You are on page 1of 58

um equipamento capaz de receber dados, efetuando com eles informaes programadas, para fornecer resultados lgicos de forma rpida

Um computador formado por duas partes: Hardware e Software.

a parte fsica do computador, isto , peas, fios e chips. o conjunto de equipamentos que compem ou so acoplados ao seu computador.

a parte lgica do computador, determina o comportamento do computador, ou seja, como ele vai funcionar. Dividem- se em:

Bsicos Aplicativos Sistemas Operacionais

Bsicos: so os que esto ligados diretamente ao funcionamento do computador.


Ex: Sistema Operacional.

Aplicativos: programa ou sistema que utiliza recursos do computador para uma determinada tarefa especfica. Ex: Editor de Texto, Planilha Eletrnica, etc.

Sistemas Operacionais: estes softwares so conjunto de programas que do ao computador as instrues necessrias para fazer rodar seus aplicativos. Ex: UNIX; Windows 95,98,...; XP; VISTA; etc.

Os computadores, qualquer que seja o seu tamanho, no funcionam sem um sistema operacional.

Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento.

um circuito integrado que controla todas as operaes e o funcionamento do computador, ou seja, onde so processados os dados, onde tudo acontece no computador.
Alguns confundem com o gabinete, onde est instalada a placa me, a fonte, as unidades de discos etc.

So os equipamentos que permitem a comunicao entre o micro computador e os usurios. Dividem-se em:
Perifrico de Entrada Perifrico de Sada Perifrico de Entrada e Sada

Equipamentos que permitem a entrada da informao da mquina, sem eles no teramos como comunicar com o computador. Ex: Mouse, Teclado, Caneta ptica, Joystick, Scanner, Microfone.

Equipamentos que permitem a sada de informaes processadas pela CPU da mquina. Ex: Monitor; Impressora; Caixa de Som; Phone.

Equipamentos que alm de enviar informaes podem, tambm, armazen-las e exibi-las. Ex: Drive de Cd-RW, Drive de Disquetes, Aparelhos de Fax, Monitor de Vdeo Touch Screen, Pen Drive, etc.

O HD a principal e a maior unidade de armazenamento de informaes do computador. Todos os programas que rodam na mquina esto gravados nele. Eles podem ser Internos ou Externos.

Todas as informaes processadas e armazenadas em um computador so constitudas por caracteres (letras, algarismos, smbolos especiais, etc.). No entanto para esses caracteres possam ser facilmente manipulados, preciso que cada caracter sofre um processo que reduz a uma combinao dos algarismos zeros e uns.

Cada algarismo recebe o nome de BIT e constitui a menor unidade de medida de informao de um computador.

Letra A:

BIT

A letra A formada por 8 bits.

Ao conjunto de 8 bits, chamamos de BYTE.

BYTE
Letra A:
1 byte o conjunto de 8 bits.

Ex: CENTRAL ocupar 7 Bytes. ( s contar o nmero de letras, pois cada letra ocupa 1 Byte.)

a principal placa, pois nela encontram-se as MEMRIAS e a CPU (Unio Central de Processamento) que so os componentes responsveis pelo que acontece internamente no computador.
Ela administra todas as operaes que ocorrem no processamento dos dados. Outros componentes so encontrados nesta placa, sendo os citados acima os mais importantes.

Dispositivos onde so armazenados informaes processadas no computador. Seus principais tipos:

RAM ROM

Memria usada para armazenar as instrues a serem executadas pelo processador, ou os dados a serem processados, por isso tambm conhecida como Memria de Trabalho.

Uma outra caracterstica da memria RAM que se trata de uma Memria Temporria ou Voltil, isto , seus dados so perdidos (apagados) no momento em que a mquina desligada.
Para que seus dados sejam armazenados (salvos)voc deve, SALVAR ou SALVAR COMO...

uma memria somente para leitura, no voltil. Esta memria no perde as informaes ao ser desligado o equipamento.
Essa memria armazena um programa chamado Bios, nela esto contidos os cdigos bsicos de operao do equipamento que ativado ao ligarmos o computador, isto , checa a memria, inicializa o hardware, l e executa o sistema operacional.

Prprio para estabilizar a corrente eltrica que transmitida ao computador, protegendo seu computador contra possveis alteraes na corrente eltrica.
As variaes eltricas podem destruir os circuitos de seu computador.

Permite ao computador ficar ligado por um perodo de tempo aps ter ocorrido uma falta de energia eltrica. Desta forma permite:

Que o usurio possa salvar os trabalhos; protege contra uma parada brusca de funcionamento por falta de energia; proteger contra um retorno de energia com uma carga muito acima do que possa suportar o equipamento e desta forma danific-lo.

o dispositivo, equipamento, hardware. Todo drive a parte fsica que vai ser utilizada nos processos de mdia, gravao, etc. Um drive de CD o leitor de CD, onde voc insere o disco. H tambm drive de DVD, disquetes, gravadores (de CD/DVD), etc.

um programa que "ensina" ao sistema operacional (windows, linux ou outro) como utilizar algum dispositivo. uma espcie de software (programa) que permite ao sistema operacional se comunicar com algum dispositivo de hardware acoplado ao seu computador.

EX: para usar a impressora voc precisa antes instalar o driver (programa) necessrio para que o computador reconhea a impressora e ela funcione corretamente. O mesmo acontece com o som do seu computador, a webcam, etc.

a maior rede de computadores, ela interliga computadores do mundo inteiro que podem compartilhar informaes entre si.
Os computadores esto conectados entre si por meios de cabo, satlite, fibra tica, modem e rdio.

So programas usados para navegar na Internet, ou seja, a interface entre a internet e o usurio. a partir deles que podemos visitar os sites. Exemplo: Mozilla, Chrome, Internet Explore, etc.

Todos os Navegadores possuem funes bsicas como: Botes de avanar e voltar, cancelar o carregamento da pgina, atualizar a pgina, pgina inicial entre outros.

A navegao na internet feita atravs de endereos vlidos digitados na barra de endereos do navegador. Depois de digitar o endereo e pressionar ENTER, deve-se esperar a pgina ser carregada.

Se por algum motivo o endereo for digitado errado, a pgina no abrir e ser mostrada uma mensagem de que a pgina no pode ser carregada, caso contrrio abrir normalmente.

um "atalho", que pode ser uma palavra ou uma frase, geralmente destacado em azul dentro do texto, que voc usa para sair de uma pgina direto ao assunto comentado em outra pgina.

Windows 1.01 (1985)... Windows 95 (1995) Windows 98 (1998) Windows 2000 (2000) Windows XP (2001) Windows Vista (2006) Windows 7 (2009)

a rea de trabalho, ou seja, a primeira pgina que aparece quando voc liga seu computador.

So figuras que aparecem na rea de Trabalho e representam atalhos para programas ou arquivos para acesso rpido. Dando duplo clique no cone iniciamos o recurso associado a ele.
cones

Contm o Boto Iniciar; A barra de inicializao rpida, onde podemos posicionar atalhos para acesso mais rpido aos programas que ali esto; A rea de notificao onde est localizado o relgio, conexo de rede, volume e mais alguns itens que aparecem quando os programas esto em funcionamento.

Aparece quando voc clica no boto iniciar. Ele contem os comandos que do acesso aos recursos do Windows.

Apontar, mover, clicar e copiar


Tecla Esquerda: executar ou selecionar um item apontado. Tecla Direita: obter e exibir as propriedades e caractersticas do item apontado.
Funo Apontar Mover Clique Copiar Explicao Desloca a seta flutuante (Ponteiro do Mouse) at um item na tela. Apontar, Manter o boto esquerdo pressionado enquanto arrasta o Mouse. Apontar, pressionar e soltar o boto esquerdo do Mouse. Apontar, manter a tecla Ctrl pressionada enquanto arrasta o Mouse.

Seleo de uma seqncia de arquivos:

Clique sobre o primeiro arquivo; Mantenha pressionado a tecla Shift; Clique sobre o ltimo arquivo.

Seleo alternada de arquivos:

Clique sobre o primeiro arquivo; Mantenha pressionado a tecla Ctrl; Clique sobre os demais arquivos (um aps o outro, no arraste o mouse).

Encontramos informaes sobre o funcionamento e a aparncia do Windows. Ele permite instalar e remover aplicativos, efetuar ajustes de hora, mouse, teclado, etc.

So aplicativos bsicos que acompanham o Sistema Operacional Windows. WordPad: um editor de texto bsico, bem simples e com poucas opes de formatao.

Bloco de Notas: usado para criar arquivos de texto que no exijam formatao.

Calculadora: Nesta verso encontramos uma calculadora mais completa. Os modelos mais utilizados so o Padro e o Cientfico, porm temos a possibilidade de utilizao de outros modelos.

Paint: um recurso que pode ser usado para desenhar, colorir, ou editar imagens.

grava-lo em uma unidade de armazenamento que pode ser um Pen Drive, CD-R, DVD-R, HD, etc.

Desta forma podemos utiliz-lo posteriormente.


A 1 vez que salvamos um arquivo, SALVAR COMO, devemos atribuir um nome e um local onde ele deva ficar.

Depois que os arquivos possuem um nome, s utilizar o comando SALVAR para salvar as alteraes feitas.

Pastas so locais onde podemos guardar todos os tipos de informaes. Como por exemplo: nossas fotos, textos, planilhas, msicas, etc.

Basta seguir os seguintes passos: Clique com o boto direito do mouse na rea de trabalho e aparecer a seguinte caixa de dilogo:

um editor de texto. Ele permite a criao, edio e manipulao de diversos tipos de textos, permite tambm o uso de figuras (clip-Arts), criao de tabelas, correo autogrfica, textos em colunas, etc.

Barra de Ttulo Rgua Barra de Menu

Barra de Ferramentas Padro

Barra de Ferramentas Formatao

Barra de Rolagem

Barra de Status

Barra de Ttulo: apresenta o nome do programa e o nome do documento. Barra de Menu: apresenta o conjunto de comandos do programa. Barra de Ferramenta Padro: apresenta cones dos comandos principais.

Barra de Ferramentas Formatao: apresenta os comandos de aparncia e formato dos caracteres e pargrafos.

rea de Trabalho: local onde o texto digitado. Barras de Rolagem: permitem rolar para cima, para baixo, para esquerda, para direita. Barra de Status: indica a pgina e a seo atuais, o total de pgina do documento, a posio do cursor atravs das coordenadas linha/coluna. Rgua: permite criar margem de pargrafo para o texto, alterar as margens da pgina, etc.

Para exibir ou ocultar uma Barra de Ferramenta clique no menu Exibir e selecione Barra de Ferramentas, em seguida marque as barras que voc deseja exibir e desmarque as que voc deseja ocultar.

O programa Microsoft Excel um editor de planilhas eletrnicas. Sua principal funo a criao e a manipulao de planilhas de clculos, planejamentos, desenvolvimento de grficos, oramentos, controle de gastos pessoais, empresariais, controle de caixa e outros. Devido a sua importncia uma das melhores ferramentas existentes no mercado para tais finalidades.

Sinais Funo + Soma

* / % = > < >= <= <>

Subtrao
Multiplicao Diviso Porcentagem Igual Maior que Menor que Maior ou igual a Menor ou igual a Diferente

Toda frmula que voc for criar, ela dever comear sempre com o sinal de igualdade, caso contrrio a frmula no funcionar. Ao final da frmula voc deve pressionar a tecla ENTER.

: (dois pontos) Informa o intervalo seqencial, incluindo os extremos. Ex: A1:A8, corresponde o intervalo da Coluna A, Linha 1 at a Linha 8 da mesma coluna. ; (ponto e vrgula) Informa dois intervalo especficos. Ex: A1;A8, compreende somente o contedo das clulas A1 e A8.

Soma:

=SOMA(A1:A8) ou =SOMA(A1;A8)

Mdia: =MDIA(A1:A8) ou =MDIA(A1;A8) Multiplicao: =MULT(A1:A8) ou =MULT(A1;A8)

Frmula da condio SE:


A B Mdia 6,5 C Situao =SE(B2>=7;Aprovado; Reprovado) Aluno Alice

1 2

You might also like