You are on page 1of 46

URGNCIA E EMERGNCIA

Os servios de urgncia e emergncia, em muitos lugares de nosso pas, ainda possuem pessoal no qualificado para a funo, fomentando assim, a existncia do profissional quebra-galho.

CONCEITOS E DEFINIES
a)

Urgencia. Podemos definir como socorros de urgncia, as medidas iniciais e imediatas aplicadas a uma vtima fora do ambiente hospitalar, executadas por pessoa treinada para realizar a manuteno dos sinais vitais e evitar o agravamento das leses j existencites. (OLIVEIRA, Marcos). Socorros de Urgncia ou Primeiros-Socorros. Os socorros de urgncia ou primeiros-socorros podem ser tambm conceituados como o atendimento prestado s vtimas de qualquer acidente ou mal sbito, antes da chegada de qualquer profissional qualificado da rea da sade ou equipe especializada em atendimento pr-hospitalar. (OLIVEIRA, Marcos). Suporte Bsico de Vida. Suporte bsico da vida uma medida de emergncia que consiste no reconhecimento e na correo imediata da falncia dos sistemas respiratrio e/ou cardiovascular, ou seja, avaliar e manter a vtima respirando, com batimento cardaco e sem hemorragias graves. (OLIVEIRA, Marcos).

b)

c)

d)

Primeiros-Socorros. Primeiros-Socorros so as primeiras providncias a serem tomadas com o acidentado, o doente ou a vtima de mal sbito. (KAWAMOTO, 2002). Atendimento de Emergncia. Conjunto de aes empregadas para a recuperao de pacientes, cujos agravos sade necessitam de assistncia imediata. As condies do paciente so agudas, mas no h perigo iminente de falncia de qualquer de suas funes vitais que, com o passar do tempo, diminuem temerariamente sua chance de eventual recuperao. (GOMES, 1994). Atendimento de Urgncia. Conjunto de aes empregadas para a recuperao de pacientes, cujos agravos sade necessitam de assistncia imediata. As condies do paciente so agudas, mas no h perigo iminente de falncia de qualquer de suas funes vitais. (GOMES, 1994) Emergncia. O termo emergncia identifica os problemas que necessitam de cuidados especializados imediatos para evitar, assim, a morte ou complicaes graves no indivduo. (RODRGUEZ, 2001).

e)

f)

g)

h)

Atendimento em Urgncia e Emergncia. Cuidados imediatos frente a agravos s funes vitais orgnicas do indivduo, visando a estabilizao do quadro patolgico at o incio dos cuidados especializados.

A TICA NAS URGNCIAS E EMERGNCIAS

A maior dificuldade que o profissional de enfermagem enfrenta que ele quer, ao mesmo tempo, ser tico e justo e estar dentro da lei, trs situaes que o homem ainda no conseguiu conciliar.

O ERRO DE ENFERMAGEM

O erro dito de enfermagem o dano provocado no paciente pela ao ou inao do profissional de enfermagem no exerccio da profisso e sem a inteno de cometlo. Existem trs possibilidade de suscitar o dano e alcanar o erro: imprudncia, impercia e negligncia, consistindo esta em no fazer o que deveria ser feito; a imprudncia, em fazer mal o que deveria ser bem feito. Tem-se que observar que a negligncia ocorre quase sempre por omisso, enquanto a imprudncia ou a impercia por comisso, ou seja, por incumbncia imposta pela profisso. Necessrio tambm se faz entender que o mal provocado pelo profissional de enfermagem, no exerccio da profisso, quando involuntrio, considerado culposo, posto que no houve a inteno de comet-lo A enfermagem presume um compromisso com a vida humana, considerando-se como seu ciclo vital o perodo compreendido entre a concepo e a morte fsica, no sentido de cuidar do cliente/paciente ora necessitado. Assim, o erro de enfermagem deve ser separado do possvel resultado adverso do ato de cuidar, quando o profissional de enfermagem empregou todos os recursos disponveis sem obter o sucesso pretendido.

O CERNE DA QUESTO EST NA ANLISE DE TRS PERGUNTAS:


Quem pode fazer algo? Quem deve fazer algo? Quem fez algo? Ao tentarmos responder essas trs perguntas, com certeza esbarraremos nas mais diversas questes de ordens legais, sociais, polticas, educacionais, profissionais, etc. Diante de nossa vasta legislao de sade vigente no pas, seria, no mnimo, demagogo dizermos que basta as instituies cumprirem-nas para solucionarem os problemas da sade brasileira. Temos que ser realistas e admitir, entre outras coisas, que:

Nem os rgos, nem as instituies pblicas e privadas respeitam o quantitativo necessrio de profissionais para um atendimento digno e seguro populao; O corporativismo de algumas profisses ainda dita as regras do jogo;

Nossos polticos necessitam urgentemente, para confeccionarem nossa legislao, de tcnicos especializados e devidamente regionalizados, a fim de se garantir, no a hegemonia de padres nacionais, mas o respeito s caractersticas e necessidades de cada regio;
Os cargos com poder de mando ainda so puramente de carter poltico, ou seja, encontramos um exrcito de chefes sem cabea tentando comandar centenas de subalternos com mais qualificao que eles; Nosso pas ainda no investe nem um tero de um tero que deveria investir em pesquisa; Nossas universidades pblicas esto deterioradas, alimentando sobre maneira o crescente mercado educacional privado, autntico representante da quantidade em detrimento da qualidade, poltica, por sinal, adotada por nosso governo para tentar convencer que o Brasil investe em educao.

TRANSPORTE DE PACIENTES NAS UNIDADES DE EMERGNCIA

Inmeras vezes faz-se necessrio o deslocamento de pacientes dentro das unidades de emergncia, seja para exames, seja para transferncia, ou por outro motivo qualquer, de forma que deve ser observado o estado da vtima para se adequar o transporte, considerando-se que um deslocamento inadequado pode agravar o estado de sade um paciente.

SUPORTE BSICO DE VIDA


O tratamento de um doente vtima de trauma grave requer avaliao rpida das leses e instituio de medidas teraputicas de suporte de vida. Visto que o tempo essencial, desejvel uma abordagem sistematizada, que possa ser facilmente revista e aplicada. O trauma no deve ser encarado como devido a acidentes, pois este tempo implica em leses devidas a acontecimentos fortuitos.

REANIMAO CARDIOPULMONAR
Parada Cardiorespiratria

Define-se parada cardaca como A cessao subida e inesperada da atividade ventricular em indivduos sem molstia incurvel e debilitante e progressiva.

A cadeia de Sobrevivncia
So as aes que visam o primeiro atendimento a uma pessoa com parada cardiorespiratria.

Parada Cardiorespiratria
Importante saber: I- Uma das principais causas de morte no mundo II- Na parada prevenir a morte cerebral!

Cadeia de Sobrevivncia

Reconhecimento Rpido da parada

Rpido RCP

Rpida Desfibrilao

Cuidados ps ressucitao

1 Elo

Rpida deteco da situao da emergncia e rpida ativao do sistema 192 ou outro socorro se necessrio.

2 Elo

Incio rpido de suporte bsico de vida (SBV), Retarda 80% das mortes, essa iniciativa do socorrista.

3 Elo
Rpido acesso a desfibrilao. RCP e desfibrilao rpida em 3 a 5 minutos aps o calapso podem produzir taxas de sobrevivncia to elevadas como 49 75 %.

4 Elo
Rpido acesso ao suporte avanado de vida (SAV), entre outros inclui uma abordagem diferenciada de via area, utilizao de drogas e desfibrilao manual.

Caracterstica do povo Brasileiro


Cultura do socorrer por socorrer

Rapidez mais importante que a qualidade

A avaliao da vtima
O que fazer?

Verificar nvel de conscincia Deixar livre vias areas Elevao da cabea Realizar a seqncia de Ver, Ouvir e Sentir Verificar a presena de pulso (carotdeo)

Compresses Torcicas
a. Compresses torcicas em superfcie fixa. Comprimir o trax aproximadamente 4 cm. Realizar freqncia de 100 comp./minuto. Fazer a seqncia de 30 compresses/2ventilao. Fazer essa manobra em ciclo de 5x. Verificar a presena de pulso (cartida).

MEXER UM DEDO SALVA MAIS QUE MEXER NO ACIDENTADO. DISQUE 192 OU 190

Vamos aprender a ajudar !!!!!

PARADA CARDIORESPIRATRIA

Existem inmeros fatores que podem ocasionar uma parada respiratria: doena cardacas pr-existentes, choque eltrico, traumas de crnio, doenas pulmonares e vrias outras. Podemos descrev-la como a ausncia total de sinais de circulao, ou seja, falta de batimentos cardacos, de pulsao e de movimentos respiratrios. Pode-se caracterizar por assistolia ou fibrilao ventricular. OBS.: Desfibrilao: ato realizado atravs de aparelho prprio, que consiste na emisso de choque eltrico para se tentar reverter um quadro de fibrilao ventricular.

OBS.: Cardioverso: ato realizado atravs de aparelho prprio, que consiste na emisso de choque eltrico para se tentar reverter um quadro de assistolia cardaca.

TRAUMATISMO CRANIENCEFLICO

o trauma fsico ocorrido na regio ceflica, podendo causar danos externos e/ou internos. O Crnio um compartimento rgido que contm o crebro, o lquido cerebroespinhal, o sangue e o fludo extracelular. Logo, nada pode ocupar espao dentro do crnio sem subtrair um destes componentes e sem modificar a complacncia cerebral.

VENTILAO MECNICA

A ventilao mecnica qualquer mtodo de respirao que utiliza um aparelho mecnico para aumentar ou satisfazer completamente as necessidades respiratrias do doente.

Durante a respirao espontnea normal o ar entra nos pulmes, com o auxlio da expanso da cavidade torcica e expulso durante o relaxamento dos msculos respiratrios (diafragma e intercostais), ajudando pela elasticidade dos prprios pulmes. desta maneira que ocorre a troca gasosa (hemostasia). A falncia de qualquer das estruturas implicadas nesse processo pode causar uma insuficiente hemostasia, sendo necessria a utilizao da ventilao mecnica como recurso.

ABUSO DE BEBIDA ALCOLICA


O alcoolismo o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do lcool; entendido como o vcio de ingesto excessiva e regular de bebidas alcolicas, e todas as conseqncias decorrentes. O alcoolismo , portanto, um conjunto de diagnsticos. Dentro do alcoolismo existe a dependncia, a abstinncia, o abuso (uso excessivo, porm no continuado), intoxicao por lcool (embriaguez). Sndromes amnstica (perdas restritas de memria), demencial, alucinatria, delirante, de humor. Distrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distrbios inespecficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Assim o alcoolismo um termo genrico que indica algum problema, mas medicamente para maior preciso, necessrio apontar qual ou quais distrbios esto presentes, pois geralmente h mais de um.

A cirrose heptica uma das doenas mais comuns provocadas pelo alcoolismo. A bebida metabolizada atravs do fgado e quando se usa lcool em grandes quantidades e por longo perodo, podem surgir alteraes no rgo. O lcool provoca infiltrao de gorduras no fgado, pode gerar a hepatite alcolica e, mais grave, a cirrose heptica. A cirrose se caracteriza pelo endurecimento do fgado, provoca ascite (barriga d'gua) e formao de varizes no esfago. Alm do fgado, outras partes do organismo podem ser afetadas pela bebida. No crebro, a intoxicao aguda - mesmo em no alcolatras - pode provocar acidentes, agresses e suicdio. O lcool interfere no funcionamento do aparelho digestivo, desenvolve irritaes na boca e esfago, alm de provocar distrbios gstricos que acabam agravando doenas j existentes, como a lcera. O intestino tambm pode sofrer com diarrias e dificuldade de absoro de alimentos, provocando a desnutrio. O uso constante de bebida tambm agrava diversas outras doenas infecciosas, como tuberculose e pneumonia.

URGNCIA CARDIOVASCULARES
Insuficincia Coronariana Aguda (ICA) pode ser definida como uma forma de apresentao clnica da cardiopatia isqumica, causada por uma diminuio aguda do fluxo sanguneo coronariano, com desenvolvimento de isquemia miocrdica profunda e/ou necrose, com suas conseqncias eltricas, funcionais e estruturais.

CRISE HIPERTENSIVA
Representa elevao significativa dos nveis tensionais, usualmente com valores de presso arterial (P.A.), distolica acima de 120/130 mmHg. O diagnstico da crise hipertensiva no deve basear-se apenas nos nveis tensionais absolutos.

EDEMA AGUDO DO PULMO


O EAP se caracteriza por um acmulo de fludos nos espaos alveolares e intersticiais pulmonares. O EAP mais freqente o cardiognico, que resulta do aumento da presso capilar pulmonar. Existem outras causas de EAP como: aumento da permeabilidade da membrana capilar pulmonar (sindrome da angstia respiratria do adulto SARA), reduo da presso anetica do plasma, presso intrapleural negativa por reexpanso de pneumotrax neurognico por traumatismo craniano e edema pulmonar de altitude. O EAP cardiognico o mais comum nas emergncias.

ARRITMIAS
As arritmias cardacas so patologias muito freqentes no setor de emergncia. Elas acometem os portadores de diferentes cardiopatias, bem como pacientes com pneumopatias, distrbios hidroeletrolticos e alteraes hormonais. Em alguns pacientes a arritmia a prpria doena, como por ex., nos portadores de vias anmalas, dupla via nodal e em alguns casos de fibrilao arterial. O reconhecimento clnico e eletrocardiogrfico das arritmias fundamental para se definir a conduta correta frente ao episdio agudo.

DOENA PERICRDICA AGUDA


DPA compe-se de duas entidades: periocardite aguda e tamponamento cardaco. O acometimento agudo do pericrdio deve ser identificado e tratado precocemente, diminuindo a sua morbidade e mortalidade.

PERICARDITE AGUDA
Este processo inflamatrio que acomete o pericrdio possui diversas origens e a causa idioptica a mais comum.

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA


A abordagem clnica da trombose venosa profunda (TVP) baseia-se na compreenso da fisiopatologia do processo trombtico, dos mtodos diagnsticos e da farmacologia dos agentes teraputicos eficazes. A TVP responsvel por 90% dos casos de tromboembolismo pulmonar.

EMERGENCIA RESPIRATRIA
ASMA Asma caracterizada pela diminuio do calibre das vias areas, em conseqencia a diversos estmulos, sendo reversvel (algumas vezes de forma incompleta) espontaneamente ou em resposta ao tratamento. Sua intensidade pode ser variada, de leve e pouco sintomtica a severa insuficincia respiratria.

D.P.O.C.
O termo DPCO serve para identificar um conjunto de doenas respiratrias crnicas que se caracterizam pela tosse, expectorao, dispnia (usualmente com chiado), limitao do fluxo areo expiratrio e diminuio da troca gasosa. Alm de crnicas, estas manifestaes so constantes e progressivas. Nos pacientes com DPOC descompensada, a taxa de mortalidade de at 50% , na dependncia da gravide do caso.

EMBOLIA PULMONAR
Esta demonstrado que aproximadamente 50% os pacientes com trombose venosa profunda (TVP) no exibem os chamados sinais clssicos desta doena: calor, rubor, dor e edema, de tal forma que a ausncia destes achados no afasta o diagnstico.

CHOQUE
A funo da circulao fornecer nutrientes e oxignio a todas as clulas do organismo de acordo com a sua atividade metablica, bem como remover os produtos no utilizveis.

CLASSIFICAO DO ESTADO DE CHOQUE


CHOQUE CARDIOGNICO
Incapacidade do corao em desempenhar a funo de bomba na manuteno do dbito cardaco adequado.
Causas: 1) Infarto agudo do miocrdio 2) Arritmias 3) Miocardiopatias 4) Distrbios hidroeletrolticos

CHOQUE CARDIOGNICO
Incapacidade do corao em desempenhar a funo de bomba na manuteno do dbito cardaco adequado.

Causas: 1) Infarto agudo do miocrdio 2) Arritmias 3) Miocardiopatias 4) Distrbios hidroeletrolticos

CHOQUE OBSTRUTIVO
Resultante do bloqueio mecnico ao fluxo sangneo na pequena circulao ou na circulao sistmica, pode ser considerado com choque cardiognico secundrio. Causas: 1) Diminuio do enchimento ventricular- tamponamento cardaco, pneumotrax hipertensivo. 2) Dificuldade no esvaziamento ventrcular- Embolia pulmonar, obstruao de vlvulas cardacas.

CHOQUE SPTICO
Incapacidade das clulas em produzir energia suficiente para as suas necessidades metablicas na vigncia de infeco.

CHOQUE NEUROGNICO
O Choque neurognico determinado pela perda da atividade simptica por uma leso medular que determina perda do tnus venoso simptica por uma leso medular que determina perda do tnus venoso simptico e consequentemente represamento do sangue na periferia. A clnica formada por choque circulatrio e bradicardia. Neste caso utilizado drogas vasoativas para aumentar o tnus venoso.

CHOQUE HIPOVOLMICO
Caracteriza-se por volume intravascular reduzido com diminuio do dbito cardaco causas: Perdas sangneas hemorragias internas ou externas Perdas de plasma queimaduras, peritonites Perdas de fluidos e eletrlitos vmitos, diarrias.

1) 2) 3)

URGENCIA HEMORRGICA
HEMORAGIA: a perda de sangue proveniente de ruptura, dilaceramento ou corte de um vaso sanguneo.

HEMORRAGIAS DIGESTIVA
A hemorragia digestiva pode se manifestar por hematmese e/ou melena e ser classificada em alta ou baixa.

ATENDIMENTO DE URGNCIA EM FERIMENTOS

Ferimentos
Causado por uma forma de agente traumtico devido algum tipo de acidente: Arma Branca (faca, tesoura) Prego Quedas Armas de fogo

Tipos de Ferimentos
Ferimentos Fechados: So aqueles produzidos abaixo da pele e mucosas, podendo atingir rgos profundos Ferimentos Abertos: So aqueles que apresentam comunicao com o meio externo, onde a pele e as mucosas so lesadas

Classificao das Hemorragias


1. Arterial 1. Apresenta-se em forma de jato juntos as pulsaes 2. Cor vermelho vivo

2. Venoso 1. Escorre sem presso 2. Vermelho escuro


3. Capilar 1. Geralmente sem grandes conseqncias Superficial

Controle

Fazer presso direta no local Fazer elevao do membro acima do nvel do corao

Caso no existam fraturas: Realizar ponto de presso (Femral e Braquial)

TRAUMA
Traumatismo o termo mdico que traduz o conjunto de alteraes causadas por agente fsico em uma pessoa. O politraumatismo utilizado quando mais de uma regio do corpo sofre leses concomitantes. O traumatismo fsico a terceira causa global de mortalidade e a primeira faixa entre 5 a 40 anos. To elevada quanto a taxa de mortalidade a invalidez que excede a mortalidade em 3:1.

TRAUMA DE TORAX
No cmputo geral, a mortalidade por trauma de trax de 10%. O trauma de trax causa uma em cada quatro mortes por trauma..

TRAUMATISMO CRANIOENCEFALICO (TCE)


O traumatismo cranioenceflico (TCE) definido como qualquer agresso que acarrete leso anatmica e/o funcional das estruturas sseas e enceflicas podendo ocorrer leses isoladas o mltiplas.

TRAUMATISMO ABDOMINAL
Leso intra-abdominal uma causa Importante de mortes em pacientes vtimas de traumatismos. Podem passar desapercebidas, no atendimento inicial quer seja pelo TCE ou por uso de drogas.

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR
O paciente vitima de traumatismos, especialmente com leses acima dadas linhas claviculares, deve ser considerado como potencial portador de um trauma em coluna cervical.

TRAUMA DE EXTREMIDADES
As leses do sistema msculo-esqueltico freqentemente se apresentam de forma dramtica e ocorrem em 85% dos doentes que sofrem trauma fechado, porm raramnte causam um risco imediato vida ou membro.

ESCALA DE COMA DE GLASGOW


VARIVEIS Abertura Ocular (O) Espontneo A estmulo verbal A estimulo doloroso Sem resposta Obedece comandos Localiza dor Flexo normal (retirada) Flexo anormal (decorticao) Extenso (descerebrao) Sem resposta (flacidez) Orientado Confuso Palavras inapropriadas Sons incompreensveis Sem resposta 4 3 2 1 6 5 4 3 2 1 5 4 3 2 1

MELHOR resposta motora (M)

Resposta Verbal (V)

Bibliografia

J. GALVO ALVES. Emergncias Clnicas. Rio de Janeiro, 2007. JUNIOR, KLINGER FONTINELE. Urgncia e Emergncia em Enfermagem. Goinia, 2004. MACHADO, EDJANE GUERRA DE AZEVEDO, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensa, Goinia, 2004. LOMBA, DR. MARCOS. Atendimento Pr-Hospitalar Primeiros Socorros. Pernambuco, 2006. LUIZ, M.V. A Enfermagem e as Urgncias Psiquitricas, Mimegrafo. E.E.R.P. USP, 1993. COIMBRA, R.S.M. et alli, Emergncia e no traumticas e no traumticas. So Paulo: Ed. Atheneu, 1998.

You might also like