You are on page 1of 19

Evoluo e Sistemtica

Snia Lopes

Evoluo e Sistemtica

A sistemtica a rea da Biologia que se preocupa principalmente em compreender a filogenia: histria evolutiva das espcies de seres vivos. Sistemtica evolutiva X sistemtica filogentica ou cladstica: diferem nos critrios para se definir os txons: a filogentica usa apenas as novidades evolutivas para formar grupos e h um mtodo para se testar hipteses de parentesco. A cladstica foi introduzida a partir da divulgao dos trabalhos de Willi Hennig, em 1966.

Sistemtica Filogentica ou Cladstica

Entende-se que a diversidade de seres vivos resultante de processos evolutivos e que esses processos ocorrem por anagnese e por cladognese. As relaes evolutivas entre os seres vivos so representadas por diagramas denominados cladogramas (clado = ramo), em que se destacam os pontos onde ocorreram os eventos cladogenticos e se considera a anagnese como processo que origina as novidades evolutivas. A filogenia s pode ser reconstruda com base em caracteres derivados compartilhados.

Anagnese e Cladognese

Anagnese: processo pelo qual um carter surge ou se modifica numa populao ao longo do tempo, sendo responsvel pelas novidades evolutivas. Cladognese: processo responsvel pela ruptura da coeso inicial numa populao, gerando duas ou mais populaes que no mais se comunicam.

Cladogramas

Vamos trabalhar apenas com uma das formas de cladogramas: o enraizado.


Definir a raiz, ou seja, onde o cladograma se inicia, pode ser feito de vrias formas: analisando a ontogenia ou comparando os organismos que se pretende estudar (grupos internos) com outros grupos evolutivamente prximos, cuja cladognese tenha sido anterior (grupos externos).

Cladogramas

Para cada carter destacada qual a condio ancestral (ou primitiva) e qual a condio derivada que surgiu a partir desta condio primitiva. Somente as condies derivadas so usadas para definir os agrupamentos. Somente so aceitos grupos monofilticos: formados por organismos que compartilham a mesma condio derivada de um ou mais caracteres e que descendem de um ancestral comum exclusivo.

Cladogramas

Partes que compem um cladograma: raiz, ramos, ns e terminais. Os grupos de seres vivos compem os terminais nos cladogramas. Os ramos so as linhas do cladograma. N: ponto de onde partem as ramificaes. Representa o ancestral comum hipottico para todos os grupos acima dele. Os grupos acima de cada n so monofilticos. Cada n simboliza um evento cladogentico.

Princpio da parcimnia
Marcar o menor nmero possvel de passos no cladograma: caractersticas que ocorrem em um nmero maior de organismos so as primeiras a serem colocadas no cladograma a partir da raiz e assim sucessivamente. O princpio da parcimnia sugere que uma determinada caracterstica derivada deve ter surgido uma nica vez na evoluo. Por isso deve ser apontada no cladograma uma nica vez.

Cladograma
Allosaurus Stegosaurus Parasaurolophus Pachycephalosaurus Triceratops
Chifre

Crnio

Dente

Pbis

Quadril

Conceitos de espcie

Conceito biolgico: organismos capazes de se reproduzir e dar origem a descendentes frteis. Conceito filogentico: populao ou grupo de populaes definidas por uma ou mais condies derivadas.

Contedo

Snia Lopes
Produo e diagramao

Snia Lopes
Reviso final

Maria Jlia Chelini


Realizao

You might also like