You are on page 1of 10

pronome um tipo de nome que admite a oposio de pessoas gramaticais*(1, 2 x 3) Neste caso geralmente a posio (antes ou depois), com

om relao ao substantivo, que o estrutura respectivamente como pronome ou adjetivo. Ex.: Adjetivos: (Pronome substantivo) a) O amigo certo se conhece na hora incerta (verdadeiro) b) Cheguei no momento prprio (oportuno) c) Os dois irmos so muito semelhante (parecidos)

PRONOME 1 Sob o aspecto mrfico

PRONOMES: (Pronome adjetivo) a)Certo dia tudo se faz claro. (um) b) O prprio pai concordara (mesmo o) c) No diga semelhana blasfmia (tal) OBS.: NOME: um termo que abrange substantivo, adjetivo, pronome e s vezes infinitivo e particpio. Ex.: SUBSTANTIVO: O verdadeiro amor precisa de outro amor que o sustente; Adjetivo: Bela, sempre o foste; Pronome: O amor, como as trepadeiras, morre se no tem o que abraar.

2 Sob o aspecto sinttico


O pronome divide-se em duas subclasses: o pronome substantivo, que no se articula com o substantivo; o pronome adjetivo, que se articula com o substantivo, semelhana do adjetivo. So pronomes substantivos: pessoais definidos: eu, me, mim, ela, se, si, sigo, o, a, lhe, ns, nosco, vs, vos, conosco, eles, elas, se, si, sigo, os, as, lhes. indefinidos:algum,ningum demonstrativos: definidos: isto, isso, aquilo indefinidos: outrem

Os relativos: Definidos: quem Indefinidos: quem,que


Numerais indefinidos: nada, tudo, algo, cada, um, cada um, cada qual, qualquer um.

So pronomes Adjetivos: Os possessivos definidos: meu,teu,seu,nosso,vosso,com os femininos e plurais correspondentes; Os demonstrativos definidos: o,este,esse,aquele,tal,mesmo,prprio,semelhante ,com os femeninos e plurais correspondentes.

Indefinidos: outro,qualquer

Os relativos definidos: cujo,o qual, quanto,com os femininos e plurais correspondentes. Indefinidos: quanto (s),quanta(s)
Os numerais definidos: um,dois,trs,primeiro,segundo,dobro,triplo Os interrogativos indefinidos: que,qual, quanto,com os femininos e plurais correspondentes.

3- Sob o aspecto semntico


Sob o aspecto semntico dividem-se: os pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, relativos, numerais e interrogativos, e subdividemse em: definidos e indefinidos, conforme denotem a idia de posse, dixes, referncia, nmero ou interrogao de maneira precisa ou vaga. Definidos X Indefinidos: Pessoais:no se pode negar que algum seja pronome pessoal, pois indica pessoa. Como os pronomes pessoais, responde pergunta quem? Ex: - Quem bate porta? - Eu ou algum.

Possessivos: alheio s pronome possessivo indefinido que pudemos encontrar; livro alheio o que no nem meu,nem teu, nem seu,dele(s),dela(s). Se ope ao substantivo,ao contrrio de todos os seus pares.

Demonstrativos: outro significa nem este, nem esse, nem aquele; demonstram, pois indefinida ou imprecisamente. Relativos: chama-se pronome relativo definido aquele cujo antecedente um pronome de 1,2 ou 3 pessoa: a) Eu, que sabia tudo,me calei; b) Tu,que nada sabias,falaste tanto; c) Ele,que soube calar-se, conquistou o prmio.

O pronome relativo definido quem vem obrigatoriamente preposionado: Ex: a pessoa com quem falavas um portento. Usa-se a expresso pronome relativo em lugar de pronome relativo definido. Chama-se pronome relativo indefinido ( ) aquele cujo antecedente apenas concebvel ou mais praticamente, quem transformvel,em aquele que ou a pessoa que: Ex: Quem nasce tatu morre cavando. Isto , aquele que nasce tatu morre cavando; ou quanto(s) transformvel em todos/todas/tudo que: Ex: a) Quantos tentarem fugir sero mortos; b) Perders quantas amaste; c) Quanto me contaram no passava de mentira;isto ,todos que tentarem, todas que amaste, tudo que me contaram. Salvars quanta gente puderes, conversvel em salvars toda a gente que puderes. Acrescenta-se tambm que,conversvel em quem ou aquele (s), aquela(s) que: Ex: sou eu que decido = quem ou aquele que decide.

Numerais Chamam-se numerais definidos ou cardinais, bem como os ordinais, multiplicativos e fracionrios correspondentes; numerais indefinidos aqueles que a gramtica tradicional inclui entre os pronomes indefinidos e denotam imprecisamente idia de nmero. Negar o carter de numeral, por exemplo, nada e algum o mesmo que no admitir como nmeros o zero e a unidade um.

Trecho extrado de Dom Casmurro "A senhora que me disse isto cuido que gostou de mim, e foi naturalmente por no achar da minha parte correspondncia aos seus afetos que me explicou daquela maneira os seus olhos teimosos. Outros olhos me procuravam tambm, no muitos, e no digo nada sobre eles, tendo alis confessado a princpio minhas aventuras vindouras. Naquele tempo, por mais mulheres bonitas que achasse, nenhuma receberia a mnima parte do amor que tinha a Capitu. minha prpria me no queria mais que metade. Capitu era tudo e mais que tudo; no vivia nem trabalhava que no fosse pensando nela. Ao teatro amos juntos; s me lembra que fosse duas vezes sem ela, um benefcio de ator, e uma estria de pera, a que ela no foi por ter adoecido, mas quis por fora que eu fosse." (Machado de Assis)

You might also like