You are on page 1of 9

E.T.B.

V Orientadora: Renata Sobral Segurana do Trabalho C Equipe: Anderson Brayner Antonio Carlos Camila Tobias Giane Medeiros Joelma Lisboa Jos Hernande Maria Claudevnia

todo profissional responsvel pela limpeza urbana (varrio,capinao) e coleta domiciliar.

ESFORO FSICO INTENSO: Carregar manualmente quantidades de pesos demasiadas na remoo de alguns lixos alm de agachamento, corrida, alm de outros. POSTURA INADEQUADA: Durante a realizao de tarefas como varrio, roagem, e manuseio de equipamentos de limpeza e capina. TRABALHO EM TURNOS NOTURNOS: Os trabalhos noturnos requerem maior pr disponibilidade dos trabalhadores, j que a maioria realizou alguma outra atividade durante o dia. Nesse perodo o metabolismo tende a agir de maneira diferente. MONOTOMIA E REPETITIVIDADE: Durante a realizao de atividades com movimentos repetitivos, como a varrio de rua, roagem e capina. OUTRAS SITUAES CAUSADORAS DE STRESS FSICO E PSIQUICO.

Principais Doenas Identificadas nos Garis


13% 75% 6%

6%
Fonte:PUC Gois Gripes Diarrias Dermatites Colunas e Braos

REGIES DO CORPO MAIS ATINGIDAS: Coluna cervical e lombar, Ombros e punhos, Membros superiores e inferiores.

Tendinite, Estresse, Lombalgia, Cimbras, Cansao, Distenes, LER/DORT, Dores musculares, Desgastes fsicos, Hrnias, Varizes, Dores nas pernas, Nevralgias, entre outras.

Adequao

ergonmica do posto e das ferramentas de trabalho (p,carrinho,vassoura) a estatura do gari conforme prev a NR17; Treinamentos quanto a importncia do uso dos EPI`s e de orientaes ergonmicas para os mesmos (posies mais adequadas para realizar esforos fsicos e transporte de peso excessivo); Estabelecer pausas para descanso/repouso; Insero da ginstica laboral diariamente.

o conjunto de prticas de exerccios fsicos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de oferecer melhores condies de trabalho, alm de diminuir o nvel de sedentarismo, tornando os funcionrios mais saudveis, dispostos e preparados para o exerccio do labor dirio. Usualmente baseia-se em tcnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento, executadas diariamente por 10 a 15 min a fim de proporcionar melhor qualidade de vida ao trabalhador.

Desenvolve a conscincia corporal (vcios de posturas); Diminuio do absentesmo; Melhoria da condio de sade geral de todos os funcionrios; Promove o combate e preveno do sedentarismo, estresse, depresso, ansiedade, etc.; Melhoria da flexibilidade, fora, coordenao, ritmo, agilidade e a resistncia, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura; Promove a sensao de disposio e bem estar para a jornada de trabalho; Reduz a sensao de fadiga no final da jornada; Melhoria da auto-estima e da auto-imagem; Melhora da ateno e concentrao as atividades desempenhadas; Melhoria das relaes interpessoais; Reduz os gastos com afastamento e substituio de pessoal; Diminui afastamentos mdicos, acidente e leses; Melhoria da imagem da instituio junto aos empregados e a sociedade;

You might also like