You are on page 1of 13

AS INTER-RELAES ENTRE A IDENTIDADE TRIPARTIDA NO CINEMA DE WOLFGANG BECKER:

ADEUS, LNIN! (2003) EM ANLISE

Anderson Lopes Raissa Daguer

INTRODUO
A

narrativa clssica em contexto

Diretor: Wolfgang Becker

Nunca houve uma discusso sobre integrao. Foi, simplesmente, um pas que incorporou o outro com base no seguinte raciocnio: Ns do Ocidente estvamos certos, vocs errados! Por que deveramos discutir algo com vocs? (LAQUE, 2010, p. 608).

OBJETIVOS
Analisar

de que forma ocorrem as inter-relaes entre a identidade tripartida (identidade cultural, identidade scio-histrica e poltica, e a identidade/memria).

Identificar

de que modo os elementos da linguagem cinematogrfica possibilitam tais inter-relaes.

Correlacionar

o conceito de metalinguagem e ostalgie (nostalgia do leste - RDA) no contexto da obra.

CONCEITUAO

Identidade cultural

[...] em Adeus, Lnin! sutil, mas importante, o deslocamento do foco flmico na invocao nostlgica da vida diria na RDA (traduo nossa, COOKE, 2005, p. 130).

Identidade scio-histrica e poltica

[...] As utopias da poltica de esquerda transcendem a diviso geogrfica ocidental-oriental em Adeus, Lnin!, filme de Becker (traduo nossa, COOKE, 2005, p. 193).

Identidade/memria

Todo o esforo reconstrutor da memria uma srie de (imagens significantes), ou seja, de um modo primordial, uma sequncia cinematogrfica. [...] E assim, cada sonho uma sequncia de (imagens significantes) que tem todas as caractersticas das sequncias cinematogrficas: enquadramento dos primeiros planos, dos planos de conjunto, dos pormenores, etc. (ALMEIDA, 2010, p. 118).

CONCEITUAO
Identidade tripartida: interdependncias

Considerando que o nacional

sempre instvel e contingente atravessado por diferenas subnacionais [...] e hibridaes supranacionais [...]. Para Susan Hayward, os cinemas nacionais, assim entendidos, veem-se colocados como artefatos culturais, em relao unvoca com a nao e a identidade nacional como filmes que fala[m] da/pela/como a nao (MASCARELLO, 2008, p. 43).

ANLISE FLMICA: MTODO

Analisar um filme ou um fragmento , antes de mais nada, no sentido cientfico do termo, [...] decomp-lo em seus elementos constitutivos. [...] Parte-se, portanto, do texto flmico para desconstru-lo e obter um conjunto de elementos distintos do prprio filme. Atravs dessa etapa, o analista adquire um certo distanciamento do filme. Essa desconstruo pode naturalmente ser mais ou menos aprofundada, mais ou menos seletiva segundo os desgnios da anlise. (VANOYE; GOLIOT-LT, 1994, p. 15)

ANLISE FLMICA: APLICAO

Linguagem cinematogrfica
Em

menos de um sculo, o cinema passou por profundas transformaes lingusticas, sempre procurando relacionar-se com a realidade que o gerou. Aprendeu desde cedo seu compromisso com a verdade, embora em muitos momentos tenha sido excessivamente reduzido a instrumento de ideologias alheias a essa inteno. As contradies facilmente perceptveis entre as regras industriais e o universo da expresso artstica no conseguiram desvi-lo de sua misso de registrar o homem e sua complexidade (CAPUZZO, 1996, p. 115).

Planos. Enquadramentos. Movimentos e altura da cmera. Montagem.

No

surgiu uma linguagem autenticamente nova at que os cineastas comeassem a cortar o filme em cenas, at o nascimento da montagem, da edio. Foi a, na relao invisvel de uma cena com a outra, que o cinema realmente gerou uma nova linguagem (CARRIRE, 1995, p. 14).

ANLISE FLMICA: APLICAO

Espao-tempo. >Ponto de vista. >Fotografia. >Msica.

hiptese de diretriz de uma interpretao scio-histrica de que um filme sempre fala do presente (ou sempre diz algo do presente, do aqui e do agora de seu contexto de produo). O fato de ser um filme histrico ou de fico cientfica nada muda no caso (VANOYE e GOLIOT-LT, 1994, p. 55).

Como

elemento nascido da modernidade, o cinema espelho das transformaes ocorridas na sociedade na poca (CHARNEY e SCHWARTZ, 2004).

CONSIDERAES FINAIS

As caractersticas da linguagem cinematogrfica analisadas, so fundamentais para que as motivaes, escolhas e direcionamentos oferecidos pelo diretor sejam de fato apropriadas, significadas e ressignificadas por parte da recepo [teoria da espectatorialidade].

A metalinguagem como o processo de musealizao da RDA:

[...] A tendncia em direo musealizao da RDA no filme, no se estende somente cultura material, mas tambm mdia. Com a ajuda de seu amigo Denis, que gostaria de ser diretor de cinema, o protagonista Alex rene gravaes da televiso alem oriental, tais como as gravaes das notcias dirias do programa Aktuelle Kamera ou o programa policial Schwarzer Kanal que so usadas por eles para produzir seus prprios noticirios (traduo nossa, BHN, 2007, p. 146).

METALINGUAGEM

CONSIDERAES FINAIS

A ideia inicial de identidade tripartida confirma-se ao estar intimamente ligada ao conceito de ostalgie representado no filme.

O filme de Wofgang Becker, Adeus, Lnin! (2003), se baseia [...] na ostalgie (ou estalgie), a nostalgia dos antigos e bons dias da RDA. A tendncia em direo musealizao da RDA no filme, no se estende somente cultura material, mas tambm mdia. Com a ajuda de seu amigo Denis, que gostaria de ser diretor de cinema, o protagonista Alex rene gravaes da televiso alem oriental, tais como as gravaes das notcias dirias do programa Aktuelle Kamera ou o programa policial Schwarzer Kanal que so usadas por eles para produzir seus prprios noticirios (traduo nossa, BHN, 2007, p. 146).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, Milton Jos. Cinema arte da memria. Campinas-SP: Autores Associados, 2010, 2 ed. BERGHAHN, Daniela. Hollywood behind the wall: The cinema of East Germany. Manchester, UK: Manchester University Press, 2005. BHN, Andreas. Nostalgia of the media/in the media. In: NTH, Winfried; BISHARA, Nina (ed.). Self-reference in the media. Berlin: Mouton de Gruyter [WdeG], 2007. BURCH, Nel. Prxis do cinema. [Trad. de Marcelle Pithon e Regina Machado]. So Paulo: Perspectiva, 2010. CAPUZZO, Heitor. Cinema A aventura do sonho. S. Paulo: Nacional, 1986. CARRIRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (org.). O Cinema e a Inveno da Vida Moderna. [Trad. de Regina Thompson]. 2. Ed. So Paulo: Cosac & Naify. 2004. COOKE, Paul. From colonization to nostalgia: Representing East Germany since unification. New York, USA: Berg, 2005. MASCARELLOS, Fernando. Reinventando o conceito de cinema nacional. In: BAPTISTA, Mauro; MASCARELLOS, Fernando (orgs.). Cinema mundial contemporneo. Campinas-SP: Papirus, 2008. REIS, Ronaldo Rosas. Os dois mundos de Alexander K.: classe, consumo e cultura em Adeus, Lnin! In: TEIXEIRA, Ins A. C.; LOPES, Jos de S. M. A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autntica, 2006. STAM, Robert. Introduo teoria do cinema. Campinas-SP: Papirus, 2003, 2 ed. VANOYE, Francis; GOLIOT-LT, Anne. Ensaio sobre a anlise flmica. Campinas-SP: Papirus, 1994.

OBRIGADO PELA ATENO!

You might also like