You are on page 1of 58

2012

uma organizao considerada Paramanica. No uma religio e nem uma sociedade feminista, to pouco maonaria feminina ou mista. uma das mais slidas instituies existentes no mundo ligada Maonaria Universal.

Congregar a famlia manica, sob o manto dos ensinamentos seculares de:


crena na existncia de um Ente Supremo, amor ao prximo, solidariedade, caridade, educao com base em valores morais e espirituais, liberdade de expresso, e liderana moral e intelectual.

Dar suporte s Ordens Internacionais das Filhas de J e do Arco-ris para meninas.

Ordem da Estrela do Oriente sustenta-se na crena em Deus como um Ente Supremo e Grande Alento, e favorece aos seus membros edificar o carter, educar e praticar a caridade, sempre em estado de renascimento, a partir do autoconhecimento. principalmente, pelo propsito maior de semear o bem, espalhar o amor e perpetuar a verdade, pautada em bons costumes e valores espirituais, com nfase no inteligir e amar como valores fundamentais.

Justifica-se,

Ordem da Estrela do Oriente congrega a famlia manica sob o manto de ensinos seculares, primando por uma vida solidria, rica e harmnica em todos os lares, a partir das bnos divinas, sob os auspcios da f e da razo, em busca de paz, sade e unio. no Grande Arquiteto do Universo a proteo, a guarda e a luz, primando pelo caminhar sagrado, reto e terso, a partir do amparo, doao e ensinamentos da Natureza, bem como dos nossos Irmos Espirituais e Protetores Angelicais.

Tem

Onde:

Foi fundada nos Estados Unidos da Amrica e atualmente existe em vrios pases como:

Estados Unidos, Frana, Itlia, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Mxico, Brasil,

Panam,

Filipinas,
Japo, Porto Rico, Austrlia, Canad, Outros.

Quanto:

1 Grande Captulo Geral nos EUA; 58 Grandes Captulos no mundo; 5.500 Captulos Subordinados no mundo; 550.000 membros da Ordem no mundo; 48 captulos no Brasil (Bahia, So Paulo, Esprito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, entre outros); 1 Grande Captulo no Brasil - So Paulo, com 28 Captulos Constitudos e 03 sob licena.

Quando:

Foi fundada em 1850 nos EUA por Robert Morris advogado e professor em vrias Universidades, Mestre Maom e Gro Mestre;

Chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em agosto de 1997.

Como:

Desenvolvem liturgia prpria um trabalho ritualstico, sem paralelo ou referncia com as praticadas pela Ordem Manica, adaptado ao fim a que se destina. O grupo inicial de candidatos deve ser de, no mnimo, 20 (vinte) nomes. Sendo, no mnimo, 13 (treze) mulheres elegveis para cargos e por mais ou menos a mesma quantidade de Mestres Maons, sendo, no mnimo, 2 (dois) Mestres Maons.

Como:

A administrao da Ordem ocorre em trs nveis denominados respectivamente em decrescente: Grande Captulo Geral, Grande Captulo e Captulo Subordinado. A idade mnima para ser um membro da Ordem da Estrela do Oriente de 18 anos de idade. Principais requisitos para ser um membro da Ordem:
Acreditar em um Ser Supremo; Ser pessoa de boa conduta moral; Ter conscincia de bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade para que a Ordem possa fluir com harmonia.

Como:
S podem participar das reunies ritualsticas, os membros iniciados na Ordem da Estrela do Oriente. A perda do direito Manico de qualquer Mestre Maom, far com que este perca seus direitos no Captulo, mesmo que esteja regular neste. A perda dos direitos Manico do Maom, na Ordem Manica, no implicar na privao do direito do membro feminino na Ordem da Estrela do Oriente, cujo parentesco exista. Somente Reunies Abertas podem ser assistidas por no iniciados na Ordem.

Como:

H necessidade dos seguintes cargos oficiais eleitos para a constituio de um Captulo: Digna Diretora Digno Diretor Diretora Assistente Diretor Assistente Secretrio(a) Tesoureiro(a) Condutora Condutora Assistente

Como:

H necessidade dos seguintes cargos oficiais indicados para a constituio de um Captulo:


Capelo() - Orador(a) Chefe de Cerimnias Musicista Adah (a condenada obedincia) Ruth (a resignada - colheteira) Esther (a rainha nobre corajosa) Martha (a irm f firme) Electa (a senhora eleita hospitalidade) Guarda Sentinela

Como:

H necessidade das seguintes comisses para a constituio de um captulo:


Comisso de Comisso de Comisso de Comisso de Relaes Fraternais Instruo Ritualstica Eventos Caridade

A Digna Diretora, o Digno Diretor, a Diretora Assistente, o Diretor Assistente, a Secretria e a Tesoureira fazem parte de todas as Comisses.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Digna Diretora


um cargo eleito, desempenhado sempre por uma mulher. preciso entender que o cargo de Digna Diretora no de comando, e sim de liderana. Uma Digna Diretora tem o encargo de dirigir os trabalhos, pautar os assuntos e coordenar todas as atividades do Captulo. A pessoa indicada para esse cargo deve ter uma liderana carismtica, isto , ser querida pelos membros do Captulo e trabalhar com dedicao, estimulando a participao dos demais com simpatia e com seu exemplo de trabalho. Deve ser organizada e saber planejar com antecedncia os eventos e os assuntos tratados em reunio. desejvel uma boa dico, j que a pessoa vai presidir as reunies, mas no necessrio ser uma grande oradora.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Digno Diretor


um cargo eleito, desempenhado sempre por um Irmo (Mestre Maom). Representa a Maonaria dentro da Ordem da Estrela do Oriente. Ritualisticamente, trabalha na abertura do Captulo (parte inicial de toda reunio) e durante a cerimnia de iniciao, presidindo as reunies juntamente com a Digna Diretora. Deve estar sempre presente e ajudar no que for preciso. O Digno Diretor deve se utilizar da sua condio de maom para divulgar a Ordem nas Lojas, estimulando a participao dos maons.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Diretora Assistente


um cargo eleito. Substitui a Digna Diretora quando ela no pode comparecer reunio. Seria desejvel que a pessoa que ocupa esse cargo assumisse a posio de Digna Diretora na gesto seguinte, mas isso no obrigatrio. Deve participar ativamente do Captulo, como qualquer membro, mas sua responsabilidade ainda maior que a dos demais, porque deve dar exemplo a eles e tambm pela probabilidade de vir a ser a prxima Digna Diretora.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Diretor Assistente


um cargo eleito. Substitui o Digno Diretor quando ele no pode comparecer reunio. Seria desejvel que a pessoa que ocupa esse cargo assumisse a posio de Digno Diretor na gesto seguinte, mas isso no obrigatrio. Tem a obrigao de participar ativamente do Captulo, como qualquer membro, mas sua responsabilidade ainda maior que a dos demais, porque deve dar exemplo a eles e tambm pela probabilidade de vir a ser o prximo Digno Diretor.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Secretria(o)


um cargo eleito. Pode ser desempenhado por uma Irm ou por um Irmo. Cabe a essa pessoa arrecadar todo o dinheiro do Captulo: cobrar e receber as mensalidades (passando os recibos), receber dinheiro da prestao de contas de convites e rifas, doaes, enfim, todo o dinheiro do Captulo passa primeiramente pela Secretaria e repassado para a Tesouraria mediante recibo. responsvel tambm pelas atas das reunies, por receber e emitir correspondncia, por manter em ordem e atualizados todos os arquivos e registros do Captulo, por preparar e enviar todos os anos o Relatrio Anual para o Grande Captulo Geral.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo


- Tesoureira(o)
um cargo eleito. Pode ser um Irmo ou uma Irm. Recebe o dinheiro do Captulo das mos da(o) Secretria(o), entregando-lhe um recibo. responsvel pela guarda do dinheiro e pelo arquivo de todas as notas fiscais e comprovantes de despesa do Captulo. A pessoa tem que ter idade para abrir conta em banco, e responsabilidade para manter os registros do livro-caixa sempre corretos e em dia.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo


- Condutora
um cargo eleito. Obrigatoriamente deve ser uma mulher. Seu cargo exclusivamente ritualstico mas, como todos os membros, tem a obrigao de ajudar em todas as atividades promovidas pelo Captulo (festas, palestras, eventos, etc...). Ritualisticamente, tem uma importncia fundamental na cerimnia de iniciao.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo


- Condutora Assistente
um cargo eleito. Necessariamente, deve ser uma Irm. Ela auxilia a Condutora na cerimnia de iniciao sempre que h mais de um candidato para receber os graus. O perfil parecido com o da Condutora, mas o cargo bem mais simples. Ela deve se preparar para tornar-se a Condutora no futuro prximo (gesto seguinte).

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Capel(o)


Pode ser uma Irm ou um Irmo. Guia o Captulo nas oraes. desejvel que a pessoa tenha uma boa dico, para que todos possam ouvir e entender bem as preces.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Chefe de Cerimnias


Pode ser uma Irm ou um Irmo. Informa os resultados de votaes e tambm pode apresentar a bandeira nacional, se for designado a faz-lo.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Organista (ou Musicista)


Pode ser uma Irm ou um Irmo. responsvel pela parte musical da reunio, pela sua harmonia e um importante acompanhamento da ritualstica. Deve ter bom gosto e estar sempre atento para colocar as msicas nos momentos apropriados, no volume apropriado.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Guarda


Pode ser uma Irm ou um Irmo. Seu posto do lado de dentro da porta fechada, controlando a entrada e sada de pessoas de acordo com as ordens da Digna Diretora, trabalhando em parceria com a Sentinela.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - Sentinela


Pode ser uma Irm ou um Irmo. Seu posto do lado de fora da porta fechada, controlando a entrada e sada de pessoas de acordo com as ordens da Digna Diretora, trabalhando em parceria com o(a) Guarda.

Como

Descrio dos Cargos do Captulo - As pontas da Estrela: Adah, Ruth, Esther, Martha e Electa
Esses cargos obrigatoriamente so ocupados por mulheres. Tm um importante papel durante a cerimnia de abertura do Captulo e tambm durante a cerimnia de iniciao, que o de transmitir os ensinamentos da Ordem. importante que saibam fazer a leitura com uma boa voz, para que todas as lies fiquem bem gravadas na mente dos iniciados.

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

Os interessados devero entrar em contato com a atual Deputada Regional para obter todas as informaes necessrias:

Sra. Lucimar Almeida: lu_estrela8@yahoo.com.br

Os documentos que necessitam ser preenchidos e encaminhados devero ser obtidos atravs da Deputada Regional. necessrio que dois Mestres Maons acompanhem os trabalhos como interlocutores do Captulo e da Loja Manica Patrocinadora.

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

A partir do interesse do Venervel de uma Loja Manica apoiar a fundao e instalao de um Captulo da Ordem Estrela do Oriente, o mesmo dever formalizar seu pleito junto a Grande Loja Manica do Estado atravs do envio de uma carta, solicitando autorizao para patrocinar a instalao do Captulo. Enviar em papel timbrado da Loja e assinado pelo Venervel Mestre (ANEXO A). No caso do Estado da Bahia, a GLEB encaminhar a demanda ao Captulo Luz do Ocidente, para que o mesmo auxilie no processo, a partir da sua experincia.

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

As despesas com passagem e hospedagem do Deputado ou do Muito Grande Digno Diretor e demais Oficiais para a Instalao do Captulo, Iniciao dos candidatos elencados e Instalao dos Oficiais Eleitos, so de responsabilidade dos membros do Captulo. O Captulo deve definir a roupa que utilizar nas reunies ritualsticas, ficando o modelo a critrio do Captulo, desde que no sejam curtas (ver modelos nos sites dos Captulos existentes).

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

O Captulo se constituir sob licena (Under Dispensation - UD) e receber uma Carta Constitutiva Provisria com validade definida, geralmente de um ano.

O Captulo dever ter 35 (trinta e cinco) membros ativos ao final do segundo ano de existncia, para receber a Carta Constitutiva definitiva.
Aps receber os modelos dos formulrios da Deputada Regional, o membro que assumir o cargo de Secretria(o) do Captulo dever preench-los. Todos os documentos preenchidos devero ser enviados em ingls Deputada Regional, que encaminhar para o Grande Captulo Geral nos EUA.

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

1) Certificado de Ao da Loja Manica visto que o Captulo deve ter uma Loja patrocinadora, que pode ser uma Loja Simblica. Para tanto a Loja deve aprovar o Patrocnio, que , na prtica, apenas moral, visto que, por ser uma Ordem de adultos, se mantm as suas prprias custas. A Loja deve, preferencialmente, ter Templo prprio de forma a abrigar o Captulo (ANEXO B). A aprovao do patrocnio deve ocorrer em sesso regular da Loja, pois a data da aprovao deve ser informada neste Formulrio. Caso exista mais de uma Loja patrocinadora, deve ser preenchido um Formulrio para cada Loja.

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

2) Certificado de Regularidade Manica que destinase a atestar a regularidade manica dos Mestres Maons candidatos iniciao. Deve ser preenchido pelo responsvel da organizao do Captulo e deve ser assinado pelo Secretrio da Loja de origem do candidato, j que o Captulo pode ser formado por candidatos oriundos de qualquer Loja, mesmo que ela no seja a patrocinadora. A assinatura do Secretrio da Loja ser o atestado de regularidade manica do candidato (ANEXO C).

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

3) Formulrio de Conexo Manica que destina-se a atestar o grau de parentesco (esposa, filha, etc) com um Mestre Maom regular, das senhoras candidatas iniciao (ANEXO D). Parentes de Mestres Maons falecidos, estes deveriam estar regulares poca do falecimento. 4) Certificado de Digno Diretor e Diretora que aps as eleies dever ser preenchido pelo Secretrio do Captulo e ser entregue ao Deputado Regional que vier presidir a eleio desta primeira administrao (ANEXO E)

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

5) Certificado de Secretrio que deve ser preenchido e assinado pelo membro que ser Secretrio do Capitulo para certificar a iniciao dos novos membros (ANEXO F). 6) Formulrio de Petio para Autorizao de Instalao de um Novo Captulo que informa o nome proposto para o Captulo, endereo das reunies, os nomes e endereos da Secretria, Digna Diretora, Digno Diretor, Digna Diretora Assistente e Digno Diretor Assistente. Poder ser entregue pessoalmente ao Delegado (ANEXO G).

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

7) Formulrio para Pedido de Carta Constitutiva que informa o nome do Captulo, local das reunies, o nome de todas as senhoras e seus respectivos graus de parentesco com Mestre Maom, o nome de todos os Mestres Maons e suas Lojas de origem. Essa petio deve ser assinada por, no mnimo, 20 (vinte) nomes. Sendo, no mnimo, 13 (treze) mulheres elegveis para cargos e por mais ou menos a mesma quantidade de Mestres Maons, sendo, no mnimo, 2 (dois) Mestres Maons. Quando a petio executada, deve ser encaminhada pela Deputada Regional, com as taxas do Captulo, para o Muito Grande Digno Diretor (ANEXO H).

DIRETRIZES GERAIS E DOCUMENTOS A SEREM PROVIDENCIADOS PARA FUNDAO E INSTALAO DE UM CAPTULO

8) Formulrio com a Relao dos membros do Captulo. . Este formulrio ser encaminhado para a Deputada Regional, junto com os demais documentos (ANEXO I). 9) Formulrio com a Relao de Oficiais do Captulo que constar os nomes dos membros que assumiro os cargos de Oficiais e Comisses, eleitos pelos fundadores do Captulo. Este formulrio ser encaminhado para a Deputada Regional, junto com os demais documentos (ANEXO J).

Humanos

Mestres Maons ativos e regulares, esposas, filhas, filhas legalmente adotadas, mes, vivas (exceto quando novamente casadas), irms, meias irms, netas, bisnetas, madrastas, enteadas, noras, avs, bisavs, sobrinhas, filhas de sobrinhas, sogras e cunhadas de Mestre Maom que esteja ativo e regular (caso o Maom seja falecido, com a documentao da sua Loja Manica atestando sua regularidade na poca do falecimento). Membros da maioridade da Ordem Internacional das Filhas de J ou da Ordem Internacional do Arco-ris para meninas.

Financeiros:

Por se tratar de uma Ordem de adultos, mantm-se por conta prpria. Despesas referentes s documentaes enviadas pelo Grande Captulo Geral dos EUA, tais como livros de secretaria e tesouraria, Rituais, Bblias, Estandarte, Constituio, Normas e Regulamentos. Este deve ser pago atravs de Vale Postal ou Carto de Crdito. Pagamento de taxas de anuidade e per capta dos membros que sero instalados.

Financeiros:

Em razo dos investimentos necessrios, o grupo pode, e deve, se reunir informalmente fixando desde j o dia de sua reunio, suas metas sociais, mensalidade provisria, criando o hbito de encontro e o recolhimento de fundos para essa despesa, enquanto aguarda a deliberao do Grande Captulo Geral.

Materiais (permanentes):

As reunies ocorrem, obrigatoriamente em Templos Manicos ou Salas Capitulares. Materiais Ritualsticos": bblia, estrela de 5 pontas, Coroa, Cetro, Coluna Quebrada, Feixe de trigo, Espada e Vu azul, Basto da Chefe de Cerimnias, uma Bblia Grande, quatro Bblias pequenas e cinco colunas de um metro de altura (de qualquer material, preferencialmente leve).

Tcnicos:

Livros e artigos da Ordem.


Este livro foi escrito por irmos do Captulo Compassos de Luz 26 de Minas Gerais. "Amor e fidelidade em uma histria comovente". Trata-se da histria bblica de Rute escrita por Frank G. Slaughter - Editora Record-RJ Literatura para a O.E.O.escrita por Sarah H. Terry Literatura para a O.E.O escrita por Mary Stafford Hilbum Literatura para a O.E.O escrita por Harold V.B. Voorhis Literatura para a O.E.O escrita por Ottllie S. Brunke Literatura para a O.E.O. escrita por May Stafford Hilbum Literatura para a O.E.O. escrita por Edith Deen Oferece todo o tipo de utenslios para as vrias potncias manicas ou para-manicas, tais como: Livros, Botons, Aventais, etc. (Em ingls) http://www.macoy.com/ Literatura para a O.E.O. escrita por Beulah H. Malone

Mulheres na Bblia A Cano de Rute The Second Mile Golden Tributes The Eastern Star Star Point Series 100 Short Prayers All of the Women of the Bible Catlogo Macoy

Let There Be Light Last Will and Testament of the Literatura para a O.E.O. escrita por Beulah H. Malone Robert Morris Digest of Symbolism

http://www.easternstar.org

http://www.capituloluzdoocidente.com

CONTATOS DO CAPTULO LUZ DO OCIDENTE

Endereo: Alameda Praia de Tamba, Qd F, Lt 16, N 288, Itapoan, SalvadorBahia E-mail: luzdoocidente@gmail.com
Tel.: (71) 9977.8993 (Liane Soares Secretria do Captulo Luz do Ocidente)

ATUALMENTE O CAPTULO LUZ DO OCIDENTE POSSUI 166 MEMBROS

ANEXO A Carta para a Grande Loja Manica ANEXO B - Formulrio de Patrocnio (Certificate of action of Masonic Lodge) ANEXO C - Formulrio de Regularidade Manica (Certificate of masonic good stading) ANEXO D - Formulrio de Conexo Manica (Certificate of Masonic Connections) ANEXO E - Certificado de Digno Diretor e Diretora (Certificate of Worthy Patron and Matron)

ANEXO F - Certificado de Secretrio (Certificate of U.D. Secretary) ANEXO G - Petio para Autorizao de Instalao de um Novo Captulo (Petition for dispensation for the Institution of a new Chapter) ANEXO H - Pedido de Carta Constitutiva (Petition for a Chapter) ANEXO I Relao dos Membros do Captulo ANEXO J - Relao de Oficiais do Captulo

You might also like