You are on page 1of 22

Aula 8 - redao

Descrio e narrao

1. Descrio Trata-se da reproduo verbal de um objeto, uma pessoa, um lugar mediante a indicao de aspectos caractersticos, detalhes individualizados. No se trata de enumerar uma srie de elementos, mas de captar traos capazes de transmitir uma impresso autntica. Descrever mais que apontar, que fotografar; pintar, criar. 1.1. Descrio esttica e dinmica Descrio esttica: mensagens descritivas que fornecem estmulos para a visualizao de uma realidade fixa, parada. Nesse caso, predominam os verbos de ligao (ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, etc. )

Descrio dinmica: estimula a visualizao de uma realidade em movimento. Predominam nomes que denotam aes, movimentos, processos (queda veloz, vento, chuva, corrida, pulo...) e verbos que denotam ao (pular, correr, ventar, chover...) 1.2. Descrio objetiva e subjetiva

Descrio objetiva: ocorre quando se tem a inteno de transmitir preciso sobre o objeto ou cenrio descrito. Assim, abordam-se os aspectos principais, palavras que no deixam dupla interpretao; o autor torna-se impessoal.
Descrio subjetiva: o processo estrutura-se conforme a pessoalidade e emoo do autor, podendo at se inferir mais de uma interpretao.

2. Narrao 2.1. Caractersticas Constitui-se de uma srie de fatos, que se situam num espao e se sucedem no tempo. no so simultneos, havendo mudana de um estado para outro, segundo relaes de causa e consequncia; expressa relaes entre indivduos, conflitos e ligaes afetivas entre esses indivduos e o mundo; a narrativa pode usar apenas a linguagem visual, em que seus elementos so vistos pelo leitor ou linguagem verbal (lngua falada ou escrita)

2.2. Caractersticas lingusticas da narrativa 2.2.1. Mudana Num texto narrativo h mudanas de um estado para outro. Os recursos utilizados para tanto so: alguns tempos e modos verbais, advrbios, expresses adverbiais, vocabulrio mais concreto; presena de sujeito determinado; evidncia de relaes de anterioridade, posterioridade ou concomitncia entre os fatos narrados. Exemplo:

O coveiro
Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profisso coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distrao do ofcio que amava, percebeu que cavara demais.Tentou sair da cova e no conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho no conseguiria sair. Gritou. Ningum atendeu. Gritou mais forte. Ningum veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, no se ouviu um som humano, embora o cemitrio estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. S pouco depois da meia-noite que vieram uns passos.

Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabea bria apareceu l em cima, perguntou o que havia: O que que h? O coveiro ento gritou, desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrvel! Mas, coitado! - condoeu-se o bbado - Tem toda razo de estar com frio. Algum tirou a terra de cima de voc, meu pobre mortinho! E, pegando a p, encheua e ps-se a cobri-lo cuidadosamente. Moral: Nos momentos graves preciso verificar muito bem para quem se apela.

Millr Fernandes

2.2.2. Oraes absolutas Gritou. Ningum atendeu. Gritou mais forte. Ningum veio. 2.2.3. Oraes coordenadas sindticas Tentou sair da cova e no conseguiu. 2.2.4. Oraes coordenadas assindticas Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite.

2.2.5. Tempos e modos verbais no texto narrativo Cada tempo verbal usado em um texto narrativo tem uma funo, uma finalidade coesiva, sendo responsvel pela progresso da ao. 2.2.6. Advrbio e expresses adverbiais So empregados em relao ao momento da fala e ao tempo focalizado no texto. Fragmento de Memrias do crcere, de Graciliano Ramos tarde chegamos Bahia. Vi a cidade emergir pouco a pouco do nevoeiro, ganhar contornos, crescer, avizinhar-se. O calhambeque passou a barra, cortou as guas calmas do porto e atracou. Agora no se achava como na manh da vspera [...]

2.3. Coeso e coerncia no texto narrativo Um texto coerente no precisa necessariamente ser rigoroso na apresentao linear dos acontecimentos; estes podem contrariar uma ordem temporal e apresentar-se de forma original, por meio de retornos no tempo (flashback).

2.4. Elementos estruturais do texto narrativo 2.4.1. Enredo: refere-se ao desenrolar dos acontecimentos, das aes, que ocorrem com determinadas pessoas ou personagens, num determinado lugar. 2.4.2. Narrador: voz que conta a histria. Pode ser uma inveno, um personagem principal ou secundrio.

Foco narrativo o ponto de vista de onde fala o narrador.


Narrador em primeira pessoa: aquele que se coloca como personagem da histria, fazendo parte dela; chama-se tambm de narrador-personagem. Parei na varanda; ia tonto, atordoado, as pernas bambas, o corao parecendo querer sair-me pela boca fora. no me atrevia a descer a chcara, e passar ao quintal vizinho. Comecei a andar de um lado para o outro, estacando para amparar-me, e andava outra vez e estacava.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.

Narrador em terceira pessoa: aquele que se coloca fora da histria que narra. Tambm chamado narrador-onisciente. Devia andar l pelos cinco anos e meio quando a fantasiaram de borboleta. Por isso no pde defender-se. E saiu rua com o ar menos carnavalesco deste mundo, morrendo de vergonha da malha de cetim, das asas e das antenas e, mais ainda, da cara mostra, sem mscara piedosa para disfarar o sentimento impreciso de ridculo.
LAURITO, Ilka. Sal do lrico.

O narrador em terceira pessoa pode ser: narrador-observador: transmite ao leitor apenas o que enxerga, mostrando que no sabe mais do que pde observar; narrador-onisciente: mostra que sabe tudo sobre tudo e todos da histria, desvendando at mesmo os pensamentos de (alguns ou todos os personagens).

Tipos de discurso O narrador pode apresentar os personagens por meio de trs tipos de discursos: discurso direto: o narrador passa a palavra diretamente para o personagem; discurso indireto: o narrador conta o que o personagem diz, sem lhe passar diretamente a palavra; discurso indireto-livre: ocorre uma fuso entre a fala do personagem e a fala do narrador.

2.4.3. Personagens Seres inventados, fictcios ou no, que se movimentam, se relacionam e do lugar trama que se estabelece na ao. Conforme seu papel na narrativa, eles podem ser caracterizados como vtima (objeto de perturbao); vilo (sujeito da perturbao); heri (sujeito de restabelecimento da ordem). Podem ser classificados tambm como: protagonista personagem principal; antagonista aquele que se ope ao protagonista; secundrios contribuem para que a ao seja concluda ou se opem a ela.

2.4.4. Espao Local onde se desenrolam as aes na narrativa. Diz respeito s condies materiais ou espirituais em que se movimentam os personagens e se desenvolvem os acontecimentos. 2.4.5. Tempo Trata-se da poca em que a ao se passa. Essa delimitao pode ser ampla (quando se refere a determinado sculo) ou precisa (quando inclui datas especiais de relevncia para a narrao). Normalmente, o registro temporal se d de maneira linear, mas tambm pode ocorrer atravs de flashbacks. (retomadas de fatos anteriores).

O tempo numa narrativa pode ser:

cronolgico: tempo convencional das horas, dos dias, dos meses, das estaes e dos anos; psicolgico: tempo subjetivo, interior, relativo, situa-se no nvel da experincia individual.
3. A narrao e o vestibular A narrativa apresenta o predomnio da imaginao, com a criao de personagens, tramas, enredos, circunstncias variadas de tempo, modo e lugar, pois narrar contar histrias experimentadas, sonhadas, imaginadas.

3.1. Personagens e enredo Representam-se os personagens de duas maneiras: diretamente: com descrio dos aspectos fsicos, sentimentos, pensamentos; indiretamente: com a apresentao do comportamento, das aes praticadas por eles; Constri-se o enredo basicamente de duas formas: enredo linear: os fatos so apresentados numa sequncia lgica e cronolgica; enredo no-linear: ocorrem saltos na sequncia das aes, com cortes temporais, mostrando uma quebra na linearidade da histria.

O enredo baseado num conflito, num problema; num vestibular, o nmero de personagens tem que ser reduzido; o conflito desencadeia as aes das personagens, que passam por mudanas. Essas aes culminam no clmax; aps esse momento ocorre o desfecho da narrativa; para prender a ateno do leitor, importante fazer descries (tempo, espao, personagens) em meio narrativa; a linguagem de um texto narrativo deve ser econmica e concisa; uso de frases curtas e nominais.

4. Narrar ou dissertar?
Em ambos os textos, deve-se demonstrar:

boa organizao das ideias, argumentando de forma coerente ou criando uma sequncia de aes coerentes; criatividade na escolha dos argumentos e na elaborao do enredo; domnio da lngua portuguesa.
No caso especfico do texto narrativo: demonstre capacidade de caracterizar adequadamente os elementos narrativos: personagens, enredo, tempo, narrador e cenrio;

planeje sua narrativa: Qual ser o tipo de narrador? Quais as personagens que iro atuar? Quais os principais fatos referentes ao conflito, ao clmax e ao desfecho da histria? Aonde as aes iro se desenrolar? Em que perodo de tempo, ou melhor, qual a durao dessas aes?

You might also like