You are on page 1of 13

Asfalto

FTC Qumica/Laboratrio Paulo Srgio M. Mascarenhas

Asfalto
um dos mais versteis materiais de construo utilizados pelo homem. O uso da pavimentao asfltica a mais importante de suas utilidades. No Brasil, 95% das estradas pavimentadas tm asfalto. Entre suas vantagens, destacam-se: forte unio entre os agregados, impermeabilizante, durabilidade e resistncia maioria dos cidos, lcalis e sais, etc.

Asfalto
O asfalto so betumes de alto peso molecular quase puros ou com alguma mistura mineral (siltes, areias, argilas). um material aglutinante de consistncia varivel, cor pardo-escura ou negra encontrados em jazidas ou pela refinao do petrleo. O slido ou semi-slido de consistncia apropriada para pavimentao chama-se cimento asfltico.

Asfalto
Betume uma mistura de hidrocarbonetos pesados (grande complexidade e alta massa molecular) com poder aglutinante e impermeabilizante.

Asfalto
O asfalto utilizado em pavimentao um ligante betuminoso oriundo da destilao do petrleo. Possui baixa reatividade qumica a muitos agentes que proporciona que este material possa sofrer processo de oxidao lenta pelo contato do ar e da gua.

Asfalto: composio qumica


Nos petrleos predominam a parafina e o naftaleno. Existem mais de 1500 tipos de petrleo que podem ser distinguidos conforme o percentual de asfalto. Numa anlise elementar pode-se encontrar: C = 82 a 88% H = 8 a 11% S = 0 a 6% O = 0 a 1,5%

Cimento asfltico
A obteno de asfalto realizada atravs da destilao de tipos especficos de petrleo, na qual as fraes leves (gasolina, diesel e querosene) so retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de Cimento Asfltico de Petrleo (CAP).

Cimento asfltico
O CAP um material termossensvel utilizado principalmente para aplicao em trabalhos de pavimentao, pois, alm de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui caractersticas de flexibilidade e alta resistncia ao da maioria dos cidos inorgnicos, sais e lcalis. Em suas aplicaes, o CAP deve ser homogneo e estar livre de gua, e para que sua utilizao seja adequada, recomenda-se o conhecimento prvio da curva de viscosidade/temperatura.

Cimento asfltico
O CAP aplicado em misturas a quente, tais como pr-misturados, areia-asfalto e concreto asfltico; recomenda-se o uso dos tipos 20 e 40, bem como os do tipo 30/45, 50/60 e 85/100, com teor de asfalto de acordo com o projeto respectivo. O cimento asfltico pode ser encontrado em diversos graus de viscosidade e penetrao, de acordo com sua consistncia. Os CAP's que so produzidos e comercializados no Brasil seguem a classificao por penetrao e viscosidade.

Asfalto + borracha
Consiste na miscigenao da borracha com o asfalto, fundindo esses dois materiais para dar origem a um terceiro produto, que no nem o primeiro, nem o segundo. No simplesmente a miscigenao. preciso haver a fuso dos dois materiais.

Asfalto + borracha
Todo asfalto tem uma vida til. No se faz uma estrada para durar 100 anos. Estrada feita para durar 10 anos, porque existe o processo natural de envelhecimento do ligante asfltico, que um produto perecvel. O oxignio, provoca a oxidao no asfalto e provoca o seu endurecimento, tornando-o quebradio. Essa oxidao natural em qualquer asfalto, entretanto quando se miscigena e funde a borracha com o asfalto, sua vida til passa a ser de 25 a 30 anos.

Asfalto + borracha
Alm da durabilidade, diminui o custo de pavimentao e reduz pela metade a espessura do asfalto que est sendo aplicado. E isso reduz tudo. Reduz-se metade a brita que vai utilizar, bem como o transporte desta brita, o gasto com usinagem, ou seja, energia eltrica, o transporte da massa, a compactao.

Asfalto + borracha
Diminui o nvel de rudo provocado pelo trfego. O asfalto borracha reduz os rudos da pista em at cinco decibis. como se voc tirasse 85% do rudo provocado pelo trfego. Dobra a capacidade de resistncia derrapagem. Voc passa a ter um pavimento asfalto borracha molhado com a mesma distncia de frenagem de um pavimento asfltico convencional seco.

You might also like