You are on page 1of 27

Climas do mundo

Variaes climticas no encontrados no Brasil

Introduo

A distribuio e diferenciao dos vrios tipos de climas dependem do modo como se distribuem os elementos climticos e os fatores que mais os influenciam, apresentando vrias diferenas regionais.

Conjuntos climticos

Podemos definir genericamente os seguintes conjuntos de climas:

1. Zona Quente: Clima Equatorial; Clima Tropical e Clima Desrtico. 2. Zona Temperada: clima Mediterrneo; Clima temperado Martimo, continental e frio (subpolar).
3. Zona Fria: Clima polar.

Clima desrtico

Localiza-se entre as latitudes 15 e 30 Norte e Sul. Abrange,reas como,os desertos do Saara, da Nambia, do Arizona (Mojave), do Atacama e do Grande Deserto Australiano. Encontramos desertos em latitudes mais elevadas do globo em virtude de fatores locais como: a continentalidade, as barreiras de relevo e as correntes martimas.

Curiosidades

Temperaturas mdias mensais elevadas ao longo do ano. Amplitudes trmicas dirias elevadssimas, podendo ultrapassar os 30 C. Precipitao rara e irregular (menos de 250 mm por ano). No existe estao mida (podem passar anos sem cair uma gota de gua, mas quando chove torrencialmente, com enxurradas que tudo arrastam na sua frente). Nos desertos existe uma grande escassez de gua e umidade, influenciada por: altas presses permanentes, rpida evaporao, forte insolao. Vegetao caracterstica: Formaes xerfitas em reas como os osis (graas a gua subterrnea que fica prxima a superfcie).

Clima de mones

Trata-se de uma variante do clima tropical, em que o total da precipitao pode chegar a valores altssimos. Encontrado no Sul e sudeste da sia. Dividido em mones de vero e mones de inverno.

Curiosidades

As mones definem-se como ventos peridicos que no Vero sopram do mar para a terra (mono martima) e no Inverno sopram da terra para o mar (mono continental). Mecanismo de funcionamento ligado a variao da presso atmosfrica: o vero marcado por chuvas torrenciais e o inverno por estiagem. Vegetao caracterstica: Floresta latifoliada, densa perene chamada de Jungle, semelhante as formaes latifoliadas brasileiras.

Os maiores ndices pluviomtricos do planeta so encontrados nesse clima: chegando a mais de 12.000 mm em Cherrapungi, na ndia.

Clima mediterrneo

O Clima Mediterrneo distribui-se pela bacia do mar Mediterrneo (Sul da Europa e Norte de frica), Califrnia, regio central do Chile, regio do Cabo na frica do Sul e Sudoeste da Austrlia.

O vero quente e seco se deve a atuao de ventos provenientes do deserto do Saara.

Curiosidades

Veres quentes e secos (temperatura mdia do ms mais quente entre os 21 e os 27 C. E temperaturas mximas que podem atingir os 40 C). Invernos so midos e suaves (temperatura mdia do ms mais frio entre 6 e 10 C). Amplitudes trmicas anuais moderadas (entre 6 e 17 C); Precipitao escassa e irregular, concentrando-se essencialmente nos meses de Outono e Inverno, devido maior influncia das baixas presses subpolares nesta altura do ano (o total anual pode variar de 400 a 900 mm). Vegetao caracterstica: Maquis e Garrigue (formao arbustiva).

Clima Polar

Este clima surge nas altas latitudes (70 a 80) a norte dos continentes americano, asitico e junto s regies polares da Europa (Norte da Escandinvia).
Faz-se sentir tambm em grande parte da Groelndia e na Antrtida.

Curiosidades

Invernos muito frios e prolongados. Veres quase inexistentes (as temperaturas do ms mais quente no ultrapassam, em mdia, os 10 C). Temperaturas mdias mensais negativas na maior parte dos meses do ano. Amplitudes trmicas anuais muito acentuadas. Precipitaes muito reduzidas na maior parte do ano, sendo mais abundante nos meses menos frios. Nos restantes meses ocorre sob a forma de neve. Vegetao caracterstica: Tundra (formao vegetal rasteira, apenas com alguns centmetros de altura, constituda por ervas, musgos e lqens).

A questo do clima temperado

O clima temperado apresenta como caractersticas gerais as estaes climticas bem definidas, com veres relativamente quentes , invernos rigorosos. Contudo, existem variaes do clima temperado: ocenico, continental e frio ou subpolar.

Temperado ocenico

Predomina na Europa Ocidental desde o Norte de Portugal at costa setentrional e ocidental da Escandinvia, na faixa costeira do noroeste dos EUA e do sudoeste do Canad, no litoral sul do Chile, no sudeste da Austrlia e na Nova Zelndia.

Curiosidades

Temperaturas mdias mensais amenas, sendo o Vero fresco (temperatura mdia entre os 15 e os 20 C) e o Inverno pouco frio (temperatura mdia superior a 5 C). Amplitude trmica anual pouco acentuada. A amenidade das temperaturas deve-se proximidade do mar. Chove o ano todo, com maior concentrao de chuvas no Outono e no Inverno. vegetao caracterstica: Floresta de Folha Caduca ou Floresta Caduciflia constituda por rvores altas e de grandes folhas.

Temperado continental

Predomina no interior e nas fachadas orientais dos continentes, como no sul do Canad, no leste e no centro dos EUA, no interior da Europa, interior Norte da sia, longe das influncias martimas.

Curiosidades

Invernos longos, secos e muito frios (as temperaturas podem atingir valores inferiores a 15 C), enquanto os Veres so quentes, curtos.
Amplitude trmica anual muito elevada, superior a 20 C, chegando a atingir, em algumas estaes, os 40 C. Precipitaes relativamente escassas com mximos no Vero e mnimos no Inverno, frequentemente sob a forma de neve. Vegetao caracterstica: Pradarias ou Estepes.

Temperado Frio ou subpolar

Localiza-se no interior dos continentes nas reas de prolongamento do clima temperado continental, sensivelmente entre as latitudes 55 e 65 N.
prprio do Norte da Europa, da Sibria, do Alasca e do Norte do Canad.

Curiosidades

Invernos muito frios e longos (durante cerca de seis a oito meses a temperatura desce abaixo dos 0 C). Veres pouco quentes e curtos (temperatura mdia mensal inferior a 18 C). Amplitudes trmicas anuais relativamente elevadas. Precipitaes bastante reduzidas, ocorrendo os seus mximos na poca estival (Vero). No Inverno, ocorre sob a forma de neve. Vegetao caracterstica: Floresta de Conferas ou boreal constituda por rvores de folhas persistentes, resinosas e com forma de agulhas. Na Sibria esta floresta toma a designao de Taiga. As mais comuns so os pinheiros e os abetos.

You might also like