You are on page 1of 11

GEOPOLTICA CLSSICA Geopoltica surgida no sculo XX, tem como preocupao fundamental a questo de correlao de foras antes vista

ta como militar, mas hoje como econmico-tecnolgica, cultural e social no mbito territorial, com nfase no espao mundial. Vesentini

1-Geopoltica Clssica considera nico ator e agente o Estado, feita por ele e para ele, objetivo maior era o crescimento do Estado. Pensadores da Geopoltica Clssica Mahan militar norte-americano, nunca usou em si o termo, em sua obra A influncia do poder marinho sobre a histria acreditava no fardo do homem branco e no colonialismo como fator positivo, a hegemonia mundial estaria ligada ao controle das rotas comerciais martimas, no teorizou demais mas foi ouvido pela sua posio na Marinha e Escola Naval nos EUA, este pas foi considerado a baleia e uma das maiores obras foi o Canal do Panam em 1914. Mackinder idia de que a geografia pivot (sustentculo) da histria, construiu teoria baseado na geoestratgia como chave para hegemonia mundial, diferente de Mahan foi propugnador do poder terrestre, criou termos famosos como:

World island - frica e Eursia rea de valor permanente (anel insular ou exterior). Pivot area rea central bsica (anel interior). Heartland rea geoestratgica dentro da pivot area.

Haushofer general alemo editor da revista de Geopoltica de 1924 a 1944, artigos como espao vital para a Alemanha, raa ariana e seu destino...; fez largo uso das idais de Mackinder adaptado ao prisma alemo, cita a frase: ... preciso aprender com o inimigo, minimiza diferenas entre nazismo alemo e socialismo russo p/ uma futura aliana para domnio da heartland, contra o poderio britnico. Falava de uma aliana desejvel com Rssia, Japo X Inglaterra, Frana e China, sem mexer com os EUA.

Revista Geopolitik de fato divulgava idias expansionistas a exemplo de alguns recursos geopolticos mapas, enfatizando tropas ao redor da Alemanha ou territrios que deveriam fazer parte naturalmente do povo ariano.

CRISE DA GEOPOLTICA CLSSICA


Final da 2 Guerra Mundial pressupostos fundamentais so questionados, porque? -Geopoltica usada pelos perdedores (nazistas e fascistas), - Geopoltica clssica no era mencionada a no ser para demonstrar sua base falaciosa - perodo de ostracismo do objeto de estudo da Geopoltica. Muitas mudanas na organizao mundial Perodo de Guerra Fria e Corrida armamentista, a Geopoltica se ocupa em teorizar sobre equilbrio mundial de foras, sobre embate entre capitalismo e socialismo, a lgica da guerra fria, a 3 guerra mundial! O assunto guerra ainda era imperiosa, apesar de outra abordagem, as perguntas a respeito de quem vai dominar o sculo XXI, qual ou quais so ou sero as novas grandes potncias, como ocorre o exerccio de poder, guiaram um novo momento da geopoltica. Por que da crise? -Grande potncia mundial no seria necessariamente aquele estado com grande territrio, grande contingente populacional (tima capacidade militar+armamentos) desperdcio de recursos. 1- Corrida armamentista do Ps Guerra implicou em posse de armas nucleares (destruio em massa) 10% delas implicariam na destruio no s do inimigo, mas da biosfera, re-organizao estratgica: tecnologia de ponta e armamentos de preciso. 2- 3 Revoluo Industrial reduziu importncia de recursos (naturais e humanos especialmente no qualificados) potncia = Estado com tecnologia de ponta, c/ fora de trabalho qualificada.
Paginas 25-29 Novas Geopolticas do Vesentini

As disputas mundiais de poder so essencialmente econmicas?


Estudiosos declaram fim do conflito armada e substituio pelos conflitos econmicos. Artigo do Prof Edward Luttwak (CEEI), denominado Da Geopoltica Geoeconomia 90, aponta para a reduo do poder blico e para o acirramento de interesses comerciais na questo da hegemonia mundial. A lgica da guerra est subsumida (incorporada) gramtica (as regras) do comrcio. A geoeconomia atribui foras a mltiplos agentes empresas transnacionais, novas tecnologias como a internet, organizaes globais, a mdia, etc que diminuem o espao de atuao do poder pblico na economia. Alvo de competio deixa de ser o comunismo e a URSS e passa a ser os rivais comerciais Japo, UE e outros.

Quem vai dominar o mundo no sculo XXI?


Prof Lester Throw (MIT) publica o livro Head to Head92 melhor desenvolveu a idia de guerra econmica e questiona: quem vai dominar o mundo? Sculo XIX foi dominado pelos britnicos, sc XX pelos norte-americanos e sc XXI no ter uma nica potncia, ser marcada pela disputa entre 3 centros mundiais de poder: Japo, Europa e EUA. Pensamento correto no fosse a recesso japonesa e o enorme crescimento chins e a continuidade de conflitos sangrentos como os da regio dos Balcs! Num novo ensaio The Future of Capitalism 96 enfatiza os responsveis pela alterao na geografia poltica do mundo, as cinco placas tectnicas.

Cinco placas tectnicas: - transio problemtica do socialismo para o capitalismo - a globalizao da economia - as mudanas tecnolgicas poder do crebro - a multipolaridade ausncia de um s potncia - mudanas demogrficas estrutura e migrao

Que estratgias?

Desconsidera outro caminho, da indicar que a nica ameaa real do capitalismo, ele mesmo. E aponta ainda que os EUA devem reorganizar estratgias nesse jogo de competio/cooperao.

Evitar os perigos do descontentamento gerado pelas mazelas do capitalismo e promover condies de continuar liderando o mundo: investindo em C&T, em projetos de infra-estrutura, em qualificao de profissionais, em fundos de penso...

Os Megablocos ou Mercados Regionais


Com o fim da bipolaridade, pensou-se em 3 blocos regionais e suas respectivas reas de influncia chamada trade capitalista (Europa ocidental, EUA e Japo), assim como um mundo islmico e uma rea de influncia da Rssia. Idia fundamentada na integrao europia e posteriormente no Nafta, Apec, Mercosul... nova ordem geopoltica marcada pela associao em grupos de pases ao redor de uma Estado central ou ncleo. Idia de blocos internacionais de poder` blocos pretensamente fechados. Questionamento: so meros mercados regionais com atuao comercial e muito pouco atuam integradamente nos assuntos poltico-militar, com exceo da UE. Os blocos so a forma pela qual a globalizao avana e no uma nova diviso dos continentes em blocos fechados.

O Sistema-mundo e a sua lgica


Sistema-mundo seria mais importante do que o Estado-nao e as associaes internacionais (megablocos), seria a chave para se entender as relaes de poder, dado o enfraquecimento do Estado. Immanuel Wallestein defende o capitalismo como um sistema global e sua teoria implica numa geometrizao do espao mundial o centro do sistema (pases hegemnicos) e as suas diversas periferias. Questionamento: lgica do sistema-mundo que precede as aes do Estado, empresas, blocos..., com isso perde-se a contingncia das aes humanas, perde-se enfim a poltica como o conflito entre grupos em vistas ao exerccio de poder.

Globalizao e Descentralizao so sinnimos?


Sistema Global visto como positivo, como a garantia da humanidade para um mundo de prosperidade e diminuio de autoritarismo e conflitos mundiais. O verdadeiro motor do desenvolvimento econmico seria: 1- Estados-regies advogando mais autonomia s economias regionais, ou seja, uma descentralizao poltica, pois a poltica econmica centrado no Estado-nacional um verdadeiro empecilho a prosperidade. 2- economia global estaria alicerada em 4 is:

Indstrias Informtica Indivduos Investimento

fatores mundiais mveis e at independentes dos governos nacionais

Idia principal: ganha quem pequeno, flexvel, gil

Os choques culturais marcaro o sculo XXI?


Samuel Huntington, professor de RI de Harvard, inaugura com seu artigo Choque de Civilizaes uma nova interpretao sobre a geopoltica mundial. Idia fundamental: no mundo ps guerra fria os conflitos no seriam mais ideolgicos (cap X soc) e nem econmicos como apregoavam vrios autores (EUA X Europa X Japo ou Norte X Sul ou Blocos Econmicos) mas fundamentalmente culturais: civilizao ocidental X islmica X hindusta X Chinesa-confuciana X ortodoxa. O mundo em sua viso o mundo das grandes civilizaes (identidade cultural mais ampla de um povo), existiriam nos dias atuais algumas das 21 identificadas por Arnold Toybee: - africana, islmica e latina-americana sem muita coeso - japonesa, confuciana, hindu, ortodoxa, ocidental Passado o auge da ocidentalizao da histria, haveria o retorno ou ascenso de outras civilizaes, e assim o choque entre civilizaes (linha de ciso entre elas) por disputa de territrio de cada uma, a exemplo dos conflitos em Kosovo (islmicos e ortodoxos) e Bosnia-Hezergovina (ocidentais-croatas, islmicos-bosnios, eslavos otodoxos-srvios). A NOM em sua viso seria multipolar e multicivilizacional atuao ainda forte do Estado mas comandado pelos representantes maiores das gdes civilizaes Estados-ncleos. Questionamento: diviso mundial entre dzia de Estados-ncleos? Desconsiderao pelos valores universais?

A democracia liberal tende a dominar o mundo?


Francis Fukuyama escreveu artigo O fim da histria em 89. Idia fundamental: pregava o fim da histria, no como sucesso de eventos mas com um sentido teleolgico e este teria se completado com a universalizao da democracia liberal, ou seja, com a vitria do capitalismo sobre o socialismo, a ditadura, o autoritarismo. No entanto a ordem social tem sido desestabilizada pela evoluo tecnolgica, pela cultura individualista, pela desordem social.

Questionamento: a democracia e os direitos humanos so ou esto se tornando direitos universais, e em seu nome possvel intervir no estrangeiro ou legitimar uma nova estratgia nas relaes internacionais? Fato: 1- H uma equivalncia funcional desses direitos em outras culturas e como foi construdo dentro de conceitos ocidentais, no so universais!!
2- democracia no deve ser conceito imitado ou definido (fechado), deve levar em conta novas configuraes comunitrias, novas tribos.

You might also like