You are on page 1of 20

Entendendo a presso arterial

O sangue leva para nossas clulas todo o combustvel necessrio para manter a nossa vida: acar (glicose), oxignio, hormnios e alegria.

(Glbulos vermelhos do sangue) (Foto: Dave McCarthy e Annie Cavanagh/BBC)

E retira das clulas o lixo da combusto-cidos, gs carbnico e eventuais tristezas.

Para realizar este trabalho, o sangue precisa circular por todo o organismo.

Assim como todos os rios correm para o mar, o sangue corre sempre para o corao.

O sangue sai com fora do corao, percorre quilmetros de artrias e volta ao corao trazido pelas veias.

Para que o sangue possa circular pelo corpo necessrio que uma bomba (o corao) faa fora (presso) para empurrar este sangue por dentro das artrias.

Ao passar dentro das artrias o sangue encontra uma resistncia (presso), provocada pelo atrito.

Quanto mais estreita a artria, maior a resistncia (presso) a passagem do sangue.

A fora do corao para bombear o sangue chamada de presso mxima, ou sistlica.

A resistncia que a artria oferece passagem do sangue chamada de presso mnima, ou diastlica.

Desta forma, quando o mdico diz que sua presso 12 por 8, ele est informando que a presso (fora) exercida pelo corao para empurrar o sangue pelas artrias igual a 12 milmetro de mercrio (mmHg) e que a presso (resistncia) que suas artrias esto oferecendo passagem do sangue de 8 mmHg.

A presso mxima tem que ser maior que a mnima, para que o sangue possa circular. No existe presso de 8 por 12, nem 6 por 10, porque se a mnima for maior que a mxima, o sangue no circula.

Artria normal

A presso arterial depende da largura (calibre) da artria. Artrias com calibre normal permitem que as presses mximas e mnima sejam tambm normais. Se o calibre da artria se estreitar, aumenta o atrito do sangue e a presso mnima; o corao ter que fazer mais fora para empurrar o sangue dentro da artria, aumentando a presso mxima.

Artria estreitada

Presso normal

Presso aumentada

Artria com calibre normal O sangue passa sem dificuldade Presso arterial normal, tipo 12 x 7.

Artria com calibre reduzido O sangue passa com dificuldade Presso arterial alterada, tipo 18 x 10

A hipertenso arterial ou presso alta tem sua origem no estreitamento do calibre das artrias ( e conseqente aumento de presso), o que obriga o corao a tambm aumentar sua presso para poder empurrar o sangue por dentro destas artrias estreitadas.

No se conhece, at hoje, o motivo pelo qual as artrias ficam mais finas. Enquanto no se descobrir este motivo, no haver cura para a presso alta.

Os remdios para presso alta tm a finalidade de dilatar a artria, fazendo com que ela volte para seu calibre normal. Quem tem presso alta deve tomar seus remdios regularmente. No adianta tomar medicamentos durante um certo tempo e achar que est curado.

NO EST!!!

Quando a pessoa para de tomar os medicamentos a presso volta a ficar alta. Isso acontece porque o remdio no est atuando sobre a causa da hipertenso (no se sabe qual ), mas sim sobre seus efeitos ( o estreitamento da artria)

Quem tem presso alta geralmente , a critrio do mdico, deixar de tomar remdios ( e manter sua presso normal ) se: - Reduzir o peso corporal e mant-lo normal; - Praticar exerccios fsicos regulares; - Nunca fumar; - Evitar alimentos com muito sal e gordura.

PRESSO ALTA

SE VOC NO TEM, CUIDE PARA EVITAR


SE VOC TEM, CUIDE PARA CONTROLAR

A SADE O MAIOR BEM DE TODOS NS.

INSTRUTOR
SD BM F. CSAR

You might also like