You are on page 1of 13

RELAES HUMANAS

Relaes Interpessoais

O que so relaes humanas?


O termo relaes humanas tem sido empregado para referir-se a: RELAES INTERPESSOAIS

Esse relacionamento poder ocorrer entre: Uma pessoa e outra; Entre membros de um grupo; Entre grupos numa organizao. Um grupo uma reunio coesa de pessoas, visando a um objetivo comum.

Voc deve ter ouvido falar em: Relaes Pblicas; Relaes Comunitrias; Relaes Internacionais; Dinmica de grupo

Relaes Humanas

Voc como pessoa, pode relacionar-se consigo mesmo. Quando voc estabelece esse dilogo consigo mesmo, est realizando uma comunicao intrapessoal. As relaes humanas podem ser entendidas como comunicao interpessoal e intrapessoal.

Relaes Humanas uma cincia do comportamento


As relaes humanas tm sido estudadas como uma cincia a cincia do comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal. O estudo das Relaes Humanas vale-se de outras cincias que estudam o homem em seu relacionamento, como a Psicologia, Sociologia, Moral, enfim as chamadas Cincias Sociais.

As relaes Humanas ou Interpessoais so eventos (acontecimentos) que se verificam no lar, escola, empresa ... Quando h conflito no relacionamento interpessoal, diz-se que h problemas de Relaes Humanas.

Olhando para voc ... Olhando para os outros


Existem pessoas que no so capazes de praticar relaes humanas legveis. Essas pessoas geralmente, apresentam comportamentos como os relacionados abaixo: 1. No ouvem to bem quanto falam; 2. Interrompem os outros, quando falam; 3. So agressivas;

4. Gostam de impor suas idias;

5. No compreendem as outras pessoas alm de seu ngulo de viso; Voc j procurou verificar suas falhas em: a. ver como voc ; b. Ver como os outros so; c. Compreender seus prprios sentimentos; d. Entender seus conceitos; e. Entender o relacionamento entre as pessoas.

A compreenso dos outros o que denominamos empatia ou sensibilidade social. Empatia diferente de simpatia, de antipatia ou apatia. No comportamento emptico entendo como o outro se sente e sua maneira de agir em funo desse sentimento, mas no me envolvo neles. Se voc for lidar com as pessoas, voc dever: 1. Compreender as pessoas (empatia);

2. Ter flexibilidade de ao (comportamentos) em funo do que voc conseguiu em relao ao prximo.


Flexibilidade de Comportamento significa que devo ter um repertrio de condutas que varia conforme a situao.

Empatia
Relaes Humanas Flexibilidade de Comportamento Repertrio de Condutas

Voc poder desenvolver melhor a a empatia e flexibilidade de comportamento por meio de: 1. Melhor conhecimento de si prprio; 2. Melhor compreenso dos outros; 3. Melhor convivncia em grupo;
Como isso acontece?

A coisa mais indispensvel a um homem reconhecer o uso que deve fazer do seu prprio conhecimento Plato.

You might also like