You are on page 1of 37

SISTEMA DE AVALIAO DA APTIDO AGRCOLA DAS TERRAS

INTRODUO
Soil Survey (Estados Unidos, 1951) levantamentos sistemticos No leva em conta nvel tecnolgico do agricultor

FAO (1976)

Avaliao das terras

Estimar o desempenho da terra (aptido)

Tipos de usos mais promissores

Em funo da tecnologia vigente; No um guia orientao na alocao dos recursos planejamento regional e nacional.

SISTEMA DE AVALIAO DA APTIDO AGRCOLA DAS TERRAS


A avaliao da aptido agrcola consiste, em sntese, na interpretao das qualidades do ecossistema por meio da estimativa das limitaes das terras para uso agrcola e das possibilidades de correo ou reduo dessas limitaes, de acordo com diferentes nveis de manejo. Fato inovador em relao a sistemas anteriores, a adoo de diferentes nveis de manejo procura atender s condies de pases menos desenvolvidos como o Brasil, num reconhecimento da distinta importncia dos problemas de solos de acordo com as condies socioeconmicas do agricultor e da regio.

INTRODUO

Princpios bsicos da avaliao de terras:

a) a aptido da terra avaliada e classificada com relao a tipos especficos de uso; b) a aptido refere-se ao uso em base sustentada. Os aspectos de degradao ambiental so levado em considerao; e c) a avaliao envolve comparao de mais do que um simples tipo de solo.

METODOLOGIA
Aspecto importante apresentao em um s mapa; Vantagens do Mapa:
Visualizao conjunta da aptido de terras; Apresentao sem superpor diversos mapas; Custos reduzidos de impresso;

Desvantagens:
Apresentao conjunta complexidade na apresentao dos resultados.

METODOLOGIA

Sistema Brasileiro:

6 grupos (1, 2, 3, 4, 5, 6)

3 nveis de manejo (A, B, C)


4 classes de aptido (boa, moderada, restrita, inapta)

5 fatores de limitao (f, h, o, e, m)

METODOLOGIA

Grupos de aptido agrcola; 1, 2 e 3, identificam as lavouras (utilizao) e representam no subgrupo as melhores classes de aptido; 4, 5 e 6, tipos de utilizao (pastagem plantada, silvicultura e/ou pastagem natural e preservao da flora e da fauna respectivamente).

Aumento da intensidade de uso Grupo de Aptido Agrcola


1
Aumento da intensidad e da limitao Diminuio das alternativa s de uso

Preserva o da flora e da fauna

Silvicultura e/ou Pastagem pastagem plantada natural

Lavouras Aptido restrita Aptido regular Aptido boa

2 3 4 5 6

Figura Alternativas de utilizao das terras de acordo com os grupos de aptido agrcola.

METODOLOGIA
Nveis de manejo considerados:
Nvel de manejo A (primitivo);
Mtodos no avanados de prticas agrcolas; Baixo nvel de conhecimentos tcnicos; No h emprego de capital; Existe algum emprego de trao animal com implementos simples; Trabalho manual; Prtica de queimadas e Abandono da terra de menor produo.

METODOLOGIA
Nvel de manejo B (pouco desenvolvido)

Nvel razovel de conhecimentos tcnicos; Aplicao de capital e resultados de pesquisa; Emprego de trao animal com prtica corrente; Uso restrito de mquinas agrcolas; Aplicao de fertilizantes e corretivos em quantidades razoveis Sistema de rotao de culturas.

METODOLOGIA
Nvel de manejo C (desenvolvido)

Alto nvel de tecnologia;

Emprego suficiente de capital; Mquina de trao motorizada; Fertilizantes e corretivos em quantidades adequadas; Utiliza intensamente resultados de pesquisa e Sistemas de drenagem.

Tabela Simbologia correspondentes s classes de aptido agrcola das terras


Tipos de utilizao Classe de aptido agrcola A Boa Regular Restrita Inapta A a (a) Lavoura Nvel de manejo B B b (b) C C c (c) Pastagem plantada Nvel de manejo B P p (p) Silvicultur a Nvel de manejo B S S (s) Pastagem natural Nvel de manejo A N n (n) -

Exemplo: 1(a)bC 1 - indica o grupo; e (a) restrita, b regular e C boa, as classes dentro do sub-grupo (a)bC

METODOLOGIA
Classes de aptido agrcola
Classe boa terras sem limitaes significativas para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao, h um mnimo de restries que no reduz, expressivamente, a produtividade ou os benefcios e no aumenta os insumos acima de um nvel aceitvel. A, B, C - lavouras P - pastagem plantada S - silvicultura N - pastagem natural

METODOLOGIA
Classes de aptido agrcola
Classe regular terras que representam limitaes moderadas para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao. As limitaes reduzem a produtividade ou os benefcios, elevando a necessidade de insumos de forma a aumentar as vantagens globais a serem obtidas do uso. a, b, c lavouras; p - pastagem plantada; s - silvicultura; n - pastagem natural.

METODOLOGIA
Classes de aptido agrcola
Classe restrita terras que apresentam limitaes fortes para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao. Essas limitaes reduzem a produtividade ou os benefcios, ou ento aumentam os insumos necessrios, de tal maneira que os custos s seriam justificados marginalmente.
(a), (b), (c) lavouras; (p) - pastagem plantada; (s) silvicultura; (n) - pastagem natural.

METODOLOGIA
Classes de aptido agrcola

Classe inapta Terras no adequadas para a produo sustentada de um determinado tipo de utilizao, representada pela ausncia das letras

METODOLOGIA
Subgrupo de aptido agrcola:
Conjunto da avaliao da classe de aptido correspondente ao nvel de aptido relacionado com o nvel de manejo, indicando o tipo de utilizao das terras.

Fatores que limitam o uso da terra: - Deficincia de fertilidade (f); - Deficincia de gua (h); - Excesso de gua (o); - Susceptibilidade eroso (e); - Impedimentos mecanizao (m);

CONDIES AGRCOLAS DAS TERRAS


SOLO IDEAL COMO REFERNCIA

FATORES DE LIMITAO
Grau de Limitao

Caractersticas do ambiente Deficincia de Fertilidade


Elevadas reservas de nutrientes e ausncia de elementos txicos. Nem mesmo plantas exigentes respondem adubao. timos rendimentos por mais de 20 anos. Ao longo do perfil: saturao por bases (V)>80%, soma de bases (S)>6cmolc/kg, Sat. (saturao por) Al = 0 na camada arvel e condutividade eltrica (CE)<4mS/cm a 25 C. Boas reservas de nutrientes e ausncia de elementos txicos. Boa produo por mais de 10 anos, com pequena exigncia para a manuteno do estado nutricional. V>50%, S>3 cmolc/kg e Sat. Na<6%.
Um ou mais nutrientes com reservas limitadas, podendo conter sais txicos. Bons rendimentos s nos anos iniciais, com rpido declnio aps cinco anos. CE entre 4 e 8mS/cm ou Sat. Na entre 6 e 15%. Um ou mais nutrientes com reservas muito limitadas, podendo conter sais txicos em quantidades elevadas. Baixos rendimentos de culturas e pastagens desde o incio da explorao. Baixa soma de bases, ou CE entre 8 e 15mS/cm, ou Sat. Na>15%. Muito baixo contedo de nutrientes, com remotas possibilidades de explorao com qualquer tipo de utilizao. Apenas plantas com muita tolerncia conseguem adaptar-se. CE>15mS/cm a 25 C ou solos tiomrficos.

N (0) L (1)
M (2)

F (3)
MF (4)

CONDIES AGRCOLAS DAS TERRAS


FATORES DE LIMITAO
Grau de Limitao

Caractersticas do ambiente Deficincia de gua


No h deficincia de gua em nenhuma poca do ano, com possibilidade de dois cultivos por ano. Ausncia de estao seca ou lenol fretico elevado. Vegetao natural de floresta pereniflia, campos hidrfilos e higrfilos ou campos subtropicais sempre midos. Pequena deficincia de gua disponvel durante um perodo de um a trs meses, limitando o desenvolvimento de culturas mais sensveis. Vegetao de floresta subpereniflia, cerrado subpereniflio e alguns campos. Considervel deficincia de gua disponvel durante um perodo de trs a seis meses ou um pouco menos em solos com baixa capacidade de reteno de gua disponvel. Inapta para grande parte das culturas de ciclo longo e com possibilidades muito reduzidas de dois cultivos anuais. Vegetao de cerrado e floresta subcaduciflia. Acentuada deficincia de gua disponvel durante um longo perodo, normalmente seis a oito meses, ou um pouco menos em terras com baixa disponibilidade de gua. Precipitao entre 600 e 800mm anuais com irregularidade na distribuio e altas temperaturas. Possibilidade de desenvolvimento apenas de plantas mais adaptadas, ou no caso das de ciclo curto condicionadas distribuio de chuvas. Vegetao de floresta caduciflia, transio de cerrado para caatinga e caatinga hipoxerfila. Severa deficincia de gua por um perodo de oito a dez meses ou um pouco menos em terras com baixa disponibilidade de gua ou com alta concentrao de sais solveis capaz de elevar o ponto de murchamento. Sem possibilidade de desenvolvimento de culturas no-adaptadas. Vegetao de caatinga hiperxerfila ou mesmo ausente.

N L

M
F

MF

CONDIES AGRCOLAS DAS TERRAS


FATORES DE LIMITAO
Grau de Limitao

Caractersticas do ambiente
Deficincia de Oxignio
Boa aerao durante todo o ano. Terras bem a excessivamente drenadas. Pequena deficincia de aerao para plantas mais sensveis na estao chuvosa. Terras moderadamente drenadas. Imprprio para culturas sensveis durante a estao chuvosa. Terras imperfeitamente drenadas sujeitas a inundaes ocasionais. Srias deficincias de aerao. Sem possibilidade de desenvolvimento de culturas no-adaptadas. Obras de drenagem artificiais ainda viveis ao nvel do agricultor. Terras mal ou muito maldrenadas, sujeitas a inundaes freqentes. Condies semelhantes ao anterior, porm o melhoramento est fora do alcance do agricultor individualmente.

N L M

MF

CONDIES AGRCOLAS DAS TERRAS


FATORES DE LIMITAO
Grau de Limitao

Caractersticas do ambiente
Susceptibilidade Eroso
Relevo plano ou quase plano (declive <3%) e boa permeabilidade. Eroso insignificante aps 10 a 20 anos de cultivo, controlada com prticas conservacionistas simples.

L
M F MF

Relevo suave ondulado (declives entre 3 e 8%) e boas propriedades fsicas. Aps 10 a 20 anos de cultivo, pode ocorrer perda de 25% do horizonte superficial, que pode ser prevenida com prticas conservacionistas ainda simples.
Relevo em geral ondulado, ou seja, com declives entre 8 e 20%, que podem variar para mais ou para menos conforme as condies fsicas do solo. Necessidade de prticas intensivas de controle eroso desde o incio da utilizao. Relevo em geral forte ondulado, ou seja, com declives entre 20 e 45%, que podem variar conforme as condies fsicas do solo. Preveno eroso difcil e dispendiosa, podendo ser antieconmica. Relevo montanhoso ou escarpado (declive >45%), no sendo recomendvel o uso agrcola, com srios riscos de danos por eroso em poucos anos.

CONDIES AGRCOLAS DAS TERRAS


FATORES DE LIMITAO
Grau de Limitao

Caractersticas do ambiente Impedimentos Mecanizao


Topografia plana ou quase plana, sem impedimento relevante utilizao de qualquer mquina ou implemento agrcola durante todo o ano. Rendimento do trator (RT) >90%. Relevo em geral suave ondulado, sem outros, impedimentos, ou mais suave com limitaes como pedregosidade ou rochosidade, sulcos de eroso, textura arenosa ou muito argilosa etc. possvel o emprego da maioria das mquinas agrcolas durante quase todo o ano. RT entre 75 e 90%. Relevo ondulado ou mais suave no caso de ocorrncia de outros impedimentos anteriormente citados, ou por restries de drenagem (drenagem imperfeita). No possvel o emprego da maioria das mquinas agrcolas durante todo o ano. RT entre 50 e 75%. Relevo forte ondulado ou mais suave no caso de outros impedimentos que restringem as possibilidades de utilizao a implementos de trao animal ou mquinas especiais. RT <50%. Relevo montanhoso ou escarpado, ou mais suave no caso de outros impedimentos, de forma a impedir o uso de mquinas, sendo difcil at mesmo o uso de implementos de trao animal.

N L

F MF

Tabela Simbolizao da aptido agrcola das terras


Subgrupo
1ABC 1ABc 1bC 2ab(c) 2(b)c 3(ab)

Caracterizao
Terras pertencentes a classe de aptido boa para lavouras nos nveis de manejo A, B e C Terras pertencentes a classe de aptido boa para lavouras nos nveis de manejo A e B, e regular no nvel C Terras pertencentes a classe de aptido boa para lavouras no nvel de manejo C, regular no nvel B e inapta no nvel A Terras pertencentes a classe de aptido regular para lavouras nos nveis de manejo A e B, e restrita no nvel C Terras pertencentes a classe de aptido regular para lavouras no nvel de manejo C, restrita no nvel B e inapta no nvel A Terras pertencentes a classe de aptido restrita para lavouras nos nveis de manejo A e B e inapta no nvel C

3(bc)
4P 4(p)

Terras pertencentes a classe de aptido restrita para lavouras nos nveis de manejo B e C e inapta no nvel A
Terras pertencentes a classe de aptido agrcola boa para pastagem plantada Terras pertencentes a classe de aptido agrcola restrita para pastagem plantada

5Sn
5s(n) 5n

Terras pertencentes a classe de aptido agrcola boa silvicultura e classe regular para pastagem natural
Terras pertencentes a classe de aptido agrcola regular para silvicultura e classe restrita para pastagem natural Terras pertencentes a classe de aptido agrcola regular para pastagem natural e classe inapta para silvicultura

METODOLOGIA
Tabela Representao cartogrfica
Grupo
1

2 3 4 5 6

Cor bsica (derivaes) Verde (6) Marrom (6) Laranja (6) Amarelo (3) Rosa (4) Cinzento (1)

Decompostas em 26 tonalidades Definidas segundo a tricromia TROL (amarelo, rosa e azul)

METODOLOGIA
CONVENES ADICIONAIS
Terras aptas para culturas de ciclo curto e inaptas para culturas de ciclo longo. No indicadas para silvicultura Terras aptas para culturas de ciclo longo e inaptas para culturas de ciclo curto Terras com aptido para culturas especiais de ciclo longo
v v v v v v v v v

Terras com irrigao instalada ou prevista Terras no indicadas para silvicultura Terras aptas para arroz de inundao e inaptas para a maioria das culturas de ciclos curtos e longos. No indicadas para silvicultura

2abc Aspas no algarismo indicativo do grupo representam terras com aptido para dois cultivos por
ano.

2abc Trao contnuo sob o smbolo indica haver na associao de solos, componentes, em menor
proporo, com aptido superior representada

2abc Trao interrompido sob o smbolo indica haver na associao de solos,


componentes, em menor proporo, com aptido inferior representada

CLASSES DE VIABILIDADE DE MELHORAMENTO

METODOLOGIA
AVALIAO DAS CLASSES DE APTIDO AGRCOLA DAS TERRAS

GRAUS DE LIMITAO ATRIBUDOS S TERRAS

CLASSES DE APTIDO AGRCOLA DAS TERRAS

QUADROS-GUIA clima subtropical clima tropical-mido clima semi-rido

Graus de Limitao dos Fatores Limitantes para nveis de manejo A, B e C

Viabilidade de Melhoramento

TABELA Tabela-guia da classificao de aptido agrcola(1) da Regio Tropical mida


A 0/1 1/2 2/3 N B C 0/1a 0b 1a 1b 1b/2b 2a A 1/2 2 2/3 A B 1/2 2 2/3 C 1/2 2 2/3 A 1 2 2/3 O B C 1a 0/1a 1/2a 1b 2a 1b/2b A 1/2 1/2a 3 E B C 0/1a 0b 1/2a 0b/1b 1b 2a M A B 2 1 2/3 2 3 2/3 C 0 1 2

1ABC 2abc 3(abc)

4P 4p 4 (p)

2a 2a/3a 3a

2 2/3 3

2a 3a 3a

2/3a 3a 4

2/3 3 3

5S 5s 5 (s) 5N 5n 5 (n) 6 LVa1


(1)

2/3a 3a 4 2/3 3 4 sem aptido agrcola 3 2a 1b 3 2/3 3 4 1

2 2/3 1/2a 2/3 3 3 1 1 0

1a 1a 4 3 3 3 0 0 2/3

3a 3a 3 4 4 4 2a 1/2b 2

2/3 3

Letra maiscula aptido boa; letra minscula aptido regular; letra minscula Entre parnteses aptido restrita; e ausncia de letra inapta. Onde: 0 = nulo; 1 = ligeiro; 2 = moderado; 3 = forte e 4 = muito forte letras minsculas sublinhadas a e b indicam a viabilidade de melhoramento, com prticas simples e intensiva respectivamente

Fonte: Resende et. al., 2002.

METODOLOGIA
USO DOS QUADROS-GUIAS
Tabela Resultado do confronto entre os graus de limitaes da unidade LVa1 e dos requisitos determinados no Quadro-guia (clima tropical mido)
---------F------------------A------------------O-----------------E-----------------M----------

B
2a

C
1b

A
1

B
1

C
1

A
0

B
0

C
0 0/1 a

A
2/3

B
2a

C
1/2 b

A
2

B
2

C
2

LVa1 Quadroguia Uso mais intensivo Uso possvel Concluso

2a

1b

1/2

1/2

1/2

1a

2a

2/3

5n

(b)

(a)

(b)

(c)

5(n)

(b)

5n (b) Onde: 0 = nulo; 1 = ligeiro; 2 = moderado; 3 = forte e 4 = muito forte letras minsculas sublinhadas a e b indicam a viabilidade de melhoramento, com prticas simples e intensiva respectivamente Fonte: Resende et. al., 2002.

EXEMPLOS

Concluso
fundamental a prtica de avaliaes da aptido agrcola de terras, pois, alm de subsidiar outros estudos e pesquisas, possibilita ainda a orientao de uso adequado da oferta ambiental, evitando a sub ou sobreutilizao dos recursos naturais.

You might also like