You are on page 1of 32

Equipe:

Ceclia Ileana Daniele Lima Eduarda Ferreira Fabianne Aires

Eliane Maciel

Gessyka Alves
Luzia Pereira

Definio

Distrbio degenerativo caracterizado pela demncia com prejuzo progressivo da memria, funo cognitiva, linguagem, julgamento e capacidade de autocuidado.

Diagnstico
O diagnstico da demncia do tipo Alzheimer (DTA) baseia-se no quadro

clnico e na excluso de outras eventuais causas de demncia, apresentando, contudo, dificuldades devido aceitao da demncia como consequncia normal do processo de envelhecimento.

Diagnstico

O primeiro passo para o estabelecimento do

diagnstico da doena do tipo Alzheimer a confirmao do diagnstico de demncia. O segundo passo o reconhecimento dos dficits cognitivos e no-cognitivos presentes e sua correlao com as caractersticas clnicas prprias, possivelmente associadas demncia do tipo Alzheimer, ao desempenho na avaliao cognitiva ou neuropsicolgica e aos resultados dos exames laboratoriais e de neuro imagem cerebral.

Diagnstico
realizado a partir de: Anamnese detalhada; Exame fsico; Avaliao neuropsicolgica;

Exames complementares bsicos, como anlises

laboratoriais, tomografia computadorizada do crnio, eletrocardiograma, radiografia de trax, eletroencefalograma, provas genticas (apoE gentipo) e ressonncia magntica. Alm disso, faz-se um diagnstico de excluso, que s pode ser confirmado pela deteriorao clnica do paciente, com o passar do tempo.

Assistncia de Enfermagem

Cabe ainda aos profissionais de sade repassar aos

familiares e cuidadores informais orientaes e esclarecimentos embasados em sua competncia tcnica, os quais possam minimizar o medo de ser um cuidador e tambm ampliar o vnculo do paciente com sua famlia. Tal atitude trar conforto e tranquilidade para aquele que receber ajuda, pois se sentir seguro e, quanto maior for o grau de empatia, melhor ser a resposta de um paciente com sequelas neurolgicas.

enfermagem deve estabelecer um relacionamento efetivo, aberto e colaborativo com o paciente na tomada de decises para participar do cuidado. A vontade ou o desejo de participar, de negociar ou de recusar a tomada de decises uma questo de escolha individual. O paciente deve ser respeitado e ter liberdade de deciso. Por outro lado, o profissional de enfermagem deve motivar a mudana de comportamento e hbito para atitudes de vida saudvel, propondo como meta a aderncia ao esquema teraputico.

Os familiares devem sempre estar envolvidos

nas sesses de ensino. Podem fornecer informaes importantes sobre a situao de vida e outras necessidades a serem acrescentadas ao ensino. As prescries de enfermagem so direcionadas para a manuteno da segurana fsica do paciente, reduo da ansiedade e agitao, melhoria da comunicao, manuteno da nutrio adequada e controle dos distrbios do padro de sono. Portanto, a assistncia de enfermagem prestada aos pacientes com DA est direcionada a buscar formas para minimizar o sofrimento dos mesmos e de

Cuidados de Enfermagem
Estimular

os familiares a conversar com o paciente nos horrios de visita, proporcionando um maior estmulo. Incentivar o descanso, promovendo um ambiente tranquilo sem rudos e agitaes; Promover massagens, ajudando-o a relaxar. Avaliar cuidadosamente o padro de sono do paciente, identificando qualquer problema fisiolgico ou emocional subjacente que esteja contribuindo para o distrbio do sono. Solicitar a famlia que traga, fotografias e pertences favoritos a fim de que seja ativada sua

Orientar o paciente sobre a realidade, utilizando

explicaes claras e objetivas; Estimular participaes nas sesses de fisioterapia, promovendo o progresso do paciente, adaptando equipamentos e tcnicas na sua rotina. Promover uma ocasio agradvel, livre de perturbaes nos momentos das refeies. Providenciar alimentos de acordo com a preferncia da paciente, levando em considerao seu quadro clnico. Oferecer alimentos que estimulem os sentidos de olfato, viso, paladar para aumentar o apetite do paciente.

Incentive a independncia: necessrio que o

portador receba estmulos sua independncia. Faa com ele e no por ele, respeite e preserve sua capacidade atual de realizar atividades de vida diria. Supervisione, auxilie e faa por ele apenas quando no houver nenhuma capacidade para execuo de determinada tarefa. Isto o ajudar a manter a auto estima, o respeito prprio e, consequentemente, diminuir a ansiedade do familiar;

Ajude o portador a manter sua dignidade: lembre-

se que a pessoa de quem voc cuida ainda um indivduo com sentimentos. O que voc ou outros familiares fazem ou falam em sua presena pode perturb-lo. Evite discutir sobre as condies do portador na sua presena; Faa perguntas simples: mantenha uma conversa simples, sem incluir vrios pensamentos, idias ou escolhas; as perguntas devem possibilitar respostas como sim ou no; perguntar voc quer laranja? melhor do que que fruta voc gostaria de comer?.

Torne a casa segura: a dificuldade motora e a

perda de memria podem aumentar a possibilidade de quedas. Por isso, voc deve trazer o mximo de segurana para sua casa: verifique tapetes, mesas de centro, mveis com quina, objetos de decorao, escadas, banheiras, janelas, piscinas, etc.

Portanto, no cuidar do idoso com demncia do

tipo Alzheimer, a humanizao deve estar presente em todas as atividades realizadas pelos enfermeiros, servindo como modelo a ser seguido por familiares, amigos e outros cuidadores, e havendo um olhar de compreenso, respeito e solidariedade para com esses pacientes.

DOENA DE ALZHEIMER
Distrbio degenerativo caracterizado pela demncia com prejuzo progressivo da memria, funo cognitiva, linguagem, julgamento e capacidade de autocuidado.

MANIFESTAES CLNICAS
Estgio I memria fraca a curto prazo, memria remota ligeiramente prejudicada, habilidades visuoespaciais prejudicadas, leve distrbio da linguagem, indiferena, irritabilidade ocasional. Estgio II acentuado distrbio da memria, desorientao espacial, afasia fluente, incapacidade de realizar clculos, indiferena, irritabilidade, apraxia, alucinaes, inquietude, andar de um lado para outro. Estgio III pouca funo cognitiva, rigidez das extremidades e postura de flexo, incontinncias urinria e fecal.

COMPLICAES
1. Infeces; respiratrias, urinrias.

2. Leses devido a alucinaes, confuso e falta

de compreenso. 3. Subnutrio devido falta de ateno s refeies, fome ou falta de capacidade para preparar refeies.

Diagnsticos de Enfermagem
A.

Processos mentais modificados devidos s alteraes fisiolgicas da doena. B. Risco de leso devido falta de capacidade cognitiva. C. Interaco social prejudicada devida diminuio da capacidade de compreender o ambiente. D. Distrbio do padro de sono, secundrio ao processo da doena. E. Nutrio alterada, devida perda de memria e modificao da capacidade de planeamento.

INTERVENES DE ENFERMAGEM
A. 1. 2. 3. 4.

Hiperactividade Controlar perodos de atividade e de repouso Motivar para perodos de repouso Identificar sinais de fadiga Controlar perodos de sono.

INTERVENES DE ENFERMAGEM

. Hipoatividade 1. Motivar atividade fsica 2. Promover a realizao de tarefas simples 3. Controlar perodos de sono. C. Processo de pensamento prejudicado 1. Evitar tarefas complexas 2. Manter rotinas. D. Orientao comprometida 1. Optimizar sinaltica de orientao em relao ao meio e objetos pessoais 2. Manter rotinas 3. Manter posio de objetos pessoais e domsticos. E. Memria a longo prazo comprometida 1. Instruir regras mnemotcnicas 2. Manter rotinas

Diagnstico
Em relao ao diagnstico da DA, o histrico de

sade incluindo anamnese, a histria social e cultural, a histria medicamentosa e o exame fsico, incluindo o estado de sade funcional e mental constituem a chave para o diagnstico provvel. Alm disso, faz-se um diagnstico de excluso, que s pode ser confirmado pela deteriorao clnica do paciente, com o passar do tempo. No existem exames clnicos ou laboratoriais especficos para a doena de Alzheimer. Consequentemente, todas as doenas que possam produzir sintomas semelhantes tendem a ser sistematicamente excludas ou descartadas.

Mal de Alzheimer
O mal de Alzheimer uma doena que se caracteriza por uma

diminuio das atividades mentais em especial da memria. O risco de contrair Alzheimer aumenta com a idade, acredita-se que afeta aproximadamente 4% das pessoas com idade entre 65 e 75anos, 10% das que tem entre 75 e 85 anos e 17% de todas as pessoas com mais de 85anos.

You might also like