You are on page 1of 159

Controle e manejo das pragas das pastagens

As plantas forrageiras uma importante fonte de alimento para os herbvoros,a manuteno de uma pastagem saudvel e produtiva essencial. Porm as pastagens esto muito susceptveis ao ataque de pragas que podem causar grandes prejuzo econmicos podendo afetar diretamente a produo animal.

Controle e manejo das pragas das pastagens


O aumento exagerado dessas populaes de pragas pode ocorrer principalmente devido grande disponibilidade de alimento disponvel. Apesar de existir cerca de 500 ep. de incetos vivendo nas pastagens,poucas so as que chegam causar prejusos.

Controle e manejo das pragas das pastagens


Para prevenir que essas pragas cheguem a causar prejuzos,deve-se fazer o monitoramento peridico das pastagens,para que logo que o problema seja identificado,fique fcil contornar o problema. Para que o controle seja efetivo necessrio o conhecimento das diferentes pragas que atacam as espcies forrageiras, sua biologia,hbito e danos que causam, para detectar a existncia destes problemas, identificar sua causa, avaliar sua importncia e realizar seu controle.

Controle e manejo das pragas das pastagens


Dentre os insetos que ultimamente tem causado maiores danos s pastagens destacam-se as cigarrinhas, o percevejo das gramneas, as cochonilhas e as savas. Outros insetos que causam danos, porm so de menor importncia so os gafanhotos, lagartas e cupins.

As perdas ocasionadas pelas ervas daninhas podem ir de 20 at 85 % da produo potencial do pasto. As pastagens cultivadas so agroecossistemas semi-perenes, o que permite suas utilizao por um longo perodo de tempo. Vem sendo responsvel pela eliminao da fonte de alimento natural de insetos e de seus inimigos naturais, criando condies para surtos de pragas nas pastagens.

Estas pragas so divididas em grupos segundo os locais de ataque: nas razes: cupins, percevejo castanho nos perfilhos: cochonilha, percevejo-dasgramneas, cigarrinhas nas folhas: lagartas, savas e gafanhotos,

Cigarrinhas-das-pastagens: ocorrem em cerca de 10 milhes de hectares de gramneas, provocando prejuzos variveis entre 10 e 100 %, dependendo das espcies, do tipo de gramnea, das condies do tempo e do manejo das pastagens. Em mdia, admite-se um prejuzo de 15 % na produo de massa verde.

DESCRIO E BIOLOGIA O ovo posto no solo em restos culturais. logo aps o nascimento, procuram um local para se alimentarem, fixando nos coletos e brotaes do capim para sugarem a seiva. Ficam sempre protegidas por uma espuma branca caracterstica.

O ciclo de vida varia com diferentes espcies, ficando ao redor de 58 dias: incubao - 15 dias; perodo ninfal - 40 dias; pr-ovoposio - 3 dias.

PREJUZOS As ninfas sugam a seiva das plantas causando seu desequilbrio hbrido e levando-a a absorver um maior volume de gua do solo. A situao se agrava nos veranicos, quando a disponibilidade de gua no solo crtica. Alm de ser uma poca favorvel ao ataque da praga, devido a reduo do ataque de fungos.

O adulto, alm de sugar a seiva, injeta uma substncia txica que produz a sintomatologia tpica da injria causada pelas cigarrinhas, "queima das pastagens, evoluindo at o secamento e morte das mesmas. A maior incidncia de ataque est no perodo chuvoso, sendo que as injrias aparecem geralmente trs semanas aps o ataque.

O problema da cigarrinha , portanto, bastante grave, pois alm da vasta rea atacada, elas concorrem na poca em que o gado normalmente deveria recuperar-se do perodo de seca, e nessa poca o capim amarelecido torna-se impalatvel e desagradvel, o que faz com que o animal coma menos, reduzindo assim a produo de leite e carne.

CONTROLE Os principais mtodos de controle so: . Uso de variedades resistentes Existem espcies de gramneas que possuem caractersticas podem afetar,que de alguma maneira, o desenvolvimento do inseto.

Controle cultural Altura do pastejo - O adequado manejo das pastagens tem levado a bons resultados no controle das cigarrinhas. Recomenda-se manter uma altura do capim entre 25 e 40 cm.

Diversificao e consorciao A diversificao das pastagens com espcies nativas e/ou resistentes, assim como a consorciao de gramneas com leguminosas, pode levar a reduo acentuada na populao da praga.

Adubao Pastagens adubadas geralmente so mais resistentes ao ataque de cigarrinhas; da a sua recomendao baseada nas anlises de solo e anlises foliares.

Controle qumico A utilizao de inseticidas em grandes reas desaconselhvel. Porm, os defensivos podero ser aplicados, ocasionalmente, em reas de produo de sementes ou em focos com elevada infestao.

Controle biolgico De todos os tipos de controle o mais difundido o controle biolgico. Esse controle feito naturalmente por uma srie de organismos representados por predadores, parasitas e patgenos.

-Pssaros incetivos -Aranhas -Insetos -Patgenos

Formigas cortadeiras As formigas cortadeiras so certas formigas (savas e quenquens) que cortam e carregam fragmentos de diversos vegetais, flores e sementes para seus ninhos. Ocorrem atacando exclusivamente as pastagens, as espcies de

A existncia de um nico formigueiro em uma rea agrcola em seus estgios iniciais j poderia ser responsvel por prejuzo considerveis.

Portanto a determinao do nvel de dano econmico para formigas deve ser cautelosa, uma vez que fatores como a idade da planta, vigor, espcie, a fertilidade e umidade do solo, clima, estao do ano, o tipo e a intensidade de injria podem interferir na recuperao das plantas quando submetidas diferentes nveis de injrias causadas por estes insetos.

DESCRIO E BIOLOGIA So formigas que possuem a cabea grande, provida de um aparelho bucal desenvolvido.

PREJUZOS As formigas causam danos tanto em pastagens estabelecidas, quanto durante a fase de estabelecimento. Neste ltimo caso os danos so mais graves porque cortam as plntulas recm emergidas tanto de gramneas quanto de leguminosa.

Esse dano ocasiona a morte da plntula, que neste estgio no tem capacidade de rebrota. Quando as formigas atacam plantas mais desenvolvidas, elas desfolham e cortam os brotos dos talos e ramos secundrios.

CONTROLE O controle mecnico pode ser efetuado nos 3 a 4 meses aps a revoada, o formigueiro escavado com enxada e p at que se mate a rainha, a cerca de 20 cm de profundidade. vivel tanto para pequenas quanto grandes reas. Outro mtodo arao e gradagem.

Infelizmente, o controle qumico a principal ttica utilizada com sucesso para o controle de formigas cortadeiras, destacando-se as iscas granuladas, termonebulizao, gases liquefeitos e ps secos.

Percevejo das gramneas este percevejo ocorre em diversas partes do pas, concentrando-se preferencialmente em Minas Gerais, e apesar de atacar preferencialmente Tanner-grass, j foi encontrado em milho, capim marmelada, capim p-de-galinha e capim colonio.

DESCRIO E BIOLOGIA Esses percevejos quando apertados entre os dedos exalam um odor caracterstico. Vivem no solo, junto s plantas ou nas bainhas das folhas, sempre grudado e em grande nmero.Estes percevejos so prejudicados pela baixa temperatura e excesso, tendo, portanto, maior populao em anos mais secos.

PREJUZOS Os prejuzos so causados pelas formas adultas e jovens, atravs da suco da seiva, e devido ao grande nmero,que pode chegar at a 50,000 indivduos por metro quadrado, causam um retardamento no crescimento das plantas e posteriormente a morte das mesmas.

Produz o secamento do capim e depois a sua, sendo um sintoma parecido com o secamento provocado pelas cigarrinhas, mas com o agravante de que o posto no se recupera como acontece com a outra praga.

CONTROLE Recomenda-se a erradicao do capim "Tanner grass", que altamente susceptvel praga, em reas infestadas. controle qumico tambm tem se mostrado eficiente.

Cochonilha dos capins uma praga que pode ser encontrada em todas as regies tropicais e sub-tropicais. Atribuise a ela o declnio de muitas variedades de capins.

No Brasil, foram identificados cerca de 92 espcies de capins como hospedeiros desta praga, sendo os mais freqentemente atacados, o capim favorito, o capim angola (Panicum purpurascens), o capim de burro (Cynodon dactylon), capim angolinha, e gordura, que podem servir de indicadores da presena da praga.

DESCRIO E BIOLOGIA um inseto sugador de seiva, de corpo ovalado e cor arroxeada, medindo 3 mm de comprimento e 1,5 mm de largura, apresentando o corpo envolto por uma substncia cerosa branca de conformao semelhante a um saco.

PREJUZO Ataca todas as hastes da planta a partir do coleto, onde ocorre a maior aglomerao dos insetos que so facilmente notados pela sua colorao branca. Esse inseto sugando, ento, as hastes produz um secamento do capim, que se manifesta normalmente em reboleiras.

Como tambm afeta as gemas, estas morrem e o capim perde a capacidade de rebrotar, causando a morte das touceiras. Esse fato notado principalmente na poca da seca, quando o capim j sofre as conseqncias da falta de chuva e no se recupera, causando falhas no posto que so chamados vulgarmente de "geadas".

CONTROLE Pode ser feito um controle cultural, utilizando variedades menos susceptveis como, por exemplo, o Jaragu. Mas o controle biolgico o mtodo mais vivel no momento, sendo feito atravs de uma vespinha de 1 mm e de cor preta.

Pragas Ocasionais Lagartas desfolhadoras So pragas de ocorrncia espordica nas pastagens, quando, principalmente, ocorre veranicos ou quando h migrao de culturas vizinhas. Sendo a espcie mais freqente o curuquer-dos-capins.

PREJUZOS Causam injrias s plantas, quando na fase de lagarta, as quais quando recm-eclodidas, alimentam-se da parte mais tenra da planta, geralmente na parte inferior das folhas. As lagartas raspam a folha ou podem destru-la totalmente deixando apenas a nervura principal. Se alimentam preferencialmente a tardinha e a

CONTROLE Mecnico: Recomenda-se medidas de controle mecnico, quando se notar os primeiros sinais de um onda invasora dessas lagartas. Essas medidas so: emprego de rolo-facas sobre a populao das lagartas nos pastos, uso de fogo ou ainda abertura de valas para impedir a passagem das mesmas para outros pastos.

Gafanhotos As espcies migratrias so as que causam maiores danos, pertencem ao gnero Schistocerca. As espcies de forrageiras mais atacadas pertencem aos gneros Desmodium, Centrosema, Stylosanthes, Andropogon,

PREJUZOS Comeam a causar prejuzos logo aps a ecloso. Com a alimentao das folhas pelas formas jovens. A medida que vo se desenvolvendo aumentam a voracidade, havendo danos considerveis. Alimentam-se tambm dos talos tenros das plantas.

Cupins Geralmente vivem em baixo do solo, com uma organizao social altamente desenvolvida, parecida com a das formigas, habitam principalmente reas baixas e midas, no deixando portanto de ocorrerem tambm em reas com maiores declividades.

Em pastagens se encontram principalmente espcies do gnero Conitermes, que constroem seus ninhos em forma de montculos cnicos sobre a superfcie do solo.

PREJUZOS Embora se alimentam basicamente de material vegetal morto, ocasionalmente atacam razes de plantas forrageiras. Durante o vero, algumas vezes atacam plantas de talo lenhoso como Stylosanthes spp., perfurando o interior do talo. Tambm em pocas seca so encontrados atacando cepas de Andropogon gayanus. Estes insetos tambm diminuem a rea de pasto, devido a estrutura de seus ninhos, e

CONTROLE Como o controle cultural recomenda-se a calagem do solo, pois a elevao do pH do solo, contribui para a migrao de cupins para outras reas. Como controle mecnico, em alguns casos, a destruio dos cupinzeiros, utilizando tratores munidos de lmina ou broca.

PLANTAS DANINHAS As plantas daninhas so plantas caracterizadas por conseguirem germinar em condies adversar (seca, baixas temperaturas e umidade); por possurem um crescimento rpido, com grande vigor vegetativo; por produzirem abundantes sementes e invadirem diversos tipos de solo.

Fatores que favorecem a invaso de ervas daninhas. Dentre os fatores que favorecem a invaso das ervas daninhas nas pastagens, podemos mencionar os seguintes:

-Superpastejo: Ao se permitir um nmero de cabeas de gado superior ao que a pastagem pode manter, o pasto se debilita e com o espao vago, umidade e luz, ocorrer germinao e crescimento de ervas daninhas. Os efeitos do superpastejo so mais drsticos na poca seca.

-Emprego de forrageiras no adaptadas regio: Quando a forrageira no se encontra em condies ambientais apropriadas para seu crescimento e desenvolvimento, seu potencial competitivo se reduz em comparao com as espcies indesejveis e prejudicada com mais facilidade.

-Movimento incontrolado de animais entre regies: sabido que os animais podem disseminar sementes viveis de planta em seu trato digestivo. Portanto necessrio conhecer os stios de onde vem os animais e submet-los a quarentenas.

Controle deficiente de ervas daninhas: Uma das causas que favorecem a reinfestao das ervas daninhas em pocas de chuva quando o controle se realiza fora do tempo, quando a erva daninha esta produzindo sementes ou finalizando seu perodo vegetativo.

Mtodos de manejo e controle de ervas daninhas Controle Cultural: Dentro das prticas de controle cultural esto: a rotao do pastejo que aumenta a produo e mantm as pastagens em melhores condies alm de dar tempo para que se recupere.

A queima seletiva uma ferramenta valiosa em algumas circunstncias e tem dois fins principais:eliminar o excesso de planta lignificada, no consumida pelo gado. Esta situao se previne evitando o subpastejo.

induzir a rebrota das espcies nativas e as de maior consumo pelos animais. A queima tem algumas desvantagens, e as vezes no utilizada como medida de controle porque ocasiona rebrota de espcies indesejveis e pode originar incndios, alm de se realizada freqentemente reduz a fertilidade do solo.

Controle manual e mecnico: As ervas daninhas tambm podem ser manejadas manual e mecanicamente. Este sem dvida o mtodo mais utilizado pela maioria dos fazendeiros. Para controlar manual e mecanicamente as ervas daninhas pode ser fazer uso de diversos sistemas de implementos, os quais usados oportunamente, ajudam a manter as ervas daninhas a um nvel tal que no causam perdas econmicas significativas.

Os principais sistemas de controle manual e mecnico so: -Desbaste manual -Corte do sistema areo dos arbustos -Roadeira -Rlo-faca -Trator de lmina

-Controle Biolgico -Controle Qumico -identificao das espcies -uso da dose recomendada -condies ambientais antes e depois da aplicao

Plantas daninhas gua, luz, nutrientes e espao so fatores essenciais, objeto da competio entre as plantas invasoras e as gramneas forrageiras nas pastagens. As invasoras possuem ainda um sistema radicular mais profundo, o que as favorece na busca de gua e nutrientes, nas camadas mais profundas do solo.

Plantas txicas

Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominao plantas txicas se aplica quelas cuja ingesto ou contato provoca sintomas de intoxicao.

H vrios mtodos de combater plantas txicas, que devem ser adequadas para cada ambiente. Os mtodos de controle podem ser agrupados em mecnicos (corte, anelamento do caule, desenraizamento, queima, etc.), qumicos (herbicidas) e biolgicos. Para a escolha do controle mais adequado para determinada espcie txica, sempre recomendvel a orientao de um tcnico.

As perdas econmicas ocasionadas pelas intoxicaes por plantas podem ser definidas como diretas ou indiretas. As perdas diretas so causadas pelas mortes de animais, diminuio dos ndices reprodutivos (abortos, infertilidade, malformaes), reduo da produtividade nos animais sobreviventes e outras alteraes devidas a doenas transitrias, enfermidades subclnicas com diminuio da produo de leite, carne ou l, e aumento susceptibilidade a outras doenas devido a depresso imunolgica.

As perdas indiretas incluem os custos de controlar as plantas txicas nas pastagens, as medidas de manejo para evitar as intoxicaes como a utilizao de cercas e o pastoreio alternativo, a reduo do valor da forragem devido ao atraso na sua utilizao, a reduo do valor da terra, a compra de gado para substituir os animais mortos, e os gastos associados ao diagnstico das intoxicaes e ao tratamento dos animais afetados

Controle das intoxicaes por plantas

manejo dos animais e das pastagens tais como evitar o pastoreio excessivo, utilizar animais de espcies ou idades resistentes a determinadas plantas, e evitar colocar animais recentemente transportados com fome ou sede em pastagens contaminadas por plantas txicas;

-utilizao de cercas para isolar reas contaminadas por plantas txicas; -a eliminao das espcies txicas, arrancando-as manualmente, utilizando herbicidas, roando, capinando, queimando ou pelo pastoreio com animais no-susceptveis;

-a utilizao de sementes controladas para evitar a difuso de espcies txicas; -a confeco de fenos e silagem evitando a sua contaminao por espcies txicas.

Controle biolgico Muitas plantas tm sido controladas com sucesso utilizando-se inimigos biolgicos incluindo insetos e outros patgenos de plantas.

Detoxificao microbiana no rmen. Este um mecanismo bem conhecido de resistncia s intoxicaes por plantas.Os ruminantes que ingerem quantidades crescentes de plantas que contm oxalatos, tornam-se resistentes a estes devido ao desenvolvimento de mecanismos de detoxificao microbiana no rmen.

Substncias que neutralizam os princpios txicos. O carvo ativado, com considervel capacidade de adsorver algumas substncias no trato gastrintestinal, tem sido utilizado no tratamento de algumas intoxicaes.

Riscos para a sade pblica Um aspecto da ingesto de plantas txicas pelos animais que as toxinas podem ser transferidas para o homem atravs do consumo de leite, carne, ovos ou outros produtos de origem animal. Ocasionalmente, observam-se intoxicaes em humanos pelo consumo de produtos animais.

No entanto, no Brasil e outros pases subdesenvolvidos, o risco de intoxicao por toxinas no leite persiste em pequenas cidades ou em propriedades rurais onde ainda se consume leite sem industrializar. Nessas condies, as cabras, constituem uma fonte mais provvel de leite contaminado que o gado leiteiro .

Higiene na alimentao animal

A qualidade da alimentao animal essencial pois influencia a sade animal e, portanto, a segurana dos alimentos que consumimos.

Os fungos so microrganimos que esto presentes naturalmente em produtos agrcolas, particularmente os cereais, tanto durante seu crescimento, no campo, quanto no armazenamento, bem como em alimentos processados e raes.

A contaminao da rao por micotoxinas,substncias produzidas por fungos, pode gerar danos sade animal, como diminuio da produtividade, problemas reprodutivos e aumento na taxa de mortalidade,levando a srios prejuzos econmicos.

As matrias primas utilizadas na confeco de rao, por serem ricas em nutrientes servem como um timo substrato para o desenvolvimento de fungos.

A rao conservada de maneira inadequada ou ao seu uso indevido. Por isso, o controle de qualidade na produo desses alimentos importante para a correta nutrio dos animais em cada fase da criao.

A contaminao pode ser proveniente de: -armazenamento inadequado -uso de produtos j contaminados -cochos e outros recipientes contaminados -manuseio incorreto dos alimentos

Cuidados ao armazenar rao Principalmente na poca de chuvas frequentes, a ateno s condies de armazenamento de raes na fazenda deve ser redobrada. Isso porque um ambiente sem controle de temperatura e umidade pode se tornar ideal para a proliferao de fungos.

NEM CALOR, NEM FRIO coberto, para evitar a incidncia direta de sol e proteger da chuva, o local tem que ser arejado e iluminado. "A temperatura interna do galpo deve ser ambiente; nem muito alta, nem muito baixa."

Quanto forma de armazenamento, vale lembrar que nunca se deve empilhar as sacas diretamente no cho e tambm no deix-las em contato com a parede. A rao deve ficar cerca de 10cm a 15cm acima do solo.

A limpeza diria evita a presena de roedores, visitantes indesejveis que podem transmitir a leptospirose, doena que ataca rebanhos bovinos, atravs da urina.

Os ratos so o principal problema no armazenamento de rao. Isso acontece, porque o produtor no tem como saber se o alimento est ou no contaminado pela urina do rato. Nesse caso, a recomendao , alm de limpar o local diariamente, necessrio usar produtos especficos para o combate praga.

No rebanho bovino, a ingesto de rao contaminada por microtoxinas pode provocar desde quadros de perda de apetite at a morte do animal, passando por perda de peso, no caso do gado de corte, e queda da produo leiteira.

Alimentos destinados alimentao animal

Alimento in natura Todo alimento destinado alimentao animal, principalmente se utilizados na forma natural,devem ser manuseados de forma adequada,sem o contato dos mesmo com o solo.

Gros e outros alimentos que podem ser armazenados

Os gros devem ser armazenados com teor de umidade adequada,e tambm em local limpo,seco e sem incidncia direta da luz solar.

Manejo Reprodutivo em Bovinos

Aparelho reprodutor de bovinos O conhecimento da anatomia e fisiologia dos rgos genitais da vaca de suma importncia para o sucesso na reproduo dos animais.

OVRIOS Com a funo de produo de vulos e hormnios (estrgeno e progesterona), em n de 2, de cor branco rosada, com tamanho varivel, de acordo com a idade, raa, condies alimentares e fase do ciclo estral .

TROMPAS DE FALPIO, TROMPAS UTERNAS, OVIDUTO Com finalidade bsica de captao e conduo do vulo; receber o espermatozide para ali acontecer a fecundao; transportar o vulo (fecundado ou no) para dentro da cavidade uterina.

TERO De estrutura msculomembranosa que, em sua parte distal, onde se d a nidao (fixao) do vulo fecundado e o desenvolvimento da gestao.

CORPO UTERINO comprimento com 2 a 5 cm de dimetro (em sua poro inicial, aps passar o ltimo anel cervical, o local onde o smen deve ser depositado quando do momento da Inseminao Artificial).

COLO OU CRVIX UTERINA De todas as pores do aparelho genital, de grande importncia. Esta estrutura a base de todos os trabalhos de Inseminao Artificial, e, por isso mesmo, o inseminacaodor deve conhec-la muito bem.

formado por anis cartilaginosos com funo especfica de fechamento do canal, de consistncia mais dura, onde sua cavidade reduzida longitudinalmente, liga a vagina ao corpo do tero.

Ciclo estral em bovinos Estro ou cio, comumente referido como dia zero do ciclo estral, o perodo da fase reprodutiva do animal no na qual a fmea apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulao. Em bovinos, a durao mdia do estro de, aproximadamente, 12 horas, e a ovulao ocorre de 12 a 16

O ciclo estral dos bovinos pode ser dividido em duas fases distintas. -Fase folicular -Fase luteica

A fase folicular a fase onde ocorre crescimento dos folculos dentro do ovrio. Nessa fase o folculo dominante secreta estrognio que o principal responsvel pela manifestao de estro na fmea.

Nessa fase, a liberao do GnRH pelo hipotlamo estimula a secreo de FSH e LH. Os elevados nveis de FSH no sangue induzem o desenvolvimento dos foIculos .

medida que o folculo se desenvolve, aumenta a produo de estradiol pelos folculos, e aps uma determinada concentrao, o estradiol estimula a manifestao do cio e a liberao massiva do LH, dando inicio segunda fase.

Fase lutenica, caracterizada pelo desenvolvimento do corpo lteo. Esta estrutura, formada aps a ruptura do folculo, produz progesterona, que o hormnio responsveI pela manuteno da gestao.

Caso no ocorra a fecundao, o corpo lteo regridir (ao redor de 17 dias aps o cio) e os nveis de progesterona no sangue diminuiro, permitindo assim o desenvolvimento de um novo ciclo estral.

Se o vulo for fertilizado, o corpo lteo ser mantido caso contrrio ocorrer a regresso do corpo lteo ter incio uma nova fase folicular,ou seja o prximo estro.

Hormnios da reproduo -LH-luteinizante -FSH-folculo estimulante -estrognio -progesterona

LH estimula a ovulao, formao e manuteno do corpo lteo. FSH - estimula o desenvolvimento folicular e a secreo de estrgenos

Estrognio - estimula a manifestao do cio e a liberao de LH. Progesterona - manuteno da gestaco.

hipotlam o

GRNH

Hipfise

LH e FSH

Estrognio

ovrio

Progesterona

Fases do ciclo estral Prestro -fase em que o animal apresenta as caractersticas de cio. Estro - a fase de receptividade sexual.A ovulao ocorre durante o estro ou logo aps. Metaestro - a fase frtil do ciclo (ovulao). Diestro - fase luteica,corpo lteo secreta progesterona.

SELEO E DESCARTE DE MATRIZES a longevidade de matrizes pode ser definida como a vida til produtiva da vaca (perodo compreendido entre a idade ao primeiro parto at a sada do animal do rebanho).

A sada de um animal do rebanho pode ocorrer por morte ou descarte, cujos critrios so baseados em problemas sanitrios, fsicos ou reprodutivos.

A longevidade mdia das vacas de cria influencia o retorno econmico do produtor, pois afeta a proporo de bezerras que devero ser retidas para reposio, como tambm, a depreciao anual da matriz.

A idade preconizada para descarte de vacas no Brasil de 10 anos, em funo da diminuio progressiva da produo de leite, fazendo com que a matriz desmame bezerros cada vez mais leves.

Os principais critrios para descarte de vacas so: idade, repetio de cio e habilidade materna.

Por intermdio do maior e melhor conhecimento das tcnicas pecurias avanadas possvel intensificar as paries, de forma que cada vaca, em idade reprodutiva, produza um bezerro por ano e este deva ser criado de forma sadia e desmamado com bom peso.

Eficincia reprodutiva A baixa produtividade do rebanho deve-se, essencialmente, aos seguintes fatores: Baixo desempenho reprodutivo. Potencial gentico inferior dos animais. Alimentao inadequada.

A maioria dos produtores desconhece a validade e a maneira de realizar-se um efetivo controle sanitrio, bem como as tcnicas de manejo e os cuidados com a alimentao, procedimentos indispensveis melhoria da eficincia reprodutiva na pecuria .

O longo intervalo entre partos, verificado em nosso rebanho (acima de 18 meses), caracteriza a baixa eficincia reprodutiva dos sistemas de criao tradicional, onde os animais, alm de apresentar baixo potencial gentico, o longo intervalo entre partos no permite que esse potencial seja totalmente explorado.

Fatores que afetam a eficincia reprodutiva Um perodo de servio variando entre 65 a 87 dias, com intervalos de parto de 345 a 365 dias, permite que o animal obtenha o mximo de produtividade durante sua vida til. O ideal seria uma vaca parir a cada 12 meses e ter uma longa vida reprodutiva.

A idade avanada ao primeiro parto, prximo aos 4 anos e o longo intervalo entre partos, que ultrapassa 18 meses, so responsveis pela baixa eficincia reprodutiva dos rebanhos.

Idade a primeira cria Todos os fatores que prejudicam o crescimento e desenvolvimento do animal jovem aumentam a idade ao primeiro parto. A boa criao dos animais jovens essencial, pois bezerras e novilhas de hoje sero as vacas de amanh.

Manejo alimentar As causas nutricionais so de maior relevncia por afetar, primeiramente, as fisiolgicas gerais do organismo animal e, secundariamente, se refletindo em distrbios no sistema reprodutivo. Esses so mais freqentes em decorrncia de falta (subnutrio), do que pelo excesso de nutrientes.

Puberdade Por volta de um ano de idade inicia-se a puberdade do animal, ou seja, a fase de afloramento de todo o aparelho genital/reprodutor e seus anexos, a produo de hormnios, alm do fortalecimento das estruturas corporais para que a fmea esteja preparada para o acasalamento.

Para atender s exigncias de mantena e desenvolvimento, os bovinos precisam de quantidades adequadas de nutrientes, gua, energia, protena e minerais. Os alimentos volumosos constituem a principal e mais econmica fonte de nutrientes. As pastagens que os animais consomem devem ser de boa

Manejo Sanitrio A natalidade dos bovinos pode ser influenciada pela seleo de reprodutores e matrizes com boa capacidade reprodutiva e pelo estado sanitrio dos animais. As doenas infecciosas, de origem bacteriana, viral ou parasitria, so importantes, pois afetam o aparelho reprodutivo de machos

Cuidados com os machos Os machos destinados a touros (inclusive os de compra) devem passar por criterioso exame de seleo no qual se observa a condio corporal, aparelho locomotor, parmetros genticos favorveis (o ideal seria o teste de prognie) e aparncia fenotpica (externa), alm de exames laboratoriais.

Ao exame fsico, devemos observar o aparelho genital completo, procurando anomalias, defeitos, processos inflamatrios e observando medidas e condies estabelecidas para cada raa. O exame androlgico completo deve ser realizado antes de cada estao reprodutiva.

Cuidados com as fmeas Fmeas destinadas estao reprodutiva devem apresentar boa condio corporal e ciclo normal. As fmeas devem ser selecionadas antes do incio da estao reprodutiva, para a formao dos lotes.

Monta natural Em regies onde h a predominncia dos sistemas de criao extensiva e/ou semi-intensiva, a monta natural tem sido utilizada em larga escala, mesmo nos sistemas mais racionais, entretanto, alguns criadores, sobretudo os selecionadores, j utilizam inseminao artificial e transferncia de embrio.

Estao de monta A estao de monta deve ser realizada no perodo de maior disponibilidade de pasto para garantir o bom estado geral das vacas e programar o nascimento dos bezerros na poca menos chuvosa, com a finalidade de diminuir a mortalidade do recmnascido.

Portanto, deve ser adotado um programa de controle sanitrio do rebanho, preparatrio para a estao de monta. Essa, por sua vez, deve ser a mais curta possvel, de no mximo 120 dias, podendo ser ajustada de acordo com o planejamento da propriedade.

O peso ideal para serem selecionadas ao programa reprodutivo, de novilhas Nelores est em torno dos 290-300 kg/vivo, atingindo esse peso em criaes extensivas, por volta dos 2630 meses.

No entanto, em condies de pastagens melhoradas, pode ser reduzida para 28-24 meses. J para as novilhas com sangue europeu, por volta dos 300-320 kg/vivo, dependendo da alimentao fornecida, a partir dos 12-18 meses.

Assim sendo, cada raa tem seu peso ideal primeira concepo e deve ser respeitado, se o criador desejar que o animal atinja seu total desenvolvimento. Mesmo que essas novilhas entrem em cio antes de tal condio, elas no devem ser cobertas, pois se corre o risco de no conseguir manter as exigncias nutritivas ao seu bom

Inseminao artificial A inseminao artificial uma das tcnicas mais simples e de baixo custo empregada na rea de reproduo animal e a que apresenta melhor resultado, quando se pretende realizar a seleo e o melhoramento gentico de um rebanho como um todo.

O melhoramento gentico realizado por meio do uso de smem de reprodutores de comprovado valor zootcnico e da sua utilizao em rebanhos selecionados, pelo processo de inseminao artificial.

Apesar de sua simplicidade, a inseminao artificial requer um criterioso e rgido controle de suas diferentes etapas, que vai desde a seleo do reprodutor doador de smem, passando pelo processamento tecnolgico deste, seleo e controle do rebanho, chegando at o treinamento do inseminador .

A deteco de cio citada como a principal limitao para a implantao de um programa de inseminao artificial. Dessa forma, a eficincia da deteco de cio um objetivo que nem sempre alcanado de forma satisfatria, apresentando grande influncia sobre a performance e produo de um rebanho.

Vantagens Permitir maior aproveitamento de reprodutores que apresentam caractersticas melhoradoras. Em condies de monta natural, um touro produz at 50 bezerros/ano, enquanto que com a inseminao artificial, pode produzir 5.000 ou mais bezerros/ano.

Facilitar a seleo gentica do rebanho, possibilitando ao criador trabalhar com vrias linhagens de reprodutores. Evitar a consanginidade do rebanho por meio da utilizao facilitada de smen de diversos reprodutores de outros criatrios.

Diminuir a quantidade de touros na fazenda, facilitando o manejo e evitando brigas, reduzindo tambm os gastos com a aquisio e a manuteno de reprodutores. Assegurar ao proprietrio a possibilidade de estocar e utilizar o smen de um reprodutor, mesmo depois de morto.

Possibilitar aos criadores com condies financeiras limitadas, a utilizao de reprodutores de alto valor zootcnico, graas ao baixo custo e facilidade de transporte do smen. Contribuir para um maior controle sanitrio e reprodutivo do rebanho, eliminando as doenas da reproduo.

Limitaes Exige pessoal habilitado, para realizar a correta observao do cio, alm de equipamentos especiais. Necessita de um inseminador capacitado, honesto e responsvel. Pode disseminar rapidamente caractersticas indesejveis quando no se conhece o reprodutor utilizado.

Manejo reprodutivo de equinos

You might also like