You are on page 1of 28

Sistema Nervoso

De acordo com a funo: Sistema nervosos somtico: Movimentos voluntrios, Sistema nervoso autnomo: Ao independente da vontade do indivduo. De acordo com a anatomia: Sistema nervoso perifrico (SNP): responsveis pela captao de estmulos nervosos para encaminh-los ao SNC. Sistema nervoso Central (SNC): Responsvel pela interpretao dos estmulos e elaborao de respostas a estes estmulos.

Sistema Nervoso Central: Encfalo e medula espinhal. O encfalo compreende: Crebro : motricidade, fala, sentimentos, audio, viso, memria, controle da temperatura corporal, interpretao de estmulos. Cerebelo: equilbrio e coordenao motora. Tronco cerebral: Por onde passam estmulos nervosos da medula para crebro e do crebro para a medula. Responsvel pelos estmulos respiratrios e cardacos

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso
Crnio: Proteo do encfalo Coluna vertebral: Proteo da medula espinhal

Sistema Nervoso
Meninges: proteo do SNC e circulao do LCR (aracnide e pia mater)

Neurocirurgia
Aumento de traumatismos cranioenceflicos(TCE) e Raquimedulares(TRM) Os avanos tecnolgicos permitiram os tecidos neurolgicos sejam separados sem trauma. O uso de armaes e equipamentos possibilitam a localizao de um alvo puntiforme especfico no crebro; Os vasos s estruturas podem ser coagulados sem provocar leses para as prprias estruturas.

Aro estereotaxico

Exames complementares usados na neurologia


TC (tamanho da leso/ edema/deslocamento) IRM (examina a leso em planos diferentes) Angiografia Cerebral (suprimento sanguneo/ leses vasculares) Doppler transcraniano (fluxo sanguneo)

Craniotomia
Indicaes: Remoo de tumores; Alvio da PIC; Retirada de cogulos; Controle de hemorragias.

Craniotomia
Acesso as estruturas cranianas Supratentorial Infratentorial Transfenoidal Orifcios trpano Explorao/ Diagnstico; Determinar presena de edema ou leso cerebral; Drenagem de hematomas ou abscessos; Retalho sseo

Acessos intracranianos

Cuidados de Enfermagem na cirurgia intracraniana


Avaliao
Avaliao do nvel de conscincia e responsividade aos estmulos Identificao de quaisquer dficits neurolgicos(paralisia, disfuno visual, alteraes na personalidade e na fala) Distrbios vesicais e intestinais; A funo motora dos membros testada pela fora de preenso manual ou pela impulso com os ps. A compreenso que o paciente e a famlia tm do procedimento cirrgico previsto e suas possveis seqelas avaliada, juntamente com suas reaes cirurgia iminente. Avalia-se a disponibilidade de sistemas de suporte para o paciente e para a famlia.

Cuidados de Enfermagem no pr operatrio


Preparao dos estados fsico e emocional do paciente. O estado fsico do paciente avaliado para os dficits neurolgicos e seus impactos potenciais depois da cirurgia. Quando os braos ou as pernas esto paralisados, os apoios de trocanter so aplicados aos membros e os ps so posicionados contra uma prancha de p.

Cuidados de Enfermagem no pr operatrio


Um paciente est afsico, os materiais para escrever ou os cartes com figuras e palavras, indicando a comadre, copo para gua, cobertor e outros itens freqentemente utilizados, podem ser fornecidos para ajudar a melhorar a comunicao. O preparo emocional do paciente inclui fornecer informaes sobre o que esperar depois da cirurgia.

Cuidados de Enfermagem no pr operatrio


Administrao de anticonvulsivantes (fenitona); Administrao de esterides (dexametasona) Restrio hdrica; Um agente hiperosmtico (Manitol) e um diurtico podem ser administrados imediatamente antes e por vezes, no decorrer da cirurgia, caso o paciente tenda a reter lquidos; Cateterismo vesical de demora; Antibioticoterapia Agentes pr anestsicos; Tricotomia .

Posicionamento do paciente

Posicionamento lateral Oposto ao lado da cirurgia ou semi ventral; Monitorao de sinais vitais; Regular a temperatura Melhorar a troca gasosa, aspirao orotraqueal cuidadosa; Observao cuidadosa do curativo cirrgico; Compressa gelada em regio periorbital; Estimular a auto imagem.

Cuidados de Enfermagem no ps operatrio

Cuidados de Enfermagem no ps operatrio


Monitorizao da presso arterial e da presso venosa central. O paciente pode estar intubado e pode receber oxigenoterapia suplementar. Reduzir o edema cerebral. Aliviar a dor e prevenindo as convulses, Monitorar a atividade convulsiva;

Monitorar a PIC aumentada, o sangramento e o choque hipovolmico; Prevenir as infeces; Posicionamento semi fowler (300 ) quando retomada a conscincia; Avaliao neurolgica constante; Balano Hdrico; Iniciar a dieta somente quando autorizado pelo neurocirurgio.

Cirurgia Transfenoidal

Cirurgia Transesfenoidal
INDICAO: Tumores Adenomas da hipfise LOCALIZAO: Acesso sela trcica pelo lbio superior e cavidade nasal VANTAGENS: Mnimo risco de trauma e hemorragias

Avaliao pr operatria
Exames endcrinos Avaliao rinolgica Cultura de secrees nasofarngeas Ensino de respirao profunda Evitar tosse e espirro vigoroso no P.O.

Manter tampo nasal por 24h Realizar higiene na regio ao redor do tampo nasal Avaliao da acuidade visual regular Realizar cuidado oral 4/4h ou quando necessrio No escorar os dentes at que a inciso cicatrize Posicionamento e precaues com a PIC Monitorizao hidroeletroltica

Avaliao ps operatria

Complicaes
Diabetes Insipidus Extravasamento de LCR SIADH

Laminectomia
Tratamento cirrgico de retirada de herniaes dos discos cervicais ou lombares para alvio de compresso. Realizado quando o paciente apresenta distrbios neurolgicos( fraqueza, perda da sensibilidade e mobilidade das pernas, atrofia muscular, perda do controle do esfncter,

Laminectomia
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PR OPERATRIO Colher dados sobre parestesia, dor e espasmos musculares, avaliar funo renal e intestinal para comparaes no perodo ps operatrio Ensinar o paciente a mover-se em bloco, sem dobrar as pernas. Encorajar a o paciente a realizar exerccios de tosse, respirao profunda e para aumentar o tnus muscular.

Laminectomia
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PS OPERATRIO Comparar a fora muscular e sensibilidade, assim com a temperatura e a colorao dos membros inferiores em relao ao pr operatrio; Observar reteno urinria; Apoiar a cabea com travesseiros e elevar discretamente os MMII, relaxando os msculos das costas; Mudana de decbito em bloco;

Laminectomia
Orientar o paciente a evitar atividades que exijam flexo da coluna (dirigir); Para sair do leito o paciente deve ficar em decbito lateral, apoiar-se no prprio brao. A equipe de enfermagem deve auxiliar abaixando as pernas do paciente para fora do leito. Utilizando os msculos das coxas para sair do leito.

You might also like