You are on page 1of 20

CITAES BIBLIOGRFICAS

A NBR define citao como uma meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. Esta citao pode ser direta ou indireta, de fonte escrita ou oral.

REGRAS GERAIS PARA CITAES

Ainda de acordo com a NBR, nas citaes do sistema numrico ou autor-data, as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituio responsvel ou ttulo includo na sentena devem ser

Em letras maisculas e minsculas e, quando estiverem entre parnteses, devem ser em letras maisculas.

Exemplo: Werner Jaeger (1986, p. 75) afirma que a crena de que a educao espartana era uma preparao militar unilateral deriva da poltica de Aristteles.

As culturas humanas so simblicas na medida em que so fundadas sobre, e corporificam, um conjunto sistematicamente inter-relacionado de ideias a respeito do sentido da vida (BROCKELMAN, 2001, P.51)

CITAO DIRETA

a transcrio textual dos conceitos do autor consultado.

CITAO INDIRETA

a transcrio livre do texto do autor consultado.

CITAO DIRETA DE AT TRS LINHAS

Esta citao pode ser inserida no prprio pargrafo, entre aspas. Se o texto que est sendo transcrito j contm aspas, estas devero ser transformadas em aspas simples.

EXEMPLO
O objeto gerado pelo designer diferencia-se basicamente do contedo artstico pela comparao entre formas geomtricas e artsticas e suas noes de belo. Segundo Ostrower, ainda que possa haver obras artsticas com elementos e ordenaes artsticas com elementos e ordenaes geomtricas; de uma maneira geral as configuraes artsticas so basicamente

Constituda por terem acentuaes rtmicas e tenso espacial (1990, p. 35-36).

CITAO DIRETA COM MAIS DE TRS LINHAS

Aparece em pargrafo separado, com tamanho de letra menor que as letras utilizadas no texto, espao simples de entrelinhas a 4 cm da margem esquerda do texto e so deixados dois espaos entre os pargrafos anterior e posterior.

EXEMPLO
Estamos atravessando uma crise cultural de grande extenso e profundidade, uma crise de valores. Ela existe de mesmo modo na arte como no designer. A este respeito, Otrower (1990, p. 249) afirma que:
Para a sociedade de consumo, os caminhos de busca da sensibilidade so totalmente dispensveis. Nem sequer fazem parte da realidade. A mercadoria, o mercado, estes sim so fatos reais. E tambm a nica razo de ser. [...]

CITAO DE CITAO
a transcrio direta ou indireta de um texto a cujo original no se teve acesso. EXEMPLO: De acordo com Bonato, citado por Coulon (1995, p. 34)... Supresses, interpolaes, comentrios, nfase ou destaques nas citaes podem ser feitos da seguinte forma:

SUPRESSO: [...]
INTERPOLAES, ACRSCIMOS OU COMENTRIOS: [ ] NFASE OU DESTAQUE: GRIFO, NEGRITO, ITLICO ETC.

CITAO DE AUTORES COM O MESMO SOBRENOME E MESMA DATA DE EDIO

Neste caso, para remeter ao autor corretamente, acrescenta-se ao sobrenome as iniciais dos prenomes.
EXEMPLOS: (BONATO, O., 1999)
(BONATO, L., 1999)

CITAO DE DIVERSAS OBRAS DE UM MESMO AUTOR, PUBLICADAS EM UM MESMO ANO

Para distinguir uma obra da outra, basta acrescentar letras minsculas aps a data, sem espacejamento. EXEMPLOS: (MOREIRA, 1999a)

(MOREIRA, 1999b)

CITAO DE DADOS OBTIDOS POR INFORMAO ORAL


Quando se tratar de dados obtidos por informao oral (palestras, debates, comunicaes etc.), indicar entre parntese a expresso informao verbal, mencionandose os dados disponveis semente em notas de rodap.

EXEMPLO:
Cavalcante constatou que est aumentando o plantio de caf na regio do Norte Pioneiro do Paran (informao verbal).

PARA DAR NFASE A UM TRECHO DA CITAO


Para enfatizar trecho ou trechos de uma citao, deve-se destac-los indicando esta alterao com a expresso grifo nosso entre parnteses, aps a citao. EXEMPLO:

A tarefa do filsofo consiste em considerar modos de vida e doutrinas para avali-las em relao experincia, fazendo emergir o que valoriza o homem daquilo que o afasta deste objetivo (ROVIGHI, 1999, P. 229, grifo nosso) NOTA: se o destaque for de autor consultado, usa-se a expresso grifo do autor.

You might also like