You are on page 1of 29

Macroeconomia

Macroeconomia Contabilidade Direito

Ambiente Econmico -Financeiro

Administrao Financeira

Administrao
Marketing Produo Administrao de Pessoas

Administrao Financeira

Introduo

Para compreender o mecanismo das Finanas:


Conhecer o fluxo financeiro na empresa Conhecer o ambiente econmico Conhecer o ambiente financeiro

Objetivos da Administrao Financeira

Maximizar a riqueza dos acionistas distribuio de lucros X crescimento da empresa Lucros distribudos R-D= L

Lucros retidos A L

Funes da Administrao Financeira


Tesouraria Administrao de:

Caixa, Crdito e cobrana Risco Cmbio

Deciso de financiamento Deciso de investimento Planejamento e controle financeiro Proteo de ativos Relao com acionistas e investidores Relaes com bancos

Controladoria: Administrao de custos e preos Auditoria interna Contabilidade Oramento Patrimnio Planejamento Tributrio Relatrios Gerenciais Desenvolvimento e acompanhamento de sistemas de informao financeira

Deciso de investimento
ATIVO ATIVO CIRCULANTE Caixa e bancos Contas a receber Estoques Outros REALIZVEL DE LONGO PRAZO Contas a receber Adiantamento a coligadas ATIVO PERMANENTE Imobilizado Investimentos Diferido TOTAL Questes a serem respondidas: Onde esto aplicados os recursos financeiros? Quanto est aplicado em ativos circulantes? Quanto em ativos permanentes? Em quais? Qual a melhor composio dos ativos? Qual o risco do investimento? Qual o retorno do investimento? Quais as novas alternativas de investimentos? Como decidir em quais ativos investir? Como maximizar a rentabilidade dos investimentos existentes? O que deve ser descartado, reduzido ou eliminado, por no acrescentar valor?

Deciso de financiamento
PASSIVO PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Emprstimos e financiamentos Debntures Outros EXIGVEL DE LONGO PRAZO Financiamentos PATRIMNIO LQUIDO Capital Social Reservas Lucros ou prejuzos acumulados TOTAL Questes a serem respondidas: Qual a estrutura de capital? De onde vm os recursos? Qual a participao de capital prprio? Qual a participao de capital de terceiros? Qual o perfil do endividamento? Qual o custo de capital? Como reduzi-lo? Quais as fontes de financiamento utilizadas e seus respectivos custos? Quais deveriam ser substitudas ou eliminadas? Qual o risco financeiro? Qual o sincronismo entre os vencimentos das dvidas e a gerao de meios de pagamentos?

Deciso de Resultados
Receita Operacional Questes a serem respondidas: (-) Dedues da Receita Quais os resultados obtidos? Como Impostos Incidentes mant-los ou melhor-los? Devolues Qual o crescimento das vendas? E dos (=) Receita Operacional Lquida custos? E das despesas? (-) Custos Operacionais Qual a participao percentual dos custos (=) Resultado Operacional Bruto e das despesas em relao s receitas? (-) Despesas Operacionais Qual a margem lquida de venda? Comercializao Quais os custos e despesas que podem Administrativas ser reduzidas? Amortizao As receitas obtidas esto compatveis com Despesas Financeiras os investimentos? Outras Despesas Os lucros tm atingido as metas (=) Resultado Operacional estabelecidas? Como so quando (+) Resultado no Operacional comparados com os das melhores (=) Lucro antes do IR empresas do ramo? (-) Imposto de Renda (=) Lucro Lquido do Exerccio

VALOR
Internamente. Ao vender bens e servios por preos acima de seus custos a empresa gera uma diferena, a qual chamada de lucro operacional. Quanto maior esse lucro, maior a eficincia da empresa em sua atividade fim. Externamente. A empresa tem uma imagem junto ao mercado e provveis acionistas apostam no aumento de seu valor e pagam mais por suas aes no mercado.

Como expressar o valor?


Valor patrimonial contbil. o valor dos recursos registrados na contabilidade da empresa e dele subtrado o valor das dvidas da empresa, ou seja, o valor expresso como Patrimnio Lquido;

Valor patrimonial real. o valor dos ativos e passivos prdios, mquinas e equipamentos, veculos, estoques, contas a receber, dentre outros; e contas a pagar, emprstimos, outras obrigaes - computados quer ao valor de reposio correspondente ao estado em que se encontram, quer ao seu valor atualizado.

Valor
Valor presente lquido. o valor obtido em funo fluxo de caixa livre descontado. Para isto utilizada uma taxa de desconto, chamada custo de capital.
Valor de mercado. o somatrio do valor das aes da empresa ao preo em que esto sendo comercializadas no mercado, nas bolsas de valores. Em empresas que no operam em bolsas de valores, ou que no so constitudas em sociedade por aes, o valor da empresa definido pelo valor que o mercado est disposto a pagar.

Grupos de relacionamento Em suas atividades uma empresa relaciona-se com:


Clientes Fornecedores Instituies financeiras Vrios rgos pblicos Exterior So chamados de stakeholders

Finanas e outras cincias


A administrao financeira interdisciplinar e para isto conta com o auxlio de muitas outras cincias. A Economia, cincia da escassez, ordena os agentes econmicos e estuda o seu comportamento.

Microfinanas
Entidades microfinanceiras: so aquelas especializadas em crdito ao microempreendedor, constitudas na forma de :

ONG, Oscip, Cooperativas de crdito de pequeno porte, Fundos institucionais, Bancos comerciais pblicos e privados por meio de carteiras especializadas. Correspondentes bancrios: Bradesco, Correios, Casas Lotricas

Finanas e Contabilidade Finanas e contabilidade


Os registros das operaes financeiras so responsabilidade da Contabilidade e obedecem ao denominado regime de competncia, no qual as informaes so registradas e reconhecidas independentemente de recebimento ou pagamento.

Demonstraes Financeiras
As Demonstraes Financeiras so exigncia fiscal e societria. Constituem importante fonte de informao do desempenho da empresa para os acionistas atuais e futuros, fornecedores, clientes e instituies financeiras.

Normas dos registros contbeis


No Brasil os registros contbeis so feitos de acordo com as normas estabelecidas pelo IBRACON Instituto Brasileiro de Contabilidade. Para se manter atualizado sobre os procedimentos contbeis no Brasil a maneira mais prtica acompanhar sistematicamente as publicaes da rea, estilo IOB Informaes Objetivas, guia que acompanha toda a legislao referente s exigncias legais das operaes das empresas.

Finanas: Matemtica e a Estatstica

Estabelecem as medidas quantitativas, explicativas e preditivas do objeto das finanas: a criao de valor.

A Estatstica: modelagem matemtica das teorias financeiras.


Os conceitos de mdia, desvio padro, varincia e covarincia so utilizados para estudar o comportamento dos ativos, em especial os ativos financeiros.

Risco

O conceito de risco de investimento entendido como a variabilidade dos retornos possveis desse investimento. Essa variabilidade medida pelo desvio-padro e pela varincia dos retornos esperados. A relao existente entre os ativos de um investimento, ou entre os papis que compem uma carteira de investimentos medida pela correlao e pela covarincia de seus retornos.

Finanas: Estatstica e Informtica


A Estatstica, associada computao, consegue desenvolver modelos de anlise preditivos e explicativos dos fenmenos financeiros. Para tanto utilizam tcnicas multivariadas de anlise de dados, tais como Anlise Fatorial, Anlise de Conglomerados e Tcnicas de Regresso.

Finanas e Informtica (TI)


A Cincia da Computao vem em auxlio das finanas por meio de softwares especficos para os controles operacionais; de Bancos de Dados para coleta e sistematizao de informaes e de sistemas eletrnicos de Informao gerencial. Difcil conceber o controle e a tomada de deciso em finanas sem auxlio do computador.

Finanas e Direito
A empresa opera em ambiente de leis e normas, e da sua interface com o Direito. O Direito normatiza as relaes sociais, nas quais as relaes empresariais esto includas. O conhecimento das leis das Sociedades Civis permite ao Gestor Financeiro adequar os fluxos financeiros s exigncias legais, evitando multas e suspenses. As leis tributrias, estabelecidas no Cdigo Tributrio Nacional, implicam em elevados custos para as empresas e uma boa gesto tributria possibilita grandes economias para empresa, dentro da legalidade.

Finanas e as demais atividades da empresa


O planejamento financeiro uma das interfaces das Finanas com as diversas reas da Administrao. Com a Administrao de Pessoas, se faz a previso das necessidades de pessoal tcnico, operacional e gerencial para atuar nos projetos em estudo. A rea de Operaes atua com as Finanas quando do oramento das suas atividades e no estabelecimento de polticas de estoque, anlise dos custos de produo, e clculo do Ponto de Equilbrio.

Finanas e marketing
O Marketing e as Finanas juntos estabelecem polticas de preos, prazos de pagamento, polticas de descontos, margens de lucro, polticas de crdito e procuram criar e manter uma boa imagem da empresa no mercado.

Finanas e P&D
A rea de Pesquisa e Desenvolvimento discute as Finanas o nvel de gastos com desenvolvimento de novas tecnologias e as possveis formas de financiamento para as atividades de P&D.

Administrao financeira com tica


Robert A. Cooke, sugere que as seguintes questes sejam usadas para avaliar a viabilidade tica de uma determinada ao:

O ato de ... arbitrrio ou caprichoso? Discrimina um indivduo ou um grupo? O ato de ... viola a moral ou os direitos legais de qualquer indivduo ou grupo? O ato de ... est em conformidade com os padres morais aceitos? H cursos alternativos de ao que possam causar menos dano real ou potencial?

Mercado financeiro
Agentes deficitrios:

Agentes superavitrios

oportunidades de investimento escassez de recursos

Intermediao

recursos em excesso

Mercado financeiro
Produtos de Investimento CDI CDB Export Notes Cadernetas de Poupana Ttulos Pblicos Ttulos privados Produtos de Financiamento
Desconto de duplicatas e Notas Promissrias Hot Money Leasing CDC Contas garantidas Intermediao Compror/Vendor Operao 63

Tipos de Empresas
A constituio das empresas tem aspectos tcnicos, administrativos, legais e de mercado. Os aspectos tcnicos e administrativos relacionam-se a atividade-fim da empresa, as quais podem ser:

Instituies financeiras Empresas privadas, comerciais, industriais e prestadoras de servios. Empresas e rgos pblicos. Organizaes sem fins lucrativos, por exemplo, as ONG Organizaes no governamentais.

Formas legais de constituio das empresas


Firma individual, Sociedade limitada Sociedade por aes A escolha depende do porte da empresa, do interesse dos seus organizadores e das implicaes administrativas de cada uma delas.

Separao entre propriedade e controle


Pequenas empresas: o proprietrio normalmente quem detm todo o controle da empresa. Empresas maiores: delegao = conflitos de interesses = teoria de agncia O interesse do executivo pode no ser coincidente com os objetivos da empresa. O executivo pode tomar decises para fortalecer sua posio na empresa.

You might also like