxidantes para sistemas aquosos Acido ascrbico (vitamina C) Metabissulfito de sdio Tiossulfato de sdio Cloridrato de cistena

Antioxidantes

Antioxidantes para sistemas oleosos BHT BHA -tocoferol (vitamina E) Ascorbil palmitato Propilgalato

Antioxidantes para sistemas aquosos


Acido Ascrbico: P cristalino branco ou amarelado, inodoro. Escurece quando exposto a luz. Razoavelmente estvel, mas oxida em soluo. Solubilidade: 1g/3ml em gua, 1g/30ml em lcool. Concentrao antioxidante efetiva: 0,05 a 3,0%

Antioxidantes

cido ascrbico

Antioxidantes para sistemas aquosos


Bissulfito de Sdio (NaHS03): P ou cristais brancos ou brancoamarelados. Com odor caracterstico de dixido sulfrico, sabor desagradvel, instvel no ar, perdendo S02 e gradualmente oxidando para sulfato. Solubilidade: 1g/4ml em gua, 1g/70ml em lcool

Antioxidantes

Concentraes efetivas: 0,1%

Bissulfito de sdio

Antioxidantes para sistemas aquosos

Antioxidantes

Metabissulfito de sdio (Na2S2O5): P branco ou cristais incolores com um odor sulfuroso, sabor cido e salino. Oxida a sulfato quando exposto ao ar e a umidade. Concentraes efetivas: 0,02 a 1,0%

Metabissulfito de sdio

Antioxidantes para sistemas aquosos


Tiossulfato de sdio (Na2S203.5H2O): P ou cristais incolores grandes. eflorescente no ar seco em temperaturas acima de 33C e levemente deliquescente em ar mido. Solues neutras ou alcalinas.
Solubilidade: 1g/0,5ml de agua, insolvel em lcool. Concentrao efetiva: 0,05%

Antioxidantes

Antioxidantes para sistemas oleosos


Ascorbil palmitato: P branco ou branco amarelado com odor caracterstico. Solubilidade: Levemente solvel em gua e em leos vegetais; solvel em lcool. Concentrao efetiva: 0,01% - 0,2%

Antioxidantes

Butilhidroxianisol (BHA): Cera slida branca ou branca amarelada. Solubilidade: Insolvel em gua; solvel em lcool e propilenoglicol. Concentraes efetivas: 0,005 0,01%

Butil-hidroxitolueno (BHT): Slido cristalino branco com um fraco odor. Solubilidade: Insolvel em gua e em propilenoglicol e facilmente solvel em lcool. Concentrao efetiva: 0,03 0,1%

Antioxidantes para sistemas oleosos

Antioxidantes

Propil Galato: P cristalino branco, com odor muito leve. Solubilidade: Levemente solvel em gua; levemente solvel em lcool. Concentrao efetiva: 0,005 0,15%

Antioxidantes para sistemas oleosos


-tocoferol (vitamina E): leo viscoso, claro, amarelo ou amarelo esverdeado. Praticamente inodoro. Instvel luz e ao ar. Solubilidade: Insolvel em gua, solvel em lcool, miscvel com acetona e leos vegetais.

Antioxidantes

Concentrao efetiva: 0,05 2%

Antioxidantes

Antioxidantes Indispensveis
Cacau:
Presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenis, substncias antioxidantes benficas a sade do corao e para circulao. Cenoura: Fonte de betacaroteno um pigmento natural, tambm conhecido como pr-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cpsulas. Ch verde: preparado atravs da infuso da planta Camellia sinensis, fonte de catequinas que apresentam importante ao antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciao do desenvolvimento de tumores.

Antioxidantes

Antioxidantes Indispensveis
Crcuma: Tambm chamada de aafro. Fonte de curcumina, de ao antioxidante, protege contra doenas cardiovasculares. Frutas ctricas: Como laranja, limo e tangerina, so fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce. Linhaa:

Fonte de mega 3 que apresenta ao vasodilatadora e inibe a agregao plaquetria, que previne doenas cardiovasculares.

Tomate:
Fonte de licopeno, um antioxidante da famlia da vitamina A. Seu consumo est relacionado reduo do risco de desenvolvimento de cncer de prstata, pulmo e estmago. O licopeno tambm pode ser encontrado em cpsulas.

Antioxidantes

Antioxidantes Indispensveis
Oleaginosas:
Fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atuam na preveno de doenas cardiovasculares, cncer e combatem o envelhecimento precoce. leo de coco: Rico em vitamina E, que atua na diminuio do processo de envelhecimento das clulas, e na proteo a doenas crnicas no transmissveis como cncer e doenas cardiovasculares. Suco de uva integral: Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua varrendo os radicais livres do organismo, inibe a oxidao das gorduras e a agregao plaquetria, auxiliando na preveno de doenas cardiovasculares.

Antioxidantes

Dosagem Certa
A Associao Americana do Corao, sugere que as pessoas comam diariamente uma variedade de alimentos de todos os grupos bsicos.
Em 2000, a Food and Nutrition Board of the Institute of Medicine ( Comit de Nutrio e Alimentos do Instituto de Medicina) relatou que as vitaminas C e E, o selnio e os carotenides como o beta-caroteno, deveriam vir dos alimentos e no dos suplementos.

Altas doses de antioxidantes podem conduzir a problemas de sude.

Antioxidantes

You might also like