You are on page 1of 36

Polifonia e intertextualidade

Prof Franciele Orsatto

Propaganda Coca-Cola: os bons so maioria.

Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obraprima

E Eva disse a Ado: - Ado, voc me ama? E ele em sua infinita sabedoria: - E eu l tenho escolha?
Referncia a texto bblico

Chama-se de intertextualidade a relao de um texto como outros previamente existentes, efetivamente produzidos. A intertextualidade explcita quando feita a citao da fonte do intertexto [...] sendo implcita quando cabe ao interlocutor recuperar a fonte para construir o sentido do texto (CARDOSO, 1999, p. 61)

Intertextualidade
Est relacionada ao conhecimento de mundo; No se restringe a gneros literrios; Pardia: o texto ao qual se faz referncia contestado ou ridicularizado; Parfrase: o texto ao qual se faz referncia reafirmado, atualizado;

Parfrase ou pardia?
Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabi, As aves que aqui gorjeiam No gorjeiam como l. (Gonalves Dias, Cano do exlio). Minha terra tem palmares onde gorjeia o mar os passarinhos daqui no cantam como os de l. (Oswald de Andrade, Canto de regresso ptria).

Pardia

Parfrase ou pardia?
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a Cano do Exlio. Como era mesmo a Cano do Exlio? Eu to esquecido de minha terra... Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabi! (Carlos Drummond de Andrade, Europa, Frana e Bahia).

Parfrase

No Meio do Caminho
Deise Konhardt Ribeeiro

No meio do caminho tinha um fuquinha tinha um fuquinha no meio do caminho tinha um fuquinha no meio do caminho tinha um fuquinha. Nunca me esquecerei desse acontecimento na ida de minhas noitadas to agitadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha um fuquinha tinha um fuquinha no meio do caminho no meio do caminho tinha um fuquinha.

No Meio do Caminho
Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas Nunca me esquecerei desse acontecimento que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra

Polifonia (Bakhtin): nosso discurso polifnico, tecido pelo discurso do outro; toda a palavra dialgica. O discurso citado:
discurso direto (ex.: fbulas)
Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentido da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse:
Pensa voc ser rpida como o vento. Mas eu a venceria numa corrida!

Outro exemplo: A cigarra e a formiga


Tendo a cigarra cantado durante o vero, apavorou-se com o frio da prxima estao. Sem mosca ou verme para se alimentar, com fome foi ver a formiga, sua vizinha, pedindo-lhe alguns gros para aguentar at vir uma poca mais quentinha! Eu lhe pagarei, disse ela, antes do vero, palavra de animal, os juros e tambm o capital. A formiga no gosta de emprestar, esse um dos seus defeitos. O que voc fazia no calor de outrora? perguntou-lhe com certa aspereza. Noite e dia, eu cantava no meu posto, sem querer dar-lhe desgosto. Voc cantava? Que beleza! Pois, ento,dance agora!

Fbula: narrativa curta, cujos personagens so animais que possuem caractersticas humanas (antropomorfismo); Objetivo: transmitir uma lio moral; Qual a moral da fbula A cigarra e a formiga, de La Fontaine?

Discurso indireto (ex.: reportagem)


Mxico ignorou alertas de gripe suna, diz OMS A OMS (Organizao Mundial de Sade) afirmou neste sbado que alertou ao Mxico sobre casos suspeitos de pneumonia no pas desde 11 de abril passado, informa reportagem do jornal Reforma. Segundo Michael Ryan, diretor da diviso de Rede de Alerta e Resposta Global da organizao, cinco dias depois do primeiro alerta, o Mxico voltou a ignorar um novo alerta para um caso suspeito em Oaxaca.

Mais exemplos:
Fala do personagem: Eu no quero mais trabalhar. Discurso indireto: Pedro disse que no queria mais trabalhar.

Fala do personagem: Eu no roubei nada deste lugar. Discurso indireto: O acusado declarou imprensa que no tinha roubado nada daquele lugar.

A ironia: o discurso irnico sustenta o insustentvel, por meio de um jogo polifnico;


Vocs vem, a professora no aplicou a prova (quando a prova est sendo aplicada e algum havia sustentado que ela no aplicaria).
A fala do outro trazida para ser ironizada; Depende do contexto;

A negao:
Manchete: Lula no ladro Pedro no parou de fumar; de fato, ele nunca fumou em sua vida
Por que h polifonia na negao?? Supe-se a existncia de outra(s) voz(es);

a) Na charge poltica criada pelo cartunista Angeli a partir do quadro de Munch, a cena et ambientada no Brasil. A partir de que elementos se pode concluir isso? b) Como se d a intertextualidade entre A e B? Relacione os elementos da obra de Munch retomados pelo cartunista.

a) Quais so as semelhanas e as diferenas entre as imagens A e B? b) Explique a intertextualidade entre A e B. Ela se d por meio de parfrase ou pardia? Justifique. c) Em B, aparece duas vezes o verbo pintar. Por que voc acha que o publicitrio escolheu esse verbo?

Proposta de produo: elaborar parfrase/pardia.

You might also like