You are on page 1of 17

ARTE GTICA

PERODO E LOCALIZAO:
Desenvolveu-se na Frana e irradiou-se por outras regies da europa (1200 at 1300 d.C., ) O termo gtico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a idade mdia como a idade das trevas, poca de brbaros, e como para eles os godos eram o povo brbaro mais conhecido, utilizaram a expresso gtica para designar o que at ento chamava-se arte francesa .

A arte gtica divide-se em quatro perodos:

I perodo (gtico primitivo): sculo XII (1100-1200), as fachadas das igrejas e das catedrais passam a ser enriquecidas com esculturas decorativas.

II perodo (gtico lanceolado): sculo XIII (1200-1300) O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um tringulo agudo. Generaliza-se o uso do vitral. a poca da construo das grandes catedrais que surgem por toda a europa, tais como a Notre Damme de Paris, a Catedral de Chartres e a Catedral de Milo.

III perodo (gtico irradiante. ): sculo XIV (1300-1400), o arco ogival perde a sua agudeza e passa a ser formado por um tringulo equiltero. Suas nervuras decorativas constituem-se de elementos circulares. IV perodo(gtico flamejante ): sculo XV (1400-1500), o arco ogival agora formado por um tringulo obtuso, tornando-se ainda menos agudo, tendendo ao horizontalismo. As nervuras decorativas no interior dos arcos, das janelas, e portais, pela posio das curvas e contracurvas, surgem labaredas. Fachadas profusamente decoradas.

Notre Damme, em Paris.

Catedral de Chartres

Catedral de Milo

Arquitetura
As paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos eram o caminho para Deus.

A arquitetura gtica medieval, entre os sculos XII e XVI, caracterizada pela forma ogival das abbadas e dos arcos, parece querer desmaterializar a pedra das catedrais e dos palcios, apresentados em superfcies de ns, laos e cruzamentos labirnticos, erguendo a fora das linhas verticais potncia do infinito e manifestando assim uma necessidade de expresso espiritual.

Escultura
A escultura gtica desenvolveu-se paralelamente arquitetura das Igrejas e est presente nas fachadas e portais das catedrais, que foram o espao ideal para sua realizao.

Caracterizou-se por um naturalismo que, mais do que as formas da realidade, procurou expressar a beleza ideal do divino; no entanto a escultura pode ser vista como um complemento arquitetura, na medida em que a maior parte das obras foi desenvolvida separadamente e depois colocadas no interior das Igrejas, no fazendo parte necessariamente da estrutura arquitetnica.

Pintura
Utilizada de forma narrativa, de fuga da realidade, com fundo dourado e colorido marcante. A linguagem das cores era completamente definida: o azul, por exemplo, era a cor da Virgem Maria, e o marrom, a de So Joo Batista. A manifestao da ideia de um espao sagrado e atemporal, alheio vida mundana, foi conseguida com a substituio da luz por fundos dourados.

Vitrais:
Elemento que veio iluminar e decorar as catedrais antes escuras e fechadas. Servia como complemento ao ensino dos temas religiosos, com poucas personagens, colorido marcante, desenho variado e como elementos compositivos o uso da fauna, flora e dourado.

You might also like