You are on page 1of 40

O historiador ric Hobsbawn define o sculo XIX como um sculo de relativa paz enquanto o sculo XX, foi o sculo

da guerra por excelncia. A Primeira guerra Mundial chamada pelos contemporneos de a Grande Guerra considerada por muitos historiadores como a Matriz do sculo XX ou a me das guerras do sculo XX. Ela significou uma ruptura e a inaugurao de uma nova era.

Segundo Hobsbawn entre 1815 e 1914 nenhuma grande potncia combateu outra fora de sua regio imediata, embora expedies agressivas de potncias imperiais ou candidatas a imperiais contra inimigos mais fracos do ultramar fossem, claro, comuns (...) Tudo isso mudou em 1914. A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potncias, e na verdade todos os estados europeus, com exceo da Espanha, os Pases Baixos, os trs pases da Escandinvia e a Sua. ( ric Hobsbawn. A era dos extremos. P. 31).

Ren Remond. Segundo o autor at 1914 a hegemonia europeia no mundo esteve muito presente. Havia dificuldades de as grandes potncias se relacionarem por causa de seus antagonismos provocados pelo crescimento econmico (pelo desenvolvimento do capitalismo).

O perodo do final do sculo XIX e incio do XX tambm marcado pela afluncia dos e pela formao de um sistema de alianas. No entanto o sistema de alianas como forma de explicitar o nacionalismo no vlido para todas as regies. H especificidades como o Imprio AustroHngaro (vrias etnias). Outro exemplo Rssia e Japo (conflitos remontam a guerra de 1905).

Os conflitos germnico-franceses provocados pelo imperialismo e pela guerra franco-prussiana (1870-1871) tambm explica o sentimento no manifesto, mas latente de rivalidades entre as potncias. Tambm problemas nos Balcs (vrias dissidncias convivendo em um territrio comum). Conflito com o Imprio Turco. Crise do Imprio Otomano (interesses franceses e ingleses).

O perodo anterior do final do sculo XIX e incio XX marcado por um clima de euforia, de consumo e de tranquilidade social trazido pelos avanos tecnolgicos. Esse perodo chamado pelos historiadores de .

Entretanto, esse clima de euforia era apenas aparente, pois havia muitos pontos de conflito entre os pases europeus. Os pases europeus se sentiam ameaados uns pelos outros devido ao expansionismo econmico e militar de cada um. Esse sentimento de ameaa levou o surgimento da

: investimento macio em armas, munies e alistamento militar obrigatrio por parte dos pases europeus mais industrializados. A militarizao das potncias europeias foi uma consequncia direta do desenvolvimento do capitalismo.

Formao de dois blocos antagnicos: (Alemanha, Itlia e Imprios Centrais AustroHngaro e Otomano)

(Inglaterra, Frana, Rssia e Itlia (1915)

Choque dos imperialismos (rivalidades econmicas entre os pases europeus) Nacionalismo exacerbado (paneslavismo, revanchismo francs, nacionalismo alemo). Militarismo.

Em 28 de junho de 1914 o herdeiro do trono da ustria-Hungria (Francisco Ferdinando) em visita diplomtica a capital da Bsnia (Sarajevo) assassinado por um estudante nacionalista srvio (Gavrilo Princip). O governo austraco, depois de receber o aval da Alemanha, acusa o governo srvio de participao do atentado e lhe d um ultimato.

Os srvio atenderam a todas as exigncias, menos aquela que abria seu territrio a investigao austraca. Em 29 de julho, a ustria declarou guerra a Srvia e bombardearam sua capital Belgrado. Dia 30, A Rssia e ustria decretaram mobilizao geral e a 31 os russos rejeitaram o ultimato alemo para voltar atrs. Estava dado o sinal de partida e da por diante a Europa mergulhou em conflitos.

28/06 Atentado em Sarajevo Ultimato Austraco a Srvia 28/07 Guerra ustria X Srvia Mobilizao Alem em defesa da ustria Mobilizao Russa e francesa em defesa da Srvia. Ultimato alemo Frana e a Rssia Guerra Alemanha X Rssia 01/08 Invaso da Blgica pelos alemes Guerra Alemanha X Frana 04/08 Guerra Inglaterra X Alemanha 05 e 06/08 Guerra ustria X Rssia e Srvia X Alemanha.

A primeira fase durou de agosto a novembro de 1914 e foi marcada pela expanso alem sobre a Europa at os alemes serem detidos na . Destaca-

se nessa fase o Plano Schlieffen que descrevia uma manobra de envolvimento executada por uma fortssima

ala direita, girando velozmente para oeste, atravs de


Luxemburgo e da Blgica e depois para o sul, pela Frana, envolvendo Paris pelo oeste

Enquanto isso, a ala esquerda alem atacaria ao sul na Fronteira da AlsciaLorena, atraindo os franceses para fora de suas fortificaes. As duas alas se fechariam formando uma imensa pina de 600 km de raio, comprimindo dentro dela o que sobrasse do Exrcito francs. Assim a guerra na Frente Ocidental seria ganha e o exrcitos alemes seriam, ento, transportados para a frente oriental para destruir os russos.

Uma caracterstica marcante do incio da Guerra refere-se as previses errneas, pois previa-se uma guerra curta. Entretanto, a durao do conflito e o patriotismo dos combatentes logo se transformou em pesadelo.

A guerra de trincheiras: Nessa fase, os exrcitos adversrios buscavam firmar suas posies , procurando vencer o adversrio por meio do desgaste progressivo de suas tropas. Durante a fase das trincheiras novas armas foram utilizadas como: metralhadoras, os gases venenosos, lana-chamas, o tanque, o avio e o submarino.

A Tecnologia militar avanou muito no decorrer do conflito. A 1 Guerra foi caracterizada por ser uma guerra industrial. Desenvolvimento de blindagem, armas mais potentes, engenharia de guerra, uso de avies, guerra qumica, bombas e tiros de longo alcance, submarinos entre outros.

(...)Outro motivo, porm, era a nova impessoalidade da guerra que tornava o matar e o estropiar uma consequncia remota de apertar um boto ou virar uma alavanca. A tecnologia tornava suas vtimas invisveis, como no podiam fazer as pessoas evisceradas por baionetas ou vistas pelas miras de armas de fogo. Diante dos canhes permanentemente fixos da Frente Ocidental, estavam no homens, mas estatsticas. L embaixo dos bombardeios areos estavam no pessoas que iam ser queimadas e evisceradas,mas somente alvos.

Rapazes delicados, que certamente no teriam desejado enfiar uma baioneta na barriga de uma jovem alde grvida, podiam com muito mais facilidade jogar altos explosivos sobre Londres ou Berlim, ou bombas nucleares em Nagasaki. Diligentes burocratas alemes, que certamente teriam achado repugnante tanger eles prprios judeus mortos de fome para abatedouros, podiam organizar os horrios de trem para o abastecimento regular de comboios de morte para os campos de extermnio poloneses, com menos senso de envolvimento pessoal. As maiores crueldades do nosso sculo (sculo XX) foram crueldades impessoais decididas distncia, de sistema e de rotina, sobretudo quando podiam ser justificadas como lamentveis necessidades operacionais. Assim o mundo acostumou-se expulso e matana compulsrias em escala astronmica, fenmenos to conhecidos que foi preciso inventar novas palavras para eles: sem Estado (aptridas) ou genocdio. (Hobsbawn)

Com o uso dessas novas armas os soldados passaram a ficar cada vez mais nas trincheiras. Em 1915 a Itlia rompeu com a Alemanha e aliou-se a Trplice Entente. 1917: A Alemanha adota a guerra submarina. Tambm nesse ano dois acontecimentos importantes mudam o rumo do conflito.

Aps o afundamento de navios norte-americanos pelos alemes, os EUA decidem entrar na Guerra ao lado da Trplice Entente. Tambm nesse mesmo ano a Rssia se retira do conflito e no ano seguinte assina um Tratado de Paz com os alemes.

No ano de 1918 os alemes ainda tentaram uma forte ofensiva na Frente Ocidental , porm foram derrotados na e em novembro de 1918 o governo alemo assinou a rendio. O mesmo aconteceu com o Imprio AustroHngaro que j tinha se rendido.

Terminada a Guerra o ento presidente norte-americano Woodrow Wilson props um acordo de paz (os 14 pontos de Wilson). Mas esse acordo no foi aceito pelos vencedores e foram assinados vrios acordos, entre eles o

Os 14 pontos apresentados pelo presidente Wilson incluram estabelecimento de fonteiras segundo o critrio da nacionalidade, e o Tratado de Versalhes prescreveu a criao de Estados com base no princpio da autodeterminao. O objetivo de Wilson era estabelecer uma Liga das Naes que tudo abrangesse e que solucionasse pacfica e democraticamente os problemas antes que se descontrolassem.

Os pontos propostos por Wilson no foram aceitos e em 1919 estabeleceu-se o Tratado de Versalhes, chamado pelos alemes de Ditado de Versalhes. Esse tratado era dominado por 5 consideraes: 1) Alerta para ameaa do bolchevismo revolucionrio que poderia se espalhar pela Europa. 2)Necessidade de controlar a Alemanha (tentativa de estrangul-la socialmente, economicamente e politicamente).

3) O que fazer com os despojos dos Imprios que ruram (Otomano e Austro-Hngaro). A Fragmentao dos Imprios em vrias repblicas ou monarquias constitucionais era uma tentativa de isolar a Rssia 4) Polticas internas dos pases vitoriosos (EUA, Inglaterra e Frana). Tentativa de EUA manterem-se neutros nos Tratados de Paz. 5) As potncias vitoriosas buscaram desesperadamente o tipo de paz que tornasse impossvel uma nova guerra.

A) teve de devolver a Frana a regio da Alscia-Lorena. B) perdeu suas colnias na frica e na sia. C) pagar aos vencedores uma indenizao de guerra milionria. D) Teve seu exrcito reduzido a 100 mil soldados E) Foi proibida de rearmar-se. Foi considerada culpada pela Guerra.

Considerando-se humilhados pelo Tratado de Versalhes, os alemes passaram a alimentar o dio e o desejo de vingana em relao aos vencedores. Os vencedores tambm impuseram acordos de paz aos aliados da Alemanha e por meio deles redesenharam o mapa da Europa, fazendo surgir novos Estados.

Tratado de Saint Germain com a ustria (setembro de 1919) Tratado de Newly com a Bulgria (novembro de 1919) Tratado de Trianon com a Hungria (junho de 1920) Tratado de Svnes com a Turquia (Agosto de 1920)

Os vencedores da guerra achavam que reduzindo a capacidade militar e econmica da Alemanha haveria paz. Havia uma preocupao em se adotar modelos democrticos para todos os Estados Nao. Essa ideia tambm contribuiu para o enfraquecimento do domnio colonial europeu.

Gr-Bretanha: (1.000.000 mortos) Frana: (1.500.000 mortos) Rssia: (1.700.000 mortos) Itlia: (533.000 mortos) Estados Unidos: (116.000 mortos) Alemanha: (1.950.000 mortos) ustria-Hungria: (1.050.000 mortos) Imprio Otomano: (325.000 mortos)

You might also like