You are on page 1of 35

FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJS CURSO: SERVIO SOCIAL DISCIPLINA: FORMAO ECONMICA DO BRASIL PROFESSORA: FTIMA RIBEIRO

A Ao do Governo de 1930 a 1964

VANESSI BRANDO

SUMRIO

Era Vargas (1930 - 1945); Governo provisorio (1930 1934); Governo Constitucional (1934 - 1937); O Estado Novo (1937 - 1945); Ministro Jos Linhares (1945); Getlio Dornelles Vargas (1951 - 1954); Caf Filho/Carlos Luz/Nereu Ramos (1954 - 1955); Juscelino Kubistchek (1956 1961); Os efeitos desta poltica no tardaram a ser sentidos; Jnio Quadros (1961); Joo Goulart (1961 1964); Pascoal Ranieri Mazzilli (1964).

OBJETIVO DO SEMINRIO

Demonstrar atravs dos fatos histricos, como se deu o progresso econmico brasileiro no periodo que corresponde os anos de 1930 a 1964.

ERA VARGAS (1930-1945)

O Significado da Revoluo de 1930 Houve muitos que consideraram um exagero retrico o uso do termo revoluo para designar o ocorrido em 1930. Na realidade, segundo esse ponto de vista, a chamada Revoluo de 1930 nada mais teria sido seno um golpe que deslocou do poder de Estado um setor da oligarquia brasileira, para dar lugar a um outro setor dessa mesma oligarquia. Evidentemente que a Revoluo de 1930 no poder ser comparada Revoluo francesa de 1789 ou Revoluo russa de 1917. Ela no foi programada para produzir imediatas e radicais mudanas na estrutura scio - produtiva do pas. Decorreu, sobretudo, do efeito dos limites a que chegou a poltica econmica de proteo do caf ante violenta crise do capitalismo mundial. Assim vista, a Revoluo de 1930 se inscreve na vaga de instabilidade poltica que tomou conta da Amrica Latina na dcada de 30, a qual produziu grandes agitaes e golpes militares no Peru (1930), na Argentina (1930), no Chile (1931), no Uruguai (1933), em Cuba (1933) e nas repblicas centro-americanas, no mesmo perodo.

O que no significa dizer, no entanto, que a Revoluo de 1930 no tenha sido importante para o nosso passado. Pelo contrrio. A Revoluo de 1930 foi decisiva para a mudana de rumos da histria brasileira. Ao afastar do poder os fazendeiros do caf, que o vinham controlando desde o governo de Prudente de Morais, em 1894, pavimentou o caminho para uma significativa reorientao da poltica econmica do pas.

Significado da era Vargas: Getlio implantou no pas um novo estilo poltico - O POPULISMO - e um modelo econmico baseado no intervencionismo estatal objetivando desenvolver um capitalismo industrial nacional (processo de substituio de importaes). Populismo um fenmeno tpico da Amrica Latina, durante o sc. XX, no momento de transio para estruturas econmicas mais modernas. Ele significa poltica de massas, ou seja, poltica que utiliza as massas como elemento fundamental nas regras do jogo. Caracteriza-se pelo contato direto da liderana e o povo. Atravs dele, Getlio lutou contra as oligarquias, manteve o povo sob controle assumindo uma imagem paternalista e consolidou a indstria dentro de um esquema intervencionista. No se tratava de povo no governo, mas de manipulao do povo para benefcio do prprio lder carismtico e

GOVERNO PROVISRIO (1930-34) - FATOS MARCANTES:

- A Revoluo constitucionalista de SP (1932): a pretexto de democratizar e constitucionalizar o pas, os cafeicultores de SP tentaram voltar ao poder. Foram duramente reprimidos. Vargas, numa atitude claramente populista, concilia-se com os vencidos: nomeia paulistas para cargos chaves e mantm a poltica de valorizao do caf. - A constituio de 1934: inspirada na constituio democrtica de Weimar (Alemanha), a 3 constituio brasileira foi promulgada com as seguintes caractersticas: federalismo, eleies diretas (a partir de 38 at l Vargas seria o presidente) e secretas, voto feminino, representao classista no congresso e leis sociais (salrio mnimo e legalizao dos sindicatos). Apesar dos avanos, ela no tocou na estrutura agrria e nem regulou as leis sociais o que impedia sua aplicao.

GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-37) - FATOS MARCANTES:

A intentona comunista (1935): as contradies sociais aguadas com o desenvolvimento industrial fortaleceram o partido comunista. O objetivo do PC era criar alianas com setores mais progressistas da sociedade por isso criou a Aliana Nacional Libertadora (ANL) com um programa nacionalista, antifascista e democrtico. Com a represso de Vargas a ANL, os comunistas passaram a preparar uma insurreio armada. Devido a no participao popular, a intentona terminou em uma quartelada fracassada liderada por Prestes. Os dois anos que se seguiram foram marcados pelo fechamento poltico (estado de stio) que prenunciava a ditadura que se iniciaria em 1937. A ascenso da ideologia fascista: A ao integralista brasileira (AIB), liderada por Plnio Salgado, foi a expresso tpica do modelo fascista no Brasil. Propunha o culto ao seu lder e uma retrica agressiva anticomunista e nacionalista. O integralismo apoiou entusiasticamente o Golpe de 37, no entanto, Vargas no dividiu os privilgios do poder com a AIB. O plano COHEN: Em determinado momento, o governo anunciou ter descoberto um plano comunista subversivo e o utilizou para dar o golpe de estado em 1937 cancelando as eleies de 1938. Na verdade, o plano era falso e foi apenas o pretexto para a ditadura. Iniciava-se o ESTADO NOVO.

ESTADO

NOVO (1937-45) MARCANTES:

FATOS

A constituio de 1937 (a polaca): outorgada e fascista. Estabelecia que o presidente teria o poder nas mos enquanto no se convocasse um plebiscito para aprov-la (o que no aconteceu). A ditadura: os partidos foram suprimidos, o legislativo suspenso, a censura estabelecida pelo departamento de imprensa e propaganda (DIP), centralizaram-se as funes administrativas atravs do departamento de administrao do servio pblico (DASP), as liberdades civis deixaram de existir. A economia: aprofundamento da industrializao atravs do processo de substituio de importaes nos setores de bens de consumo no durveis (tecidos e alimentos) e, principalmente, dos bens intermedirios (metalurgia e siderurgia). O estado arcou com o nus da industrializao numa demonstrao de nacionalismo econmico: foram criados a vale do rio doce, a siderrgica nacional e o conselho nacional de petrleo (nacionalizao do refino, no a estatizao).

A questo social: criou-se o salrio mnimo (1940), a consolidao das leis trabalhistas (1943) e os sindicatos passaram a ser controlados pelo ministrio do trabalho . Deixava-se claro a combinao entre paternalismo estatal e fascismo. O estado passava a controlar as relaes entre capital e trabalho (CORPORATIVISMO). A 2 guerra mundial e a queda de Vargas: at 1941, o Brasil manteve-se neutro na guerra com declarada simpatia pelos fascistas. Em 1942, porm, a ajuda americana para construo da usina de Volta Redonda foi decisiva para que Vargas declarasse guerra ao EIXO. A contradio entre a poltica externa e a realidade interna do regime se torna patente forando a abertura do regime. A abertura aconteceu em 1945: Surgiram partidos polticos como a UDN (burguesia financeira urbana ligada ao capital estrangeiro), o PSD (oligarquias agrrias), o PTB (criado por Vargas - massas operrias citadinas), o PCB (intelectualidade). Ao mesmo tempo, Getlio adotava um discurso cada vez mais nacionalista e articulava o movimento QUEREMISTA, favorvel a sua permanncia nos cargo. Em 1945, o exrcito derrubou o presidente evitando o continusmo.

MINISTRO JOS LINHARES 1945

Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil participou ao lado dos Aliados, contra os regimes ditatoriais nazistas e fascistas e a favor da democracia. Dessa forma, era estranho, seno inadmissvel, o Brasil possuir um regime ditatorial. Cresceu, ento, a oposio social e poltica ao governo Vargas. Vargas, por mais que reprimisse com assassinatos e prises, no conseguiu parar o movimento e resolveu convocar eleies diretas. As presses dos setores da burocracia e do trabalhismo para que ele mesmo se candidatasse causa suspeita na oposio, a qual se alia aos militares antigetulistas e promovem o golpe de 29 de outubro de 1945. Tiram Getlio do poder e passam-no a Jos Linhares, ento Presidente do Supremo Tribunal Federal, at que um novo Presidente fosse eleito e pudesse ser empossado. O resultado eleitoral favoreceu o general Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra de Getlio, que veio assumir em janeiro de 1946. A tentativa de "conciliao social" do governo Dutra no era mais que uma promessa nunca cumprida. A burguesia mais uma vez temeu perder o controle das massas urbanas proletrias que se inquietavam, o que compretia at mesmo a industrializao (a essa altura j praticamente irresistvel). Era preciso substituir Dutra por algum capaz de eletrizar as massas, manej-las, disciplinando-as como... como um pai. Quem? Getlio.

GETLIO DORNELLES VARGAS 1951-1954


No foi difcil para Getlio convencer o eleitorado de que ele era a soluo. Setores dissidentes (maioria) do PSD e todo o PTB apoiaram a candidatura do "pai dos pobres", como era conhecido Getlio, que derrotou Eduardo Gomes (UDN) e Cristiano Machado (candidato oficial do PSD, sem apoio do prprio partido, alm de no ter a mnima expresso poltica). Contudo, para o legislativo, o PSD foi novamente o grande vencedor. As marca do governo Vargas so, irrefutavelmente, o populismo e o nacionalismo. Getlio tentou conciliar o inconcilivel: No plano interno, desenvolver uma indstria nacional, atravs de um acmulo de capital; No plano externo, criar uma economia independente do capitalismo internacional, agora sob a liderana norte-americana. Nacionalismo - No primeiro ano de seu governo, Getlio denunciou a espantosa remessa de lucros das empresas estrangeiras para suas matrizes, uma terrvel sangria para a economia nacional. Por conta disso, foi aprovada a Lei de Remessas de Lucro, aprovada em 1952, obrigando as empresas multinacionais a reinvestirem no mnimo 10% de seu lucro lquido.

Ao mesmo tempo, desenvolveu uma poltica nacionalista, o que fez o Presidente norte-americano cancelar certos emprstimos prometidos anteriormente. Apesar disso, Vargas realizou a expanso da Siderrgica Nacional, a criao da hidreltrica de Paulo Afonso, a fundao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico, a Eletrobrs entre outras coisas. Os trabalhadores eram manejados a fim de acreditarem que o desenvolvimento os beneficiaria diretamente, o que apavorava os setores mais tradicionais. Alm disso, a tolerncia do governo para com os partidos de esquerda inquietava os militares, alinhados com os norte-americanos e receosos do "perigo vermelho": uma nova fobia iria de agora em diante justificar quaisquer golpes... A reorganizao dos sindicatos pelo Ministro do Trabalho, Joo Goulart, sombra do peronismo argentino, tornou intolervel aos setores mais direita qualquer apoio ao Presidente. Plano Lafer - O ponto central do governo, no entanto, foi o Plano Lafer - do ministro Horcio Lafer -, que priorizava os seguintes setores: energia, transporte e indstria de base.

Em 1953, surge a Petrobrs, frustrando as multinacionais do petrleo em explorar o combustvel fssil do nosso solo e no obstante as crescentes presses do governo norte-americano. Neste mesmo ano, o ritmo da industrializao nacional entrou num impasse: para crescer precisava de recursos, internos e externos. Internos, com a expanso do crdito, financiamento, arrocho salarial e, infelizmente, inflao. Externamente, com a facilitao das importaes, reduo das taxas de cmbio e aproximao dos EE.UU. Se por um lado isso beneficiava a burguesia industrial e a agricultura agroexportadora (a minoria dominante), por outro prejudicava sobremodo a classe mdia, as massas operrias e o povo em geral (a maioria iludida). Dessa maneira, os trabalhadores, desrespeitando o pacto de aliana com o governo, entraram em greve geral durante 29 dias. Trezentos mil operrios paulistas exigiam aumento salarial. O temor da classe dominante era que Vargas perdesse o controle do movimento sindical.

Trabalhismo e Populismo - Em 1954, Goulart props o aumento do salrio mnimo em 100%, o que escandalizou a burguesia industrial. O governo recuou diante das presses e a oposio passou a explorar at mesmo a vida ntima e familiar do Presidente. Nessa campanha, eivada de imoralidade, destaca-se o jornalista udenista Carlos Lacerda. Os trabalhadores se agitavam e Getlio teve medo de perd-los: por isso, em maio aprovou o aumento salarial de 100%, perdendo, assim, o apoio da burguesia, dos proprietrios e dos militares, alm dos conservadores de todas as classes. Os trabalhadores, ss, sem organizao prpria, seriam incapazes de lutar para manter Getlio. Um indivduo da guarda pessoal do Presidente tentou matar Lacerda - o atentado da Rua dos Toneleiros -, o que agitou as Foras Armadas, as quais passaram a exigir a renncia do "pai dos pobres" (agosto de 1954). A resposta de Getlio foi o suicdio (24 de agosto), deixando uma carta-testamento na qual denunciava a oposio imoral que sofreu por conta de suas idias nacionalistas. Vargas queria o impossvel: beneficiar o povo e as classes dominantes ao mesmo tempo dentro de um capitalismo nacionalista, mas sem recursos prprios, nem interesse em se desligar da dependncia.

CAF FILHO / CARLOS LUZ / NEREU RAMOS 1954 - 1955

A UDN derrotou Vargas, mas no o populismo, que permanecia arraigado em quase todos os setores da sociedade brasileira. A morte do Presidente fez ascenderem as foras udenistas, por meio do Vice-presidente Caf Filho, que assumiu o governo em 24 de agosto de 1954.
Caf Filho, entretanto, adoeceu e foi, em 8 de novembro de 1955, substitudo por Carlos Luz (Presidente da Cmara dos Deputados), que, ligado s foras udenistas, no desejava que a coligao PSD-PTB ganhasse as eleies presidenciais. Mas tudo foi em vo: nas urnas vence Juscelino Kubitschek de Oliveira (governador de Minas Gerais), derrotando Juarez Tvora (UDN, o ex-tenente "Vice-rei do Norte"), Ademar de Barros (Partido Social Progressista de So Paulo) e Plnio Salgado (exAIB, agora PRD). O Vice de JK era Joo Goulart, conhecido como Jango. A populismo mostrava sua fora.

A Suspeita de Golpe - A UDN, derrotada, logo exigiu para a posse dos eleitos a maioria absoluta dos votos o que no constava na Constituio. Depois, vendo a temeridade dos argumentos, conclamou setores mais conservadores das Foras Armadas a impedir a posse de JK e Jango sob a alegao de que ambos estavam ligados ao populismo (em parte verdadeiro) e fariam o pas retornar ao caos de 1954. Carlos Lacerda, jornalista e deputado pela UDN era o grande mentor desta proposta golpista. Alm disso, "os eleitos tiveram apoio dos socialistas e comunistas", argumentava a UDN, repetindo velhas cantigas para "defender a democracia". O Golpe Preventivo - Entretanto, o Ministro da Guerra, o marechal Henrique Teixeira Lott, resolveu dar um golpe preventivo a fim de garantir a posse dos eleitos. Carlos Luz foi declarado impedido (11 de novembro de 1955) de exercer a presidncia; Caf Filho, que j se havia restabelecido, foi feito prisioneiro em sua prpria casa; assumiu Nereu Ramos, ento Vice-presidente do Senado, que se comprometeu a empossar os eleitos (1o. de janeiro de 1956). O populismo venceu mais uma vez, contudo suas contradies se aprofundavam. JK seria o ltimo civil a cumprir inteiramente seu mandato presidencial at a dcada de 80.

JUSCELINO KUBITSCHEK 1956 - 1961

Apesar de ser "cria" do Estado Novo, Juscelino no estava sintonizado de forma alguma com os ideais totalitrios. Ao contrrio: liberal por formao, democrata por convico e poltico por outros motivos, Non sempre teve um desempenho administrativo renovador e dinmico. Quando ainda era candidato, prometeu que, em seu mandato, o pas teria um desenvolvimento s comparvel ao de meio sculo (crescer 50 anos em 5). Plano de Metas - Foi a chamada poltica desenvolvimentista, o Plano de Metas (energia, transporte, alimentao, indstria de base, educao e construo de Braslia), tendo o Estado como coordenador dessa tarefa. Os recursos para tal empreendimento foram trazidos na maior parte do exterior, o que nos alinhou de novo com os norte-americanos e fez crescer escandalosamente a dvida externa -, e num menor grau do interior, com a emisso de papel-moeda, medida inflacionria. Durante o governo Juscelinista, recrudesceram-se as disparidades regionais, destacando-se o Nordeste como a regio mais pobre do pas. A preocupao com essas reas agravaram-se aps nova seca, donde o surgimento da SUDENE (Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste, 1959).

Desenvolvimento - Novos investimentos pblicos so realizados visando a ocupar a mo-de-obra flutuante (construo de estradas, barragens, novas siderrgicas). O capital estrangeiro obsoleto atrado sob a forma de indstria automobilstica. Essa resolveria vrios problemas: a superproduo petrolfera daqueles anos; a transferncia de maquinaria obsoleta americana para o Brasil; e a expanso das economias alem e francesa do ps-guerra. Assim, surgem as fbricas WillisOverland (americana), a Volkswagen (alem) e Simca-Chambord (francesa), alm de outras. Forma-se uma elite dirigente convencida da necessidade do capital estrangeiro como dinamizador de nosso desenvolvimento industrial. Para essa elite, o nosso subdesenvolvimento ligava-se ao antigo modelo agroexportador; bastava, portanto, industrializar o pas e nosso atraso seria superado. Para completar o "desenvolvimento", Juscelino fez construir uma nova capital, Braslia, sntese do seu programa desenvolvimentista. No planalto central, entre ndios e onas, surge o centro administrativo daquilo que seria o futuro Brasil.

OS EFEITOS DESTA POLTICA NO TARDARAM A SER SENTIDOS.

Custos Sociais - O modelo econmico juscelinista s beneficiava a burguesia e a classe mdia alta, capaz de comprar os bens de consumo produzidos pelas novas empresas. A inflao, decorrente das constantes emisses de papel-moeda, desvalorizava o dinheiro e os salrios, aumentando o custo de vida. O nordestino emigrava para o centro-sul, em busca de melhores oportunidades, agravando a penria nas periferias dos centros urbanos. A dependncia avolumada do capital externo criava enorme dficit no balano de pagamentos. Os credores internacionais chegaram a temer a insolvncia do Brasil. A dvida externa galopante obrigava o governo a pedir emprstimos ao FMI, at que nos foi negado um pedido. Em troca, Juscelino rompeu com o Fundo Monetrio. Non no se preocupou: transferiu a soluo dos problemas por ele criados para o seu sucessor. A oposio comeava a ganhar corpo e forma. UDN, esperanosa de uma vitria (finalmente), restava encontrar o homem certo. Realizada a eleio venceu Jnio Quadros, candidato udenista, contra o candidato do PTB

JNIO QUADROS 1961

Jnio assumiu a presidncia da Repblica em 31 de janeiro de 1961, herdando de Juscelino Kubitschek um pas em acelerado processo de concentrao de renda e inflao. Muito embora a vice-presidncia houvesse ficado para o PTB, com Joo Goulart, finalmente a UDN conseguia chegar ao poder. Isso foi conseguido graas ao estilo mpar de Jnio, que constitua o chamado populismo caricato: atacava as elites com denncias de corruo e acenava em defesa das camadas oprimidas. Sua ligao com a UDN, entretanto, tornava seu discurso contraditrio, j que ela (a UDN) era a representante das elites a que ele atacava. Uma vez empossado, Jnio tomou medidas um tanto controvertidas. A proibio do uso de biqunis nas praias o maior exemplo desses atos governamentais. No plano externo, exerceu uma poltica no alinhada. Apoiou Fidel Castro diante da tentativa fracassada de invaso da Baa dos Porcos pelos norte-americanos. Em 18 de agosto de 1961, condecorou o ministro da indstria de Cuba, Ernesto "Che" Guevara, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta comenda brasileira. Alm disso, Jnio rompeu com o partido que o elegeu, a UDN, provocando enorme insatisfao. Economia - Para derrotar a inflao, Jnio adotou uma poltica econmica ditada pelo FMI (Fundo Monetrio Internacional): restringiu o crdito e congelou os salrios. Com isso, obteve novos emprstimos, mas desagradou ao movimento popular e aos empresrios. No entanto, a inflao no foi extirpada.

Crise Poltica - Presses norte-americanas e da UDN provocaram freqentes atritos entre o Presidente e o Congresso Nacional. No dia 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda, Governador da Guanabara, denunciou pela TV que Jnio Quadros estaria articulando um golpe de Estado. No dia seguinte, o Presidente surpreendeu a nao: em uma carta ao Congresso, afirmou que estava sofrendo presses de "foras terrveis" e renunciou presidncia. Quando da renncia, o Vice-presidente Joo Goulart estava fora do pas, em visita oficial China. O Presidente da Cmara, Ranieri Mazilli, assumiu a presidncia como interino, no mesmo dia, 25 de agosto. A UDN e a cpula das Foras Armadas tentaram impedir a posse de Jango, por estar ele ligado ao movimento trabalhista. Os ministros da Guerra, Odlio Denys, da Marinha, vice-almirante Silvio Heck, e o brigadeiro Gabriel Grn Moss, da Aeronutica, pressionaram o Congresso para que considerasse vago o cargo de Presidente e

O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, encabeou a resistncia legalista, apoiado pela milcia estadual. Em seguida, criou a Cadeia da Legalidade: encampou a Rdio Guaba, de Porto Alegre, e, transmitindo em tempo integral, mobilizou a populao e as foras polticas para resistir ao golpe e para defender a Constituio. As principais emissoras do pas aderiram rede, e a opinio pblica respaldou a posio legalista. Em 28 de agosto de 1961, o general Machado Lopes, comandante do 3 Exrcito, sediado no Rio Grande do Sul, tambm declarou apoio a Jango. Em 2 de setembro, o problema foi contornado: o Congresso aprovou uma emenda Constituio (Emenda No. 4) que instituiu o regime parlamentarista, no qual os poderes se concentram primordialmente nas mos do Primeiro-ministro, esvaziando sobremaneira os poderes presidenciais. Jango tomou posse, mas sem os poderes imanentes ao regime presidencialista.

JOO GOULART 1961-1964

Jango assumiu a presidncia em 7 de setembro de 1961, sob o regime parlamentarista, e governou at o Golpe de 64, em 1 de abril. Seu mandato foi marcado pelo confronto entre diferentes polticas econmicas para o Brasil, conflitos sociais e greves urbanas e rurais. Seu governo usualmente dividido em duas fase: Fase Parlamentarista (da posse em 1961 a janeiro de 1963) e a Fase Presidencialista (de janeiro de 1963 ao Golpe em 1964). Plebiscito - O parlamentarismo foi derrubado em janeiro de 1963: em plebiscito nacional, 80% dos eleitores optaram pela restaurao do presidencialismo. Enquanto durou, o parlamentarismo teve trs primeiros-ministros, entre eles, Tancredo Neves, que renunciou para candidatar-se ao governo de Minas Gerais.

Conquistas Trabalhistas- Em 1961 a Confederao Nacional dos Trabalhadores na Indstria e o Pacto de Unidade e Ao, de carter intersindical, convocaram uma greve reivindicando melhoria das condies de trabalho e a formao de um ministrio nacionalista e democrtico. Foi esse movimento que conquistou o 13 salrio para os trabalhadores urbanos. Os trabalhadores rurais realizaram, no mesmo ano, o 1 Congresso Nacional de Lavradores e Trabalhadores Agrcolas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Congresso exigiu reforma agrria e CLT (Consolidao das Leis de Trabalho) para os trabalhadores rurais. Em 62, com a aprovao do Estatuto do Trabalhador Rural, muitas ligas camponesas se transformaram em sindicatos rurais.

Plano Trienal - Joo Goulart realizou um governo contraditrio. Procurou estreitar as alianas com o movimento sindical e setores nacional-reformistas, mas paralelamente tentou implementar uma poltica de estabilizao baseada na conteno salarial. Seu Plano Trienal de Desenvolvimento Econmico e Social, elaborado pelo ministro do Planejamento Celso Furtado, tinha por objetivo manter as taxas de crescimento da economia e reduzir a inflao. Essas condies, exigidas pelo FMI, seriam indispensveis para a obteno de novos emprstimos, para a renegociao da dvida externa e para a elevao do nvel de investimento. Reformas de Base - O Plano Trienal tambm determinou a realizao das chamadas reformas de base: reforma agrria, fiscal, educacional, bancria e eleitoral. Para o governo, elas eram necessrias ao desenvolvimento de um "capitalismo nacional" e "progressista". O anncio dessas reformas aumentou a oposio ao governo e acentuou a polarizao da sociedade brasileira. Jango perdeu rapidamente suas bases na burguesia. Para evitar o isolamento, reforou as alianas com as correntes reformistas: aproximou-se de Leonel Brizola, ento deputado federal pela Guanabara, de Miguel Arraes, governador de Pernambuco, da UNE (Unio Nacional dos Estudantes) e do Partido Comunista, que, embora na ilegalidade, mantinha forte atuao nos movimentos popular e sindical. O Plano Trienal foi abandonado em meados de 1963, mas o Presidente continuou a implementar medidas de carter nacionalista: limitou a remessa de capital para o exterior, nacionalizou empresas de comunicao e decidiu rever as concesses para explorao de minrios. As retaliaes estrangeiras foram rpidas: governo e empresas privadas norte-americanas cortaram o crdito para o Brasil e interromperam a negociao da dvida externa.

Agitao no Congresso - No Congresso se formaram a Frente Parlamentar Nacionalista, em apoio a Jango, e a Ao Democrtica Parlamentar, que recebia ajuda financeira do Instituto Brasileiro de Ao Democrtica (I.B.A.D.), instituio mantida pela Embaixada dos Estados Unidos. Crescia a agitao poltica. A polarizao entre esquerda e direita foi-se rescrudescendo. Na "esquerda", junto a Jango, estavam organizaes como a UNE, a CGT e as Ligas Camponesas; no campo oposto, na "direita", encontravam-se o IPES, o IBAD e a TFP (Tradio, Famlia e Propriedade). A crise se precipitou no dia 13 de maro, em razo da realizao de um grande comcio em frente Estao Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Perante 300 mil pessoas Jango decretou a nacionalizao das refinarias privadas de petrleo e desapropriou, para a reforma agrria, propriedades s margens de ferrovias, rodovias e zonas de irrigao de audes pblicos. Paralelamente a tudo isso, cumpre assinalar que a economia encontravase extremamente desordenada.

Apoio ao Golpe - Em 19 de maro foi realizada, em So Paulo, a maior mobilizao contra o governo: a "Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade", organizada por grupos da direita, com influncia dos setores conservadores da Igreja Catlica. A manifestao, que reuniu cerca de 400 mil pessoas, forneceu o apoio poltico para derrubar o Presidente. No dia 31 de maro, iniciou-se o verdadeiro movimento para o golpe. No mesmo dia, tropas mineiras sob o comando do general Mouro Filho marcharam em direo ao Rio de Janeiro e a Braslia. Depois de muita expectativa, os golpistas conseguiram a adeso do comandante do 2 Exrcito, General Amaury Kruel. Jango estava no Rio quando recebeu o manifesto do General Mouro Filho exigindo sua renncia. No dia 1 de abril pela manh, parte para Braslia na tentativa de controlar a situao. Ao perceber que no conta com nenhum dispositivo militar e nem com o apoio armado dos grupos que o sustentavam, abandona a capital e segue para Porto Alegre. Nesse mesmo dia, ainda com Jango no pas, o Presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a Presidncia da Repblica. Ranieri Mazzilli, Presidente da Cmara dos Deputados ocupou o cargo interinamente. Exilado no Uruguai, Jango participou da articulao da Frente Ampla, um movimento da Redemocratizao do pas, junto a Juscelino e a seu ex-inimigo poltico, Carlos Lacerda. Mas a Frente no logrou xito. Joo Goulart morreu na Argentina em 1976.

PASCOAL RANIERI MAZZILLI 1964

No incio de 1964, o aprofundamento das reivindicaes populares e a recusa dos setores conservadores em implant-las geraram uma polarizao social que o governo Goulart no conseguiu suplantar. Um golpe militar poria fim ao Perodo Populista. O Regime Militar foi instaurado pelo golpe de 1 de abril de 1964. O plano poltico era marcado pelo autoritarismo, supresso dos direitos constitucionais, perseguio poltica, priso e tortura dos opositores, e pela imposio da censura prvia aos meios de comunicao. Na economia, houve uma rpida diversificao e modernizao da indstria e servios, sustentada por mecanismos de concentrao de renda, endividamento externo e abertura ao capital estrangeiro. Com a deposio de Jango, o Presidente da Cmara, Ranieri Mazzelli, assumiu formalmente a presidncia e permaneceu no cargo at 15 de abril de 64. Na prtica, porm, o poder era exercido por uma junta militar intitulada "Alto Comando Revolucionrio", composta pelo Gal. Costa e Silva, pelo Vicealmirante Augusto Rademacker e pelo Brigadeiro Correia de Melo. Foi essa junta militar quem imps o Ato Institucional I (AI-I). A Constituio de 1946 foi mantida, porm as alteraes foram

Ato Institucional foi o mecanismo adotado pelos militares para legalizar aes polticas no previstas ou mesmo contrrias Constituio. De 1964 a 1978 foram decretados 16 Atos Institucionais e Complementares que transformaram a Constituio de 46 em uma colcha de retalhos. O AI-I , de 9 de abril de 64, transferiu o poder aos militares e suspendeu por seis meses todas as garantias individuais. A cassao de mandatos alterou a composio do Congresso e intimidou os parlamentares. Logo aps o Golpe, o Congresso elegeu para Presidente o chefe do Estado-Maior do exrcito, o Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, que assumiu a 15 de abril de 1964.

CONCLUSO

Tendo cortado o cordo umbilical que unia o caf s decises governamentais atinentes ao conjunto da economia e da sociedade brasileiras, a Revoluo ensejou uma dinamizao das atividades industriais. At 1930, os impulsos industrialistas derivavam do desempenho das exportaes agrcolas. A partir de 1930, a indstria passa a ser o setor mais prestigiado da economia, concorrendo para importantes mudanas na estrutura da sociedade. Intensifica-se o fluxo migratrio do campo para os centros urbanos mais industrializados, notadamente So Paulo e Rio de Janeiro, que, adicionado ao crescimento vegetativo da populao, proporciona uma maior oferta de mo-de-obra e o aumento do consumo. Entre 1929 e 1937 a taxa de crescimento industrial foi da ordem de 50%, tendo-se verificado, no mesmo perodo, a criao de 12.232 novos estabelecimentos industriais no pas. Desse modo, independentemente das origens sociais e das motivaes mais imediatas dos revolucionrios, no h dvida de que a Revoluo de 1930 constituiu uma ruptura no processo histrico brasileiro.

REFERNCIAS
www.oocities.org/vest_rj/vargas.doc www.companhiadasletras.com.br/trechos/12 950.pdf www.vas-y.be/pt/historia/br/04.htm sala19.wordpress.com/.../republicapopulista1930-1964-a-transicao-p... pablokebin.blogspot.com/2009/02/presidente s-de-1930-1964.html

You might also like