You are on page 1of 29

Ensino fundamental 7 ano

Negro; Branco; ndio; Mestios Mulato; Mameluco; Cabloco;

Tinha mais de 6 milhes de ndios antes da chegada dos portugueses. O massacre dos ndios (doenas europeias, guerras e disputa por territrio). O processo de aculturao.

Mo-de-obra escrava; Trabalho na lavoura e minerao; Foram trazidos entorno de 4 milhes de negros da frica; Cultura (religio, dana, msica, arte e etc.); Os quilombolas.

Vinda dos europeus, principalmente os portugueses; No sc. XIX e XX outros europeus como italianos, espanhis, alemes e etc. Fora de trabalho com a libertao dos escravos. 50% da populao brasileira se considera branca.

O movimento de entrada de pessoas em um pas com o objetivo de fixao permanente ou temporria. Portugueses a colonizao; Italianos depois de 1870; Alemes no sul do Brasil; Eslavos no sul do Brasil; Espanhis; Japoneses;

A sada de uma pessoa de um pas, que pode ser definitiva ou no. Crise econmica a partir de 1970. Busca de melhores condies de vida. Melhores salrios. Xenofobia (verso a estrangeiros) A fuga de crebros.

Democracia racial. Ausncia de polticas de integrao social. Os brancos no Brasil tem melhores condies de vida que os negros ou ndios. Racismo

Movimento migratrio; Migraes externas; Migraes internas; Problemas de ordem natural; Problemas de ordem social e econmica.

Migraes inter-regionais; Migraes pendulares; Migraes sazonais; xodo rural;

169,8 146,8

1 9 0 M i l h e s

De acordo com estimativas do IBGE, em meados de 2007 o Brasil possua 190 milhes de habitantes.

Com esse nmero, a populao brasileira a 5 maior do mundo e a 2 da Amrica.


Essa populao numerosa foi resultado: da entrada de muitos imigrantes entre os sculos XIX e XX; das altas taxas de crescimento vegetativo verificadas a partir de 1940.

Fonte: IBGE. Censo demogrfico, 2000 e PNAD 2007.

A diminuio no ritmo de crescimento da populao consequncia da reduo da taxa de fecundidade.


A intensificao da urbanizao;

a maior participao da mulher no mercado de trabalho; o aumento do uso de plulas anticoncepcionais; o aumento do nmero de abortos provocados; a esterilizao de mulheres e de homens So causas interligadas e que explicam a reduo das taxas de crescimento vegetativo.

O processo de aumento da populao idosa recebe o nome de envelhecimento populacional. um fenmeno mundial e ocorre principalmente nos pases desenvolvidos e nos subdesenvolvidos industrializados.

Com a diminuio das taxas de crescimento vegetativo

Vem diminuindo gradativamente a proporo de habitantes com menos de 14 anos no total da populao. O aumento proporcional da populao com mais de 65 anos
CONSEQUNCIA

Da reduo das taxas de mortalidade e do aumento da esperana de vida ao nascer. Vem ocorrendo uma mudana na estrutura etria da populao brasileira, essa alterao tem se processado de forma rpida.

Pirmide etria da populao brasileira (1980)

Mrio Yoshida Fonte: IBGE. Brasil em nmeros, 2001.

Pirmide etria da populao brasileira (2006)

42%

35%

15%

You might also like