You are on page 1of 59

FTBC. Segundo Semestre/2012. HOMILTICA Passos para preparao de um sermo. I. Pano de Fundo do Livro (passo 1). 1. A Autoria do Livro.

2. O(s) Destinatrio(s). 3. O Propsito e Contedo do Livro.

4. A Data e o lugar da composio do Livro.


5. O Tema do Livro. 6. O Estilo Literrio.

II. A Escolha do Pargrafo da Pregao (passo 2). 1. Sendo possudo pela mensagem. O pregador no apenas possui uma mensagem, mas possudo pela mensagem (Roy A. Anderson). 2. O momento dos autores bblicos: rodeados de problemas, sofrendo presses psicolgicas e espirituais ou enfrentando objees e dificuldades. 3. A escolha da melhor linguagem... 4. O texto bblico foi construdo com toda essa riqueza de influencias. 5. Desafio do pregador hoje: recuperar o sentido e o sentimento do texto. Pesquisa. 6. Dois passos bsicos no processo do texto bblico: a. Pesquisa do passado: recuperar a informao do texto. b. Traduo para a linguagem presente: recupera o sentido do texto. 7. Como escolher um texto. Alguns critrios: a. A escolha do texto que encha seu corao. Entusiasmar-se com ele. b. Procure um texto que atinja uma necessidade da igreja. c. Prefira textos de sentidos claros e relevantes.

d. Prefira textos que apelem imaginao. e. Concentre-se no texto. f. Explore a variedade dos textos bblicos. . Ela enriquece. . Inclua: Salmos, epistolas, profecias, narrativas, biografias.

A HOMILTICA E SUA IMPORTANCIA NA HISTRIA DO CRISTIANISMO I. A Sua Origem.

1. A Origem da Palavra como veculo de comunicao. a. Expressa por sinais corporais (gestos). Sonoros (fala). Grficos (escrita). Luminosos (luzes) e outros. b. Possui dois elementos bsicos: (1) Material (som). Recebe o nome de vocbulo. (2) Imaterial (ideias) recebe o nome de termo. c. O convvio social obrigou o homem a pr nomes nas coisas. Organizar as suas ideias e a desenvolver o complicado mecanismo da comunicao oral. d. A inveno da escrita: Pictogramas (desenhos de coisas, ou figuras simblicas). Ideogramas (sinais representativos de ideias). Hierglifos (desenhos representativos de sons vocais). Letras (sinais representativos de sons vocais). 2. A Origem da conversa. a. Ela um dilogo entre duas ou mais pessoas. Trocar ideias com outrem. b. Os gregos davam conversa o nome de homilia de onde veio a palavra homiltica. Os romanos a chamavam de sermonis (sermo). Homilia e sermonis so sinonimos que significam apenas conversar.

3. Origem do Discurso. a. A conversa um dilogo onde se tem uma participao direta e real. b. Discurso um dilogo ele tem uma participao direta, mas de forma imaginria. A pessoa que fala imagina que est trocando ideias com o seus ouvintes. c. Quando apareceu o discurso? No se sabe. Por ter a necessidade de alterar a voz para se comunicar com um grupo de pessoas que se imagina que ai apareceu o discurso.

4. A Origem da Retrica. a. Com os gregos quando da inveno da democracia: Dmos (povo) + Krtos (poder). Sistema poltico cujo poder emana do povo. Nome primitivo: demagogia Dmos (povo) + gou (conduzir). Condutor ou guia do povo. b. A democracia grega influenciava a politica e a educao. Preparao dos cidados para a vida pblica a fim de que tivessem maior participao nos destinos da sociedade. FALAR EM PBLICO Retrica. c. Retrica Rtos palavra falada. No nosso idioma a palavra retor veio a ter o significado pomposo de mestre de oratria. d. Crax um sofista, ensinou que um discurso deveria ter a seguinte disposio: Promio (introduo). Narrao. Argumento. Observaes adicionais. Perorao (concluso).

5. A Origem da Oratria. a. Romanos oratria de oris boca. b. Quintiliano sua Instituio Oratria.

6. A Origem da Homiltica. a. Processo de desenvolvimento do Cristianismo como a primeira religio universal. Nacionais, tribais ou familiares. b. Antiguidade: Tudo era feito em famlia. Os cultos eram rituais. c. A tarefa do Cristianismo: criar a retrica sacra ou a oratria sacra que no sculo 17 veio a se chamar homiltica. d. Nasce quando os pregadores cristos comearam a estruturar suas mensagens, seguindo as tcnicas da retrica grega e da oratria romana. e. Na Idade Mdia ela era a arte de fazer sermes considerava-se sermo qualquer discurso, feito no plpito da Igreja. f. Na reforma que ela passa a ser a arte de pregar o Evangelho. A Bblia o centro da pregao. g. Ela vem auxiliar o pregador a descobrir as vrias alternativas do uso de um texto. Pe o contedo do sermo em ordem. a arte de ordenar as ideias do pregador para que elas sejam entendidas pelos ouvintes.

III. O Esboo Analtico (passo 3).


1. Ele o pargrafo da pregao. 2. Serve para dar ao pregador a sensibilidade da estrutura literria do pargrafo. a. A unidade do sermo. b. O manter a ateno dos ouvintes. c. A ordem lgica. 3. Os elementos essenciais do esboo analtico: a. Uma sequencia do pargrafo disposio exata dos versculos. b. Um trao visual das principais ideias do pargrafo. c. Um esboo do contedo do pargrafo. d. Obs. Ele no o esboo homiltico final do sermo. 4. Exemplo de um esboo analtico: Atos 2.14-41.

I.

O Apostolo Explica O Milagre da Profecia que se cumpriu (v.14-22). 1. Pedro, falando pelos onze, dirige-se formalmente multido (v.14). 2. Pedro promete uma explicao do milagre (v.15). 3. Pedro cita a profecia de Joel (v.16-21). 4. O milagre destina-se a levar as pessoas salvao (v.21).

II. A Apresentao de Jesus como o Milagre de Deus (v.22-28). 1. Jesus realizou milagres (v.22). 2. Deus estava agindo em Jesus na realizao dos milagres (v.22). 3. Deus planejou com antecedncia a vida de Jesus sobre a terra (v.23). 4. Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos (v.24). 5. Davi profetizou estas coisas (v.25-28). III. Jesus o Messias Profetizado (v.29-35). 1. A morte de Davi um fato histrico (v.29). 2. Davi profetizou que seu descendente seria o Messias (v.30). 3. Davi profetizou a ressurreio do Messias (v.31). 4. A aplicao de Lucas: Deus ressuscitou a este Jesus (v.32). 5. Este Jesus foi exaltado destra de Deus (v.33). 6. Este Jesus recebeu a promessa do ES (v.33). 7. Davi no era o Messias, mas profetizou acerca de Jesus, o Messias (v.34,35).

IV. Exorta-se a que se aceite Jesus como Senhor/Messias (v.36-41).


1. 2. 3. 4. A clara concluso de que Jesus Senhor (v.36). A evidencia do Esprito que convence as pessoas (v.37). Pedro esboa os passos para a salvao (v.38,39). As muitas pessoas que ouviram e responderam (v.40,41).

IV. A Exegese do Pargrafo (passo 4).


1. Algumas definies. a. Ela uma parte muito espiritual no preparo das exposies bblicas. b. a pesquisa diligente em atitude de orao. c. a arte de expor uma ideia. e. o estudo critico da Bblia conforme princpios hermenuticos, com o proposito imediato de interpretar o texto. f. A arte de interpretar e comunicar a Palavra escrita. 2. Alguns princpios importante para se fazer uma boa exegese. a. Ter um bom domnio do seu idioma. b. Ter uma folha de pesquisa... Dois modelos. 3. Objetivo da exegese. a. Fornecer detalhes das unidades bsicas do pargrafo. b. Dar sentido as palavras. c. Traduzir com fidelidade.

4. O esboo exegtico. a. Determina os limites naturais. Observa o contexto. b. As afirmaes principais oraes principais. c. Seleciona as oraes principais que marcam uma mudana de pensamento. Ex. Cl 1.15-20. 5. Estudo indutivo. a. Principio geral o ensino que cerca todo o pargrafo. b. Srie de argumentos. c. Os trs elementos do estudo indutivo: (1) A observao que vejo no texto. (2) A Interpretao o que significa o que vi - hermenutica. (3) A aplicao como funciona na prtica. d. Perguntas importantes: Quem? O qu? Por qu? Quando? Onde? O que isso significa para mim? d. Obs. Aplicao a sequencia natural da observao e interpretao. A observao e interpretao (exegese) sem aplicao terminam como um exerccio acadmico, destinadas superficialidade, podendo at conduzir ao erro. Atravs de sua Palavra, Deus quer transformar motivos e condutas.

6. Aprendendo a fazer uma exegese. a. Ter conhecimento: Lnguas originais. Situaes histricas judaica, semtica e helenistas. b. A chave para uma boa exegese: Aprender a ler cuidadosamente o texto e fazer as perguntas certas ao texto. c. Duas perguntas bsicas: Ao contexto e ao contedo. e. Contexto: . Histrico poca, cultura, fatores geogrficos, topogrficos e polticos. Ferramentas: Bom dicionrio bblico. Bibliografias. Questes importantes no contexto histrico: ocasio e o propsito. . Literrio significado das palavras dentro das frases. Pergunta importante: Qual a razo disto? Descobrir a linha de pensamento do autor. O alvo da exegese descobrir o que o autor original pretendia. d. Contedo. Significado das palavras, com o relacionamentos gramaticais nas frases. Ex. Se antes conhecemos a Cristo

segundo a carne, j agora no o conhecemos deste modo

(2 Co 5.16). Ferramentas que vou necessitar: Dicionrio bblico. Manual bblico. Uma Bblia de boa traduo. Bons comentrios.

V. A proposio (passo 5). 1. Definio: uma declarao simples do assunto que o pregador se prope apresentar. uma afirmao da principal lio espiritual ou da verdade eterna do sermo. 2. Algumas alegorias sobre a proposio: Ela o corao do sermo. Ela o eixo principal do sermo. Ela a bssola que indica a verdadeira direo do sermo. Ela o alicerce da estrutura do sermo. 3. Os componentes de uma proposio: a. Afirmao Teolgica (AT). Ela declara brevemente a verdade central em forma de principio. Ex. Deus amor. b. Sentena de Transio (ST). Ela a ponte para os argumentos. c. Palavra chave (PC). Um substantivo no plural. o corao do corao do sermo expositivo. 4. A importncia da proposio. a. Ela o fundamento de toda estrutura do sermo. b. Ela indica claramente o rumo que o sermo deve tomar.

5. O Desenvolvimento da Proposio. a. Um estudo completo da passagem um exame cuidadoso do texto. b. Apresentao da ideia exegtica. Consiste de duas partes: O sujeito e o predicado. Sujeito aquilo que o pregador vai falar. Predicado, o que ele vai falar acerca do sujeito. Qual o sujeito desta passagem bblica? De que se est falando aqui? c. Ex. Mt 4.1-11. . AT Satans ir tentar com astucia a pessoa piedosa, para atingir seu objetivo. . ST Temos aqui... . PC trs tipos de tentao destinados a nos derrubar. . Nesta passagem Satans o sujeito que tenta a Jesus que o predicado. d. A descoberta da verdade principal. o que se responde sobre: Que diz o texto em relao a mim? Que verdade vital e eterna a passagem pretende ensinar? e. Ex. Mc 16.1-4 A idia exegtica: As mulheres, a caminho do

tumulo a fim de ungir o corpo de Jesus, preocupavam-se com um problema grande demais, para elas, porm j resolvido antes de elas terem de enfrent-los. Seguinte tese ou principio: Os Filhos do
Senhor s Vezes Enfrentam Problemas Grandes Demais Para Eles.

6. Alguns Princpios para Formao da Proposio.

a. Uma sentena completa. Deve promover a unidade estrutural do sermo. . As Escrituras nos ensinam a levar vidas santas e a sermos servos fieis de Cristo. . A segunda vinda de Cristo a esperana dos crentes que sofrem. b. Uma sentena declarativa. Ela deve ser uma afirmativa explicita e positiva no negativa. . A vida crist uma vida de constante dependncia. c. Uma verdade eterna formulada no presente. . A necessidade do povo de Deus em tempos de tribulao. . O povo de Deus sempre pode ir a ele em tempos de tribulao. d. Formulada com simplicidade e clareza. . O trabalho traz recompensa... . Um cristo radiante uma testemunha eficaz de Cristo. e. Afirmao de uma verdade vital. A proposio deve se expressar em termos que tenham importncia para a vida dos indivduos. Tomar cuidado com as trivialidades. f. Ela deve ser especifica. . Geral: H grande valor na orao. Especifico: O crente que ora exerce poderosa influencia. . Geral: Devemos estudar a Palavra de Deus. Especifico: O estudo da Palavra Deus produz grandes benefcios.

g. Ela deve ser apresentada concisamente sem perder a clareza. Uma mais breve possvel. Uma boa regra: Limitar a proposio a no mximo de dezessete palavras. . Ex. Fp 1.12-21. Tema: Uma Vida Triunfante. Prop:. Os crentes podem ser gloriosamente triunfantes em Cristo. ST. Temos neste textos... PC trs maneiras de o crente ser gloriosamente triunfantes em Cristo. 1. Em meio adversidades, como Paulo (v.12-14). 2. Em meio oposio, como Paulo (v.15-19). 3. Em face da morte, como Paulo (v.20-21). 7. Concluso. a. Uma proposio bem redigida ser uma ferramenta didtica. Ela far uma ponte para os ouvintes em direo primeira diviso principal do sermo. b. ilustrao: . Introduo (jogando o anzol). . Texto Bblico (lido com dinamismo). . Proposio (lida com clareza). . Primeira diviso principal (provada com lgica). . Proposio (repetida).

AS DIVISES MAIORES E MENORES DO SERMO (passo 6). I. Palavras Introdutrias.

1. A proposio o corao do sermo. 2. A estrutura e o contedo do sermo so nutridos pela palavra chave. 3. As divises principais (maiores) recebem vida da palavra chave. 4. As divises principais so expresses literrias da verdade vida de Deus. 5. A palavra chave crucial para uma formulao adequada das divises principais. 6. importante que as divises principais sejam redigidas com frases ou declaraes curtas e de fcil memorizao. 7. A proposio e a palavra chave so teis na formulao das divises principais. 8. Definio das divises: Divises so as sees principais de um

sermo ordenado

(Como Preparar Mensagens Bblica James Braga. Pg. 122)

II. O Valor das Divises Para o Pregador.

1. Elas promovem a clareza de ideias.


a. O pregador estrutura o seu pensamento de forma precisa. b. Cada ponto fica perfeitamente claro ao ouvinte. c. Torna-se clara tambm na mente do pregador.

2. Elas promovem a unidade de pensamento. a. Cada diviso se relaciona com a ideia central do sermo (proposio).
3. Elas ajudam o pregador a descobrir o tratamento correto de um assunto. a. Organizao do material pesquisado pregador ver o assunto como um todo. b. Ele indica a ordem em que devem ser apresentado e conduz progresso de pensamento. 4. Elas ajudam o pregador a lembrar-se dos pontos principais do sermo. a. O ajuda a manter o seu contato ocular com a congregao. b. Por estar esboada com clareza, ele consegue lembrar-se das divises...

III. O Valor das Divises para a Congregao.

1. Elas esclarecem os pontos do sermo a. A medida que o pregador passa de um ponto para o outro, o ouvinte consegue identificar a relao das partes entre si e discernir a progresso da mensagem.
2. Elas ajudam a recordar os aspectos principais do sermo. a. Ajuda na memorizao e recordao do que foi pregado. IV. Princpios para a Preparao das Divises Principais. 1. Elas devem originar-se da proposio. a. Cada diviso principal deve derivar-se da tese e servir de explicao do conceito nela contido. b. Ex. Mt 4.1-11: Tese: Pode-se resistir vitoriosamente tentao. Or Int. Como? Or. Trans.: e a palavra chave: semelhana de Cristo, devemos certas condies...

2. Elas devem ser totalmente distintas umas das outras. a. As divises no devem sobrepor-se. b. Ex: 1). Temos que conhecer a Palavra de Deus (Est escrito). 2). Temos que crer na Palavra de Deus (Est escrito). 3). Temos que obedecer Palavra de Deus (Est escrito). 3. Elas devem ser dispostas em forma de progresso. a. Que indique progresso de pensamento. b. Ex.: Tema: A Vida Abundante (Rm 15.13). Tese: A vida Abundante em Cristo est disponvel a todo Crente. Or. Int. Que revela o texto sobre essa vida abundante? Or. Trans.: Revela vrios aspectos dessa vida abundante. 1). De onde ela vem: E o Deus da esperana vos encha. 2). Em que consiste: Vos encha de todo o gozo e paz. 3). Como podemos possu-la: No vosso crer. 4). Por que devemos possu-la: Para que sejais ricos de esperana. 5). Como podemos vive-la: No poder do Esprito Santo.

4. Elas devem esgotar ou defender apropriadamente a proposta da proposio. a. Se a proposio requer prova as divises devem dar as razes adequadas em sua defesa. b. Ex.: Tema: A Misso Mundial da Igreja. Tese: As bases principais para misses mundiais impem uma obrigao Solene sobre a Igreja. Or. Int. Quais so as bases bblicas principais para misses mundiais? Or. Trans.: H trs bases bblicas principais para misses mundiais... 1). Todo os homens precisam de um Salvador (Rm 5.12). 2). Deus proveu salvao para todos os homens (Jo 3.16). 3). Deus nos mandou pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16.15). 5. Cada diviso deve conter apenas uma ideia bsica. a. O pregador deve limitar cada diviso principal a uma nica ideia. 6. Elas devem expressar uma ideia completa. a. Deve ser formulada de tal modo que seu significado seja inteligvel. b. Ex.: Tema: Os Fundamentos da Liderana Espiritual Josu 1.1-9. Tese: O lder espiritual deve possuir as qualificaes apropriadas. Or. Int. Quais so essas qualificaes? Or. Trans.: Nosso texto nos revela alguns dos elementos essenciais...

1). Confiana (v.1-2). 2). Apropriao (v.3-4). 3). Dependncia (v.5-6,9). 4). Obedincia (v.7-8). 1). 2). 3). 4). Confiana no poder de Deus (v.1-2). Apropriao das promessas de Deus (v.3-4). Dependncia da presena de Deus (v.5,6,9). Obedincia Palavra de Deus (v.7-8).

7. O numero de divises devem ser o menor possvel. a. No mximo quatro divises.

8. As divises principais devem possuir estrutura paralelas. a. Estrutura paralela a disposio de um esboo em forma simtrica. b. Se a primeira diviso apresentada em forma de uma frase, as demais divises tambm devem consistir em frases. Se for uma pergunta... c. devem tambm haver uma uniformidade: Ex.: Se a primeira diviso comear com certa categoria gramatical, em regra geral, as demais devem seguir de igual modo. Substantivos, correlacionado com substantivos. Preposies com preposies e os verbos com verbos.

IV. Princpios para a Preparao das Subdivises. 1. Elas derivam das divises principais. a. Ela tem como funo primria desenvolver o pensamento contido na diviso principal. b. Em certo sentido a diviso principal um tema e cada subdiviso uma diviso dele. Todas subdivises tratam da ideia contida no ponto principal. c. Ex.: Tema: O Salmo do Contentamento (Sl 23). Tese: Contentamento a prerrogativa feliz de todo filho de Deus. Or. Int. Sobre o que se baseia este contentamento? Or. Trans.: O filho de Deus aprende com este salmo, que como ovelha do Senhor, seu contentamento se baseia em trs fatos relacionados com as ovelhas. I. O Pastor das Ovelhas (v.1). 1. Um Pastor divino (v.1). 2. Um Pastor pessoal (v.1). II. A Proviso das ovelhas (v.2-5). 1. Descanso (v.2). 2. Direo (v.3). 3. Conforto (v.4). 4. Fartura (v.5). III. O futuro das ovelhas (v.5-6). 1. Um brilhante futuro para esta vida (v.6). 2. Um bendito futuro para o alm (v.6).

2. As subdivises devem possuir estrutura paralela.

a. Elas devem seguir o padro determinado pela subdiviso inicial.


b. Ex.: Tema: Problemas Grandes Demais Para Ns (Mc 16.1-4). Tese: O povo de Deus s Vezes Enfrenta Problemas Grandes Demais. Or. Int. O que ensinam estes versculos a respeito de tais problemas... Or. Trans.: Do texto podemos tirar duas lies. I. Problemas Intransponveis podem tocar ou confrontar at mesmo as Pessoas mais devotas ao Senhor (v.1-3). 1. Em suas tentativas de realizar um servio de amor. 2. Em suas tentativas de realizar um servio sacrificial. 3. Em suas tentativas de realizar um servio nico. II. Problemas Intransponveis s vezes so facilmente resolvidos (v.4). 1. Numa poca em que o povo do Senhor pode no prever. 2. De maneiras que talvez as pessoas no esperam.

3. O Numero de subdivises deve ser limitado. a. De trs a quatro subdivises. b. Em geral desnecessrio dividir as subdivises, mas alguns assuntos requer uma anlise mais minuciosa. c. Ex.: Tema: Em Que Direo Ests Indo? (Sl 1). Tese: Os Homens tm apenas duas alternativas na escolha do caminho a seguir. Or. Int. Quais so essa alternativas? Or. Trans.: O Salmo 1 as descreve como os dois caminhos da vida. I. O Caminho dos Santos (v.1-3). 1. marcado pela separao do mal (v.1). 2. marcado pela devoo Palavra de Deus (v.2). 3. marcado pela bno de Deus (v.3). a. Estabilidade. b. Frutificao c. Vitalidade. e. xito. II. O Caminho dos mpios (v.4-6). 1. Ope-se em carter ao dos justos (v.4). 2. Termina de maneira oposta ao dos justos (v.5-6).

4. Elas no precisam seguir a mesma ordem do texto.

a. Num sermo expositivo melhor acompanhar a ordem do texto. b. Haver ocasies que por causa da progresso lgica, ser prefervel usar uma ordem diferente daquela da passagem bblica. c. Ex.: Tema Po do Cu (x 16.4-36). Or. Trans.: H pelo menos, trs aspectos em que o Man represent o alimento espiritual, do qual deve alimentar-se o povo de Deus.
I. Em sua proviso (v.4,15). 1. Do Senhor (v.4). 2. Para o povo de Deus (v.4,15). II. Na Maneira como deveria ser escolhido (v.4-21). 1. De acordo com a necessidade de cada pessoa (v.16-18). 2. Bem cedo, de manh (v,4,21). III. Em seu proposito (v.4,19-36). 1. Sustentar o povo de Deus atravs de sua peregrinao (v.32-35). 2. Provar a obedincia do povo de Deus (v.4,19-20, 23-29).

AS ILUSTRAES E AS PASSAGENS PARALELAS (Passo 7). I. Ilustraes. A. Introduo. 1. Antigo Proverbio: Eloquncia converter ouvidos em olhos. 2. A ilustrao para o sermo o que a janela para a casa. Elas projetam luz. 3. Ilustrar tornar claro mediante um exemplo ou exemplos. 4. Variedade de formas: Parbola. Analogia. Alegoria. Histria. Relato de uma experincia pessoal. 5. Erros que devem ser evitados no uso das ilustraes. 5.1. Usar ilustraes que no se encaixam com a proposio. 5.2. Usar muitas ilustraes. 5.3. Usar ilustraes inacreditveis, fantasiosas ou fantsticas.

6. As melhores fontes de ilustraes. 6.1. 6.2. 6.3. 6.4. 6.5. A Bblia. A pesquisa de estudo. Devocionrios. Jornais, revistas e livros. Televiso e os telejornais.

7. Estar atento ao contexto social da igreja. 8. Dica para o uso de ilustraes de forma coerente.

8.1. Pegar um papel e copiar no alto da folha a proposio. 8.2. Debaixo dela copiar as divises principais, deixando uma espao entre cada uma delas. 8.3. Copiar no espao de cada diviso de forma resumida o conceito teolgico que for mais abstrato e fazer a seguinte pergunta: Qual experincia humana, objeto fsico ou parte da natureza esclarece melhor este conceito?

B. O Valor das Ilustraes. 1. Ela no a parte mais importante do sermo, mas a explanao do texto. 2. D clareza ao sermo. Elucida uma verdade profunda que foi transmitida. Ex. Jesus quando falou da verdade profunda de nossa unio com ele, usou a analogia da videira e dos ramos. 3. Torna o sermo interessante. 4. D viveza verdade so levadas para casa nas mentes dos ouvintes. 5. D nfase verdade quando se quer demonstrar a importncia de uma verdade uma boa ilustrao servir de um bom auxilio. C. Alguns princpios que devem ser observados quando do uso das ilustraes. 1. Usar ilustraes apropriadas. Que elucida ou esclarece. 2. Usar ilustraes claras. Que contribuam para a compreenso da verdade. 3. Usar ilustraes crveis. 4. Usar ilustraes exatas. 5. Usar ilustraes breves. 6. Usar de discriminao na seleo de ilustraes.

INTRODUO, CONCLUSO E O EBOO (Passo 8) I. Introduo. 1. O Objetivo da Introduo. 1.1. Despertar o interesse dos ouvintes pelo tema. 1.2. Conquistar a ateno dos ouvintes. 2. Os Princpios para a Preparao da Introduo. 2.1. Ela deve ser breve. 2.2. Ela deve ser interessante. a. Despertar curiosidade. b. Variedades nas introdues. c. Dar titulo do sermo ou citar o texto. 2.3. Ela deve levar idia dominante ou o ponto principal da mensagem. a. Ex.: Titulo A Arma Secreta de Deus. Texto: Gn 18.17-33; 19.27-29. Introd. . Com a descoberta do segredo do tomo, os homens conseguiram um imenso poder destruidor. . O segredo que Deus deu a seus filhos um poder maior do que o de qualquer bomba atmica. 3. A introduo deve ser preparada com toda diligncia.

II. A Concluso.

1. Formas de concluso. 1.1. Recapitulao. 1.2. Ilustrao. 1.3. Aplicao ou apelo. 1.4. Motivao. 2. Princpios para o Preparo da Concluso. 2.1. Ela deve ser breve. 2.2. Ela deve ser simples. a. Uma linguagem: simples, clara e positiva. Que seja penetrante e vigorosa. 2.3. Ela deve ser escolhida com cuidado e ateno so as ultimas palavras... a. Uma reproduo forte e vivida do pensamento principal do sermo. b. Uma citao do prprio texto. Ex.: Jo 15.1-4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vs.... c. Citao de outra passagem apropriada ao sermo. d. Citao de um poema ou alguma estrofe de um hino. e. Um apelo ou desafio imperioso. 2.4. Ela deve estar expressa no esboo com poucas sentenas ou frases.

2.5. Olhando para Minha Proposio devo fazer as seguintes perguntas:

a. Qual ao ou exigncia est implcita ou explicita nesta proposio?

b. O que o ouvinte deve pensar e fazer, a fim de que esta proposio se transforme em verdade encarnada em sua vida? c. Como arauto de Deus, quais passos apontar para levar o ouvinte a cumprir a verdade desta proposio? 3. Algumas observaes finais.

3.1. Escreva no alto de uma folha a sua proposio e depois copie as perguntas acima citadas. Escreva ento, as aes, normas, idias e atitudes mais prticas que o ouvinte deve adotar. 3.2. Assim como a introduo, a concluso deve se preparada com diligncia. 3.3. Mensagens com concluses obscuras so desanimadoras e nocivas ao crescimento espiritual da congregao.

III. O Esboo do Sermo.


1. Depende dos dons e do treinamento do expositor bblico. 2. A sua forma uma questo de escolha do expositor bblico.

3. Na escolha da sua forma, esta dever ter uma forma que auxilie o expositor em termos de apresentao fluente e progressiva.

4. Ele deve ser visvel ao ouvinte. A redao de cada diviso deve ser curta e fcil de memorizar. Palavras que produzam imagens mentais so imprescindveis a um esboo que possa ser memorizado. 5. Ele pode ser: 5.1. Digitado. 5.2. Manuscrito. 5.3. Escrito no seu todo. 5.4. Um Esqueleto. 5.5. Memorizado.

SERMO TEMTICO I. Definio.

1. Sermo temtico aquele que as divises principais derivam do tema, independentemente do texto.
1.1. A primeira parte desta definio afirma que as divises principais devem ser extradas do prprio tema do sermo.

1.2. A segunda parte desta definio declara que o sermo temtico no requer um texto nico como base para a mensagem.
1.3. Portanto, o assunto do sermo determinado pelo pregador, que passa a buscar os textos bblicos para formar as divises principais que vo apoiar o assunto escolhido.

II. Os Princpios Bsicos da Preparao de Esboos Temticos. 1. As divises principais devem vir em ordem lgicas ou cronolgica. 2. As divises principais podem ser uma anlise do tpico. 2.1. Ex. Satans, Nosso Arquiinimigo 2.1.1. Sua origem (Ez 28.12-17). 2.1.2. Sua Queda (Is 14.12-15). 2.1.3. Seu poder (Ef 6.11-12; Lc 11.14-18). 2.1.4. Suas Atividades (2 Co 4.4; Lc 8.12; 1 Ts 2.18). 2.1.5. Seu destino (Mt 25.41). 3. As divises principais podem apresentar as vrias provas de um tema. 3.1. Ex. Conhecendo a Palavra de Deus. 3.1.1. O Conhecimento da Palavra de Deus torna a pessoa sbia para a salvao (2 Tm 3.15). 3.1.2. O conhecimento da Palavra de Deus nos impede de pecari (Sl 119.11). 3.1.3. O conhecimento da Palavra de Deus produz crescimento espiritual (1 Pe 2.2). 3.1.4. O conhecimento da Palavra de Deus resulta num viver vitorioso (Js 1.7-8). 4. As divises principais podem ser repeties de uma palavra ou frase tirada da Escritura. Ex. Deus pode ou Ele pode ou Ele poderoso. 5. As divises principais podem consistir num estudo de palavra que mostre os diversos significados de certa palavra ou palavras nas Escrituras.

III. As Vantagens do Sermo Temtico. 1. Ele apresenta uma variedade de assuntos. 1.1. A critrio do pregador, qualquer assunto pode ser desenvolvido. 2. Ele facilita o preparo. 2.1. O pregador fica mais livre na organizao das ideias. 3. Ele facilita o alcance dos objetivos. 3.1. Se o pregador quer defender uma ideia, todos os argumentos podem ser dirigidos para essa ideia escolhida. 4. Ele favorece uma unidade. 4.1. No se mistura com outros assuntos. 5. Ele favorece ao estilo literrio. 5.1. O pregador pode usar uma poesia, as estrofes de um hino, etc. 6. Ele favorece uma sequencia lgica e da harmonia das partes. 6.1. possvel dividir o assunto em partes diferentes e seguir a linha de raciocnio mais desejada.

IV. As Desvantagens do Sermo Temtico.

1. O risco do secularismo.
1.1. A Bblia ficar distante do pregador. 2. O risco de intelectualismo.

2.1. O pregador ficar s no plano das ideias e distante das necessidades humanas.
3. O risco de indolncia. 3.1. O negligenciar o estudo mais profundo das Escrituras.

ESBOO DE UM SERMO TEMTICO

Introduo.
1. Ilustrao. 2. Proposio. DEUS PERDOA. I. Perdoou a Davi (Sl 51.1). 1. O crime. 2. O adultrio. II. Perdoou a Pedro (Lc 22.62). 1. A negao de Cristo. 2. A blasfmia. III. Perdoa voc. 1. Os pecados passados. 2. Os pecados presentes. Concluso. 1. Resumo aplicativo. 2. Apelo.

SERMO TEXTUAL I. Definio.

1. O sermo textual aquele que as divises principais so derivadas de um texto constitudo de uma breve poro da Bblia.
1.1. O texto fornece o tema do sermo. 1.2. As linhas principais de desenvolvimento so tiradas do prprio texto. 1.3. Ele pode consistir em apenas uma linha de um versculo bblico, ou o versculo todo, ou at dois ou trs versculos. 1.4. As divises principais derivam do texto.

II. Os Princpios Bsicos para a Preparao de Esboos Textuais. 1. Ele girar em torno de uma ideia principal, e as divises principais devem ampliar ou desenvolver essa ideia. 1.1. Ex. Rm 12.1 O Sacrifcio do Crente. 1.1.1. A razo do sacrifcio: Rogo-vos, pois, irmos, pelas 1.1.2. O que deve ser o sacrifcio: ....apresentei os vossos 1.1.3. As condies do sacrifcio: sacrifcio vivo... a Deus. 1.1.4. A Obrigao do sacrifcio: que o vosso culto racional. 2. As divises principais podem consistir em verdades ou princpios sugeridos pelo texto. No precisa consistir em uma anlise do texto. 2.1. As verdades ou princpios sugeridos pelo texto podem formar as divises principais.

misericrdias de Deus.

corpos.

3. As divises devem vir em sequncia lgica ou cronolgica.


3.1. Ex. Jo 3.36 Quem cr no Filho tem a vida eterna. 3.1.1. 3.1.2. 3.1.3. 3.1.4. 3.1.5. Quem a Prov: o Filho. A Condio: Cr. Sua Disponibilidade: quem cr. Sua certeza: tem. Sua durao: eterna.

4. As prprias palavras do texto podem formar as divises principais do esboo. III. As Vantagens do Sermo Textual. 1. Fixa a ateno num trecho da Bblia. 2. de fcil preparo. Ideias esto visveis no texto. 3. Ajuda o ouvinte a acompanhar a ideia. 4. Leva o ouvinte Bblia. 4.1. O prprio assunto sai da Bblia. 4.2. Diminui o risco de secularismo ou de assuntos no-bblicos.

IV. As Desvantagens do Sermo Textual.

1. O mtodo no pode ser aplicado a todos os textos.


1.1. Nem todos os textos da Bblia trazem afirmaes diretas que o dividam em ideias claras. 2. O texto pode conter mais de uma ideia. 2.1. Exige-se mais cuidado por parte do pregador e habilidade. 3. Risco de artificialismo. 3.1. Perigo de se tirar lies que a passagem no ensina. 4. Risco de desinteresse. 4.1. O sermo pode se tornar mecnico, repetitivo e ficar dentro do que obvio.

5. Difcil aplicao prtica.


5.1. Por se pequeno, o texto pode limitar muito o espao para aplicao.

ESBOO DE UM SERMO TEXTUAL

Introduo.
1. Ilustrao. 2. Proposio: Cristo tudo para o cristo. (Texto: Jo 14.6). I. Cristo o Caminho. 1. Caminho para o cu. 2. Caminho estreito. II. Cristo a Verdade. 1. Verdade que ensina. 2. Verdade que liberta. III. Cristo a Vida. 1. Vida que restaura. 2. Vida que salva.

CONCEITOS SOBRE SERMO EXPOSITIVO

I.

A Natureza Essencial da Pregao Expositiva. 1. Ela explica a passagem de uma maneira que leve a igreja a uma aplicao verdadeira e prtica da passagem.

II. As Caractersticas da Pregao Expositiva. 1. Ela trata de uma s passagem bsica da Escritura. 2. Ela tem integridade hermenutica. Fidelidade ao texto. O

3. Ela tem coeso. Unidade 4. Ela tem movimento e direo. Esse movimento pode ser de vrias maneiras. Pelas oraes subordinadas, as repeties de palavras e expresses diversas de emoo. 5. Ela tem aplicao. Sem aplicao no h pregao expositiva, s exposio.

texto no uma caixa de bombons da qual cada um escolhe seus sabores preferidos.

III. Os Objetivos da Pregao Expositiva.


1. Ser um meio de Evangelizao. 2. Ministrar s necessidades das pessoas. 3. Declarar a vontade de Deus para seu povo, sua igreja. 4. Motivar s questes de f, obedincia e crescimento espiritual.

A PREGAO EXPOSITIVA I. As Diferenas Entre, O Sermo Textual e o Expositivo. 1. Primeira diferena: As subdivises. 1.1. No sermo textual elas so construdas conforme a argumentao do pregador. 1.2. No sermo expositivo elas so construdas a partir das circunstancias do texto.

2. Segunda diferena: O Pargrafo da pregao. 2.1. No sermo textual ele limita-se a um ou dois versculos da Bblia. 2.2. No sermo expositivo ele pode vir de uma narrativa ou de um ou mais captulos, ou at de um livro inteiro da Bblia.
3. Terceira diferena: Sobre o contexto. 3.1. No sermo textual ele importante. 3.2. No sermo expositivo ele indispensvel.

II. As Vantagens do Mtodo Expositivo. 1. A Mensagem de Deus Garantida. 1.1. Sua base e estrutura vem do texto bblico. 2. Honra a Bblia. 2.1. H o respeito pelo texto bblico e o seu sentido original. 3. Alimenta a Igreja. 3.1. As pessoas so levadas a um contato mais profundo com a Bblia, resultando em alimento espiritual mais solido.

4. Alimenta e Desenvolve o Pregador. 4.1. Ele alimentado em sua alma tornando-o mais convicto da mensagem que deseja apresentar.

III. As Desvantagens do Mtodo Expositivo. 1. Ele mais difcil de preparar. 1.1. A falta de prtica e de um bom preparo ele pode tornar-se cansativo e montono. 2. Ele exige mais tempo de preparao. 2.1. Por ser mais difcil.

3. Ele mais difcil de aplicar atualidade. 3.1. Com raras excees, o ouvinte de hoje, no se sente atrado pelos eventos do passado distante. 3.2. Exige-se do pregador um maior esforo e habilidade. 4. Afasta o Ouvinte da Bblia, se ele for mal preparado. 4.1. Tira toda a beleza do Sermo Expositivo.

IV. A Importncia da Pregao Expositiva.


1. Ela a que mais reflete o pensamento bblico. 1.1. O Pregador se atm Palavra de Deus revelada. 2. Ela ensina a Palavra de Deus no Contexto escolhido pelo ES. 2.1. O risco de coloc-la no contexto errado menor. 3. Ela vai ao encontro das necessidades humanas. 3.1. Com a pregao expositiva a Bblia preenche as carncias que as pessoas tm. 4. Ela se torna um ferramenta de proteo contra a interpretao impropria da Bblia. 4.1. O Pregador expositivo est protegido contra a tendncia de espiritualizar ou alegorizar o texto bblico.

V. O Falso Sermo Expositivo. 1. Ele no Exegese. 1.1. Ele no uma exegese versculo por versculo. 2. Ele no um comentrio bblico. 2.1. No uma explicao contnua ou uma sequencia de pensamentos 2.2. A tarefa do expositor bblico ser a de estudar bem o contexto histrico, literrio e cultural da passagem bblica, mas no bastar explic-la. 3. Ele no um esboo temtico forado. 3.1. O texto no um arranjo para adaptar-se ao assunto. 3.2. O assunto provem do texto.

VI. Enfrentado a Dificuldade do Texto. 1. Fazer perguntas ao texto. Bryan Chapell apresenta uma lista. 1.1. O que o texto significa? 1.2. Como posso saber o que o texto significa?

1.3. Quais as circunstancias que levaram o texto a ser escrito?


1.4. O que ns temos em comum com as personagens do texto? 1.5. Qual a maneira mais eficiente de comunicar a mensagem do texto?

2. As respostas a essas perguntas exige do pregador que ele realize uma excelente pesquisa para descobri o contexto do texto. Chapell resume este processo de estudo do texto em trs passos principais: 2.1. Observao. a. Leitura ampla e vrias vezes do texto. b. Leitura atenta visando identificar palavras-chaves. c. Buscar informaes sobre nomes e lugares. d. Respeitando o contexto imediato, bem como de todo o livro. 2.2. Interrogao. a. Trabalho de um jornalista. b. Perguntas que os ouvintes gostariam de ver respondidas. c. Quem? O que? Quando? Onde? Por que? Como?

2.3. Organizao. a. Organizar as ideias para se ter uma sequncia lgica.

VII.Como Organizar o Sermo Expositivo.

1. Enumerar os pontos altos e as ideias mais fortes do texto.


2. Descobrir o pensamento principal do texto. 2.1. Sua proposio (AT). 3. Verificar as ideias que ensinam a mesma lio da ideia central. 3.1. Suas divises principais. 4. Exemplo: 4.1. Mt 7.7-12. a. Como Alcanar a Resposta da Orao. (1). Pedindo com f. (2). Buscando com sinceridade. (3). Batendo com insistncia.

ARQUIVO E BIBLIOTECA (passo 9).

ARQUIVO
I. Princpios a Serem Observados. 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Ter um bom sistema de arquivamento material. O sistema deve ser simples. O sistema deve ser funcional e permanente. O sistema deve ser abrangente e completo. O sistema deve ser econmico, utilizando material de fcil aquisio. Dedicar uma tempo, semanal para a atualizao do arquivo.

II. As Vantagens da Utilizao de Um Sistema de Arquivo. 1. 2. 3. 4. Ele auxilia na preservao de idias. Numa melhor seleo do material de apoio. Serve de incentivo para que o pastor se dedique mais ao estudo. Documenta-se o registro da origem das idias utilizadas.

III. As Divises do Arquivo Bsico do Pastor.

1. O arquivo geral.
1.1. Colocam-se diversos tipos de material. a. Recortes. b. Panfletos. c. Documentos pessoais. 1.2. Pode ser classificado por ordem alfabtica ou numrica. 1.3. Usam-se envelopes em tamanho ofcio ou pastas. 1.4. Exemplos de assuntos: Amor. Arrependimento. Batismo. Famlia. 2. O Arquivo Bblico. 2.1. Estudos de textos, comentrios exegticos e histricos. 2.2. Exemplos: revistas e jornais evanglicos... 2.3. Pasta de cartolina ou envelopes tipo ofcio. Computador.

3. O Arquivo de Sermes.
3.1. Por nmeros ou assuntos gerais: Ex.: F, fome, misses, mordomia, natal, orao. Perdo, salvao, vida crist. 3.2. Pela ordem em que os sermes so pregados. 3.3. Por classificao de um assunto geral em ordem alfabtica: Ex.: Sermo do Monte... 3.4. Material usado para formao do arquivo: Envelopes tamanho ofcio, pastas, computador.

IV. O Arquivo de Ilustraes.


1. Fichrio em ordem alfabtica por assuntos. 2. Feito com um caderno ou lbuns. Pasta de papelo. V. O Arquivo Eclesistico. 1. Lugar onde se guarda o material relativo ao pastorado corrente. 2. Itens: Associao de Igrejas. Construo. Educao Religiosa. Secretria. Tesouraria. 3. Envelopes, pastas, computador.

VI. O Arquivo Pastoral. 1. Um arquivo onde se possa estar sempre mo do pastor. 2. Itens: Organograma da Igreja. Estatutos e Regimento Interno. Rol de Membros e de famlias. Calendrio de Atividades. Programa de Cultos e de Pregao. Oramento Financeiro da Igreja. Sumula de Reunies de Liderana e Assembleias. 3. Livro ou computador de anotaes de casamentos, cultos fnebres e batismos realizados ao longo do ministrio. VII.O Arquivo de Correspondncia. 1. Que podem ser uteis ao pastor. 2. Ela deve ser:

2.1. Geral correspondncias diversas. 2.2. Especifica correspondncias sistemticas e frequentes com pessoas ou organizaes.

3. Ela pode ser arquivada em ordem cronolgicas ou alfabticas.

BIBLIOTECA DO PASTOR. (passo 10). I. Classificao dos livros da Biblioteca do Pastor. 1. 2. 3. 4. Diversas tradues da Bblia. Comentrios e livros sobre a Bblia. Dicionrios, livros de gramatica, lxicos. Livros de Teologias. 4.1. Prtica. 4.2. Sistemtica. 4.3. Bblica. 5. Filosofia e Filosofia da Religio. 6. Livros de Histria: 6.1. Eclesistica. 6.2. Antiga Medieval. 6.3. Moderna. 6.4. Contempornea. 6.5. Continentes. 6.6. Pases. 6.7. Regies.

7. Religies e Seitas. 8. Sociologia e tica Crist. 9. Psicologia e Psicologia da Religio. 10. Aconselhamento Bblico. 11. Evangelismo e Misses. 12. Educao Religiosa. 13. Administrao Eclesistica. 14. Ministrio Pastoral. 15. Homiltica e Hermenutica. 16. Sermes e devocionrios. 17. Seculares vrios assuntos... 19. Biografias.

You might also like