You are on page 1of 22

Conceito

Trata-se de remdio jurdico utilizado com vistas a apurar o uso indevido, bem como o desvio ou abuso do poder econmico, ou do poder de autoridade e ainda a utilizao indevida de veculos e meios de comunicao social, em benefcio de partido poltico ou candidato.

Previso Constitucional:

A investigao judicial eleitoral tem sua previso no art. 14, 10 e 11, da Constituio Federal, e disciplinada por meio do procedimento previsto na Lei Complementar n. 64/1990, que deu eficcia concreta a esse dispositivo.

Esse tipo de ao vem sendo largamente usado em campanhas eleitorais

O art. 14, 9, da Constituio da Repblica, com a nova redao que lhe deu a Emenda Constitucional n. 4, de sete de junho de 1994, dispe:

Finalidade

AIJE, tem a finalidade de promover a apurao de fatos suscetveis de configurar o cometimento de qualquer irregularidade no processo eleitoral e a perniciosa influncia do abuso do poder econmico, do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta, indireta e fundacional da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como a eficcia das sentenas proferidas nos respectivos processos.

Natureza Jurdica
A ao de investigao judicial eleitoral um procedimento administrativo eleitoral que tem curso: Eleies presidenciais: CorregedoriaGeral;

Eleies estaduais: Corregedorias Regionais; Eleies municipais: Juzes Eleitorais;

Por se tratar de processo administrativo, a teor do art. 5, inciso LV, da Constituio de 1988, deve obedecer ao devido processo legal. Natureza investigatria, uma vez que atua como instrumento para apurao de infraes e crimes eleitorais.

Natureza jurisdicional: de carter constitutivo, quando impe a algum candidato ou colaborador a cassao do registro, do mandato ou do diploma eleitoral, e declaratrio, quando declara a inelegibilidade de algum dos candidatos ou colaborador.

Derradeiramente, assume a natureza de medida preparatria para a ao de impugnao de mandato eletivo ou de recurso contra a diplomao, nas hipteses em que a deciso for proferida aps as eleies, segundo estabelece o preceito constitucional inserido no art. 14, 10 e 11, da Constituio Federal.

Legitimidade e competncia
A matria prevista no art. 22 da Lei Complementar n. 64/1990, ao qual consta que:

Detm legitimidade para propor ao de investigao judicial eleitoral qualquer partido, coligao, candidato e o Ministrio Pblico Eleitoral. Inclusive, dispem de legitimidade para tanto os prcandidatos cujo registro ainda no tenha sido deferido pela Justia Eleitoral.

A Justia Eleitoral competente para julgar ao de investigao. Quando se tratar de eleies municipais, essa competncia restrita aos Juzes Eleitorais de 1 grau de jurisdio. Nas eleies estaduais, a competncia recai diretamente sobre os Corregedores dos Tribunais Regionais Eleitorais e, nas eleies presidenciais, sobre o Corregedor-Geral (TSE).

Marco inicial e final

O marco inicial para o seu ajuizamento o pedido de registro de candidatura, ainda que esteja sub judice. E o marco final a sesso de diplomao.

Embora tenha sido admitido como marco final "at as eleies", nos termos do art. 22, inciso XV, da Lei Complementar n. 64/1990, ainda assim o Tribunal Superior Eleitoral tem alongado esse termo final at a sesso de diplomao.

Os efeitos da ao de investigao judicial eleitoral

a decretao da inelegibilidade do requerido e de tantos quantos tenham contribudo para a prtica do ilcito.

No obstante a Smula n. 19 do TSE ter dado efeito ex tunc sentena, ou seja, efeito retroativo.

Exemplo: numa eleio de Governador de Estado, que ocorre de quatro em quatro anos, o candidato sendo punido e, retroagindo data de sua posse, desejando concorrer somente para o cargo de governador no ser atingido. Nesse caso, seria apenas alcanado se almejasse concorrer ao cargo de prefeito ou de vereador.

Isso no aconteceria se o efeito da sentena de inelegibilidade fosse ex nunc; Todavia os Tribunais Regionais e o prprio Tribunal Superior Eleitoral tm interpretado que o prazo para a proposio das aes pelo Ministrio Pblico Eleitoral principia aps a publicao da sentena ou do acrdo que tenha declarado a inelegibilidade. Tal construo jurisprudencial causou uma verdadeira "vlvula de escape".

A ao de investigao judicial deve ser julgada antes desses pleitos, pois, se no o foi, dever ajuizar ao de impugnao de mandato eletivo, com respaldo no art. 14, 10 e 11, da Constituio Federal em vigor, ou impetrar recurso contra a diplomao, a teor do art. 262, IV, do Cdigo Eleitoral, podendo invocar os mesmos fundamentos.

Outro efeito dessa ao a cassao do registro do candidato diretamente beneficiado pelos atos ilcitos. Transitada em julgado a sentena, nos termos do art. 24 da Lei Complementar n. 64/1990, ou o acrdo, a teor do art. 22, que reconheceu o abuso do poder econmico ou fraude eleitoral antes da eleio do candidato, ser declarada sua inelegibilidade

Antecipao de Tutela e Litisconsrcio


O art. 22, "b", da Lei Complementar n. 64/1990, prev a concesso de medida liminar para sustar a prtica do ato tipificado de abuso do poder econmico ou poltico, desde que, existindo prova suficiente. As aes tipicamente eleitorais so impedidas de adiantar seus efeitos, mediante liminares ou antecipao de tutela, pela proibio contida nos art. 216 do CE e 15 da LC n. 64/1990.

vedada a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado, tal qual regrada pelo art. 273, 2, do CPC. Na AIJE o litisconsrcio facultativo unitrio,

Rito Processual da AIJE


Se a ao de investigao judicial eleitoral fosse levada a efeito nos prazos cleres, o processo poderia durar pouco mais de vinte dias; Se o Corregedor indeferir liminarmente a reclamao ou representao, ou retardar lhe a soluo, o interessado poder renov-la perante o Tribunal. Mas, se esses atos forem do Juzo Eleitoral, caber recurso.

Concluso

A ao de investigao judicial eleitoral um importante e eficaz instrumento destinado represso do abuso do poder econmico e poltico nas eleies, a fim de que seja garantida a sua legitimidade, consistente na supremacia da vontade popular nos pleitos.

You might also like