You are on page 1of 11

INSTRUO GERAL

Continncia, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar


As 01: Sinais de Respeito

OBJETIVOS

Proceder corretamente em relao aos sinais de respeito

SUMRIO
1. INTRODUO

2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSO

Sinais de Respeito
Todo militar, em decorrncia de sua condio, obrigaes, deveres, direitos e prerrogativas, estabelecidos em toda a legislao militar, deve tratar sempre:

1. com respeito e considerao os seus superiores hierrquicos, como tributo autoridade de que se acham investidos por lei;
2. com afeio e camaradagem os seus pares; 3. com bondade, dignidade e urbanidade os seus subordinados

O militar manifesta respeito e apreo aos seus superiores, pares e subordinados:


1. pela continncia; 2. dirigindo-se a eles ou atendendo-os, de modo disciplinado; 3. observando a precedncia hierrquica;

4. por outras demonstraes de deferncia.

Quando dois militares se deslocam juntos, o de menor antiguidade d a direita ao superior. Se o deslocamento se fizer em via que tenha lado interno e lado externo, o de menor antiguidade d o lado interno ao superior. Quando os militares se deslocam em grupo, o mais antigo fica no centro, distribuindo-se os demais, segundo suas precedncias, alternadamente direita e esquerda do mais antigo. Quando encontrar um superior num local de circulao, o militar sada-o e cede-lhe o melhor lugar. Se o local de circulao for estreito e o militar for praa, franqueia a passagem ao superior, faz alto e permanece de frente para ele.

Na entrada de uma porta, o militar franqueia-a ao superior; se estiver fechada, abre-a, dando passagem ao superior e torna a fech-la depois.

Em local pblico onde no estiver sendo realizada solenidade cvicomilitar, bem como em reunies sociais, o militar cumprimenta, to logo lhe seja possvel, seus superiores hierrquicos. Havendo dificuldade para aproximar-se dos superiores hierrquicos, o cumprimento deve ser feito mediante um movimento de cabea.
Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento Senhor ou Senhora. Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento Vossa Excelncia, Senhor Almirante, Senhor General ou Senhor Brigadeiro, conforme o caso. Nas relaes correntes de servio no entanto, admitido o tratamento de Senhor.

Para falar, formalmente, ao Comandante, Diretor ou Chefe de Organizao Militar, o tratamento Senhor Comandante, Senhor Diretor, Senhor Chefe, conforme o caso; nas relaes correntes de servio admitido o tratamento de Comandante, Diretor ou Chefe.

No mesmo posto ou graduao, poder ser empregado o tratamento voc, respeitadas as tradies e peculiaridades de cada Fora Armada. (pargrafo acrescentado no Regulamento) Para falar a um subordinado, o superior emprega o tratamento de voc.
Todo militar, quando for chamado por um superior, deve atend-lo o mais depressa possvel, apressando o passo quando em deslocamento.

Nos refeitrios, os oficiais observam, em princpio, as seguintes prescries:

1. aguardam, para sentarem mesa, a chegada do Comandante, Diretor ou Chefe, ou da mais alta autoridade prevista para a refeio; 2. caso a referida autoridade no possa comparecer hora marcada para o incio da refeio, esta iniciada sem a sua presena; sua chegada, a refeio no interrompida, levantando-se apenas os oficiais que tenham assento mesa daquela autoridade; 3. ao terminar a refeio, cada oficial levanta-se e pede permisso ao mais antigo para retirar-se do recinto, podendo ser delegada ao mais antigo de cada mesa a autorizao para conced-la; 4. o oficial que se atrasar para a refeio deve apresentar-se maior autoridade presente e pedir permisso para sentar-se; 5. caso a maior autoridade presente se retire antes que os demais oficiais tenham terminado a refeio, apenas se levantam os que tenham assento sua mesa.

Os refeitrios de grande frequncia e os utilizados por oficiais de diversas Organizaes Militares podem ser regidos por disposies especficas. Nos refeitrios de suboficiais, subtenentes e sargentos, deve ser observado procedimento anlogo ao dos oficiais. Nos ranchos de praas, ao neles entrar o Comandante, Diretor ou Chefe de Organizao Militar ou outra autoridade superior, a praa de servio, o militar mais antigo presente ou o que primeiro avistar aquela autoridade comanda Rancho Ateno ! e anuncia a funo de quem chega; as praas, sem se levantarem e sem interromperem a refeio, suspendem toda a conversao, at que seja dada a voz de vontade. Sempre que um militar precisar sentar-se ao lado de um superior, deve solicitar-lhe a permisso.

CONCLUSO

You might also like