You are on page 1of 15

ANOREXIA

Pamela Trumpf Kirsner Renan Rios

Natlia Sgrignolli
Julia Varella Fernanda Braga

DURKHEIM
Filsofo, dedicou-se a Sociologia. Reflexo e no reconhecimento da existncia de uma "Conscincia Coletiva" Homem (animal selvagem) socivel Capaz de aprender hbitos e costumes caractersticos de seu grupo social para poder conviver = SOCIALIZAO A conscincia coletiva seria ento formada durante a nossa socializao e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes, chamado de FATOS SOCIAIS. Estes devem atender a trs caractersticas: Generalidade Exterioridade Coercitividade = comportamento estabelecido pela sociedade

INTERAO SOCIAL E VIDA COTIDIANA

IMAGEM Vs. AUTO ESTIMA

A palavra imagem pode se referir a estima na qual um indivduo tido pelos outros, na vida social cotidiana, normalmente nos preocupamos muito em salvar a prpria imagem.

SOCIOLOGIA DE CORPO: SADE,DOENA E ENVELHECIMENTO


Esta rea da sociologia investiga como os nossos corpos so afetados por influncias sociais. O corpo no s algo que possumos e no s algo fsico que existe fora da sociedade, nossos corpos so profundamente afetados por nossas experincias sociais, assim como pelas normas e pelos valores dos grupos a que pertencemos.

A ANOREXIA E A GLOBAIZAO.
Embora a globalizao esteja associada a mudanas dentro dos grandes sistemas, todos sabemos que ela no est alm, operando em um plano distante sem influenciar as coisas individuais. A vida ntima e pessoal vem sendo afetada de diversas maneiras a medida que as foras globaizantes penetram em nossas, casas, famias, comunidades atravs das mdias impessoais tais como a mdia a internet e a cultura popular, como tambm atravs do contato com indivduos de outros pases.

Logo, a globalizao est fundamentalmente mudando a natureza das nossas experincias cotidianas, forando uma redefinio de aspectos ntimos e pessoais tais como a famlia, os papis de gnero, sexualidade e no caso do nosso trabalho, o corpo, a auto imagem.

PODEMOS OBSERVAR AS MUDANAS NOS ESTERETIPOS DAS MULHERES COM O PASSAR DO TEMPO: ANOS 60
SCULO 21

Dada a magreza que envolve o conceito de beleza do nosso sculo, a anorexia, que tratada como distrbio alimentar, se tornou uma doena presente.

O QUE ANOREXIA?
caracterizada pelo desejo patolgico de emagrecer. A pessoa tem medo de ganhar peso e se dedica a perd-lo de qualquer forma. Por isso, reduz drasticamente a alimentao, exercita-se alm da conta e ingere medicamentos que inibem o apetite (laxantes, diurticos)
Estima-se que entra 5% e 18% dos doentes morram em decorrncia do mal.

CAUSAS:
H predisposio gentica, no entando o culto ao corpo e a valorizao da magreza tm sido fatores desencadeadores.

A presso social e episdios de rejeio de amigos ou familiares tambm podem motivar os distrbios.

SINTOMAS
Queda de cabelo

Baixa temperatura corporal


Viso distorcida do corpo Ressecamento das unhas Interrupo do ciclo menstrual, podendo resultar em infertilidade. Depresso, sindrome do pnico e comportamente obsessivo compulsivo Perda de tecidos sseos Irregularidades cardacas

ANOREXIA DIFERENTE DE BULIMIA


Bulimia: um transtorno que leva a pessoa a ingerir quantidade grande de alimentos, sentindo, em seguida, culpa pelo excesso cometido. Isso faz com que o paciente provoque vmitos para se livrar da comida. Ao contrrio do anorxico a bulimia nem sempre apresenta perda acentuada de peso. mais comum, porm menos letal que a anorexia.

COMPLICAES
Alteraes sseas e do crescimento

Problemas sanguneos (anemia,


leucopenia) Complicaes dermatolgicas

Mudanas fsicas
Comprometimento da viso Queda de presso Problemas cardacos Alteraes renais

ANOREXIA E A MDIA

A sociedade valoriza a atratividade e a magreza em particular, fazendo da obesidade uma condio altamente estigmatizada e rejeitada. A associao de beleza, sucesso e felicidade, com um corpo magro tem levado as pessoas prtica de dietas abusivas e de outras formas no saudveis de regular o peso

HOMENS
Esse mundo da magreza no exclusivamente do pblico feminino. Os homens esto cada vez mais preocupados com sua imagem, por isso so capazes de adotar um comportamento radical para alcanarem a beleza perfeita, no caso, um corpo cada vez mais magro. Hoje, eles so responsveis por ocupar 60% dos leitos da enfermaria do Ambulim Ambulatrio de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clnicas de So Paulo

You might also like