You are on page 1of 26

Impressionismo

Movimento artstico que revoluciona a pintura que d incio s grandes tendncias da arte do sculo XX.

O que aconteceu?

Em 1863 douard Manet envia ao Salo Oficial dos Artistas Franceses a obra Almoo sobre a relva que foi recusado e criticado por romper com os padres estticos e morais da poca.Vrios artistas tambm foram recusados e recorreram ao Imperador Napoleo III, que autorizou um salo paralelo,denominado Salo dos Recusados.Depois disso, um grupo de artistas passa a organizar suas prprias exposies, a primeira delas em abril de 1874.O pblico e a crtica reagiram mal ao novo movimento,pois se mantinham fiis aos princpios acadmicos.

Por que o termo Impressionismo?


Na Exposio de 1874, Claude Monet apresenta a tela denominada Impresso : o nascer do Sol,que devido s suas caractersticas foi classificada em tom de desprezo pelo crtico Louis Leroy como impressionista...

Caractersticas

O registro dos objetos atravs da pintura dever acontecer de acordo com a tonalidade adquirida pela incidncia da luz, o artista deve captar a sensao. No h contornos ntidos, pois a linha no existe na natureza, uma abstrao humana para representar imagens. As sombras so luminosas e coloridas.O preto ausncia de luz, no cor. Utilizam as cores complementares para obter efeitos de luz e sombra As cores so utilizadas puras e so aplicadas diretamente na tela, com pinceladas pequenas ou esptula. A observao do espectador fundamental, pois a mistura deixa de ser tcnica e passa a ser ptica.

Artistas

Claude MONET Auguste RENOIR Paul CZANNE Edgard DEGAS Paul SISLEY

Claude MONET
Claude Monet teria compreendido essa imensa caridade do belo, esse encorajamento dado pelo homem a tudo que tende ao belo, ele que durante toda sua vida soube aumentar a beleza de tudo que caa sobre seu olhar(...)foi um servidor e um guia das foras que conduzem o mundo(Gaston Bachelard)

MULHER COM SOMBRINHA-1875

A Catedral de Rouen

Ninfias

Ponte Japonesa

Pierre Auguste RENOIR

Dentre os pintores impressionistas Renoir destaca-se pela popularidade de seus quadros alegres, otimistas e repletos de cenas da vida parisiense do fim do sculo XIX

Baile no Moulin de la Galette

O almoo dos remadores

Edgard DEGAS

Dono de invejvel tcnica e capacidade de detalhamento, o artista escolhia temas que pintava repetitivamente at a exausto, freqentemente durante longo tempo. Apesar disso, suas pinturas no transmitem a idia de repetio e no so parecidas umas com as outras. Jqueis com os seus cavalos, aulas de dana, cenas de Paris, orquestras em exerccio, so temas repetitivos na obra de Degas, mas repletos de originalidade.

TEMA: Bailarinas

Paul CZANNE

Existe uma lgica de cores, apenas a ela, e no do crebro, que o pintor deve obedecer." Paul Czanne

Maas e Laranjas

Monte Santa Vitria

b)

You might also like