You are on page 1of 17

Anatomia Humana / Curso de Biomedicina

Sistema Linftico e Sistema Imune


O QUE RESISTNCIA? a capacidade de usar nossas defesas corporais para se evitar danos e doenas. H dois tipos de resistncia:
resistncia inespecfica ou defesa inata. resistncia especfica ou imunidade. As resistncias inespecficas (ou defesas inatas), esto presentes ao nascimento e incluem os mecanismos que propiciam a proteo imediata, porm geral contra a invaso de um grande nmero de patgenos. As barreiras mecnicas e qumicas da pele e das mucosas fornecem a primeira linha de defesa na resistncia inespecfica. A acidez do suco gstrico no estmago, por exemplo, mata muitas bactrias presentes nos alimentos. A resistncia especfica (ou imunidade) desenvolve-se em resposta ao contato com um invasor especfico. uma resposta tardia e envolve a ativao de clulas (linfcitos) especficas.

O Sistema Linftico
o sistema responsvel pela resistncia especfica (e alguns aspectos da inespecfica). Consiste: - na linfa - nos vasos linfticos - numerosas estruturas que contm tecido linftico - medula ssea vermelha (foto) 2/3 dos fluidos (lquidos) corporais esto nas clulas e constituem o fluido intraelular (IC). O fluido fora das clulas chamado extra-celular ou EC. (foto) O fluido extra-celular que preenche os espaos microscpicos entre as clulas e dos tecidos o fluido intersticial ou lquido intersticial. O fluido extra-celular dos vasos sanguneos chamado plasma, enquanto em vasos linfticos chamado linfa. Os componentes do plasma sanguneo so filtrados atravs das paredes dos capilares, para a formao do lquido intersticial. Quando passa para os vasos linfticos chamado linfa.

O lquido intersticial e a linfa so quimicamente similares ao plasma, apenas apresentando menos protenas, pois suas molculas so demasiadamente grandes para serem filtradas pelas paredes dos capilares.
Cerca de 20 litros dirios de lquido so filtrados do sangue para os espaos tissulares (teciduais) e deve ser retornado ao sistema circulatrio para manter o volume normal. Destes, 17 litros retornam pelos capilares e vnulas ao sangue, por absoro direta. (foto) Os 3 litros remanescentes passam primeiramente aos vasos linfticos e depois retornam ao sangue. Funes do sistema linftico: drenagem do excesso de lquido intersticial, provenientes dos espaos intersticiais que retornam ao sangue, mantendo o balano dos fluidos do corpo. transporte de lipdeos alimentares e das vitaminas lipossolveis (A, D, E, K) absorvidos do TGI para o sangue.

realizao das respostas imunes, iniciando as respostas altamente especficas contra micrbios especficos e clulas anormais.

Vasos Linfticos e Circulao da Linfa Os capilares linfticos so fechados em uma extremidade e se localizam nos espaos intercelulares.(foto) Apresentam uma estrutura que permite o fluxo de lquido intersticial para o seu interior e no para fora. Este lquido entra nos capilares linfticos devido s diferenas de presso.
Entenda: enquanto os vasos capilares sanguneos ligam dois vasos sanguneos maiores, num tipo de circuito (foto), os capilares linfticos iniciam-se nos tecidos (espao intersticial) e carregam linfa que a se forma, para vasos linfticos maiores. (foto) Os vasos linfticos assemelham-se s veias, mas tm paredes mais finas e mais vlvulas. Intercalados aos vasos linfticos esto os linfonodos, massas de clulas, circundadas por uma cpsula, pelas quais circula a linfa.(foto). Dos vasos linfticos, a linfa passa para um dos ductos principais: ducto torcico, o principal coletor de linfa, recebe a linfa do lado esquerdo da cabea, do pescoo e do trax; do membro superior esquerdo e do corpo inteiro abaixo das costelas. (foto)

ducto linftico direito, drena a linfa do lado superior direito do corpo (foto).

O ducto torcico leva a linfa para a juno das veias jugular interna e subclvia esquerdas.(foto) O ducto linftico direito o faz na juno das veias jugulares interna e subclvia direita. Desta maneira a linfa drena de volta ao sangue.

Atravs de duas bombas o sangue impulsionado da periferia ao corao:


pela bomba do msculo esqueltico, atravs de uma espcie de ordenha pelas contraes do msculo esqueltico (foto), comprime os vasos linfticos e fora a linfa em direo s veias subclvias. pela bomba respiratria, o fluxo da linfa tambm mantido pelas variaes da presso que ocorre durante a inspirao. A linfa flui da regio abdominal (onde a presso maior durante a inspirao) para a regio torcica, onde menor. Quando as presses se invertem, durante a expirao, as valvas impedem o fluxo da linfa. rgos e Tecidos Linfticos Distribudos por todo o corpo, se classificam em dois grupos: 1) rgos e tecidos linfticos primrios, locais onde as clulas tronco se dividem e desenvolvem em clulas B e clulas T maduras. Incluem a medula ssea vermelha (nos ossos planos e extremidades dos ossos longos de adultos) e o timo.

2) rgos e tecifos linfticos secundrios, locais em que ocorre a maioria das respostas imunes, incluem os linfonodos, o bao e os ndulos linfticos.
TIMO rgo bilobado, de localizao posterior ao esterno, medial aos pulmes e superior ao corao Este rgo contm: clulas B, clulas T, plasmcitos, macrfagos e clulas dendrticas. As clulas T imaturas, migram da medula ssea vermelha para o timo , onde se multiplicam e comeam a amadurecer, mas apenas 2% destas clulas imaturas que chegam ao timo obtm a instruo adequada para graduar-se como clulas maduras. As restantes 98% morrem. As clulas T maduras deixam o timo por via sangunea e so levadas aos linfonodos, bao e outros tecidos linfticos, e povoam estes rgos e tecidos. LINFONODOS Aproximadamente 600 linfonodos se encontram ao longo dos vasos linfticos, em forma de feijo. (foto) Distribudos pelo corpo todo, geralmente em grupos, tanto superficial quanto profundamente. Concentrados junto s glndulas mamrias, nas axilas e nas virilhas. So recobertos por uma cpsula de tecido conjuntivo denso, e produzem as mesmas clulas que o timo. (foto)

A linfa entra pelos vasos linfticos aferentes (vrios), filtrada, e substncias estranhas so capturadas e destrudas pelas clulas reticulares, situadas nos espaos intercelulares e deixa a outra extremidade por um ou dois vasos linfticos eferentes. Muitas clulas tambm vo com a linfa para outras partes do corpo. (foto)
As vlvulas linfticas direcionam o fluxo de linfa para dentro, pelos vasos linfticos aferentes, e para fora, pelos vasos linfticos eferentes. (foto) BAO a maior massa individual de tecido linftico no corpo. (foto aula AFH) Localizado acima do rim e supra-renal esquerdos, entre o estmago e o diafragma, coberto por uma cpsula de tecido conjuntivo denso. Contm a polpa branca e a polpa vermelha. A polpa branca de tecido linftico constituda de macrfagos e linfcitos. A polpa vermelha constituda por: seios esplnicos, cheios de sangue e por cordes esplnicos, de glbulos vermelhos, macrfagos, linfcitos, plasmcitos e granulcitos. O fluxo sanguneo entra no bao pela artria esplnica, inicialmente vai polpa branca, onde as clulas B e T efetuam as respostas imunes e destroem os invasores.

Na polpa vermelha, o bao desempenha trs funes: - remoo pelos macrfagos, das clulas sanguneas e plaquetas desgastadas e defeituosas. - armazenamento de plaquetas, talvez at 1/3 do suprimento corporal - produo de clulas vermelhas (hematopoiese) durante a vida fetal
NDULOS LINFTICOS So massas de tecidos linfticos que no so circundados por cpsula. Abundantes nos tecidos conjuntivos das mucosas que revestem os tratos: GI, urinrio, genital e as vias respiratrias. Embora sejam pequenos e solitrios, alguns so grandes agregados (placas de Peyer), no leo do intestino delgado. (foto) Estes ndulos tambm ocorrem no apndice vermiforme. As cinco tonsilas que formam um anel (anel linftico de Waldayer) na juno da cavidade oral, cavidade nasal e faringe, esto estrategicamente posicionadas para participar das respostas imunes contra substncias estranhas inaladas ou ingeridas.(foto) A nica tonsila farngea ou adenide, est localizada na parede posterior da parte superior da faringe (foto) prximo

As duas tonsilas palatinas (amigdalas palatinas), situam-se no fundo da cavidade oral, uma de cada lado, s vezes removidas em cirurgias na criana. As duas tonsilas linguais, esto localizadas na base da lngua. (foto)

Resistncia Inespecfica s Doenas


Apresentam duas caractersticas: esto presentes ao nascimento oferecem proteo imediata contra uma ampla variedade de patgenos e substncias estranhas Como o nome indica, inespecfica, fornece mecanismos protetores que funcionam da mesma maneira, independente do tipo de invasor. So promovidas pela pele e pelas mucosas. Incluem vrias defesas internas, como protenas antimicrobianas, clulas NK (natural killer), fagcitos, inflamao e febre. Primeira linha de Defesa: Barreiras Temos as barreiras fsicas e as qumicas, encontradas na pele e nas mucosas que revestem as aberturas do corpo, como a boca e as vias respiratrias. Na pele, com suas vrias camadas de clulas com queratina, a epiderme fornece uma excelente barreira fsica entrada de patgenos. A substituio contnua das clulas superficiais epidrmicas ajuda mais ainda, na proteo pois as bactrias raramente penetram em uma epiderme intacta e saudvel. (foto)

O muco, fluido secretado pelas glndulas das mucosas, umedece e lubrifica as superfcies, capturando muitos micrbios e substncias estranhas. Os plos, na cavidade nasal, recobertos de muco, capturam e filtram os micrbios, a poeira e os poluentes do ar inalado. Os clios das mucosas da via respiratria impelem a poeira e os micrbios inalados, que ficaram presos no muco, em direo garganta.

Outros fluidos produzidos pelos diversos rgos ajudam a proteger as superfcies da pele e das mucosas. As lgrimas, produzidas pelo aparelho lacrimal dos olhos, protege a superfcie ocular, lavando-a continuamente.
A saliva, produzida pelas glndulas salivares, protege os dentes e a mucosa oral. A limpeza da uretra pelo fluxo da urina, retarda a formao de colnias microbianas no sistema urinrio. As secrees vaginais, levemente cidas, removem germes do corpo da mulher. As glndulas sebceas da pele secretam sebo, uma substncia oleosa que forma uma pelcula protetora sobre a pele. A transpirao atravs do suor, lrico em lissozima, capaz de destruir a parede celular de certas bactrias. prximo

O suco gstrico, uma mistura de cido clordrico, enzimas e muco, destri muitas bactrias no estmago.
Segunda linha de defesa: Defesas Internas As defesas barreiras da pele e das mucosas so muiito eficazes, mas podem ser destrudas por danos ou atividades dirias, como escovar os dentes ou barbear-se. Estes patgenos que atravessam as barreiras superficiais encontram uma segunda linha de defesa, que consiste em protenas antimicrobianas internas, fagcitos, clulas NK, inflamao e febre.

Protenas Antimicrobianas Dois tipos principais: Interferons ou IFNS, produzidos pelas clulas de defesa infectadas pelos patgenos invasores. Aps sua liberao se difundem pelas clulas vizinhas estimulando a produo de protenas que interferem na replicao dos vrus.
Sistema de Complemento, um grupo de protenas, normalmente inativas no plasma, que quando ativadas intensificam certas reaes imunes, alrgicas e inflamatrias, aumentando a resposta de defesa do corpo. Clulas NK (natural killer) e Fagcitos 5 a 10% dos linfcitos do sangue so natural killer, que tm a capacidade de matar uma ampla variedade de microorganismos, alm de certas clulas.

Esto presentes no bao, nos linfonodos e na medula ssea vermelha, mas ausentes em alguns pacientes com cncer ou AIDS.
Os fagcitos so clulas especializadas que realizam a fagocitose, ingesto de micrbios ou outras partculas celulares. Os macrfagos e os neutrfilos so os principais fagcitos, que migram para a rea infectada, chamados fagcitos errantes. Outros tipos, chamados fagcitos fixos, permanecem em certos locais, como pele, tela subcutnea, fgado, pulmes, encfalo, bao, linfonodos e medula ssea vermelha.

Inflamao A inflamao como resposta de defesa inespecfica, inata, ao dano causado por um corte no tecido, semelhante ao dano causado por queimaduras, radiao ou invaso de bactrias e vrus. As clulas so chamadas ao local do dano e promovem uma inflamao reparadora, que pode at causar a perda da funo da rea lesada, dependendo do local e da extenso do dano.
Os 4 sinais da inflamao so: - calor - rubor - dor e - edema, causados pela vasodilatao e do aumento da permeabilidade dos vasos do local.

Estes processos permitem que mais sangue chegue regio e, consequentemente mais clulas de defesa alcancem a rea afetada, como anticorpos e substncias coagulantes. O rubor, o calor e o edema provm do maior afluxo de sangue regio; a dor por compresso das razes nervosas pelo edema local (inchao) e pelas substncias qumicas txicas liberadas pelos patgenos.(foto) Quando o processo inflamatrio acontece, em alguns deles, muitas clulas morrem junto com os patgenos que esto sendo combatidos, formando um produto resultante chamado ps. Febre uma temperatura corporal anormalmente alta, devido ao reajuste do termostato de um centro no hipotlamo, chamado centro termo-regulador. Ocorre comumente durante uma infeco ou inflamao. Toxinas bacterianas ou virais desencadeam a liberao de substncias causadoras de febre ou pirognios, como a interleucina, que agem no centro termo-regulador no hipotlamo. A temperatura corporal elevada, intensifica os processos dos interferons, inibe o crescimento de alguns micrbios e acelera as reaes do corpo que auxiliam o reparo. A febre, portanto, uma reao de defesa do corpo. prximo

Resumo das resistncia inespecficas (foto)

Resistncia Especfica s Doenas: Imunidade


A resistncia especfica s doenas chamada imunidade e envolve a produo de tipos especficos de clulas ou de anticorpos especficos para destruir determinado antgeno. Antgeno qualquer substncia (micrbios, alimentos, drogas, plen ou tecidos) que o sistema linftico reconhece como estranha (no prpria). O sistema linftico inclui as clulas e os tecidos que realizam a s respostas imunes. Normalmente, as clulas do sistema linftico de uma pessoa reconhecem e no atacam seus prprios tecidos. Em algumas doenas o sistema imunolgico do indivduo passa a no reconhecer certas partes do seu corpo e combate-os, as ditas doenas auto-imunes. As clulas que realizam as respostas imunes so linfcitos B e T, ambos se desenvolvem a partir da clula tronco da medula ssea (foto) prximo

Slide 23

As clulas B completam o seu desenvolvimento na medula ssea vermelha, enquanto as clulas T, imaturas migram para o timo, onde se tornam maduras. Antes das clulas B e T deixarem a medula ssea vermelha e o timo, respectivamente, elas produzem diversas protenas, que so inseridas em suas membranas plasmticas e que funcionam como receptores de antgenos, ou seja, molculas capazes de reconhecer e ligar-se a antgenos especficos. So chamados receptores de superfcie. Tipos de Resposta Imune A imunidade consiste de dois tipos de respostas, desencadeadas por antgenos.

As respostas imunes celulares (mediadas por clulas), onde as clulas T funcionam como um exrcito de soldados que atacam diretamente o antgeno invasor. As respostas imunes humorais ( mediadas por anticorpos), onde as clulas B transformam-se nos plasmcitos, que sintetizam e secretam os anticorpos. Um certo anticorpo pode ligar-se a um antgeno especfico e inativ-lo.
Algumas clulas T auxiliam tanto a resposta imune celular quanto a resposta imune humoral. Frequentemente um patgeno pode provocar ambos os tipos de resposta imune. prximo

Antgenos e Anticorpos Quaisquer substncias podem funcionar como antgenos, vrus ou bactrias inteiras ou fragmentos deles, plen, clara de ovo, clulas sanguneas incompatveis e tecidos e rgos transplantados. Existe uma incalculvel gama de opes de respostas imunes. Na superfcie da membrana da maioria das clulas do corpo, encontram-se localizados os auto-antgenos, conhecidos como protenas de histocompatibilidade, que, a menos que voc seja um gmeo idntico, suas protenas so nicas. Milhares a centenas de milhares de molculas destas protenas marcam a superfcie de suas clulas, menos as hemcias. Devido a isto, existe uma rejeio de tecidos transplantados de uma pessoa outra. Isto para o corpo poder se reconhecer, o que importante. Os antgenos induzem os plasmcitos a produzires protenas, os anticorpos, que pertencem s globulinas e so chamados de imunoglobulinas. Existem cinco classes de imunoglobulinas: IgG, IgA, IgM, IgE e IgD, com estruturas qumicas e funes diferentes. (foto)

You might also like