You are on page 1of 11

A febre tifoide uma infeco grave que contrada atravs do consumo de alimentos ou gua contaminada pela bactria Salmonella

la enterica enterica, mais especificamente do sorovar Typhi (Gram negativa, flagelada, anaerbica facultativa). Sorovar ou sorotipo Podem ser transmitidos fezesespcie e Diferente variedadepelas de uma determinada de bactria, tendo por base a especificidade alimentos, ou atravs das mos das pessoas imunolgica de determinados componentes da da clula ,como da parede celular ou que preparam os superfcie alimentos, seosno forem do flagelo. cuidadosas na sua higiene pessoal.

Esgoto: 40 dias, aproximadamente


Tempo de sobrevida da bactria em:

Ostras, mariscos e gua doce: 3a4 semanas outros moluscos: Pela ingesto decondies gua ou de alimentos contaminados Alimentos (laticnios): em at 4 se Carnes e enlatados: com fezes humanas ou com urina de2portadores da at meses favorveis (oxignio, ocorrer, sobrevida alta, semanas bactria. Algumas vezes pode ser transmitida pelo
contato direto (mo-boca) com fezes, urina, secreo desses alimentos respiratria, vmito ou pus do indivduo infectado. O tempo de eliminao das bactrias pode ser de at trs meses. Portadores crnicos podem transmiti-la por at um ano.
baixa temperatura) maior do que a vida til

percorrido pela bactria no corpo.

A acidez gstrica o primeiro mecanismo de defesa do organismo contra a bactria, quando consegue resistir, ela chega ao intestino delgado, onde compete com as bactrias da microbiota normal do intestino. Sobrevivendo, invade a parede intestinal e alcana a circulao sangunea. Ela pode invadir qualquer rgo, sendo mais frequente no fgado, bao, medula ssea, vescula e intestino. Algumas pessoas so portadoras crnicas, mas assintomticas Para melhor compreenso dessa da Salmonella , e podem transmiti-la nas fezes, o parte, iremos mostrar um vdeo para ilustrar qual o caminho que dificulta o controle da doena.

Os mais caractersticos so: Febre prolongada e alta (40); Alteraes intestinais; Cefaleia (dor de cabea); Falta de apetite; Mal-estar; Prostrao; Aumento do fgado e bao; Distenso e dores abdominais; Nuseas e vmitos. Em alguns casos, aparecem manchas rosadas no trax e abdmen. Sem tratamento, esses sintomas se agravam e podem surgir complicaes graves, como hemorragias abdominais e perfurao do intestino, com risco de o quadro evoluir para coma e morte.

O diagnstico feito colhendo uma amostra de sangue ou das fezes da pessoa suspeita de ter contrado a doena para ser testada em laboratrio. Os anticorpos da bactria podem ser detectados no sangue cerca de uma semana aps o aparecimento dos sintomas e desenvolvem-se com regularidade em quantidade significativa durante vrias semanas em algum com a doena.

A febre tifoide deve ser tratada por antibiticos especficos, mais comumente o cloranfenicol, ampicilina ou quinolonas. Caso os antibiticos tradicionais no sejam eficientes, antibiticos alternativos, como fluoroquinolona, podem ser utilizados . Pacientes com vmito e diarreia por mais de um dia podem receber soro oral ou injetvel para reidratarem. Complicaes so mais comuns em crianas. Cirurgia pode ser necessria para tratar as ulceraes do sistema digestivo, especialmente no intestino, vesculas e bexiga. Os doentes que se tenham curado sem tratamento antibitico podem continuar transmitindo a doena por vrios meses, exigindo tratamento com antibiticos. Em geral, os doentes que morrem so desnutridos, so muito jovens ou ento de idade muito avanada.

A vacina oral contra a febre tifoide s aplicada a pessoas que tenham estado expostas ao microrganismo e s que correm um grande risco de exposio. O saneamento bsico, o preparo adequado dos alimentos e a higiene pessoal so as principais medidas de preveno. Quanto a alimentos, observe os seguintes aspectos: Consuma gua tratada. Selecione alimentos frescos com boa aparncia e lave e desinfete-os antes do consumo. Consuma leite e derivados pasteurizados. No utilize alimentos depois da data de vencimento. Para desinfeco, os alimentos Lave as mos regularmente. crus como frutas, legumes e Lave e desinfete todas as superfcies, utenslios e equipamentos verduras devem ser mergulhados usados na preparao de alimentos. durante 30 minutos em uma Proteja os alimentos e as reas da cozinha contra insetos, animais de soluo preparada com 1 colher de estimao e outros animais (guarde os alimentos em recipientes sopa de hipoclorito de sdio a 2,5% fechados). para cada litro de gua tratada.

A distribuio da febre tifoide universal, porm mais prevalente em pases e regies onde o saneamento bsico inadequado. Estima-se a ocorrncia de 12 a 33 milhes de casos por ano no mundo, com aproximadamente 600 mil bitos. A grande maioria dos casos ocorre na frica e no sul da sia. Nos pases desenvolvidos ocorrem apenas surtos ocasionais de febre tifoide, e, em grande parte dos casos diagnosticados, a infeco ocorreu durante estada em outros locais com estrutura sanitria precria. No Brasil, so registrados casos em todas as regies do pas, principalmente no Norte e Nordeste, sendo a Bahia e o Amazonas os estados de maior ocorrncia.

You might also like