You are on page 1of 25

ESTRATGIAS DISCURSIVAS DE ENVOLVIMENTO ENUNCIATIVO NA ESCRITA ACADMICA: ANLISE DE TRABALHOS DA PRTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR Vanessa Fabola Silva

de Faria Orientadora: Prof Dr M das Graas Rodrigues

Gnese da pesquisa
Inquietaes da prtica: o que se faz no mbito das Prticas como Componente Curricular? Um anseio: compreender o papel das prticas na formao do profissional das Letras.

Objeto

A (no) assuno da responsabilidade enunciativa

em textos escritos produzidos em atividades propostas no mbito das Prticas como Componente Curricular.

Objetivos

Nosso objetivo geral identificar como se d o

gerenciamento de vozes no interior de textos produzidos por alunos de graduao, delineando os aspectos do mediativo na escrita acadmica, mais especificamente nos trabalhos da Prtica como Componente Curricular de diversas disciplinas do curso de Licenciatura em Letras.

Objetivos Especficos
Delinear as estratgias lingusticas de distanciamento

na escrita acadmica, e, mais, o que esse distanciamento nos diz sobre o modo como o aluno de graduao se relaciona com seu referencial terico. Compreender como o locutor/narrador/enunciador assume (ou no) a responsabilidade pelas informaes relatadas e o que isso implica no perfil do profissional formado pelo curso de Letras? Identificar em quais sees ocorre a assuno e em quais sees ocorre a no-assuno da RE em textos acadmicos de diversos gneros

Metodologia
Pesquisa qualitativa de base bibliogrfico-

documental, com foco no estudo lingustico. O Corpus: composto por textos de diferentes gneros:
30 Relatrios;
15 Artigos; 12 Projetos de Pesquisa; 03 Handouts de seminrios; 02 Handouts de Sequncias Didticas.

Metodologia
A ideia de um corpus heterogenrico se deve a

preocupao em investigar e confrontar o posicionamento do autor do texto acadmico em diferentes gneros e contextos de produo (disciplinas iniciais ou finais do curso).
Critrios de seleo: Mecanismos de avaliao nas Prticas como Componente Curricular; 1) Coletados nos arquivos do departamento de Letras da UNEMAT campus de Pontes e Lacerda MT. 2) Solicitados diretamente aos alunos do curso. Recorte Temporal: trabalhos realizados nas Prticas como Componente Curricular de diversas disciplinas durante o perodo de 2008 a 2011.

Metodologia: procedimentos de anlise textual


Utiliza algumas categorias como mecanismo de anlise de

assuno/no assuno da Responsabilidade Enunciativa:


Ordem 4 Categorias Modalidades Marcas Lingusticas Modalidades objetivas (dever, ser preciso) Modalidades Subjetivas (querer, pensar, esperar) Verbos e Advrbios de opinio (crer, saber, duvidar, ignorar, convir, declarar que, talvez, sem dvida, certamente, provavelmente, ...) Lexemas afetivos, avaliativos e axiolgicos

Referencial Terico "Pois... e o que que , em fala de pobre, linguagem de em dia-de-semana? ( O Famigerado G. Rosa)

A abordagem terico-metodolgica, proposta na ATD, se configura como uma resposta s demandas impostas na anlise de textos, alicerada num conjunto de reflexes tericas e epistemolgicas que permitem estabelec-la no campo da Lingustica de Texto, por sua vez, inscrita, nas reflexes deste autor, no campo mais vasto das anlises das prticas discursivas (Adam, 2011, p.24).

Referencial Terico: O Modelo Textual da ATD


Uma das principais contribuies de Adam (2011)

, sem sombra de dvida, a proposta de articulao entre texto, discurso e gnero, base para a redefinio dos campos de domnio da Lingustica Textual e da Anlise do Discurso. O autor concebe as trs dimenses, texto, discurso e gnero, inter-relacionados e imbricados em nveis, como se pode visualizar no esquema 1 (Adam, 2011, p.61) transcrito a seguir:

FORMAO SOCIODISCURSIVA N2 N3

NVEIS DA ANLISE DE DISCURSO INTERAO SOCIAL N1

AO DE LINGAGUEM (VISADA, OBJETIVOS)

INTERDISCURSO Socioletos Intertextos

GNERO(S)
TEXTOS

Textura (proposies enunciadas e Perodos) (N4)

Semntica Estrutura Composicional (representao (sequncias e discursiva) (N6) planos de textos) (N5)

Enunciao (responsabilida de enunciativa) e coeso polifnica (N7)

Atos de Discurso (ilocucionrios) E orientao argumentativa (N8)

A Responsabilidade Enunciativa
Idealmente um texto deveria ser analisado em

todas as suas dimenses, no entanto, no h impedimentos para que se eleja uma das dimenses para a anlise. Neste trabalho analisamos a Responsabilidade Enunciativa (N7) selecionando algumas das categorias apresentadas por Adam (2011).

A RE
Uma das principais categorias de anlise da ATD, a

Responsabilidade Enunciativa (RE) se apresenta como uma das dimenses da proposio-enunciado (junto com a representao discursiva e valor ilocucionrio) que consiste em assumir e/ou atribuir uma poro de um texto a um ponto de vista (PdV).
Podemos resumidamente considerar a RE como uma

dimenso constitutiva do texto que permite dar conta do desdobramento polifnico, como um posicionamento do locutor-narrador diante de uma proposio enunciada, e mecanismo que permite a atribuio de uma poro de um texto a um ponto de vista.

As trs dimenses da proposio-enunciado


Responsabilidade Enunciativa Ponto de Vista (PdV)

Ligao com um cotexto anterior (dito ou implicitado)

Ligao com um cotexto posterior (dito ou implicitado)

A
Representao Discursiva (Rd) Contedo referencial ou proposicional

Valor ilucionrio resultante das potencialidades argumentativas dos enunciados [Or-Arg.]

Marcadores do Escopo da RE
Ordem Categorias Marcas Lingusticas

Modalidades

Modalidades objetivas (dever, ser preciso) Modalidades Subjetivas (querer, pensar, esperar) Verbos e Advrbios de opinio (crer, saber, duvidar, ignorar, convir, declarar que, talvez, sem dvida, certamente, provavelmente, ...) Lexemas afetivos, avaliativos e axiolgicos

Comeando a exercitar....
Modalidades: ao construir um enunciado dentico,

o enunciador compromete-se com a proposio enunciada, uma vez que assume totalmente a relao predicativa. Consideramos que tanto o uso do imperativo at as vrias modalidades denticas so operaes que garantem uma forte assuno do contedo proposicional, pois so construes com graus variados, mas fortes, de associao entre elocuo e fora ilocucionria. Vejamos os exemplos a seguir:

Comeando a exercitar...

Modalidade objetiva: (dever, ser preciso, ser importante, ser necessrio, etc) Art.1 : Devemos acrescentar ainda que, (...)E que deve haver uma base de apoio entre eles, todos esses mecanismos de funcionamento do discurso repousam no que chamamos formaes imaginrias. Art.3 importante considerar que um texto deve ser constitudo de maneira que sua estrutura deve conter todas as marcas lingusticas para que ele seja facilmente entendido, sendo assim, necessrio ter cuidado com emprego da elipse, pois seu uso indevido pode prejudicar o sentido do texto. Proj.1 Primeiramente temos que analisar o contexto do enunciado que segundo Orlandi (2009,p.31) (...), pois o efeito de sentido no depende apenas do discurso, mas tambm dos objetos visuais. Rel.1 O educador deve ter certos cuidados ao alfabetizar, pois se ele usar a afirmao de que cada letra possui um som, poder tornar ainda mais confuso as informaes para o aprendiz. (...) Contudo a fontica de suma importncia para o alfabetizando, mas sendo necessria a sua correta aplicao como componente da disciplina o educador deve saber us-la. Rel.2 Independentemente disto, preciso tomar cuidado, pois em determinado momento, esta nasalidade no marcada pode alterar o significado da palavra.

Comeando a exercitar...
Modalidade Subjetiva: Art.5 Quero aqui deter-me na semntica; o que observei no estudo

empregado foi que a semntica formal, a semntica da enunciao ou argumentativa e a semntica cognitiva, por exemplo, estudam o mesmo fenmeno, mas com conceitos e enfoques diferentes, e que a todo momento surgem palavras a todo momento.
Rel.3 Esperamos que esta pesquisa contribua para estudos de correo e

melhoramento na forma de falar e grafar o portugus das sries iniciais. Proj.2 Pensamos que objeto escolhido, a propaganda da Abrinq sobre a mortalidade infantil, apresenta elementos que do conta de satisfazer os conceitos propostos em relao ao nosso recorte.

Comeando a exercitar...

Verbos e advrbios de opinio Art.4 As ideias propagadas nesta poca, muito possivelmente tiveram grande responsabilidade para a constituio das atitudes racistas sofridas, dentre outros casos, principalmente pelos povos negros e indgenas Rel.4 Percebemos fortemente a relao entre escrita e oralidade nos textos dos alunos a que tivemos acesso. Rel.5 Cremos que a conscincia fonolgica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve nas pessoas ouvintes o contato destas com a linguagem oral da sua comunidade com diferentes formas lingusticas a que qualquer indivduo exposto (...) Rel.6 Sendo de nosso conhecimento, que um compromisso da escola ensinar a lngua, quanto no domnio (quando usada na fala), quanto no seu registro atravs da escrita (regras e normas gramaticais). Portanto sabemos que justamente no momento do letramento, nos referimos agora s series iniciais, fica evidente o choque entre a variante o que o aluno j tem construdo como conhecimento, e da variante padro que o professor necessariamente trabalhar com o aluno.

Comeando a exercitar...
Lexemas afetivos, avaliativos e axiolgicos: Por

meio do uso de adjetivos e demais lexemas capazes de reportar uma dimenso avaliativa ou afetiva, o enunciador constri explicitamente uma relao de compromisso com o que diz, aumentando a fora da elocuo. Tal estratgia pode revelar tambm uma certa gradao, especialmente em se tratando dos lexemas avaliativos e afetivos, como veremos nos exemplos a seguir:

Comeando a exercitar...

Art.2 O filme O cheiro do Ralo aborda a histria de Loureno, personagem de Selton Mello, um antiqurio que para ser bem sucedido em seus negcios precisou se tornar uma pessoa insensvel(...)Aps conseguir tocar a bunda ele percebe que a valorizao que ele a atribuiu foi maior do que o valor que ela realmente poderia ter, e ao perceber que aquele objeto to desejado no passava de uma simples bunda, ele se decepciona. Art. 4 (....) para entender o conceito de homem de fundamental importncia um estudo aprofundado sobre a cultura (...) Proj.2 Chego ao final de minha anlise compreendendo que a historicidade um componente fundamental para a produo de sentidos (...) Rel.2 Elas dizem serem ruins os livros que vem completados, que o caso da maioria dos livros para a 1srie, segundo essas professoras, esses autores duvidam da capacidade do professor e lhes chama de burro. Mas, penosamente, dizem que a maioria dos professores dessas sries preferem esses livros respondidos. Rel.7 Considero absurda esta inverso de valores ! O Brasil investe R$ 9.700 por ano em cada estudante do Ensino Superior, valor 14 vezes mais que um aluno do Ensino Fundamental (...). O problema no est nos R$ 9.700 gastos anualmente com um universitrio, mas com os mseros R$ 730,38 que se investe num estudante de 1 a 8 srie.

Consideraes Finais
Numa concluso provisria ( levando-se em conta

que este trabalho representa um levantamento preliminar dos dados coletados) os dados apontam para a existncia de vrios recursos lingusticos que favorecem o distanciamento e/ou responsabilizao por parte do falante em relao ao contedo proposicional de um enunciado.

Inicialmente, aventvamos a hiptese de que o gnero em

anlise poderia estar relacionado aos eventos de assuno enunciativa destacados, o que poderia ser atribudo a uma maior afinidade com a produo de um determinado gnero, em detrimento de outros. No entanto, a distribuio quase uniforme das ocorrncias de assuno, categorizadas nos itens modalidade objetiva, subjetiva e uso de lexemas avaliativos, afetivos e axiolgicos, demonstra que o uso de tais estratgias no est exatamente relacionado produo de um determinado gnero, mas, principalmente, ao modo como o produtor de textos acadmicos, em disciplinas de graduao, se relaciona com o referencial terico estudado e com seu objeto de estudo, quais relaes ele consegue produzir entre seus dados e as anlises que consegue produzir luz do referencial terico.

Em trabalho anterior observei a ocorrncia de

desengajamento/ distanciamento enunciativo, e tambm com o mesmo corpus no parece haver oscilao nas ocorrncias, em outras palavras, h uma distribuio praticamente uniforme tanto de engajamento quanto de desengajamento enunciativo nos mesmos textos estudados, o que nos levou a ponderar sobre a possibilidade de essas ocorrncias estarem associadas no exatamente ao gnero, mas, sobretudo, s caractersticas textuais de cada seo que compe cada um dos gneros pesquisados, a saber, relatrios, projetos de pesquisa e artigos.

Referncias Bibliogrficas
ADAM, J.M. A Lingustica Textal: introduo anlise textual dos discursos. So Paulo: Ed. Cortez, 2011. ALRAHABI, M. e DESCLS, J. P. Oprations de prise en charge nonciative : assertion, mdiatif et modalits dans le discours rapport direct, en arabe et en franais. Disponvel em http://lalic.paris-sorbonne.fr/PUBLICATIONS/2009/pologne.pdf DESCLS, J.P. systmes enonciatifs et analyse de donnes textuelles. In: tudes Littraires, vol. 10, n 3, 1977. P. 453-499. Disponvel em: http://id.erudit.org/iderudit/500447ar DESCLS, J.P e GUENTCHEVA, Z. Enonciateur, locuteur, mediateur Dan lactivit dialogique. In: Colloque International ds Amricanistes., Quito, Equateur, 07/1997. Disponvel em http://lalic.paris-sorbonne.fr/PUBLICATIONS/19971998/Descles/Quito.pdf . GUENTCHEVA, Z. Manifestations de la catgorie du mdiatif dans ls temps du franais. In: Langue franaise. n102, 1994. pp. 823. _________________. Introdution. In: LEnonciation Mediatise. Ed. Peeters, Louvain, Paris, 1996, p.11-20 ________________. La catgorie du mdiatif en bulgare dans une perspective typologique. In: Revue des tudes slaves, Tome 65, fascicule 1, 1993. Communications de la dlgation franaise au XIe Congrs international des slavistes (Bratislava, septembre 1993). pp. 57-72 MARCUSCHI, Luiz Antnio (1991). A ao dos verbos introdutores de opinio. In: Revista Brasileira de Comunicao. So Paulo, Ano XIV, n 64, jan/jun (74- 92). NEVES, J.B. Estudo semntico-enunciativo da modalidade em artigos de opinio. Tese (doutorado). RJ: PUC, Depto de Letras, 2006. RABATEL, A. Retour sur ls relations entre locuteur et nonciateurs. Des voix et ds points de vue. Disponvel em http://halshs.archives-ouvertes.fr/docs/00/50/49/18/PDF/105-2010_Rabatel-Metz-Polyphonie.pdf ________________. Locuteur ou enonciateur. Disponvel em http://ispef.univ-lyon2.fr/IMG/pdf_2.Locuteur-Enonciateur.pdf RODRIGUES, Maria das Graas Soares. Gneros discursivos acadmicos: de quem a voz?In.______Lngua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas (Eds.) M Joo Maralo & M Clia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, M do Cu Fonseca, Olga Gonalves, Ana LusaVilela, Ana Alexandra Silva Copyright 2010 by Universidade de vora ISBN: 978-972-99292-4-3 SLG 26 Prcticas de leitura e escrita na Universidade. http://www.simelp2009.uevora.pt/pdf/slg26/01.pdf VION, R. Dialogisme et Polyphonie. In: Revista Linha Dgua, n 24 (2), p.235-258, 2011.

You might also like