You are on page 1of 15

BEM-VINDO DISCIPLINA CONTABILIDADE BSICA

Prof. MST Marcos Vincius Kucera

AULA 2

OBJETIVOS DA AULA DE HOJE: Conceituar e caracterizar a Evidenciao;

Conceituar os principais demonstrativos padronizados;


Apresentar os principais demonstrativos contbeis; Descrever as funes dos principais demonstrativos contbeis; Comparar as funes dos demonstrativos contbeis.

AULA 2

Evidenciao Contbil:
A Cincia Contbil tem como finalidade principal informar sobre seu objeto de estudo (o Patrimnio e suas variaes) aos diversos tipos de usurios. Essa informao fornecida atravs da evidenciao de demonstrativos e relatrios padronizados ou no-padronizados. Os usurios internos e externos das informaes contbeis, necessitam que estas sejam produzidas com qualidade, velocidade e utilidade. Informao confivel requer representatividade, ser passvel de verificao independente e ser neutra. A comparabilidade tambm uma qualidade importante da informao contbil, pois mede a evoluo do patrimnio ao longo do tempo. A relevncia e a confiabilidade contribuem para a utilidade da informao.

AULA 2

Aspectos qualitativos da informao:

a) Compreensibilidade: uma das principais qualidades da informao contbil que ela seja prontamente entendida pelos seus usurios, presumindo-se que estes possuam razovel conhecimento do negcio, de suas relaes e de transaes econmicas e de contabilidade, bem como capacidade de estudar e inferir com diligncia sobre esses demonstrativos.

AULA 2

Aspectos qualitativos da informao:

b) Relevncia: informao relevante aquela relacionada ao evento examinado. Em contabilidade, toda informao que possibilite a realizao de estimativas ou permita confirmar outras anteriormente feitas, facilita a tomada de deciso. Sem o conhecimento do passado, retira-se a base para a previso, e sem um interesse no futuro, investigar a histria um processo estril.

AULA 2

Aspectos qualitativos da informao: c) Sumarizao: uma das principais caractersticas dos demonstrativos contbeis, amplamente vinculada relevncia e a compreensibilidade. Os demonstrativos contbeis so capazes de expressar um grande quantitativo de informaes, sumarizando grandes quantidades de transaes e situaes com modelagem definida por regras sintticas e semnticas, como uma verdadeira linguagem dos negcios, capaz de produzir elementos conclusivos, comparativos, confirmativos e preditivos, para uma diversidade de usurios.

AULA 2

Aspectos qualitativos da informao:


d) Confiabilidade: informao contbil deve ser confivel, na medida em que seu usurio acredite que ela represente adequadamente os eventos, transaes e condies econmicas e financeiras de uma entidade. Uma informao confivel deve representar o fenmeno de forma efetiva e passvel de verificao, que assegurem ao usurio a ausncia de viezes. Comparabilidade: composta de dois elementos - uniformidade e consistncia. O primeiro indica que transaes iguais sero contabilizadas do mesmo modo. O segundo se refere ao uso dos mesmos procedimentos e regras contbeis de um perodo para outro. O significado de qualquer informao, especialmente dados quantitativos, depende muito de podermos relacion-los a uma outra varivel ou critrio. A informao contbil cresce em utilidade quando pode ser comparada com a de empresas similares ou com a de anos anteriores na mesma empresa.

e)

AULA 2

Aspectos qualitativos da informao:

f) Materialidade: a relevncia das informaes afetada pela sua


natureza e materialidade. Em alguns casos, a natureza das informaes, por si s, suficiente para determinar a sua relevncia. Em outros casos, tanto a natureza quanto a materialidade so importantes. Uma informao material se a sua omisso ou distoro puder influenciar as decises econmicas dos usurios, tomadas com base nas demonstraes contbeis. A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstncias especficas de sua omisso ou distoro. Assim, materialidade proporciona um patamar ou ponto de corte ao invs de ser uma caracterstica qualitativa primria que a informao necessita ter para ser til.

AULA 2

DEMONSTRATIVOS CONTBEIS
Os principais demonstrativos exigidos pela Lei das Sociedades por Aes e Normas da Comisso de Valores Mobilirios so: Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados, Demonstrao de Mutaes no Patrimnio Lquido, Demonstrao dos Fluxos de Caixa, Demonstrao do Valor Adicionado, Notas Explicativas e Parecer dos Auditores Independentes. Recentemente, a Lei 6.404/76 sofreu algumas alteraes, em funo das novas tendncias de uniformizao das prticas internacionais de contabilidade. Estas medidas causaram significativas modificaes na estrutura e nos procedimentos contbeis adotados at dezembro/2007. Existem outros demonstrativos publicados pelas corporaes, evidenciando outros aspectos como: planos de investimentos, participao e evoluo setorial, contratos efetuados, riscos inerentes ao negcio, seguros, e outros aspectos relevantes, constantes do Relatrio da Administrao, publicados junto aos demonstrativos obrigatrios.

AULA 2

Balano Patrimonial (BP) e Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE)


So os dois principais demonstrativos padronizados derivados do Sistema Contbil. O Balano Patrimonial demonstra a situao econmico-financeira do empreendimento de forma esttica numa determinada data e a evoluo do patrimnio, representado por bens, direitos e obrigaes acumulados ao longo dos exerccios (normalmente os exerccios coincidem com o ano calendrio 01 de janeiro a 31 de dezembro).

O DRE demonstra a dinmica dos resultados obtidos nas operaes ao longo de um perodo, como Receitas, devolues, abatimentos, impostos compensveis, custos dos produtos e servios, despesas, participaes, lucro por ao, entre outros. Os demais demonstrativos so derivados destes dois citados exibindo fontes para interpretao de outros aspectos da situao econmica e financeira do empreendimento, tais como, fluxos de caixa, valor agregado, lucros ou prejuzos acumulados, variaes no patrimnio lquido, etc.

AULA 2

Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA)

Este apresenta as movimentaes ocorridas nas contas relacionadas a Lucros ou Prejuzos Acumulados, legalmente obrigatria por todas as sociedades, devendo apresentar o saldo da referida conta no final do exerccio anterior, suas movimentaes e o saldo no final do perodo levantado.

AULA 2

Demonstrao de Mutaes do Patrimnio Lquido (DMPL)

Este demonstrativo incorpora a DLPA na sua estrutura, pois mais abrangente, evidenciando todas as transaes que afetaram o Patrimnio Lquido inclusive Lucros ou Prejuzos Acumulados, podendo a sociedade optar pela sua publicao ou no. No caso de public-la a DLPA substituda pela DMPL.

AULA 2

Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC)


Este demonstrativo evidencia os fluxos de caixa gerados pelo empreendimento. Na verdade considera-se caixa um subgrupo de ativos de alta liquidez (capacidade de ser rapidamente transformado em dinheiro), chamado de Disponvel que envolve o Caixa, Bancos Conta Movimento e Aplicaes Financeiras de Curtssimo Prazo (at trs meses de para realizao, normalmente utilizados para maximizar a eficincia de recursos que no vo ser utilizados imediatamente). Sua elaborao parte de dois mtodos, direto e indireto. A funo dele demonstrar os fluxos gerados nas atividades operacionais, nas atividades de financiamento e de investimento.

AULA 2

Demonstrao do Valor Adicionado (DVA)


Pode-se dizer que a DVA expressa os valores que a

entidade agregou e distribuiu nas relaes com a sociedade,


como se fosse o PIB da organizao. Tem como base as informaes do DRE e as especificaes das receitas sobre

suas diversas formas, insumos, depreciaes, outros gastos


e impostos, etc, discriminados sob a forma de recursos distribudos ao meio social: salrios, impostos, juros, dividendos distribudos, aluguis, lucros retidos, etc.
AULA 2

NOTAS EXPLICATIVAS Esta pea obrigatria, pois evidencia os critrios e mtodos adotados na elaborao dos demonstrativos contbeis, bem como outros quadros analticos e demonstrativos complementares, necessrios ao pleno entendimento dos demonstrativos no seu todo. RELATRIO DA ADMINISTRAO (DIRETORIA) Esta pea inclui planos de investimento, objetivos da administrao, projetos de expanso, programas, polticas e estratgias institucionais, quadros analticos de desempenho e projees individuais e setoriais, e outros aspectos relevantes que ajudem na avaliao.
PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Esta pea tem a funo de aumentar a fidedignidade e conseqente a credibilidade dos demonstrativos contbeis publicados, sendo obrigatria para as companhias abertas, seguradoras e instituies financeiras. Antes da publicao auditores independentes certificados pela CVM, examinam os demonstrativos a serem publicados e do parecer sobre o seu contedo e adequacidade aos princpios contbeis vigentes, bem como se a situao econmica e financeira expressa na realidade evidenciada pelos demonstrativos. AULA 2

You might also like