You are on page 1of 59

Constantinopla.

BIZANTINA vem de Bizncio, nome de uma cidade Grega, depois batizada por Constantinopla. A Arte Bizantina sofreu influncias de Roma, Grcia e do Oriente.

A ARTE MEDIEVAL
A ARTE BIZANTINA
Em 395 o Imperador Teodsio divide o Imprio Romano em duas partes: Imprio Romano do Ocidente com capital em Roma

Imprio Romano do Oriente com capital em Constantinopla (antiga Bizncio). Com o perodo das invases Brbaras, a face ocidental do Imprio foi tomada enquanto a oriental conseguiu permanecer graas a sua economia forte e sua economia privilegiada.

O Imprio Romano do Oriente passou a ser conhecido como Imprio Bizantino por sua sede localizar-se na cidade de Constantinopla, antiga Bizncio.
Uma das principais caractersticas de Bizncio o cristianismo herdado do Imprio Romano, a religio o principal tema da arte praticada no Imprio Bizantino. A influncia da religio torna-se mais marcante ainda depois do Cisma do Oriente (1054), onde ocorre a separao entre a Igreja Catlica Apostlica Romana (da Europa ocidental), e Igreja Ortodoxa Grega ( de Constantinopla).

Grande progresso da matemtica Resgate da cultura grega Guillaume Machaut (1300 1377) Mdico conhecido da poca. Interesse pela msica, poesia, teatro, astronomia e medicina.
Astrologia Praticada pelos mdicos que tinham que conhecer profundamente a influncia dos astros sobre a sade. Paracelsus (1490-1541) Teraputica edicamentosa experimental Origem da farmacologia

Na Idade Mdia, grande parte da produo intelectual e artstica estava ligada Igreja. Seus temas e valores expressavam uma dimenso religiosa e as relaes com Deus. A Igreja detinha, pois, o monoplio do saber.

A FUNO PEDAGGICA DA ARTE Num universo social de analfabetos (praticamente s o clero sabia ler e escrever), eram as imagens, vistas pelos fiis por dentro e por fora, ao longo de toda a igreja, que transmitiam e repetiam, imutveis, as lies da teologia crist. A arte no tinha, pois, um fim em si mesmo e no guardava nenhuma relao necessria com a realidade concreta e cotidiana do mundo [...]. As imagens eram apenas uma inspirao e um convite para que a meditao se dirigisse ao mundo espiritual e celestial, o nico que contava, guiada pela palavra do clero e assegurada pelo brao da nobreza.

Idias Bsicas da Idade Mdia


Misticismo Coletivismo Geocentrismo Teocentrismo

A Idade Mdia computada de 476 d.C. at 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e conseqente queda do Imperio Romano do Oriente. estudada com relao s trs culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterraneo. Caracterizou-se pelo modo de produo feudal.

IDADE MDIA

Para os romanos, brbaros eram todos aqueles que no tinham a cultura romana, que estavam fora das fronteiras do Imprio.

Estilos da arte medieval.

Arte Bizantina. Arte Romnica. Arte Gtica.

PINTURA

PINTURA - ICONES

O cone a representao da mensagem crist descrita por palavras nos Evangelhos. Se trata de uma criao bizantina do sculo V, quando da oferta de uma representao da Virgem, atribuda pela tradio a So Lucas.
Quando da queda de Constantinopla em 1453, foi a populao dos Blcs que contribuiu para difundir e incrementar a produo desta representao sacra, sendo na Rssia o local onde assume um significado particular e de grande importncia.

O simbolismo e a tradio no englobam somente o aspecto pictrico, mas tambm aquele relativo preparao espiritual e aos materiais utilizados.

pintura

A pintura bizantina pode ser considerada como aquela associada corte de Constantinopla e que tem suas razes na arte paleocrist. Seu apogeu foi tambm no reinado de Justiniano.

O termo arte bizantina refere-se expresso artstica de carter religioso no Imprio Bizantino.

A arte bizantina est dirigida pela religio; ao clero cabia, alm das suas funes, organizar tambm as artes, tornando os artistas meros executores.
O regime era teocrtico e o imperador possua poderes administrativos e espirituais; era o representante de Deus, tanto que se convencionou represent-lo com uma aurola sobre a cabea.

~ Nossa Senhora do Perptuo Socorro ~

ARQUITETURA

A arquitetura bizantina foi marcada pelas construes de igrejas, termas, teatros e palcios ricamente construdos e decorados. As igrejas receberam mais ateno, elas eram edificaes enormes, planejadas sobre uma base circular, quadrada ou octogonal, com imensas cpulas; suas paredes e abbadas eram revestidas de mosaicos, confeccionados com tcnicas diferentes dos romanos, exibiam um vidro brilhante e extremo realismo, com as pessoas representadas de frente e verticalizadas, criando uma espiritualidade sinistra e utilizando o dourado em demasia para enaltecer o ouro, a riqueza da terra. Destacamos a Igreja de Santa Sofia, em Istambul, como o maior monumento da arte e arquitetura bizantina.

Um pouco sobre "A verdadeira beleza de Santa Sofia, a maior igreja de Constantinopla, capital do Imprio Bizantino, encontra-se no seu vasto interior.

Na cidade italiana de Ravena, conquistada pelos bizantinos, desenvolveu-se um estilo sincrtico, fundindo elementos latinos e orientais, onde se destacam as Igrejas de Santo Apolinrio e So Vital, destacando-se esta ltima onde existe uma cpula central sustentadas por colunas e os mosaicos como elementos decorativos.

Cpula

Cpula persa

Cpula bizantina

A verdadeira beleza de Santa Sofia, a maior igreja de Constantinopla, capital do Imprio Bizantino, encontra-se no seu vasto interior.Um olhar mais atento permite ao visitante ver o trabalho requintado dos artistas bizantinos no colorido dos mosaicos agora restaurados. Embora a igreja tenha perdido a maior parte da decorao original de ouro e prata, mosaicos e afrescos, h uma beleza natural no seu espao e nos jogos de sombra e luz - um claro-escuro admirvel quando os raios de sol penetram e iluminam o seu interior".

Basilica San Vital di Ravena

Basilica San Vital di Ravena

Interior da Baslica de So Vital

Interior da Basilica de So Vital

O mosaico

O mosaico expresso mxima da arte bizantina e no se destinava apenas a enfeitar as paredes, mas instruir os fiis mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vrios imperadores.Plasticamente, o mosaico bizantino em nada se assemelha aos mosaicos romanos; so confeccionados com tcnicas diferentes . Neles, por exemplo, as pessoas so representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume so ignorados e o dourado demasiadamente utilizado devido associao com maior bem existente na terra: o ouro.

O MOSAICO

Para se fazer um mosaico, primeiro se procurava fazer o contorno da figura, depois as formas do corpo, as roupas e os acessrios e, finalmente, o rosto.

Mosaico da Baslica de So Vital

Mosaico da Baslica de So Vital

Mosaico da Baslica de So Vital

Mosaico da Baslica de So VitalJustiniano

Mosaico da Baslica de So VitalRainha Teodora

Cupula de So Vital - Mosaico

PINTURA

PINTURA

No Imprio Bizantino, duas escolas de pintura afresco tiveram maior destaque; A Macednica, em Salnica e Mistra, escola realista que influenciou a Rssia e a Bulgria; Quando surgiu o Imprio romano do ocidente, Constantinopla no era muito rica em termos de arte, assim, teve que construir seu prprio estilo baseado no que l j existia: a arte imperial romana, no esquecendo que o Bizncio toma, nesse ponto, o papel de Roma do Oriente, o estilo helenstico e a arte da sia Menor.

Conselho dos Arcanjos. Bulgria, sc. XIV.

Cretense, de influncia veneziana (clebre pela cor e pelo desenho).

Ambas destacaram-se com os cones (quadros religiosos) representando Cristo e santos. Utilizavam a encustica como tcnica : dissolviam os pigmentos em cera quente e lquida, aplicando depois de pouco esfriar na superfcie do quadro. Com a cera e a tinta ainda quentes e moles, os artistas faziam incrustaes com pedras preciosas, metais, coroas pequenas, tecidos As bases para estes cones eram de madeira ou metal revestidas com uma camada dourada sobre a qual pintavam. Tal pintura obedecia a uma srie de rgidas convenes. Nos primeiros sculos, o cu era amarelo ou dourado, lembrando o ouro, maior bem terreno. No ltimo sculo do imprio, os cus so feitos em azul, evidenciando o racionalismo.

Virgem Eleusa. Igreja do Salvador in Cora. No usam perspectiva, mas sim superposio. As figuras so alongadas, de faces cavadas e grandes olhos

Estilo talo-bizantino

Partes da Itlia foram ocupadas pelos bizantinos entre os Sculos 6 e 11, o que produziu o chamado estilo talo-bizantino, desenvolvido em Veneza, Siena, Pisa, Roma e na Itlia meridional. A partir do cone, pintores de gnio, como Duccio e Giotto, lanaram os fundamentos da pintura italiana. A influncia bizantina repercutiu ainda em meados do Sculo 14, sobretudo na obra dos primeiros expoentes da pintura veneziana.

cones

Nossa Senhora das Neves.

So Miguel, Museu Cristo e Bizantino, Atenas.

Madre di Dio della Tenerezza Novgorod XV secolo tempera su tavola 55 x 43,5 cm

Capitel com busto do Arcanjo Miguel. Bizantino; feito em Constantinopla

Tesouro de Avar, encontrado em Vrap, na Albnia

You might also like