You are on page 1of 121

A Idade Moderna um perodo especfico da Histria do Ocidente.

. Destaca-se das demais por ter sido um perodo de transio por excelncia. Tradicionalmente aceita-se o incio estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o trmino com a Revoluo Francesa, em 14 de Julho de 1789.

Este mapa-mndi, desenhado em 1482, baseia-se nas indicaes do gegrafo Ptolomeu no sculo II. Esta viso do mundo atravessou toda a Idade Mdia e s desapareceu com os Descobrimentos portugueses.

1.Falta de alimento para abastecer as cidades. 2.A produo artesanal nas cidades era alta e no encontrava consumidores na zona rural. 3.Falta de moedas. 4.Encarecimento das especiarias. 5.Converso ao cristianismo dos povos nativos.

Primeiras conquistas: Ceuta (1415), Ilha da Madeira (1418-1419), Aores (1427-1428). 1434 o cabo do Bojador foi ultrapassado. 1487-1488 Bartolomeu Dias atravessou o Cabo das Tormentas, chamado depois de Cabo da Boa Esperana.1498 Vasco da Gama chegou ndia. 1500 Pedro lvares Cabral tomou posse das terras que, mais tarde, foram chamadas de Brasil. At 1530, Portugal esteve mais interessado em explorar as riquezas do Oriente. Apenas quando esse comrcio parou de gerar tantos lucros e a posse das terras americanas estava ameaada, Portugal iniciou a colonizao na Amrica.

Enquanto Portugal se lanava ao mar, os reinos de Castela e Arago ainda lutavam contra os mouros. 1492 Colombo chegou a Amrica. 1519 Ferno de Magalhes primeira viagem em torno do mundo circunavegao.

O Papa Alexandre VI pronuncia uma arbitragem em 1493. Delimita o campo das descobertas : Ocidente para os Espanhis e Oriente para os Portugueses . O Papa confia aos reis , nos seus domnios respectivos, a responsabilidade da organizao da Igreja: delimitao da dioceses , designao dos Bispos. O Papa limita-se a ratificar apenas as nomeaes sem intervir directamente. A evangelizao fica sujeita ao acaso da colonizao e da Politica. Os primeiros missionrios dos novos mundos foram os membros das ordens religiosas: Carmelitas , Franciscanos e Dominicanos e mais tarde os Jesutas. H missionrios que se opem postura dos colonos sobre os nativos. ( Escravatura ) . Exemplos: P. Antnio Vieira e Bartolomeu de Las Casas. Filme: The mission ( 1986)

Primeira missa no Brasil

As Cruzadas promoveram relaes entre o mundo oriental e ocidental, revelaram aos eruditos do ocidente as belezas literrias da Grcia antiga. O Renascimento apareceu em Itlia, no sc. XV e XVI, altura em que os portugueses ainda andavam nos Descobrimentos. O Renascimento apareceu devido riqueza que existia em Itlia, derivada de serem os mercadores italianos os intermdios com os Muulmanos, antes dos Portugueses chegarem ndia. Com isto, estes mercadores, na sua maioria burgueses, protegeram a cultura e apoiaram a Cultura, atravs do Mecenato. Nesta altura, existiam grandes vestgios greco-romanos nesta zona, que serviram como fonte de inspirao. Com tudo isto, no Renascimento, a Mentalidade mudou, passando de uma maneira de pensar Teocntrica (mais relacionada com Deus) para uma maneira de pensar antropomrfica, em que o Homem comeou a apreciar mais o ser em si e as suas capacidades e actos.

Os Papas, ao voltarem para a Itlia, tiveram que lidar com as guerras interminveis que sacudiam a Itlia. O Papado foi o grande impulsionador do desenvolvimento das artes na Renascena. Sem o apoio incansvel dos Papas, no teria havido a exploso verificada no perodo. Bons para as artes, maus para a disciplina do clero. A conduta dos papas renascentistas, em sua maioria, no ajudou a honrar o nome da Igreja. Essa negligncia insuflou a heresia protestante. O exerccio do poder temporal tolheu dos papas muito de sua energia pastoral. Os cuidados do Estado nunca deram trguas aos pontfices: fizeram-nos mais reis que Pedro.

Nicolau V

[1397 1455]

Tommaso Parentucelli (Sardenha, Itlia)


Bula Romanus Pontifex , que reconhece aos reis de Portugal o domnio sobre as terras a descobrir

Calixto III [1455 1458]


Afonso de Brgia (Valncia, Espanha)
Reviso da condenao de Joana DArc. Regime de padroado para a Igreja nos reinos de Portugal e Espanha.

Pio II [1458 1464]


Enea Silvio Piccolomini (Siena)

Paulo II

[1464 1471]

Pietro Barbo (Veneza)

Sixto IV [1471 1484]


Francesco Della Rovere (Albisola, Itlia)
De uma famlia modesta. Franciscano. Consentiu com a criao da Inquisio Espanhola. Comeou a construo da Capela Sistina.

Inocncio VIII [1484 1492]


Giovanni Battista Cybo (Gnova)

Alexandre VI

[1492 1503]

Rodrigo Borgia (Valncia, Espanha)


Papa controvertido, cuja conduta moral envergonhou a Igreja. Teve filhos e filhas. Enfrentou forte oposio na prpria Cria, inclusive pelo cardeal Della Rovere (futuro Papa Jlio II). Savonarola case.

Pio III [1503 1503]


Francesco Todeschini-Piccolomini (Siena)
Pontificado de apenas alguns dias.

Jlio II [1503 1513]


Giuliano della Rovere (Savona, Itlia)
O Papa guerreiro. Hbil na poltica, mundano na conduta. Iniciou a construo da Baslica de So Pedro e contratou Michelangelo para pintar o teto da Capela Sistina.

Leo X

[1513 1521]

Giovanni di Lorenzo de Medici (Florena)


Reforma Protestante. Quinto Conclio de Latro. Construo de asilos, hospitais etc. Revitalizao de universidades.

Adriano VI [1522 1523]


Adriaan Florenszoon Boeyens (Ultrecht, S.I.R.)
ltimo Papa no italiano antes de Joo Paulo II.

Clemente VII [1523 1534]


Giulio di Giuliano de Medici (Florena)
Hbil diplomata, pastor negligente. O baixo nvel moral da Cria em seu pontificado ajudou os protestantes. Suas injunes polticas fizeram com que Carlos V invadisse e saqueasse Roma, em 1527.

Paulo III

[1534 1549]

Alessandro Farnese (Florena)


Aprovou a Companhia de Jesus. Convocou o Conclio de Trento. Excomungou Henrique VIII. Bula em favor dos ndios (1537). Lanou as bases da Contra-Reforma.

Jlio III [1549 1555]


Giovanni Maria Giocci (Roma)
Presidiu a 1 sesso do Conclio de Trento.

Marcelo II [1555 1555]


Marcelo Cervini (Montefano, Itlia)
Reinou por 21 dias.

Paulo IV

[1555 1559]

Giovanno Pietro Caraffa (Npoles)


Eleito aos 80 anos. De honesta conduta, mas com um temperamento difcil (imprevisvel como o Vesvio). Austero: Se meu pai fosse hertico, eu iria apanhar lenha para queim-lo. Fez o Index.

Pio IV [1559 1565]


Giovanni Angelo de Medici (Milo)
Concluiu o Conclio de Trento. Travou muito do que foi feito pelo antecessor, Paulo IV, em termos de moralizao do clero.

So Pio V [1565 1572]


Antonio Ghisleri (Bosco, Itlia)
Aplicou as decises de Trento, restabelecendo a moral e ascese no clero. Combateu o protestantismo. Catecismo Romano. Obrigatoriedade do ensino tomista. Rito Tridentino.

LISTA DOS PAPAS Gregrio XIII


[1572 1585]

Ugo Bouncampagno (Bolonha)


Famoso pela implantao do calendrio atual (gregoriano). Combateu por todos os meios os protestantes e sobretudo Elizabeth I, da Inglaterra.

Sixto V [1585 1590]


Felipe Peretti (Grottammare, Itlia)
Lutou o quanto pode contra Elizabeth I, como seu antecessor. A represso brutal a toda espcie de crime tornou-o impopular entre os romanos.

Urbano VII [1590 1590]


Giambattista Castagna (Roma)
Reinou por 12 dias.contra Elizabeth

Gregrio XIV

[1590 1591]

Niccol Sfondrati (Cremona)


Mstico, dedicou-se mais vida pastoral que poltica.

Inocncio IX [1591 1591]


Giovanni Antonio Facchinetti (Bolonha)
Passou seus 2 meses de pontificado acamado.

Clemente VIII [1592 1605]


Ippolito Aldobrandini (Fano)
Mediador entre Espanha e Frana. Fundou a Congregatio De Propaganda Fide. Era inclemente com o crime, na Itlia.

Baslica de S. Pedro - Vaticano

Cpula de S. Pedro (Michelangelo) Vaticano

Baldaquino (Gianlorenzo Bernini)

PEDRO VALDO (1140 1218), de Lyon Pregava a pobreza e a simplicidade. Atacava os excessos da corte pontifcia e dogmas catlicos como o Purgatrio e a transubstanciao. Seus seguidores, os valdenses (pobres de Lyon ou pobres de Deus), aderiam pobreza voluntria, pregao leiga e observncia estrita da Bblia, cujo NT foi traduzido para o Franco-Provenal por iniciativa de Valdo.

Suas idias foram condenadas pelos 3 e 4 Conclios de Latro (1179 e 1215). Valdo foi excomungado pelo Papa Lcio III.

JOHN WYCLIFF (1329 - 1384), de Yorkshire

Queria a Bblia traduzida para o ingls (uma motivao nacionalista, j que o povo era analfabeto e o latim era de uso corrente no meio acadmico).
Defendia que o poder rgio tambm provinha de Deus, logo, os bispos ingleses recebiam sua autoridade do rei, no do Papa (um pranglicanismo). O cristo no precisa de Roma ou de Avignon, pois Deus est em toda parte... Nosso Papa Cristo ... A verdadeira autoridade emana da Bblia, que contm o suficiente para governar o mundo.

JOHN WYCLIFF (1329 - 1384), de Yorkshire

Combateu as ordens religiosas (chamava-as de seitas). Na Bomia, seus ensinamentos colocaram os hussitas contra os monges, fazendo com que os bens dos monastrios cassem nas mos dos senhores feudais. Aceitava uma Igreja sem autoridade visvel: lderes naturais, contudo, poderiam surgir aqui ou ali. Rejeitava a transubstanciao, o purgatrio, as indulgncias e a infabilidade papal.
Foi considerado hertico pelo Conclio de Constana (1415 1416), que tambm condenou Hus.

JAN HUS (1369 - 1415), de Husinec Seguiu a linha de Wycliff, acrescentando o combate ao sacerdcio (O crente no precisa da mediao sacramental ou eclesial para comunicar-se com Deus). Foi considerado hertico e condenado pelo Conclio de Constana (1415 1416). Morreu na fogueira.

A ALEMANHA nos tempos de Lutero

Prspera, mas mergulhada numa anarquia poltica (400 estados)


A figura do Sacro Imprio era quase formal. O poder dividia-se entre os prncipes e a burguesia A burguesia, fortificada pela riqueza das cidades, rivalizava com os seus suseranos

Nobreza e clero ricos, povo pobre: impostos, foros, rendas...

pesada carga de

Pouca instruo religiosa do povo, geralmente inclinado superstio

A ALEMANHA nos tempos de Lutero Sentimento anti-Roma disseminado na elite, fruto de um nacionalismo germnico

Os bens da Igreja despertavam a cobia em prncipes e fidalgos arruinados


Aps a morte do imperador Maximiliano, assume Carlos V, protagonista do saque a Roma, em 1527 Disseminao de novas idias por meio de uma imprensa vigorosa

PRINCIPAIS PROTAGONISTAS

Lutero

Calvino

MARTINHO LUTERO

Nascido em 1483, em Eisleben , onde morreu em 1546. Graduou-se em teologia na Universidade de Erfurt (1502), onde obteve o grau de mestre (1505). Aps sobreviver a uma tempestade, deixou a universidade e tornou-se monge agostiniano, onde tornou-se sacerdote. Em 1508, comea a lecionar na Universidade de Wittenberg, onde obtm o doutoramento em teologia, em 1512.

MARTINHO LUTERO

1516 e 1517 Controvrsia das indulgncias

Proferiu sermes contra as indulgncias e afixa na porta da capela do castelo de Wittenberg, suas 95 teses, para promover um debate sobre o assunto.

MARTINHO LUTERO

1518 Contestao da autoridade do Papa

Em sua luta contra a doutrina das indulgncias e do purgatrio, contesta a bula Unigenitus, do Papa Clemente VI (1343), que dava suporte doutrina atacada.
Colocou-se, ento, contra o papado, alegando que no fazia parte essencial da Igreja fundada por Cristo , passando a ser considerado um herege.

Lutero pedia a realizao de um conclio para discutir o tema.

MARTINHO LUTERO

1519 e 1520 Afastamento da Igreja

Frustrada a tentativa de Carlos X de resolver a questo amistosamente, Lutero aprofunda a ciso, ao defender que o primado dado por Cristo a Pedro no teria transmitido aos seus sucessores.
Com o sucesso de suas idias, alarga a distncia da ortodoxia, fixando um novo conceito de igreja e dos sacramentos (atribua Eucaristia o poder de perdoar os pecados, entre outros). A justificao somente pela f.

MARTINHO LUTERO

1520 Um caminho sem volta

Protegido pelos prncipes alemes, Lutero abraa idias antes defendidas por Hus e chama o Papa de anticristo.
Prope medidas drsticas aos prncipes, como supresso do celibato para os padres, destituio do poder temporal do Papa, o reconhecimento de um governo secular, a abolio das rendas do Papa. Nova teologia dos sacramentos: transubstanciao sim, sacrifcio no; batismo eficaz somente com a f; crisma, matrimnio e uno dos enfermos no so sacramentos.

MARTINHO LUTERO

1521 A excomunho

Expirado o prazo dado pelo Papa para que se retratasse, Lutero queima a bula papal (Exsurge Domini), tendo sido excomungado em 1521.
Ante a Dieta de Worms, teria dito: Estou submetido a minha conscincia e unido palavra de Deus. Por isto, no posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a conscincia no seguro nem saudvel."

MARTINHO LUTERO

1521 O exlio no Castelo de Wartburg

Aps seu posicionamento ante a Dieta de Worms, Frederico, o Sbio (prncipe-eleitor da Saxnia) providencia o seqestro de Lutero, para proteg-lo.
Em Wartburg, Lutero traduz a Bblia para o alemo e elabora os pontos de sua reforma e de sua doutrina (justificao somente pela f, relativizao da confisso, mudana no cnon da missa, retirando o seu carter imolatrio, etc.).

MARTINHO LUTERO

1523 Abandono do celibato Casa-se com uma ex-feira cisterciense, Catarina von Bora, reforando a pregao contrria ao celibato dos padres, movimento crescente entre o clero revoltoso alemo. Constitui famlia: seis filhos. O seu casamento com uma religiosa selou definitivamente sua ruptura com a Igreja Catlica.

MARTINHO LUTERO

1524 - 1525 Revoluo dos camponeses

Liderados por Mnzer, os camponeses rebelaram-se contra os nobres, tendo sido vencidos pelo duqre de Lorena, que ordenou a execuo de 20 mil camponeses rendidos.
Lutero escreveu aos prncipes exortando-os a massacrar os revoltosos: Exterminai, decapitai, que todo aquele que puder, trate de agir!

At o fim da vida, Lutero foi atormentado pela idia de que a revolta foi fomentada por sua pregao.

MARTINHO LUTERO

1524 - 1525 Revoluo dos camponeses

Aps a traio de Lutero, os camponeses abraaram a indiferena do cuis regio, eius religio, facilitando a futura imposio da f luterana aos seus domnios pelos prncipes alemes.
A revolta camponesa levou Lutero a modificar sua viso de igreja, abandonando um modelo anrquico, por outro fundado na ordem visvel materializada nos prncipes.

MARTINHO LUTERO

1530 Augsburgo: A Confisso Luterana

Melanchthon redige a Confisso, que fixa os pontos da Reforma, que guarda muitos pontos da f catlica, mas afasta-se quanto ao livre-arbtrio do homem, a desnecessidade das obras para a justificao, o livre exame das sagradas escrituras.
A f de Augsburgo transtorna a teologia dos sacramentos e submete os estados alemes a uma f que no mais a catlica.

MARTINHO LUTERO

O ocaso

No fim da vida, torna-se blasfemo, antisemita e luciferino:


- Sobre o papa: porco de Satans - Sobre o sacerdcio: imprime o sinal da besta nos padres - sobre ter celebrado a missa por 15 anos: seria melhor eu ter-me tornado um rufio - sobre os judeus: bestas negras

Morreu em 1546.

JOO CALVINO

Nascido em Noyon, em 1509 morto em Genebra, em 1564. Foi o Lutero dos franceses. Se Lutero foi o defensor da liberdade germnica , Calvino seria o precursor de Descartes. Em 1521, muda-se para Paris, para estudar. Em 1529, atendendo a pedido de seu pai, comea a estudar Direito em Orleans. Em 1532, obtm o doutorado. Sua converso f protestante: entre 1532 e 1534. Nesse nterim, ele sai de Paris, fugindo de perseguies a protestantes.

JOO CALVINO

1524 Publica a "Psychopannychia, un trait sur le sommeil de l'me, uma obra contra a crena da mortalidade da alma, pregada por Lutero. Foi sua primeira obra de cunho religioso. 1534 Cartazes apcrifos so colados nas ruas contra o carter sacrificial da missa catlica. As autoridades francesas reagem com execues de herticos nas fogueiras. 1535 Olivtan, protestante e primo de Calvino, traduz a Bblia para o francs, direto do hebraico e do grego.

JOO CALVINO

1536 - Institutio religionis Christianae. Calvino dirige-se ao rei Francisco I, defendendo a Reforma. Critica a vida religiosa (compara os mosteiros a bordis) e ataca o rito da missa como idlatra. Calvino chega em Genebra, no auge da rebelio protestante. Profanao de hstias, proibio de missas, etc. Participa de debates com catlicos, aps o que foi acusado de heresia em Berna. 1538 Calvino deixa Genebra, aps conflitos com protestantes locais e refugiase em Estrasburgo. L, fixa os pontos de sua doutrina teolgica.

JOO CALVINO

1540 Casa-se com uma ex-anabatista, com quem tem 2 filhos. 1541 Volta a Genebra, onde instaura um regime teocrtico., com a criao de um tribunal (Consistrio) com o objetivo de julgar as condutas individuais de acordo com a Palavra de Deus. A excomunho a pena mais grave, que poderia levar priso, tortura, ao banimento e execuo. Os nomes de batismo somente poderiam ser aqueles presentes na Bblia. Toda a pompa e o luxo so extirpados.

JOO CALVINO

1542 Genebra cresce com imigrantes protestantes advindos da Frana. 1553 execuo de Miguel Servet na fogueira, por heresia, em Genebra. 1555 Reao contra Calvino em Genebra. Protestantes franceses dominam o Consistrio e esmagam a oposio genebrina, capitaneada por Perrin (Enfants de Genve). Prises e execues dos revoltosos: cadveres esquartejados expostos nas ruas de Genebra. 1564 Morte de calvino

Henrique VIII

A Igreja Anglicana teve a sua origem na Inglaterra, em 1530. O Rei Henrique VIII (1509-1547), vendo que o papa no aceitava o seu pedido de divrcio com Catarina de Arago, para poder contrair novas npcias com Ana Bolyn, desligou-se de Roma. Em 1534, o parlamento ingls aprovou o Acto de Supremacia, declarando doravante o rei como Chefe da Igreja na Inglaterra. As propriedades eclesisticas foram nacionalizadas e os laos com Roma cortados, mas a Inglaterra continuou catlica doutrinariamente. J o seu sucessor, o Rei Eduardo VI, conduziu a igreja mais para o lado calvinista. J a Rainha Isabel I (1558-1603) procurou integrar na igreja todos os segmentos da sociedade (catlicos, luteranos e calvinistas) e preferiu uma terceira via, da Igreja Anglicana (dos anglos, primitivos colonizadores da Inglaterra). O primaz da Igreja Anglicana o arcebispo de Canturia . Aceitam a ordenao de mulheres na Igreja. Nos Estados Unidos, aps a independncia (1776), a igreja Anglicana passou a denominar-se de Igreja Episcopal Protestante.

Ramificaes do protestantismo (legendas em ingls)

Imposio do protestantismo em pases cujos reinantes aderiram nova doutrina: estados alemes e escandinavos, partes da Sua, Pases Baixos, etc. O Anglicanismo (a partir da excomunho de Henrique VIII, em 1533): fruto do pensamento de Wycliff, ficou posteriormente exposto ao protestantismo calvinista, sob Eduardo VI (1547 1533).

Guerras religiosas na Frana: massacre dos valdenses (1546); o Calvinismo torna-se um partido, na Frana; Massacre de So Bartolomeu (1572).

Resposta da Igreja Catlica

CONCLIO DE TRENTO (1545 a 1563)

Clero: preparado intelectualmente, e moralmente correcto e edificante Criao dos Seminrios ( Primeiro Seminrio em Portugal: Seminrio Conciliar de S. Pedro e S. Paulo Braga , fundado pelo Arcebispo Bartolomeu dos Mrtires) Presena estvel dos bispos nas suas dioceses e os procos nas suas parquias, pois que uns e outros tem a obrigao de apascentar com a palavra e com o exemplo. Formao dos Jovens Catecismo Romano . Brevirio e Missal de S. Pio V. Afirmao da Eucaristia nas Igrejas. Aparecem ao tribunas ou trono, onde a hstia consagrada exposta e adorada por todos ( Adoraes Eucarsticas).

Convocado pelo Papa Paulo III, para definir os pontos fundamentais da f catlica em face dos erros da Reforma Protestante. Organizou a vida da Igreja e fixou a doutrina catlica em relao salvao, aos sacramentos e a liturgia. Refutou os desvios do protestantismo e unificou a liturgia da missa latina, afastando as especificidades dos ritos locais. Aprofunda a doutrina da justificao e do pecado original. Detm-se sobre a remisso das penas temporais dos pecados (questes suscitadas pelas indulgncias). 1 Perodo (1545-47) Decretos sobre a Sagrada Escritura e Tradio, o pecado original, a justificao e os sete sacramentos em geral e vrios decretos disciplinares. 2 Perodo (1551-52) Decretos sobre os sacramentos, particularmente sobre a eucaristia , a penitncia e a extrema-uno. 3 Perodo (1562-63) Decretos doutrinais, mas sobretudo decretos eficazes para a reforma da Igreja.

Doutrina
No obriga a comunho sob duas espcies , obriga apenas a dar a espcie de po aos fieis. A Santa Missa a actualizao do sacrifcio da cruz, este pode ser aplicado pelos vivos e pelos mortos. Afirma-se a superioridade do Bispo em relao ao presbtero. Afirma-se a insulsidade matrimonial. Condena-se o matrimnio dos Sacerdotes , sublinha-se o celibato. A firma-se a existncia do purgatrio e o sufrgio das almas.

Barroco o nome dado ao estilo artstico que floresceu entre o final do sculo XVI e meados do sculo XVIII, inicialmente na Itlia, difundindo-se em seguida pelos pases catlicos da Europa e da Amrica, antes de atingir, em uma forma modificada, as reas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e Contra-Reforma, distingue-se pelo esplendor exuberante. De certo modo o Barroco foi uma continuao natural do Renascimento, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da Antiguidade clssica.

Igreja Paroquial de Fnzeres- Porto

Talvez o caso mais paradigmtico do conflito entre a cincia e a Igreja Catlica seja Galileu Galilei, mas historiadores e cientistas modernos vem o caso como algo mais complexo do que apenas um confronto entre cincia e religio.Em 1616, a Inquisio romana declarou o heliocentrismo como "falso e absurdo do ponto de vista filosfico e formalmente hertico", por estar em contradio com a interpretao literal de certas passagens da Bblia. Apesar das suas provas experimentais e tericas no serem totalmente conclusivas, Galileu nunca abandonou as suas ideias e chegou mesmo a reinterpretar e usar vrias passagens bblicas para defender a veracidade do heliocentrismo.Em 1633, Galileu acabou por ser julgado pela Inquisio e sentenciado a priso domiciliria. Foi proibido tambm de ensinar que o heliocentrismo era verdadeiro (s podia ensin-lo como uma hiptese cientfica).Com o tempo, porm, a Igreja Catlica reviu a sua posio quanto ao heliocentrismo, acabando por aceit-lo. Em 1758, a Igreja Catlica retirou as obras heliocntricas do Index Librorum Prohibitorum.Em 1979, o Papa Joo Paulo II lamentou os sofrimentos de Galileu causados por catlicos e organismos eclesisticos e defendeu, mais uma vez, que as duas verdades, de f e de cincia, no podem nunca contradizer-se, acabando por citar tambm uma afirmao do prprio Galileu: "procedendo igualmente do verbo divino, a escritura santa e a natureza, a primeira como ditada pelo Esprito Santo, a segunda como executora fidelssima das ordens de Deus." No ano 2000, o Papa Joo Paulo II emitiu finalmente um pedido formal de desculpas por todos os erros cometidos por alguns catlicos nos ltimos 2.000 anos de histria da Igreja Catlica, incluindo o julgamento de Galileu Galilei pela Inquisio.

Galileu a ser interrogado pela inquisio

Iluminismo
O Iluminismo foi um movimento cultural de elite de intelectuais do sculo XVIII na Europa, que procurou mobilizar o poder da razo, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prvio. Promoveu o intercmbio intelectual e foi contra a intolerncia e os abusos da Igreja e do Estado. O centro do Iluminismo foi a Frana, onde foi baseado nos sales e culminou com a grande Encyclopdie (1751-1772) editada por Denis Diderot (1713-1784) com contribuies de centenas de lderes filosficos (intelectuais), tais como Voltaire (1694 -1778) e Montesquieu (1689-1755).

"Igualdade, Liberdade, Fraternidade

Segundo a maioria dos historiadores, que a Maonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporaes formadas sob a influncia da Igreja na Idade Mdia. Na Inglaterra, em inciso de 1700, alguns homens pertencentes burguesia intelectual e aristocracia, apoderam-se destas associaes de construtores e transforma-mas em associaes sociais secretas . Em 24 de Junho de 1717 d-se a fuso de diversas loja manicas em londres, formam ento uma s loja. Da Inglaterra espalham-se para o resto da Europa . Tornava-se moda a entada nesta seita . O programa da maonaria consiste em , elevar-se acima das diversas religies , formando uma nica religio qual todos os homens podem fazer parte. Esta Religio presta honras ao grande arquitecto do universo, nega a criao e tudo o que se refere ordem sobrenatural. Tm como fim demolir toda a presente ordem religiosa politica e social , para reconstruir o templo da verdadeira ordem e da verdadeira fraternidade. Os Locais da reunio chama-se lojas. O chefe da Loja tem o ttulo de venervel. A Maonaria foi condenada em 1738 por Clemente XII . O Exemplo da Igreja foi logo seguido por vrios soberanos da Europa. A Revoluo francesa, ao menos a dos chefes e intelectuais fruto da maonaria.

Un roi, une loi, une, foi

O Rei considera-se soberano e independente de qualquer outra actividade No admite que o Papa tenha o direito de sancionar o seu poder. O rei concentra em si todos os podres polticos. O Reino considerado propriedade do Rei. Direito Divino dos Reis- O Poder dos Reis vem de Deus - Rei imagem viva de Deus. O rei unia as leis divinas s leis civis. Quem no segue a Religio dominante , deve ver-se privado dos direitos polticos e civis. A Educao deve-se Igreja ( Jesutas) A igreja tem direitos e imunidades : Direito de asilo; iseno de servio militar; Os eclesisticos no vo a tribunais civis vo aos tribunais eclesisticos. Exemplos: Lus XIV na Frana ; D. Joo V em Portugal

Sebastio Jos de Carvalho e Melo nasceu em Lisboa, em 1699. Apesar de pertencer a uma famlia nobre, os seus pais no tinham muito dinheiro. Mesmo assim, estudou na Universidade de Coimbra. Quando D. Jos subiu ao trono, depois da morte de D. Joo V, Sebastio Jos de Carvalho e Melo foi chamado de volta corte de Lisboa para ser ministro deste rei. Durante o seu trabalho como ministro, o Marqus de Pombal fez muitas reformas, que agradaram a alguns, mas na altura desagradaram a muitos. Por exemplo, foi ele o principal responsvel pela expulso dos Jesutas (membros de uma ordem religiosa catlica), atravs do encerramento de vrios colgios que eles tinham. Alm das reformas que fez, o Marqus de Pombal tornou-se uma figura muito importante na Histria de Portugal por causa do terramoto de Lisboa, que aconteceu em 1755. Depois do terramoto, o Marqus ficou responsvel pela reconstruo da cidade. Foi ele que reconstruiu a baixa lisboeta com todas aquelas ruas paralelas e perpendiculares. Tambm mandou alterar o modo de construo das casas, para prevenir mais terramotos. por isso que a baixa lisboeta conhecida como "baixa pombalina".

1830. Comea na Frana, por sublevaes organizadas por sociedades secretas, e se estende por vrios outros pases. Na Polnia, a revoluo levada por catlicos unidos a maons contra russos ortodoxos. Na Blgica, catlicos e liberais se unem contra os holandeses. Na Irlanda, pelos catlicos; em Portugal, pelos maons. Espanha, Balcs, etc. 1848. Nova onda revolucionria, atingindo Frana, Alemanha, Hungria, etc. Os movimentos trazem agora um anticlericalismo mitigado (alguns padres chegam a participar das sublevaes!), mas temperado com a questo operria, j premente. Influncia milenarista e historicista. Primeiras manifestaes socialistas. 1860-70. Unificao da Itlia. Os revoltosos so organizados por sociedades secretas. As terras pontifcias so tomadas, deixando to-somente Roma, que depois tambm tomada e tornada capital da Itlia unificada (em substituio a Florena). O Papa tornase prisioneiro do Vaticano.

"Igualdade, Liberdade, Fraternidade

A Igreja saa da Revoluo empobrecida e despojada do poder politico que antes tinha tido. Porm, isto era realmente um dano ou tinha raso Rosmini quando comparava as riquezas da Igreja com a armadura de Saul que imobilizava David e exclamava: Onde encontraremos um clero imensamente rico que tenha coragem de se fazer pobre ? Onde encontraremos um clero que seja capaz de compreender que j soou a hora na qual empobrecer a Igreja precisamente salva-la?
Jean Comby

A Sociedade deixa de se inspirar em princpios Religiosos. Introduz-se o Matrimnio Civil. O Estado tem a sua prpria noo de bem e de mal e no se preocupa em confrontar essa noo com a Igreja; A Igreja perde ( a comear na Frana e na Alemanha) grande parte das suas riquezas e do poder temporal que ostentava . As leis civis no tm em conta as Leis Cannicas. ( da Igreja)

Laicismo

A humanidade h de ser apenas uma famlia de heris, de cientistas e de artistas


Proudhon

A cidade socialista no tem igreja nem cemitrio. Deus est suprimido e os mortos transformam-se em cinzas. Os vivos tm o seu clube e os cadveres o seu forno crematrio. A cidade antiga agrupava suas casas baixas em torno do campanrio. A cidade socialista agrupa seus altos prdios em torno da escola!
Vaillan-Couturier

O Espirito Revolucionrio Laicista, no se regista apenas na Revoluo Francesa . Isto vai-se alastrar pela Europa e Amrica durante o Sculo XIX e incios do Sculo XX. No se registam por isso ao mesmo tempo em todos os pases . Aconteceram primeiro na Frana ( 1790 e 1905) depois em Itlia (1850), na Espanha ( segunda metade do sculo XIX ) , em Portugal ( 1910) e nos Estados Latino- Americanos em diversos perodos ( no Mxico foi a partir do de 1917)

Giovanni Mastai-Ferretti . Papa de 1846 a 1878.

Foi eleito num conclave dividido entre conservadores e reformadores.


No incio de seu pontificado era tido por liberal , aberto s novas idias do sculo. Ao final, considerado um Papa reacionrio, conservador, avesso s reformas e ao progresso. Foi beatificado por Joo Paulo II, em setembro de 2000.

Pio IX foi o Papa da Encclica Quanta Cura, que se fez acompanhar por um documento que enunciava oitenta erros do sculo: o conhecido SYLLABUS ERRORUM. Foi o Papa que convocou o Conclio Vaticano I. A Igreja entre liberais fanticos, catlicos liberais, reformadores, tradicionais. A Igreja entre estados nacionais que querem arregiment-la para atingir os seus objetivos (Itlia contra ustria, Polnia contra Rssia, etc.).

O SYLLABUS CONDENA TUDO o racionalismo, porque chegava a negar a divindade de Cristo. o galicanismo, porque reconhecia ao poder civil questionar a autoridade religiosa. o estatismo, porque atacava o ensino religioso e as ordens religiosas. O naturalismo, porque retirava a religio do governo da sociedade o socialismo, porque submetia tudo autoridade do Estado. A maonaria, promotora revolues nacionais. das

Pio IX tambm definiu o dogma da Imaculada Conceio (Encclica Ineffabilis Deus).

Foi no seu reinado que a Itlia foi unificada, em 1860, sob a liderana de Vittorio Emanuele, que deixa apenas Roma sob a autoridade pontifcia.
Em 1870 , Roma tambm tomada e ao Papa garantida to-somente a extraterritorialidade dos palcios papais na cidade.

CONVOCAO: Bula Aeternis Patris, de junho de 1868. SESSES:

Primeira: incio em 8 de dezembro de 1869, com o decreto de abertura do Conclio.


Segunda: incio em 6 de janeiro de 1870, com a profisso de f.

Terceira: incio em 24 de abril de 1870, encerrando com a aprovao da Constituio Dogmtica Dei Filius sobre a f catlica.
Quarta: incio em 18 de julho de 1870, concluda com a aprovao da Constituio Dogmtica Pastor Aeternus sobre a Igreja de Cristo, que declara o dogma da infalibilidade papal.

CONSTITUIO DOGMTICA DEI FILIUS principais pontos H um Deus pessoal, livre, Criador de todas as coisas e independente do mundo criado (contra o materialismo e o pantesmo). A existncia de Deus pode ser conhecida com certeza pela luz natural da razo humana. Houve uma Revelao Divina, que nos chega pela tradio e pelas Escrituras Sagradas.

A f uma adeso livre do homem a Deus, que surge de um dom da graa divina.
O desacordo entre a razo e a f pode vir da falsa compreenso das proposies da f ou das concluses da razo.

CONSTITUIO DOGMTICA PASTOR AETERNUS - INFALIBILIDADE PAPAL As condies para o exerccio do carisma da infalibilidade, de acordo com o dogma estabelecido, so quatro: 1 - que o Papa se pronuncie como sucessor de Pedro, usando os poderes das chaves, concedidas ao Apstolo pelo prprio Cristo; 2 - que se pronuncie sobre f e moral; 3 - que queira ensinar Igreja inteira; 4 - que defina uma questo, declarando o que certo, proibindo que se ensine a tese oposta. A forma do pronunciamento irrelevante: pode ser numa encclica ou num decreto especial, bula, constituio apostlica etc.; o Papa tem que deixar evidente que o faz nessas quatro condies citadas.

A Revoluo Industrial consistiu em um conjunto de mudanas tecnolgicas com profundo impacto no processo produtivo em nvel econmico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do sculo XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do sculo XIX. Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra at aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a mquina foi superando o trabalho humano, uma nova relao entre capital e trabalho se imps, novas relaes entre naes se estabeleceram e surgiu o fenmeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformao foi possvel devido a uma combinao de factores, como o liberalismo econmico, a acumulao de capital e uma srie de invenes, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econmico vigente.

Econmicas: (fim da escravido) modo de produo capitalista se torna o modo de produo dominante IMPERIALISMO = busca de mercados para extrair matrias-primas e vender manufaturados - Inglaterra e Frana = imprios coloniais na sia e frica (partilha) - conflitos ( = 1 guerra ) Sociais: surgimento de gravssimas questes sociais jornada de trabalho de 15/16h por dia salrios miserveis pssimas condies de trabalho habitaes de pssimas condies explorao do trabalho infantil e feminino

aumento do desemprego, explorao excessiva dos trabalhadores, surgimento das ideologias revolucionrias... Horas de trabalho por semana para trabalhadores adultos nas indstrias txteis: 1780 - em torno de 80 horas por semana 1820 - 67 horas por semana 1860 - 53 horas por semana

O Socialismo refere-se a qualquer uma das vrias teorias de organizao econmica advogando a propriedade pblica ou colectiva e administrao dos meios de produo e distribuio de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivduos com um mtodo mais igualitrio de compensao. O socialismo moderno surgiu no final do sculo XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos polticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrializao e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcanado atravs da luta de classes e de uma revoluo do proletariado, tornando-se a fase de transio do capitalismo para o comunismo.

Encclica pastoral do Papa Leo XIII sobre a condio dos operrios (publicada em 15 de maio de 1891):

Reconhece a difcil condio do proletariado e prope princpios a serem seguidos


Refuta o mtodo socialista para a soluo dos conflitos Dispe sobre o papel do estado, da Igreja e dos patres Primeiro documento a sistematizar a doutrina social da Igreja

A condio dos operrios O problema nem fcil de resolver, nem isento de perigos. difcil, efetivamente, precisar com exatido os direitos e os deveres que devem, ao mesmo tempo, reger a riqueza e o proletariado, o capital e o trabalho. Em todo caso, estamos persuadidos, e todos concordam nisto, que necessrio, com medidas prontas e eficazes, vir em auxlio dos homens das classes inferiores, atendendo a que eles esto, pela maior parte, numa situao de infortnio e de misria imerecida. A usura voraz veio condenar ainda mais o mal. Condenada muitas vezes pelo julgamento da Igreja, no tem deixado de ser praticada sob outra forma por homens, vidos de ganncia, e de insacivel ambio.

Refutao da soluo socialista Os socialistas, para curar este mal, instigam nos pobres o dio contra os que possuem, e pretendem que toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens de um indivduo qualquer dever ser comuns a todos, e que a sua administrao deve voltar para os Municpios ou para o Estado.

Mas, e isso parece ainda mais grave, o remdio proposto est em oposio flagrante com a justia, porque a propriedade particular e pessoal , para o homem, de direito natural.
... a teoria socialista da propriedade coletiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial queles mesmos a que se quer socorrer, contrria aos direitos naturais dos indivduos, como desnaturando as funes do Estado, e perturbando a tranquilidade pblica.

O papel do Estado ... E se os indivduos e as famlias, entrando na sociedade, nela achassem em, vez de apoio, um obstculo, em vez de proteo uma diminuio de seus direitos, dentro em pouco a sociedade seria mais para evitar do que para procurar. Querer, pois, que o poder civil invada arbitrariamente o santurio da famlia, um erro grave e funesto. Certamente, se existe algures uma famlia que se encontre numa situao desesperada e que faa esforos vos para sair dela, justo que, em tais extremos, o poder pblico venha em seu auxlio, porque cada famlia um membro da sociedade.

O papel da Igreja a Igreja, efetivamente, que haure no Evangelho doutrinas capazes ou de pr termo ao conflito ou ao menos de o suavizar, expurgando-o de tudo o que ele tenha de severo e spero; a Igreja, que no se contenta em esclarecer o esprito de seus ensinos, mas tambm se esfora em regular, de harmonia com eles a vida e os costumes de cada um. O primeiro princpio que o homem deve aceitar com pacincia a sua condio: impossvel que na sociedade civil todos sejam elevados ao mesmo nvel. , sem dvida, isto o que desejam os socialistas; mas contra a natureza, todos os esforos so vos. O erro capital na questo presente crer que as duas classes so inimigas natas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente num duelo obstinado.

Patres e empregados [o operrio] deve fornecer integralmente e fielmente todo o trabalho a que se comprometeu por contrato livre e conforme equidade; no deve lesar o seu patro, nem nos seus bens, nem na sua pessoa; as suas reivindicaes devem ser isentas de violncias. [os patres] no devem tratar o operrio como escravo, mas respeitar nele a dignidade do homem, realada ainda pela do cristo. [...] O que vergonhoso e desumano e usar dos homens como de vis instrumentos de lucro. [...] entre os deveres principais do patro, necessrio colocar, em primeiro lugar, o de dar a cada um o salrio que convm. Certamente, para fixar a justa medida do salrio.

Apesar do espirito revolucionrio e Laico o Sc. XIX um sculo de grande piedade popular. A maior devoo que o sculo XIX mostrou histria foi sem duvida a devoo ao Sagrado Corao de Jesus. Esta devoo , no nova na Igreja, mas vai ter o seu cume neste sculo . Em 1673 , Santa Margarida Maria tivera trs Grandes Aparies do Sagrado Corao em Paray le Monial Frana. A Beata Maria do Divino Corao, em 1897 recebeu na cidade do Porto- Portugal, de Jesus a incumbncia de comunicar ao Papa Leo XIII o pedido de ser feita a consagrao do mundo ao seu Sagrado Corao. O Papa Leo XIII consagrou o mundo ao Sagrado Corao de Jesus em 11 de Junho no ano de 1899. Esta devoo foi propagada em geral pelos Padres Jesutas.

Joo Leo Dehon nasceu a 14 de Maro de 1843, em La Capelle, Frana. Desde adolescente que quis ser sacerdote, contra a vontade do pai. Obedecendo ao pai frequentou o curso de Direito, em Paris e aceitou a viagem que este lhe ofereceu para fazer esquecer a ideia do sacerdcio. Ao longo de 10 meses percorreu vrias regies, entre elas a Terra Santa. No fim dessa viagem, Leo partiu para Roma e entrou no Seminrio de Santa Clara. A 19 de Dezembro de 1868, foi ordenado sacerdote, na presena de seus pais. Nomeado Vigrio Paroquial de Saint-Quintin, assumiu a misso com todo ardor e tomou vrias iniciativas que abrangeram os mais diversos sectores da sociedade. Sacerdote, culto, espiritual e dinmico, Dehon tinha algo que o inquietava. Depois de um longo discernimento, tomou a deciso de fundar a Congregao dos Sacerdotes do Corao de Jesus a 28 de Junho de 1878, dia da sua Primeira Profisso. Com o objectivo de difundir o pensamento social da Igreja proferiu conferncias, escreveu artigos em jornais e revistas e publicou vrios livros. Faleceu a 12 de Agosto de 1925, com 82 anos de idade.

O P. Dehon viveu no tempo do Conclio Vaticano I, cerca de cem anos antes. Ele participou nele como jovem padre, em trabalho tcnico de estengrafo, mas no se limitou a isso. O P. Dehon foi um dos maiores divulgadores das encclicas do Papa Leo XIII, que insistiu com ele para que divulgasse as suas encclicas, particularmente a Rerum Novarum, uma profunda reflexo e renovadora proposta sobre as questes sociais. O P.Dehon tinha acesso frequente ao gabinete do Papa, com quem dialogava com alguma frequncia. O reino do Sagrado Corao na sociedade o reino da justia, da caridade, da misericrdia, da piedade para com os pequenos, para com os humildes e para com aqueles que sofrem. Peo-vos que vos dediqueis a todas estas obras, que as encorajeis, que as ajudeis. Favorecei todas as instituies que devem contribuir para o reino da justia social e que devem impedir a opresso dos fracos pelos poderosos (OSoc. I, 233).

As principais realizaes dos primeiros governos republicanos, nos quais o ministro Afonso Costa desempenhou um papel decisivo . Laicizao do Estado: lei da separao da Igreja e do Estado; expulso das ordens religiosas , nacionalizao dos bens e estabelecidos do registo civil obrigatrio e legalizao do divrcio.

1 Guerra Mundial 1914 -1918

Durante o Pontificado de So Pio X (1903-1914) a dinmica anticlerical fez-se sentir nos pases latinos do sul da Europa. Os governos franceses fizeram gala de um laicismo militante. A Frana cortou relaes com a Santa S, foi revogada a Concordata (1905), expulsaram-se muitos religiosos do pas, os bens eclesisticos foram confiscados. Perigos mais graves no interior da Igreja: o Modernismo (Alfredo Loisy) procurava racionalizar a f crist, esvaziando-a dos dogmas e de todo o contedo sobrenatural. Foi condenado pelo decreto Lamentabili e pela Encclica Pascendi (1907).

Zelo pastoral de So Po X: preocupao pela santidade dos sacerdotes, redaco de um novo Catecismo, concesso da Primeira Comunho s crianas desde a idade do discernimento.

Trs semanas depois do incio da Primeira Guerra Mundial morre S. Pio X. O seu sucessor, Bento XV (1914-1922) esforou-se, sem xito, em conseguir a paz entre os beligerantes. Outro sucesso de grande transcendncia durante o seu Pontificado: a revoluo russa de 1917: primeiro Estado marxista da histria.

1917 Aparies de Ftima - Portugal

Perodo de entre guerras: coincidiu praticamente com o Pontificado de Pio XI (1922-1939). Conseguiu-se pr fim questo romana (Estado da Cidade do Vaticano e Concordata). Expanso missionria na sia e frica. Idade de ouro da Aco Catlica Instituio da Festa de Cristo Rei (encclica Quas Primas, 1925), encclicas sobre a educao (Divini illius Magistri, 1929), matrimnio e famlia (Casti Connubii, 1930), doutrina social da Igreja (Quadragsimo Anno, 1931), contra o Nacional socialismo alemo (Mit Brennender sorge, 1937) e contra o Marxismo ateu (Divini Redemptoris, 1937). Perseguies na Rssia, Mxico e Espanha.

1917 Revoluo Russa

Ditaduras Fascistas

Europa Ocidental

2 Guerra Mundial
1939-1945

Imprio Comunista

Com 77 anos de idade, em 1958 , o Patriarca de Veneza ngelo Roncali eleito Papa, com o nome de Joo XXIII ; Filho de camponeses , professor de Seminrio e diplomata, nncio apostlico , homem bom, quer simplificar as coisa complicadas; o primeiro Papa a sair do Vaticano : Visita os presos dos carceres em Roma , vai em peregrinao a Loreto e a Assis; Pouco depois de ter sido eleito , manifesta trs intenes : 1. Reunir um snodo para a diocese de Roma; 2. Reformar o cdigo de direito cannico; 3. Reunir um concilio Geral; Em 25 de Dezembro de 1961, Joo XXIII atravs daconstituio Apostlica Humanae Salutis , convoca o concilio Vaticano II .

Humanae Salutis
A Igreja assiste, hoje, grave crise da sociedade. Enquanto para a humanidade surge uma era nova, obrigaes de uma gravidade e amplitude imensas pesam sobre a Igreja, como nas pocas mais trgicas da sua histria. Trata-se, na verdade, de pr em contacto com as energias vivificadoras e perenes do evangelho o mundo moderno: mundo que se exalta por suas conquistas no campo da tcnica e da cincia, mas que carrega tambm as consequncias de uma ordem temporal que alguns quiseram reorganizar prescindindo de Deus. Por isso, a sociedade moderna se caracteriza por um grande progresso material a que no corresponde igual progresso no campo moral. Da, enfraquecer-se o anseio pelos valores do esprito e crescer o impulso para a procura quase exclusiva dos gozos terrenos, que o avano da tcnica pe, com tanta facilidade, ao alcance de todos; e mais ainda um fato inteiramente novo e desconcertante - a existncia do atesmo militante, operando em plano mundial. Ao mundo, enfim, perplexo, confuso, ansioso sob a contnua ameaa de novos e assustadores conflitos, o prximo conclio chamado a oferecer uma possibilidade de suscitar, em todos os homens de boa vontade, pensamentos e propsitos de paz: paz que pode e deve vir sobretudo das realidades espirituais e sobrenaturais da inteligncia e da conscincia humana, iluminadas e guiadas por Deus, criador e redentor da humanidade.

O Concilio comea no dia 11 de Outubro de 1962 Participam 2400 padres . Esto representados todos os continentes e raas Muitos dos Bispos dos Pases Comunistas no poderem comparecer So Convidados tambm os Ortodoxos , Anglicanos e Protestantes Estiveram presentes 36 auditores leigos , dos quais 7 Senhoras . H duas tendncias presentes neste conclio: uma preocupada com a adaptao da Igreja ao mundo moderno, com o dialogo ecumnico, com o despertar dos cristos para a Sagada escritura; outra preocupada com a estabilidade da Igreja, com a salvaguarda do deposito da f. O Papa Joo XXIII falece no ano de 1963, Sucede-lhe o Arcebispo de Milo , Giovanni Battista Montini, que toma o nome de Paulo VI.

Sacrosanctum Concilium
A Sacrosanctum Concilium, constituio sobre a Sagrada Liturgia, foi o primeiro documento aprovado pelo Conclio Vaticano II. No foi objecto de muita controvrsia, pois a adaptao da liturgia j era frequente em muitssimas comunidades eclesiais. Poder mesmo dizer-se que esta constituio foi o primeiro fruto do Conclio, por j estar, em boa parte, a ser levada prtica antes de ter sido discutida e aprovada. O que no significa que o documento de base tenha passado facilmente entre os padres conciliares.

Esta constituio centra-se em torno da Liturgia, que analisada pelos padres conciliares sob "uma trplice dimenso teolgica, eclesial e pastoral: a liturgia obra da redeno em ato, celebrao hierrquica e ao mesmo tempo comunitria, expresso de culto universal, que envolve toda a criao" . Os padres conciliares descrevem ainda a Liturgia como "a primeira e necessria fonte onde os fiis ho-de beber o esprito genunamente cristo" Logo, o Conclio pretende renovar a Liturgia, para que "todos os fiis cheguem quela plena, consciente e activa participao nas celebraes litrgicas", visto que esta participao , "por fora do Baptismo, um direito e um dever do povo cristo, raa escolhida, sacerdcio real, nao santa, povo adquirido (1 Ped. 2,9; cfr. 2, 4-5)"

Lumen Gentium
A Lumen Gentium (Luz dos Povos) um dos mais importantes textos do Conclio Vaticano II. O texto desta Constituio dogmtica foi demoradamente discutido durante a segunda sesso do Conclio. O seu tema a natureza e a constituio da Igreja, no s enquanto instituio, mas tambm enquanto Corpo mstico de Cristo. Foi objecto de muitas modificaes e emendas, como, alis, todos os documentos aprovados. Inicialmente surgiram, para o texto base, cerca de 4.000 emendas.

Dei Verbum
Dei Verbum (em portugus: A Revelao Divina) uma constituio dogmtica em forma de Bula pontifcia e um dos principais documentos do Conclio Vaticano II. designada "constituio dogmtica" por conter e tratar "matria de f". De facto, o seu contedo aborda o delicado e complexo problema da relao entre as Sagradas Escrituras e a Tradio.

Gaudium et Spes
A Gaudium et Spes uma constituio pastoral sobre a Igreja no mundo actual, a 4 das Constituies do Conclio Vaticano II. Trata fundamentalmente das relaes entre a Igreja Catlica e o mundo onde ela est e actua. Formada embora por duas partes, constitui um todo unitrio. A primeira parte mais doutrinria, tratando de vrios temas eclesiolgicos (muitos deles j debatidos no Lumen Gentium), tais como a misso de servio ou o sacerdcio comum do Povo de Deus. A segunda parte fundamentalmente pastoral, centrando-se nos diversos problemas do mundo actual: "a exploso demogrfica, as injustias sociais entre classes e entre povos e o perigo da guerra nuclear", entre outros problemas socias e econmicos. Esta constituio tambm mostrou uma maior tolerncia da Igreja em relao aos progressos cientficos Trata-se de um documento muitssimo importante, pois significou e marcou uma viragem da Igreja Catlica "de dentro" (debruada sobre si mesma), "para fora" (voltando-se para as realidades econmicas, polticas e sociais das pessoas no seu contexto). Por isso, este documento constituiu tambm um passo importante no aggiornamento proposto pelo Conclio e na fixao da Doutrina Social da Igreja.

O Papa Paulo VI define as principais finalidades do concilio : a reconduo de todos os cristos unidade; e o dialogo da Igreja com o mundo contemporneo. Em Janeiro de 1964, o papa Paulo VI desloca-se h Terra Santa. Encontra-se com o patriarca de Constantinopla. Em 7 de Dezembro de 1965 - H um pedido de desculpas comum - levantam-se as excomunhes outrora aplicadas no passado. No dia 4 de Outubro de 1965, o Papa desloca-se sede da ONU, em Nova Iorque , fazendo um discurso inesquecvel : Jamais uns contra os outros, nunca, nunca mais. Paulo VI nomeou para o Colgio Cardinalcio os seus trs futuros sucessores: Karol Wojtyla (Joo Paulo II) em 1967, Albino Luciani (Joo Paulo I) em 1973 e finalmente Joseph Ratzinger (Bento XVI) em 1977. O Papa Paulo VI chefiou a Igreja numa poca de transio entre as eras pr e ps-Vaticano II. poca assistiu-se reviso mais profunda da liturgia catlica dos ltimos sculos, a mudanas no sacerdcio, e a um mundo em mudana de valores com as taxas crescentes de divrcio, unies de facto, liberdade sexual e legalizao do aborto e das tcnicas anticoncepcionais. Entre a memria do seu pontificado sobressai a encclica Human Vit e as suas referncias sexualidade, que pode ser vista como inspiradora da actual moralidade sexual crist.

Antes de ser Papa, Luciani foi Patriarca de Veneza e no tinha ambio alguma, nunca tendo sonhado em ser papa. Foi o primeiro papa a nascer no sculo XX. Seu nome papal duplo foi uma homenagem a seu antecessor Paulo VI, e ao antecessor deste, Joo XXIII. O Seu pontificado durou 36 dias. Embora Joo Paulo I tenha sido encontrado morto por uma freira que trabalhava para ele e o acordava havia muitos anos, a verso oficial divulgada pelo Vaticano, contudo, diz que o corpo de Joo Paulo I teria sido encontrado pelo padre Diego Lorenzi, um de seus secretrios, enunciando a morte como "possivelmente associada com enfarte do miocrdio". Para alguns, Joo Paulo I teria sido vtima das terrveis presses caractersticas de seu cargo, e que no as tendo suportado, veio a perecer. A citada freira, aps a morte deste, fez voto de silncio .

Em 16 de Outubro de 1978, os cardeais elegem Papa o Arcebispo de Cracvia- Polnia ,Karol Jzef Wojtya, adoptou o nome de Joo Paulo II em homenagem ao seu antecessor , que tivera um curtssimo pontificado. Teve o terceiro maior pontificado documentado da histria; depois dos papas So Pedro, que reinou trinta e quatro anos, e Papa Pio IX, que reinou por trinta e um anos. Foi o nico Papa eslavo e polaco at a sua morte, e o primeiro Papa no italiano desde o holands Papa Adriano VI em 1522. Foi um dos lderes que mais viajaram na histria, tendo visitado 129 pases durante o seu pontificado. Sabia expressar-se nos seguintes idiomas: italiano, francs, alemo, ingls, espanhol, portugus, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clssico e latim, alm do polaco, sua lngua nativa.

13 de Maio de 1981- Atentado vida do Papa na praa de S. Pedro

O Muro de Berlim comeou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existncia. Foi derrubado o muro que separava a Europa ocidental da Europa Oriental.

No dia 1 de Dezembro de 1989, o lder comunista da Rssia, Mikhail Gorbachev, visita o Papa.

A visita a Cuba, em Janeiro de 1998, que marcou o fim de 39 anos de relaes tensas entre a Igreja Catlica e o regime de Fidel Castro.

Aos 78 anos, o Cardeal Joseph Ratzinger foi eleito Papa pelo colgio cardinalicio. O conclave terminou em 19 de Abril de 2005 foi um dos mais rpidos da histria, tendo apenas quatro votaes e durao de apenas 22 horas. No dia 24 de Abril do mesmo ano tomou posse em cerimnia na Baslica de So Pedro em Roma Em 1981, foi apontado como prefeito da Congregao para a Doutrina da F pelo Papa Joo Paulo II, cargo que manteve at ao falecimento do seu predecessor. Foi decano do Colgio dos Cardeais em 2002, tornando-se o bispo titular de Ostia. Participou do Conclave de agosto de 1978 que elegeu o Papa Joo Paulo I e do conclave de Outubro deste mesmo ano que resultou na eleio de Joo Paulo II. . Era um velho amigo de Joo Paulo II, compartilhava das posies ortodoxas do Papa e foi um dos mais influentes da Cria Romana. A sua posio como prefeito da Congregao para a Doutrina da F, cargo que exerceu durante vinte e trs anos, o colocava como um dos mais importantes defensores da ortodoxia catlica. O ex-frade Leonardo Boff, brasileiro, um dos expoentes da Teologia da Libertao, teve voto de silncio imposto por Ratzinger em 1985 devido s suas posies polticas marxistas.

Santa Teresa de Avila

You might also like