You are on page 1of 27

Engenharia Ambiental 3 Perodo Diurno Prof.

Kleber de Oliveira Tema: -Campos de Gramneas (pradarias e estepes), -Esturios, -Restingas e Manguezais, -Bioma Pampa Equipe: Dlio Wagner, Jane Nayara, Patrcia Silva, Victor Patrick

Montes Claros, 2013

Segundo Franco (1998), as gramneas (gramineae), possuem uma vasta famlia de angiosprmicas (plantas com flores), tecnicamente designada Poaceae, de distribuio cosmopolita. A diversidade de espcies que pertencem a este grupo enorme, cerca de 1000 espcies distribuindo-se em 650 gneros, apenas perdendo para as orqudeas (Orquidaceae) e as compostas (Astereceae), no universo do reino vegetal.

O QUE SO GRAMNEAS

A morfologia de uma gramnea e muito semelhante a de outras espcies: um caule geralmente oco, com nos engrossados , no qual se inserem folhas com um formato linear, e de nervao paralela (em todas as espcies portuguesas). Estas folhas tm uma morfologia muito tpica: a parte proximal forma uma bainha que envolve parte do caule, a qual termina no limbo foliar. Na articulao entre estas duas partes existe um prolongamento a lgula em forma de membrana ou de uma fiada de plos. Porm, a caracterstica mais marcante desta famlia reside na morfologia da flor. Esta um exemplo de reduo floral fantstico. Entenda-se por reduo, o processo evolutivo que conduz perda de estruturas que, outrora funcionais, tero perdido a sua funo e, como tal, razo de existir .A sua aparente simplicidade estrutural fez com que se tenham considerado as gramneas como plantas primitivas. Essa ideia est, contudo, ultrapassada. O diagrama resume de uma forma simplificada uma espigueta a unidade bsica da inflorescncia de uma gramnea e com muita importncia na identificao das espcies. As flores de gramneas, como j referido, so especiais. No possuem ptalas e nem spalas como j estamos acostumados a ver em vrias plantas.

ONDE SE ENCONTRAM?

A importncia ecolgica das gramneas enorme, pois encontramse adaptadas a todo o tipo de habitats. Encontram-se desde a tundra de solo gelado, aos desertos e s guas salobras. Muitas pai sagens como as pradarias, a pampa, savana e as estepes asiticas so form adas principalmente por gramneas.

ESPCIES RARAS

Embora parea improvvel, a existncia de espcies raras e bem comum nesse campo. O gnero Festuca especialmente propcio raridade. Compreende muitas espcies, todas perenes, habitando diversos habitats. Este gnero, por alguma razo desconhecida, possui muitas espcies que se restringiram muito no espao geogrfico que ocupam. Destacam-se aqui a Festuca henriquesii e a F. brigantina. Ambas so endmicas de locais muito restritos, a primeira da Serra da Estrela, a segunda de uma formao geolgica muito especial existente em Trs-os-Montes, as serpentinas. Ambas esto em perigo de desaparecer, sobretudo F. brigantina, cujo principal fator de ameaa a destruio do seu habitat pela urbanizao, dado que alguns ncleos esto perigosamente perto da cidade de Bragana. Pseudarrhenaterum pallens uma outra espcie rarssima. Endmica de Portugal, surge apenas em algumas, poucas, zonas calcrias, principalmente na Serra da Arrbida, onde se encontra tambm ameaada pelas atividades humanas. uma planta perene de matos abertos e fendas de rochas, mas sempre escasseando. Para finalizar, refira-se Avenula hackelii, endmica da costa sudoeste, onde ocorre em substratos arenosos em populaes fragmentadas. Embora ainda no esteja propriamente em vias de se extinguir, encontra-se sob a ameaa severa de presses urbansticas e em ntida regresso.

Tambm chamadas de relvados, as pradarias comportam uma vegetao de plancies vastas e abertas, onde no h rvores ou arbustos, apenas capim baixo em abundncia. Essa vegetao presente nas reas de clima temperado, principalmente na Amrica do Norte, mas aparece em todos os continentes. As pradarias no tm grande necessidade de gua para se desenvolver, afinal elas ocorrem em regies onde o ndice pluviomtrico muito baixo. O que essa vegetao precisa mesmo de fogo. As queimadas naturais, que ocorrem anualmente (na maioria dos casos), so muito benficas para as gramneas tpicas, pois essa ao elimina a quantidade excedente de matria orgnica e possibilita a renovao do substrato, dando espao para a nova vegetao. Contudo a monocultura e as queimadas criminosas podem ser nocivas para as pradarias. Quando as atividades agropecurias so mal conduzidas e as queimadas propositais mal feitas, as gramneas no conseguem se recuperar e as pradarias se transformam em desertos. O solo das pradarias cheio de tneis e tocas de animais, em sua maioria. Elas costumam aparecer ao lado do deserto.

Na Amrica do Sul, as pradarias esto localizadas na Argentina, Uruguai e no estado do Rio Grande do Sul no Brasil. Localiza-se no extremo sul brasileiro, sudeste gacho. Segundo AbSaber, compreende uma extenso de 80.000 km. As principais cidades de abrangncia so: Uruguaiana, Bag, Alegrete, Itaqui e Rosrio do Sul.

http://4.bp.blogspot.com/SwFpVtXwl14/Tywz4F2B5zI/AAAAAAAABCk/qah PxrMSPSE/s1600/Pradaria.jpg

O relevo e baixo, com suaves ondulaes (coxilhas: colinas arredondadas ricas em herbceas e gramneas) e coberto pela vegetao herbcea das pradarias (campos), e das matas-galerias nas margens dos rios.
http://www.pedrohauck.net/2009_04_01_archive.html

Aparecem, principalmente, em zonas de transio vegetativa e climtica entre a savana e o deserto. Na Europa, encontrada na zona temperada continental, na Amrica do Norte ela ocorre na zona semirida, onde a temperatura mais elevada e as chuvas so poucas e mal distribudas. No Brasil possvel encontrar estepes no Nordeste, as chamadas caatingas, que tm cactos, pequenas rvores e arbustos espinhosos. Estepe e Pradaria so duas vegetaes semelhantes que ocorrem na geografia, as estepes e pradarias diferem apenas pelo clima e altura das gramneas. No caso da pradaria o clima e mais mido e as gramneas so mais altas, em relao estepe.

http://geografiadoalfredo.blogspot.com.br/2 010/01/os-tipos-climaticos-domundo_4991.html

http://cta2009-2-dominiosmorfoclimaticos.blogspot.com.br/2009/0 5/dominio-morfoclimatico-daspradarias.html

Todas as correntes e rios acabam atingindo o mar, a rea onde a gua doce encontra a gua salgada um esturio. Em outras palavras, o destino final de um rio, onde ocorre a mistura da gua salgada do mar e gua doce do rio. Os esturio esto cercados de terras midas ou terrenos alagadios, em alguns casos com rvores com razes areas (para facilitar a respirao). As ondas formadas pelo movimento proporcionado pelo vento fazem com que as guas salgadas e gua doce se misturem, aumentando a produtividade em funo da circulao que ocorre de nutrientes e plncton e larvas. Esse ecossistema tem uma produtividade maior no vero e primavera.

Nos esturios considerados rasos onde a profundidade de 1 metro 2 metros, a entrada de luz forma uma plancie de algas. Pode ocorrer em gua salgada onde predominam espcies adaptadas a salinidade e tambm em gua doce ou em zonas com baixa salinidades.

FAUNA E FLORA

A vegetao principal capim, como as plantas do gnero Spartina, que so especialmente adaptadas para sobreviver em gua salgada.

Esses alagados so ricos em nutrientes trazidos do continente, por isso so os lugares de desova e de criao de muitas formas de vida marinha. So encontradas algumas espcies de ostras e caranguejos que so distribudos comercialmente. No Brasil ocorre uma fiscalizao em relao a captura desses animais, sendo que em seu perodo de reproduo proibida a captura.
Diferentes espcies escavam tocas onde passam grande parte do tempo, se camuflando ou escondendo-se dos seus predadores. O linguado, por exemplo, enterra-se na areia como forma de proteo, confundindo-se com a areia do fundo do esturio. Outros exemplos de animais que vivem nos esturios so os ceriantos, vieiras, cenoura-do-mar e peixe-boi.

Restinga a palavra bastante usada no Brasil, com algumas definies, nas quais merecem destaques algumas. Conjunto de formaes vegetais que revestem as areias litorneas, desde o oceano at as primeiras encostas da Serra do Mar; entre botnicos, nome da vegetao lenhosa, e densa relativamente, da parte intensa, plana, mais afastada da praia. Um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florstica e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente arenosos, de origens marinha, fluvial, lagunar, elica ou combinaes destas, de idade quaternria, em geral com solos pouco desenvolvidos. Estas comunidades vegetais formam um complexo vegetacional edfico e pioneiro, que depende mais da natureza do solo que do clima, encontrando-se em praias, cordes arenosos, dunas e depresses associadas, plancies e terraos. A formao desses terrenos muito afetada pelos ao dos ventos e das guas marinhas, cuja vegetao varia muito. Assim, necessrio tratar os aspectos topogrficos e vegetacionais em conexo. As fontes dos cascalhos e areias martimas constituem as imensas massas rochosas emersas, batidas pelas ondas, e a plataforma condicional, ambas de natureza cristalina, quase exceo. O movimento perene das guas e das correntes ocenicas reduzem o feldspato e a mica a uma espcie de lodo, e libertam ao mesmo tempo partculas de quartzo, convertendo-as em areia.

http://www.infoescola.com/biomas/restinga/

http://www.infoescola.com/biomas/resting a/

http://www.infoescola.com/bioma s/restinga/

O manguezal considerado um ecossistema costeiro de transio entre os ambientes terrestre e marinho. Caracterstico de regies tropicais e subtropicais, est sujeito ao regime das mars, dominado por espcies vegetais tpicas, s quais se associam a outros componentes vegetais e animais. O ecossistema manguezal est associado s margens de baas, barras, enseadas ,desembocaduras de rios, lagunas e reentrncias costeiras, onde haja encontro de guas de rios com a do mar, ou diretamente expostos linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrrio do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formao recente, de pequena declividade, sob a ao diria das mars de gua salgada ou, pelo menos, salobra. VEGETAO Os manguezais so encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constitudos pelas principais espcies de mangue: - Rhizophora mangle (mangue vermelho), - Laguncularia racemosa (mangue branco), - Avicennia sp (mangue preto, cano), - Conocarpus erectus (mangue de boto).

Localizao dos Manguezais


No mundo existem cerca de 162.000 km manguezais. No Brasil existem cerca de 25.000 km manguezais.
http://www.coraldefogo.com.br/exibir_texto.asp?co d_texto=12&menu=dea

Em Pernambuco existem cerca de 270 km manguezais. No Brasil, existem cerca de 25.000 km de florestas de mangue, que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro. Os manguezais esto distribudos desde o Amap at Laguna, em Santa Catarina, no litoral brasileiro.

http://www.coraldefogo.com.br/exibir_foto.a sp?cod_imagem=73

As assimetrias em relao ao desenvolvimento econmico e social do Rio Grande do Sul apresentam-se de modo distinto entre as regies norte e sul do Estado. Coincidentemente ou no, o territrio do RS situa-se em dois biomas distintos: o Mata Atlntica ao norte, e o Pampa, compreendendo a Metade Sul do Estado. Os campos so a paisagem predominante e ainda determinante na economia, cultura e modo de vida da sociedade gacha (BOLDRINI et al., 2010). O Bioma Pampa integra grande parte do territrio do Rio Grande do Sul (62,2% do territrio), parte da Argentina e todo o territrio do Uruguai (BOLDRINI et al., 2010). Estas reas passaram a sofrer mudanas desde a poca da colonizao, especialmente com as demarcaes de fronteiras, com a introduo da pecuria e o estabelecimento da estrutura fundiria de mdias e grandes propriedades conhecida at hoje. O Pampa apresenta um papel significativo na conservao da biodiversidade, pois apresenta riqueza de flora e fauna ainda pouco pesquisadas (BINKOWSKI, 2009). Segundo Boldrini et al. (2010) existem mais de 2.200 espcies campestres, constituindo um patrimnio gentico notvel at ento negligenciado. Centenas destas espcies tm valor forrageiro que permite o desenvolvimento de uma pecuria ecolgica, baseada na conservao do campo nativo, ao contrrio de outros sistemas baseados na produo com espcies forrageiras exticas e dependentes de insumos.

http://blogdovitorandrade.blogspot.com.br/2010/08/biomapamoa.html

http://somosandando.com.br/2010/07/22/mai s-da-metade-do-bioma-pampa-ja-nao-existemais/

http://somosandando.com.br/2010/07/22/mais-dametade-do-bioma-pampa-ja-nao-existe-mais/

http://somosandando.com.br/2010/07/22/ mais-da-metade-do-bioma-pampa-ja-naoexiste-mais/

REFERNCIAS

Franco, J.A., Afonso, M.L.R.. (1998). Nova Flora de Portugal. Vol. III, fasc. II. ICN. (Sem data). Plano Sectorial Rede Natura 2000. http://www.icn.pt/psrn2000/ Romero Zarco, C. (1990). Claves para la identificacion de los gneros de gramneas de la Peninsula Ibertica e Islas Baleares. Lagascalia 15(2): 223-261 Stevens, P.F. (2001 onwards). Angiosperm Phylogeny Website. Version 6, May 2005.http://www.mobot.org/MOBOT/Research/APweb/ Valds, B., Talavera, S., Galiano, E.F. (1987). Flora vascular de Andaluca Occidental. Vol. 3. Ed. Neto et al. Introduo Geologia Marinha. Ed Intercincia, Rio de Janeiro, 2004. SCHUBEL, J. R.; HAYES, M. O.; PRITCHARD, D. W. The estuarine environment: estuaries and estuariane sedimentation. Washington: American Geological Institute, 1974. Kaiser, M.J. et al. Marine Ecology: processes, systems and impacts. Oxford University Press, 557p: 2005.

Obrigado!
Prof. Kleber de Oliveira

Equipe: Victor, Jane Nayara, Dlio Wagner, Patrcia Silva

You might also like