You are on page 1of 47

CURSO ELETRICISTA

SENAI - TERESOPOLIS

ELABORADO POR LASARO RODRIGUESD DE CASTRO

CURSO ELETRICISTA
SENAI - TERESOPOLIS

PREVENO E COM ATE A INCENDIO TEORIA DE COMBUSTO TECNICA DE EXTINO UTILIZAO DE EXTINTORES E SEUS TIPOS TECNICA DE PRIMEIROS SOCORROS UTILIZADOS QUANDO HOUVER ACIDENTE ELTRICO

Preveno e Combate a Incndio

Aspectos fundamentais da proteo contra incndio:

Preveno
Combate

Preveno e Combate a Incndio

Preveno: Caractersticas do fogo. Propriedades de risco dos materiais. Causas de incndios. Estudo dos combustveis. Combate: Conhecer os agentes extintores. Saber utilizar os equipamentos de combate incndio. Saber avaliar as caractersticas do incndio. Determinar as atitudes a ser tomadas.
4

Preveno e Combate a Incndio

Preveno de incendio Novas tecnologias


1. Construo de Barreira Corta Fogo 2. Extintores de incndio 3. Sistema de Deteco e Alarme de Incndio 4. Sistemas Hidrulicos de Combate a Incndio (sprinklers ) 5. Detectores de fumaa 6. Alarme contra incndio (manual)

Preveno e Combate a Incndio

PREVENO
Regras Bsicas
Mantenha sempre vista o telefone de emergncia do Corpo de Bombeiros - 193 Conserve sempre as caixas de incndios em perfeita condies de uso e somente as utilize em caso de incndio. Os EXTINTORES devem estar fixados sempre em locais de fcil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente). Revisar periodicamente toda a instalao eltrica do prdio, procurando inclusive constatar tambm a existncia de possveis vazamentos de gases. Evitar o vazamento de lquidos inflamveis.

Preveno e Combate a Incndio

PREVENO
Regras bsicas
Evitar a falta de ventilao. No colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras sadas para reas livres. Nem obstru-las com materiais ou equipamentos. Tomar cuidado com cera, utilizada nos pisos quando dissolvida. No deixar estopas ou flanelas embebidas em leos ou graxas em locais inadequados. Alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fsforos e pontas de cigarros acessos em qualquer lugar. Nunca utilizar os elevadores no momento do incndio.
7

Preveno e Combate a Incndio

PREVENO
Regras bsicas
Em caso de incndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rpido possvel: a ocorrncia, o acesso mais fcil para a chegada ao local e o nmero de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades. Evitar aglomeraes para no dificultar a ao do socorro e manter a rea junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas. Prevenir incndios to importante quanto saber apag-los Aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao trmino da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos eltricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros.
8

Preveno e Combate a Incndio

COMBATE Regras bsicas


Para se combater eficazmente um incndio, deve-se estar perfeitamente treinado.

Preveno e Combate a Incndio

COMBATE Regras bsicas


Nenhum sistema de preveno de incndio ser eficaz se no houver o elemento humano preparado para oper-lo. um erro pensar que sem treinamento, algum, por mais hbil que seja, por mais coragem que tenha, por mais valor que possua, seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do aparecimento do fogo.

10

Preveno e Combate a Incndio

COMBATE Regras bsicas


Ao primeiro indcio de incndio, transmita o alarme geral e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros. Desligue a chave eltrica geral, em caso de curto-circuito. Procure impedir a propagao do fogo combatendo as chamas no estgio inicial. Utilize o equipamento de combate ao fogo disponvel nas reas comuns da edificao. No sendo possvel eliminar o fogo, abandone o edifcio rapidamente, pelas escadas. Ao sair, feche todas as portas atrs de si, sem tranc-las.. No utilize o elevador como meio de escape. No sendo possvel abandonar o edifcio pelas escadas, permanea no pavimento em que se encontra, aguardando a chegada do Corpo de Bombeiros.
11

Preveno e Combate a Incndio

COMBATE Regras bsicas


Mantenha, se possvel, as roupas molhadas. Jogue fora todo e qualquer material inflamvel que carregue consigo. Em situaes crticas feche-se no banheiro, mantendo a porta umedecida pelo lado interno e vedada com toalha ou papel molhados. Em condies de fumaa intensa cubra o rosto com um leno molhado. No fique no peitoril antes de haver condies de salvamento, proporcionadas pelo Corpo de Bombeiros. Indique sua posio no edifcio acenando para o Corpo de Bombeiros com um leno. Aguarde outras instrues do Corpo de Bombeiros Desligue imediatamente o equipamento que estiver manuseando e feche as sadas de gs.
12

Preveno e Combate a Incndio

COMBATE Regras bsicas


Em caso de incndio, se voc se encontra em lugar cheio de fumaa procure sair, andando o mais rente possvel do piso, para evitar ficar asfixiado. Em regra geral, uma pessoa cuja roupa pegou fogo procura correr. No o faa: a vtima deve procurar no respirar o calor das chamas. Para o evitar, dobre os braos sobre o rosto, apertando-os: jogue-se ao cho e role, ou envolva-se numa coberta ou num tecido qualquer. Vendo correr uma pessoa com as roupas em chamas, no a deixe faze-lo. Obrigue-a a jogar-se ao cho e rolar lentamente. Use de fora, se necessrio, para isso. Se for possvel, use extintor ou mangueira sobre o acidentado.
13

Preveno e Combate a Incndio

COMBATE
Regras bsicas
No caso de no haver nada por perto, jogue areia ou terra na vtima, enquanto ela est rolando. Se puder, envolva o acidentado com um cobertor, lona ou com panos grossos. Envolva primeiro o peito, para proteger o rosto e a cabea. Nunca envolva a cabea da vtima, pois assim voc a obriga a respirar gases. Ao perceber um incndio no se altere; estando num local com muitas pessoas ao redor, no grite nem corra. Acate as normas de preveno e evite acidentes. Trate de sair pelas portas principais ou de emergncia, de maneira rpida, sem gritos, em ordem, sem correrias. Nunca feche com chaves as portas principais e as de emergncia. No guarde panos impregnados de gasolina, leos, cera ou outros inflamveis. Aps o uso do extintor, notificar o servio de segurana para recarregamento.
14

Preveno e Combate a Incndio


COMBATE Regras bsicas
Somente suba ao terrao se o edifcio oferecer condies de evacuao pelo alto, ou se a situao o exigir. Procure sempre manter a calma e no fume. No tire as roupas. D o alarme.

15

Preveno e Combate a Incndio

Teoria da combusto
Conceito de Fogo
Fogo um processo qumico de transformao. Podemos tambm defini-lo como o resultado de uma reao qumica que desprende luz e calor devido combusto de materiais diversos. Elementos que compem o fogo Os elementos que compem o fogo so: Combustvel Comburente (oxignio) Calor Reao em cadeia
16

Preveno e Combate a Incndio

Teoria da combusto
Tringulo do fogo

17

Preveno e Combate a Incndio


Teoria da combusto
Esse quarto elemento, tambm denominado transformao em cadeia, vai formar o quadrado ou tetraedro do fogo, substituindo o antigo tringulo do fogo.

18

Preveno e Combate a Incndio

Teoria da combusto Tetraedro do fogo

O Calor
o elemento que serve para dar incio a um incndio, mantm e aumenta a propagao.

O comburente O oxignio necessrio para a combusto e


esta presente no ar que nos envolve. Na porcentagem de 21%, sendo que o mnimo exigvel para sustentar a combusto de 16%.
19

Preveno e Combate a Incndio

Tetraedro do fogo
Reao em Cadeia
A reao em cadeia torna a queima autossustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

O combustvel
o elemento que serve de propagao do fogo, pode ser slido, lquido ou gasoso.
20

Preveno e Combate a Incndio

Teoria da combusto
Elementos do Combustvel
Slidos Madeira, papel, tecido, algodo, etc. Lquidos - (volteis e no volteis) Volteis So os que desprendem gases inflamveis temperatura ambiente. Ex. lcool, ter, benzina, etc.

21

Preveno e Combate a Incndio

Teoria da combusto
Lquidos

No Volteis
So os que desprendem gases inflamveis temperaturas maiores do que a do ambiente. Ex.: leo, graxa, etc. etc. Gasosos Butano, propano, etano, etc.

22

Preveno e Combate a Incndio

Propagao do Calor Conduo Conveco Irradiao

23

Preveno e Combate a Incndio

Propagao do calor Conduo


O calor passa por contato de um material para outro. de molcula a molcula.

24

Preveno e Combate a Incndio

Propagao do calor Conveco


A conveco o processo de transferncia de energia atravs do movimento de matria, por efeito de uma diferena de temperatura. A conveco ocorre tipicamente em fluidos (lquidos e gases).

25

Preveno e Combate a Incndio

Propagao do calor Irradiao


O calor transmite-se por ondas eletromagnticas no domnio do infravermelho. Ex: Sol, Microondas.

26

Preveno e Combate a Incndio

Classes de incndios A B - C D E - K
Essas so as classes de incndio de acordo com a NFPA ( National Fire Protection Association)

Classe A:
Fogos que envolvem combustveis slidos como madeira, tecidos, borracha, papel e alguns tipos de plstico.

Classe B:
Fogo envolvendo combustveis lquidos ou slidos que podem se tornar lquidos tais como derivados de petrleo, leos, tintas, resinas e algumas ceras e plsticos, no envolvendo gorduras ou leos de cozinha.
27

Preveno e Combate a Incndio

Classes de incndios
Classe C:
Fogo envolvendo equipamentos eltricos energizados.

Classe D:
So incndios que envolve, alguns metais e com certa forma de apresentao que exigem para sua extino agentes especiais. Dentre os metais combustveis h os pirofricos tais como: sdio, potssio, ltio, csio, e algumas ligas no auto inflamveis tais como: magnsio, titnio, zircnio, etc. Pirofrico = Composio qumica que se inflama espontaneamente em contato com o ar
28

Preveno e Combate a Incndio

Classe de incndio
Classe E:
So incndios que envolvem materiais radioativos e qumicos, cujos riscos acrescem aos do prprio incndio exigindo do brigadista um maior conhecimento e um fator maior de proteo.

Classe K:
Fogos envolvendo materiais lquidos e slidos como leos e gorduras de substncias comestveis tendo como exemplo de ambiente as cozinhas industriais. Esta norma passou a vigorar em 1999 pela NFPA e ainda no muito conhecida.

29

Preveno e Combate a Incndio

TECNICA DE EXTINO DE INCENDIO


Mtodos
Os mtodos de extino do incndio visam eliminar um ou mais componentes do tringulo do fogo. Na ausncia de qualquer um desses trs componentes, o fogo se extinguir.

1. RESFRIAMENTO
Esse mtodo consiste em jogarmos gua no local em chamas provocando seu resfriamento e consequentemente eliminando o componente "calor" do tringulo do fogo..

30

Preveno e Combate a Incndio

TECNICA DE EXTINO DE INCENDIO


2. ABAFAMENTO Quando abafamos o fogo, impedimos que o oxignio participe da reao. Logo, ao retirarmos esse componente comburente (oxignio) do tringulo, tambm extinguimos o fogo.

3. ISOLAMENTO
Separando o combustvel dos demais componentes do fogo, isolando-o, como na abertura de uma trilha (acero) na mata, por exemplo, o fogo no passa, impedindo que se forme o tringulo.

31

Preveno e Combate a Incndio

TECNICA DE EXTINO DE INCENDIO 4. Interrupo da Reao Qumica em Cadeia:


caracterizada pela ao do p qumico seco que interrompe a reao da combusto.

32

Preveno e Combate a Incndio

UTILIZAO DE EXTINTORES E SEUS TIPOS


Como usar extintor Tipos de extintores

Extintor um aparelho porttil que serve para extinguir incndios. Opera a base de jatos contendo um agente extintor sob presso.

vdeo

imagens

33

Preveno e Combate a Incndio

Como utilizar um extintor de incndio


1. Transporte o extintor na posio vertical, segurando o manpulo; 2. Retire o travo de segurana; 3. Pressione a alavanca; 4. Aproxime-se do foco de incndio com cuidado; 5. No se deixe rodear pelo fogo; 6. Dirija o jacto para a base das chamas; 7. Varra devagar toda a superfcie das chamas;

34

Preveno e Combate a Incndio

Como utilizar um extintor de incndio


8. Atue sempre no sentido do vento; 9. Cubra lentamente toda a superfcie das chamas; 10. Dirija uma vez mais o jacto para a base das chamas; 11. No caso de combustveis lquidos, no lance o jacto com demasiada presso para evitar projeo do combustvel e subsequente alastrar das chamas; 12. Assegure-se que no h reacendimento antes de dar por terminada a extino.
35

Preveno e Combate a Incndio

CLASSIFICAO DOS AGENTES EXTINTORES Agente extintor tudo aquilo que ou pode ser usado para abafar ou resfriar as chamas, propiciando sua extino. 1. gua A gua pressurizada, que extingue o fogo por resfriamento. Utilizada em materiais slidos como madeira, papel, tecidos e borracha. 2. Bicarbonato de sdio O bicarbonato de sdio tambm chamado de P Qumico BC
36

Preveno e Combate a Incndio

CLASSIFICAO DOS AGENTES EXTINTORES usado para apagar incndios de lquidos, gases e equipamentos eltricos. 3. Fosfato Fosfato monoamnio Tambm chamado de P ABC, extingue incndios de slidos, lquidos, gases e eletricidade. 4. Dixido Dixido de Carbono Tambm chamado de Gs Carbnico, que extingue o fogo por retirar o oxignio. Utilizado em lquidos e gases (como a gasolina, o lcool e o GLP) e materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente eltrica.
37

Preveno e Combate a Incndio

CLASSIFICAO DOS AGENTES EXTINTORES 5. Espuma Usada em incndios de lquidos e slidos. 6. Halon Utilizado em equipamentos eltricos por apagar incndios sem deixar resduos. Foi banido pelo Protocolo de Montreal por ser nocivo a camada de oznio. 7. NAF Indicado para extino em reas ocupadas ou que possuam equipamentos eletrnicos. considerado um Agente Limpo, pois no residual, possui baixa toxicidade e no prejudica a camada de oznio.
38

Preveno e Combate a Incndio

CLASSIFICAO DOS AGENTES EXTINTORES


Tambm no conduz eletricidade e eficaz, substituindo o uso do Halon

OBS: A gua, especialmente a salgada boa condutora de eletricidade e no deve portanto ser utilizada na extino de incndios da classe "C".

39

Preveno e Combate a Incndio

Tcnicas de primeiros socorros utilizados em acidente eltrico Os sintomas variam conforme a gravidade do choque eltrico:
- Dores musculares, agitao, taquicardia; - Tonturas, convulso, desmaio (perda total dos sentidos momentnea ou prolongada); - Tromboses vasculares; Hemorragias; - Fraturas consequentes a quedas; Rompimentos de msculos e tendes;
40

Preveno e Combate a Incndio

Os sintomas variam conforme a gravidade do choque eltrico:


- Queimaduras (mais graves nas correntes de alta tenso); - Insuficincia Renal: principalmente nas leses por alta tenso, em que pode haver grandes destruies musculares. - A destruio dos msculos libera substncias txicas que levam necrose do tecido renal, com consequente insuficincia renal. - Parada cardaca; - Parada Respiratria

41

Preveno e Combate a Incndio


Primeiros socorros

42

Preveno e Combate a Incndio

Primeiros socorros
- No tocar no acidentado em hiptese alguma enquanto ele estiver submetido a choque eltrico, se tocar, estar se submetendo aos mesmos efeitos do choque que ele; - Desligar o sistema eltrico; ou

- Com um objetos isolantes isolar a vitima do choque

43

Preveno e Combate a Incndio

Primeiros socorros
Como socorrer o acidentado - Nos casos sem gravidade, coloque o acidentado em lugar arejado e aplique compressas frias na testa; - Nos casos graves, aplique respirao artificial e massagem cardaca; - Lembre-se que cada segundo de contato com a eletricidade diminui o tempo de vida da vtima; - Aplicar prticas de ressuscitao.
44

Preveno e Combate a Incndio

Praticas de ressuscitao
Como proceder?
Primeiro localize a borda da ltima costela da vtima. Deslize os dedos at atingir, no centro do trax, uma salincia chamada apndice xifoide. Coloque a parte mais saliente da mo dois dedos acima do apndice xifoide. Esse o ponto em que deve ser aplicada a massagem. Coloque a outra mo sobre a que ficou pousada no trax. Com voc de joelhos, mantenha os braos na posio vertical. Faa 15 compresses, uma aps outra, sem violncia. A cada 15 compresses, faa duas respiraes artificiais, se voc estiver sozinho. Caso haja outra pessoa ajudando-o, faa cinco compresses para uma respirao artificial. Mantenha as mos sempre na mesma posio

45

Preveno e Combate a Incndio

Praticas de ressuscitao
Dicas do bombeiro Druzio varela

46

Preveno e Combate a Incndio

47

You might also like