You are on page 1of 10

SNDROME DE

Em 1974, Fraudenberg, em seu artigo seminal de abordagem clnica intitulado Staff Burnout, apresenta a relao explcita entre a atividade laboral e os problemas dela decorrentes, muito embora, como relatado por Benevides, a adoo desse vocbulo j ter sido feita em 1969, por Brandley, ao descrever o que denominou staff-burnout. Maslach e Jackson, em trabalho de 1981, so as responsveis pela difuso que acabou despertando internacionalmente o interesse por essa sndrome laboral.

A sndrome de burnout tem sido caracterizada nos estudos j citados como resposta afetiva a uma contnua e prolongada exposio a fatores estressantes do trabalho que geram exausto emocional, avaliao negativa de si mesmo, depresso e insensibilidade com relao a quase tudo e todos.

SINTOMATOLOGIA

So relatados, ainda, fadiga fsica e cansao cognitivo, resultado de exposio prolongada a stress relacionado com o trabalho em uma relao prxima com pessoas. Est diretamente ligada a fatores estressantes do trabalho, no podendo ser confundida com transtornos mentais tais como depresso e ansiedade.

Avaliando-se as manifestaes clnicas de ambos, encontram-se, nos depressivos, maior submisso letargia e a prevalncia dos sentimentos de culpa e derrota, enquanto, nas pessoas com burnout, so mais marcantes o desapontamento e a tristeza. Os indicativos de burnout tambm no podem ser confundidos com um estado de fadiga passageira que superado aps um perodo de descanso, nem tampouco serem superpostos a estratgias de enfrentamento de delineamentos psicolgicos (fuga e esquiva), pois o trabalhador permanece executando as atividades, apesar de cada vez mais se distanciar dos que esto sob seus cuidados.

Diferentemente do estresse, que se manifesta sem associao especfica com alguma atividade e se relaciona a um esgotamento que interfere na vida pessoal, a sndrome de burnout apresentase como experincia individual e especfica do contexto do trabalho e mantm sempre o carter negativo da experincia para as pessoas que a desenvolvem

PSICOLGICAS:
PROBLEMAS PSICOSSOMTICOS; ATITUDES NEGATIVAS CONSIGO MESMO DEPRESSO SENTIMENTOS DE CULPA ANSIEDADE RAIVA BAIXA TOLERNCIA FRUSTRAO ABUSO DE DROGAS

CONTEXTO ORGANIZACIONAL:
DIMINUIO DO RENDIMENTO; FALTA DE MOTIVAO; ATITUDES NEGATIVAS; INSATISFAO E DESEJO DE ABANDONAR TUDO; ABSENTESMO; DIMINUIO DO COMPROMISSO;

SNDROME DE BURNOUT
Quando a energia acaba
Diagnstico : psicolgico e psiquitrico Tratamento: multidisciplinar, frmacos e psicoterpia para melhorar a auto estima. Reavaliar o espao do seu trabalho.

Muito Obrigada!

You might also like