You are on page 1of 13

Assistncia Ps-Natal

Cuidados

Ateno involuo uterina (tero puerperal tem consistncia firme, indolor e altamente mvel) e ferida cirrgica. Inspecionar regio perineal com ateno aos lquios. Edema, equimoses e hematomas implica na necessidade de aplicao de frio no local. Estimular a deambulao precoce, com 12 horas.

Cuidados

A mico merece ser vigiada nas 48 horas ou 72 horas, devendo-se esvaziar a bexiga a intervalos de 6 a 8 horas. A constipao tambm comum, costuma-se recomendar dietas laxantes e laxantes a partir de 3 dias de ausncia. Nas purperas que esto bem e no se detectam anormalidades, a alta pode ser consentida aps as primeiras 24 horas e nas cesreas, com 48 horas.

Cuidados

A reviso puerperal deve ser marcada em torno do 7 ao 10 dia de puerprio em unidade de sade mais prxima da residncia da mulher. Nova avaliao dever ser realizada entre 30 e o 42 dia ps-parto. Nestes momentos de ps-parto fundamental o incentivo, o apoio, o acolhimento nas questes referentes ao aleitamento materno. Pesquisar sinais de trombose venosa profunda (queixa de cibra ou dor numa regio especfica, observar cor, temperatura, edema).

Cuidados
No se deve dar alta sem checar a tipagem sangunea da me, sorologia para sfilis e HIV. As gestantes HIV + E HTLV + devero ser orientadas a no amamentar.

Aleitamento Materno

Aleitamento Materno
So inmeros os benefcios que a prtica do aleitamento materno oferece tanto para o crescimento e desenvolvimento dos lactentes como para a me, do ponto de vista biolgico e psicossocial. O aleitamento materno exclusivo recomendado por um perodo de 6 meses. Deve-se respeitar e compreender o desejo materno de amamentar ou no. A escolha informada deve ser acatada pelo profissional. Esclarecer sobre: Vantagens do aleitamento para a mulher; Vantagens para a criana; Vantagens para a famlia e a sociedade.

3/2

PROLACTINA
Secretada APS a mamada para produzir PRXIMA mamada

Impulsos sensoriais do mamilo

Prolactina no sangue

Beb sugando

Mais prolactina secretada noite


Inibe a ovulao

3/3

REFLEXO DA OCITOCINA
Atua ANTES ou DURANTE a mamada para fazer o leite DESCER

Impulsos sensoriais do mamilo

Ocitocina no sangue

Beb sugando

Faz o tero contrair

3/4

REFLEXO DA OCITOCINA

Preocupao

Pensar no beb com carinho. Olhar o beb. CONFIANA

Stress Dor Dvidas

Estes AJUDAM o reflexo

Estes INIBEM o reflexo

Uso de mtodo anticoncepcional durante aleitamento materno


Deve-se considerar:

O tempo de ps-parto; O padro da amamentao; O retorno ou no da menstruao; Os possveis efeitos adversos dos anticoncepcionais hormonais sobre a lactao e o lactente. O LAM (Mtodo da Amenorria da Lactao) deixa de ser eficiente em caso de complementao alimentar ou retorno das menstruaes.

Uso de mtodo anticoncepcional durante aleitamento materno

O DIU pode ser inserido imediatamente aps o parto, ou a partir de 4 semanas ps parto, contraindicado em caso de infeco puerperal, at 3 meses aps a cura; O preservativo masculino ou feminino deve sempre ser incentivado; O anticoncepcional hormonal oral s de progesterona e o injetvel trimestral, pode ser utilizado aps 6 semanas do parto. O anticoncepcional hormonal oral combinado e o injetvel mensal no devem ser utilizados em lactentes.

Referencias Bibliogrficas

BRASIL. Pr-natal e Puerprio Ateno qualificada e humanizada. Ministrio da Sade, Braslia, 2006. MONTENEGRO, C. A. B; FILHO, J. R. Rezende, Obstetrcia fundamental. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

You might also like