You are on page 1of 10

Alteraes Psicolgicas do Envelhecimento Humano

Desenvolvimento Psicolgico e o Processo de Envelhecimento

Reaes emocionais diretamente relacionadas com as vivncias acumuladas no decorrer de toda a sua existncia Capacidade adaptativa depender de um histrico de conflitos emocionais no excessivamente intensos na infncia e nas etapas posteriores, garantia de uma imunidade psicopatolgica

Respostas aos conflitos e dificuldades da velhice sero eficientes, adequadas e noregressivas. A velhice saudvel depender de laos afetivos satisfatrios, tolerncia ao estresse, espontaneidade, otimismo, capacidade de atualizar-se e de sentimentos de segurana e auto-estima.

Com o envelhecimento, diminui a Plasticidade comportamental, definida como a possibilidade de mudar ou adaptar-se ao meio (novas aprendizagens) e diminui a Resilincia, capacidade de reagir e de recuperar-se dos efeitos da exposio a eventos estressantes (doenas, e traumas fsicos e psicolgicos).

A plasticidade individual no desenvolvimento e no envelhecimento depende das condies histricoculturais existentes durante um dado perodo, que se reflete na organizao do curso de vida da pessoa idosa.

As limitaes decorrentes do envelhecimento podem ser minimizadas pela ativao das capacidades de reserva do organismo, dependendo do grau de plasticidade individual permitida pela influncia conjunta de variveis gentico-biolgicas, psicolgicas e socioculturais (Neri, 2001).

H um equilbrio entre ganhos e perdas durante todo o ciclo vital, tornando-se menos positivo com o avanar da idade. A pessoa que envelhece est mais vulnervel s doenas, situaes de perda: morte de entes queridos, aposentadoria, distanciamento dos filhos, perdas cognitivas, etc, alm da realidade concreta da maior proximidade da prpria morte.

Limitaes e frustraes sempre estiveram presentes e constituem estmulos ao desenvolvimento. Envelhecer, portanto, construir um caminho de vida e no um problema especfico de uma faixa etria, pois diz respeito a todas as idades.

Senescncia psquica: possibilidade da pessoa idosa encontrar satisfao de viver, apesar do enfrentamento de perdas ou de um estado de doena, o que depender de um funcionamento psquico no qual prevaleam sentimentos amorosos e construtivos mesmo em situaes adversas. Ansiedade e instabilidade emocional so esperados e no devem ser confundidos com psicopatologia.

Um olhar mais profundo e menos superficial direciona o envelhecimento para avanos selecionados (como por exemplo em sabedoria), que pode ser otimizado se os indivduos e a sociedade forem capazes e tiveram disponibilidade para investir mais recursos na gerao de uma Cultura Positiva de velhice.

You might also like