You are on page 1of 28

Resoluo de Problemas

Luciana Moura
Consultora Pedaggica Especialista em Matemtica
Mestre em Ensino de Matemtica Co-autora da obra coletiva Matemtica construo e significado da Editora Moderna

A arte de resolver problemas


George Plya
1a edio: 1944

Como Resolver um Problema


COMPREENSO DO PROBLEMA Qual a incgnita? Quais so os dados? Qual a condicionante? possvel satisfazer a condicionante? A condicionante suficiente para determinar a incgnita? Ou insuficiente? Ou redundante? Ou contraditria? Trace uma figura. Adote uma notao adequada. Separe as diversas partes da condicionante. possvel anot-las?

Primeiro preciso compreender o problema

Como Resolver um Problema


ESTABELECIMENTO DE UM PLANO J o viu antes? Ou j viu o mesmo problema apresentado sob uma forma ligeiramente diferente? Conhece um problema correlato? Conhece um problema que lhe poderia ser til? Considere a incgnita! E procure pensar em um problema conhecido que tenha a mesma incgnita ou outra semelhante.

Segundo Encontre a conexo entre os dados e a incgnita.

Como Resolver um Problema


ESTABELECIMENTO DE UM PLANO Segundo possvel que seja obrigado a considerar problemas auxiliares se no puder encontrar uma conexo imediata. Eis um problema correlato e j antes resolvido. possvel utiliz-lo? possvel utilizar o seu resultado? possvel utilizar o seu mtodo? Deve-se introduzir algum elemento auxiliar para tornar possvel a sua utilizao? possvel reformular o problema? possvel reformul-lo ainda de outra maneira? Volte s definies.

Como Resolver um Problema


ESTABELECIMENTO DE UM PLANO Se no puder resolver o problema proposto, procure antes resolver algum problema correlato. possvel imaginar um problema correlato mais acessvel? Um problema mais genrico? Um problema mais especfico? Um problema anlogo? possvel resolver uma parte do problema? Mantenha apenas uma parte da condicionante, deixe a outra de lado; at eu ponto fica assim determinada a incgnita? possvel variar a incgnita, ou os dados, ou todos eles, se necessrio, de tal maneira que fiquem mais prximos entre si? Utilizou todos os dados? Utilizou toda a condicionante? Levou em conta todas as noes essenciais implicadas no problema?

Segundo preciso chegar afinal a um plano para a resoluo.

Como Resolver um Problema

EXECUO DO PLANO Terceiro Execute o seu plano Ao executar o seu plano de resoluo, verifique cada passo. possvel verificar claramente que o passo est correto? possvel demonstrar que ele est correto?

Como Resolver um Problema

RETROSPECTO Quarto Examine a soluo obtida possvel verificar o resultado? possvel verificar o argumento?

possvel chegar ao resultado por um caminho diferente? possvel perceber isto em um relance?
possvel utilizar o resultado, ou o mtodo, em algum outro problema?

Heursticas na sala de aula


Alan H. Schoenfeld

Heurstica: sugesto ou estratgia geral, independente de algum tpico particular ou do assunto em questo, que ajude os resolvedores de problemas a abordar e entender um problema e a dirigir eficientemente seus recursos para resolv-lo

Algumas heursticas importantes na resoluo de problemas


Analisando e entendendo um problema:
1. 2. Desenhe um diagrama, se for possvel. Examine casos particulares para: a) exemplificar o problema; b) explorar as vrias possibilidades, atravs de casos com limitaes; e c) encontrar padres de induo fazendo os parmetros inteiros iguais sucessivamente a 1, 2, 3, ... 3. Tente simplificar, usando simetrias ou sem prejuzo da generalidade.

Algumas heursticas importantes na resoluo de problemas


Delineando e planejando uma soluo:

1. Planeje as solues hierarquicamente.


2. Seja capaz de explicar, em qualquer momento da resoluo, o que voc est fazendo e por qu; o que voc far com o resultado dessa operao

Algumas heursticas importantes na resoluo de problemas


Explorando solues para problemas difceis:
1. Considere uma variedade de problemas equivalentes: a) substitua a condicionante por outras equivalentes;

b) recombine elementos do problema por outras equivalentes;


c) introduza elementos auxiliares; d) reformule o problema: com uma mudana de perspectiva ou notao; argumentando por contradio ou contrapositivamente; Assumindo uma soluo e propriedades que ela precisa ter. determinando as

Algumas heursticas importantes na resoluo de problemas


Explorando solues para problemas difceis:

2. Considere ligeiras modificaes do problema original: a) escolha metas secundrias e tente alcan-las; b) desconsidere uma condicionante e, depois, tente imp-la novamente; c) decomponha o problema e trabalhe nele, parte por parte.

Algumas heursticas importantes na resoluo de problemas


Explorando solues para problemas difceis:

3. Considere modificaes amplas do problema original:


a) examine problemas anlogos com menor complexidade (menos variveis); b) explore o papel de uma nica varivel ou condicionante deixando o resto fixo; c) explore algum problema de forma, dados ou concluses similares; tente explorar o resultado e o mtodo.

Algumas heursticas importantes na resoluo de problemas


Verificando uma soluo:
1. Use estes testes especficos: A soluo usa todos os dados? adequada a estimativas razoveis? Resiste escala? a testes de simetria, anlise de dimenses,

2. Use testes gerais:

Pode ser obtida de forma diferente?


Pode ser comprovada em casos particulares? Reduzida a resultados conhecidos?

Pode gerar alguma coisa que voc conhece?

Formulando problemas adequadamente


Thomas Butts

Tipos de Problemas 1. Exerccios de reconhecimento; 2. Exerccios algortmicos; 3. Problemas de aplicao; 4. Problemas de pesquisa aberta; 5. Situaes-problema.

1. Exerccios de reconhecimento; Exerccios deste tipo normalmente pedem aos resolvedores para reconhecer ou recordar um fato especfico, uma definio ou enunciado de um teorema.

So geralmente propostos em forma de verdadeiro ou falso, mltipla escolha, preencha os espaos ou comparao.

2. Exerccios algortmicos;
Trata-se de exerccios que podem ser resolvidos com um procedimento passo-apasso, freqentemente um algoritmo numrico.
A habilidade para fazer clculos, em seu sentido mais amplo, requer exerccio e prtica; o desafio torn-la interessante.

1. D uma seqncia de exerccios algortmicos com um propsito; 2. Faa a inverso de um problema conhecido.

3. Problemas de aplicao; Os problemas de aplicao envolvem algoritmos aplicativos. Os problemas tradicionais caem nesta categoria, exigindo sua resoluo: (a) formulao do problema simbolicamente e depois... (b) manipulao dos smbolos algoritmos diversos. mediante

3. Problemas de aplicao;
Alguns critrios para um bom exemplo de problema de aplicao
(segundo o Sourcebook on Applications da MAA - NCTM)

1. Os dados devero ser realistas, tanto nas informaes do que conhecido como nos valores numricos usados

2. Dever ser razovel esperar que a incgnita do problema seja efetivamente desconhecida

3. A resposta do problema dever ser uma quantidade para cuja procura possivelmente se pudesse encontrar uma razo

4. Problemas de pesquisa aberta; So problemas de pesquisa aberta aqueles em cujo enunciado no h uma estratgia para resolv-los.
A funo mais importante dos problemas de pesquisa aberta incentivar a conjectura. Jogos matemticos e quebracabeas so tambm outra rica fonte de problemas de pesquisa aberta.

5. Situaes-problema; Situaes nas quais uma das etapas decisivas identificar o problema inerente situao, cuja soluo ir melhor-la.

Estratgias de resoluo de problemas na matemtica escolar


Gary L. Musser J. Michael Shaughnessy
1. Tentativa e erro 2. Padres

3. Resolver um problema mais simples 4. Trabalhar em sentido inverso 5. Simulao

1. Tentativa e erro
Envolve simplesmente a aplicao das operaes pertinentes s informaes dadas.

2. Padres
Esta estratgia considera casos particulares do problema. Generalizando-se a partir desses casos, chega-se soluo.

3. Resolver um problema mais simples


Esta estratgia pode envolver a resoluo de um caso particular de um problema, ou um recuo temporrio de um problema complicado para uma verso resumida.

4. Trabalhar em sentido inverso


Esta estratgia parte do objetivo, ou do deve ser provado, e no dos dados.

5. Simulao
Freqentemente, a soluo de um problema compreende preparar e realizar um experimento, coletar dados e tomar uma deciso baseada em uma anlise de dados.

A soluo de problemas em matemtica


Mara del Puy Prez Echeverra
Mitos tpicos dos estudantes sobre a natureza da Matemtica
Os problemas matemticos tm uma e somente uma resposta correta. Existe somente uma forma correta de resolver um problema matemtico e, normalmente, o correto seguir a ltima regra demonstrada em aula pelo professor. Os estudantes normais no so capazes de entender Matemtica; somente podem esperar memoriz-la e aplicar mecanicamente aquilo que aprenderam sem entender. Os estudantes que entenderam Matemtica devem ser capazes de resolver qualquer problema em cinco minutos ou menos. A Matemtica ensinada na escola no tem nada a ver com o mundo real. As regras formais da Matemtica so irrelevantes para os processos de descobrimento e de inveno.

Alguns fatores no matemticos que influenciam na dificuldade de traduo de problemas matemticos

Diferenas no significado de uma mesma expresso na linguagem cotidiana (mais ambgua e contextual) e na linguagem matemtica (mais precisa).
Diferentes significados matemticos de uma mesma expresso ou palavra (por exemplo, ). Ordem e forma de apresentao dos dados. Presena de dados irrelevantes para a soluo do problema.

Carter hipottico dos problemas matemticos (dados matemticos diante de dados reais).
Diferena ente as teorias pessoais e as teorias matemticas.

Bibliografia
Guzmn,Miguel de. Aventuras matemticas. Lisboa: Gradiva, 1986. Krulik, Stephen e Reys, Robert E.A resoluo de problemas na matemtica escolar. So Paulo: Atual, 1997. Polya, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Intercincia, 1995. Pozo, Juan Ignacio (org.). A soluo de problemas Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

luciana.moura@moderna.com.br

You might also like