You are on page 1of 19

A ESCRITA REESTRUTURA A CONSCINCIA

Orality and Literay, capitulo IV - Walter Ong

O novo mundo da escrita

A escrita transformou as culturas que vinham da oralidade primria. A mente da cultura escrita pensa de modo diferente da mente oral. A escrita estabelece o discurso autnomo, no dependente do contexto. no questionvel/contestvel pois separada do seu autor.

Crticas escrita

Tal como acontece hoje em relao s novas tecnologias (computadores), a escrita foi inicialmente criticada. Plato afirma que a escrita desumana e desumaniza, enfraquece a memria, que um texto escrito no responde e no se defende. Semelhantes crticas surgiram tambm contra a Imprensa. Mas a prpria crtica possibilitada pelo criticado pois s atravs da escrita surgiu o pensamento analtico que a fez surgir (caso de Plato).

Paradoxos da relao entre a palavra oral e a escrita

Uma vez tecnologizada a palavra, no h como voltar atrs. Isto porque a conscincia reflexiva e interioriza os instrumentos que cria. Mas a relao paradoxal. Um dos paradoxos a associao entre a palavra escrita e a morte: o carcter inanimado do texto o que lhe permite perseverar e ser reanimado por infinitos leitores vivos. Outro paradoxo que a escrita artificial mas a artificialidade natural aos seres humanos, pois as tecnologias so extenses da natureza humana.

A escrita como tecnologia e suas caractersticas

A escrita uma tecnologia mas, por ter sido interiorizada, j no a reconhecemos como tal. A escrita artificial. Enquanto falar algo que todo o homem normal aprende a fazer, de modo inconsciente, o processo de escrever dominado por regras conscientemente construdas e articulveis, um processo no natural. Mas essa artificialidade positiva. A escrita leva transformao da conscincia, sua elevao, enriquecimento, alargamento. Tal como outras tecnologias como, por exemplo os instrumentos musicais, cuja interiorizao do uso permite a expresso do mais pungentemente humano. Neste sentido, a tecnologia no desumaniza.

A gnese da escrita e seus tipos


A escrita representa as palavras como se estas fossem coisas, objectos mudos e imveis que se podem converter em algo visvel. Desenvolveram-se diferentes cdigos escritos : Cuneiforme Mesopotmico, Hierglifos Egpcios, Minico,

Registo do Vale do Indo, Chins, Maia, Asteca. Na maioria dos registos escritos h uma ligao directa ou indirecta escrita pictrica, sendo todos eles hbridos vistos misturarem em si vrios princpios (pictogramas; ideogramas; rbus e alfabeto).

Das escritas pictogrficas s alfabticas

Pictogramas - Associao de smbolos para determinar objectos. Servia objectivos econmicos e administrativos. Ideogramas - no directamente representado pelo desenho sendo estabelecido por um cdigo. Rbus ou fonogramas - representao do som duma palavra pela imagem duma outra sua homfona.

Vantagens

do sistema pictogrfico: Culturas que suportam vrios dialectos (imperceptveis entre si) conseguem compreender a mesma escrita pictogrfica.

Desvantagens

do sistema pictogrfico: Todos estes sistemas pictogrficos requerem uma enorme quantidade de smbolos.

Alfabetos

Alfabeto fontico / silabrio / silabrio no vocalizado ou reduzido / alfabeto Hebraico. Criado por povos semticos por volta de 1500 A.C. Composto por consoantes e semiconsoantes ( o leitor que adapta um som voclico dependendo da palavra ou do contexto). O alfabeto completo com vogais / Alfabeto Voclico Grego surge com a cultura grega . Convertia quase na totalidade um som em algo visvel.

Vantagens do sistema Alfabtico

Democratizante (mais acessvel) Fcil de aprender

Internacionalizante (lida com uma variedade de lnguas)

Desvantagens do sistema Alfabtico

Menos esttico

O comeo da cultura escrita e sua influncia

Origem em sistemas pictogrficos usados com um objectivo funcional e prtico.

Escrita pictogrfica e/ou alfabtica: texto e contexto de produo esto afastados (ligao entre som e smbolo usado no garantem que o leitor entender o texto tal como foi produzido pelo seu autor).

Alfabeto, garante uma escrita mais prxima da elocuo do autor e, deste modo, maior controle sobre o que o leitor ir ler.

A escrita como ofcio

Logo aps a introduo da escrita desenvolve-se o ofcio da escrita. Havia profissionais que eram contratados para redigir documentos, cartas. Escrever tinha o mesmo valor que dominar outro ofcio qualquer . Exigia grandes habilidades mecnicas no domnio de ferramentas . O ofcio de escriba desenvolve-se dominavam esta tecnologia. por aqueles que

Ditar/Escrever

Hbitos mentais de pensar em voz alta fizeram com que autores contratassem escribas para os quais ditavam os seus pensamentos. Compor e escrever foi praticado especialmente com pequenas composies. A composio evoluiu para o gnero literrio e outras composies mais longas. O enquadramento oral estava ainda bastante interiorizado. Escrever era ditar para si, reconstituir disputas orais ou imaginar que se est a declamar para uma audincia.

Valor dos registos escritos

Dava-se pouco crdito aos registos escritos No inspiravam confiana

Testemunhos orais podiam ser questionados ao contrrios dos textos

Documentos escritos eram muitas vezes autenticados atravs

de objectos simblicos

Economia e estrutura da apresentao visual da escrita: as listas e os quadros

A funo das listas era assumida nas culturas orais pelas narrativas, com os seus dispositivos prprios de manter os contedos na memria (equilbrio, redundncia, narrar aces). As narrativas reconstituam acontecimentos, no eram listas de coisas. Os quadros e listas que a escrita permite so coisas imobilizadas no espao visual, que podem ser sujeitas a exame retrospectivo (Goody). A disposio no espao faz-se da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo, mas no h exemplos de escrita de baixo para cima. As analogias com o corpo humano so evidentes (cabealhos, a palavra captulo vem de cabea, ps de pgina).

Economia e estrutura da apresentao visual da escrita: as listas e os quadros

Este tipo de ordem bastante diferente da do mundo da oralidade. As listas permitem a apresentao das sequncias espacialmente definidas. O alfabeto fez a ponte entre as mnemnicas orais e as escritas. As tabelas permitem a ordenao vertical e horizontal de elementos do pensamento e levam ainda mais, ao nascimento de uma nova maneira de pensar.

A condio das palavras no texto/discurso oral e escrito e sua influncia nos processos mentais

A oralidade no s ocorre num contexto scio-temporal bem determinado como tambm acompanhada por uma variedade de marcas e auxiliares no passveis de transposio grfica. O prprio acto de escrita um acto solitrio de afastamento desse contexto que serve, no entanto continuamente de referencial para a escrita. A oralidade embora muito rica, viva e variada bastante catica por oposio ao texto escrito, mais consciente, e organizado.

A condio das palavras no texto/discurso oral e escrito e sua influncia nos processos mentais

Alguns dialectos descartaram algumas das formas dialectais, desenvolveram vocabulrio e especificidades sintcticas prprias duma linguagem escrita a que se pode chamar Grafoleto. Embora reflectindo os dialectos que lhe deram origem, ultrapassa cada um deles constituindo um rico corpus de vocabulrio. Estes registos acumulados de vocabulrio so constantemente enriquecidos e, embora no contemplem absolutamente todo o vocabulrio de todos os dialectos que representam, pela sua riqueza podero mesmo ser considerados magnovocabulrios. Registe-se ainda o facto de a importncia cultural dum determinado Grafoleto levar a que ele seja considerado o modelo com algum impacto normativo.

Dois exemplos da interaco entre oralidade e escrita: a Retrica e o Latim Erudito

A Retrica - o ensino era dominado pelo modelo da retrica, pelos ensaios agonsticos. Mesmo com a escrita a retrica continuou a dominar o estilo escrito literrio at ao sc. XIX (excepto literatura feminina, devido sua diferente formao). O Latim culto ou erudito - exemplo de uma lngua quirogrfica, totalmente controlada pela escrita. Tornou-se uma lngua escolar, ligada ao sexo masculino, muito diferente de lnguas maternas, que comeam com a oralidade. Trata-se de um exemplo extraordinrio do poder da escrita para isolar o discurso e a produtividade imensa que isso pode ter. O latim erudito est na base do desenvolvimento da escolstica medieval e tambm da cincia moderna (Newton ainda escreve em Latim).

You might also like