You are on page 1of 34

Sustentabilidade Empresarial Case Esporte Clube Passo Fundo Sustentvel

Eng. Ambiental Adan Trentin


Mestrando em Tecnologia Ambiental Unisc Diretor de Meio Ambiente Sustentare Engenharia e Consultoria Ambiental

Sustentabilidade Empresarial
Atualmente nosso planeta d sinais claros de que no comporta o ritmo de consumo que imprimimos.
ltimas dcadas evidenciou-se alteraes quanto s preocupaes com questes sociais e com meio ambiente. Empresas assumiram nova postura, e adotaram medidas para controlar o impacto de suas atividades no meio em que esto inseridas. Mas quais os motivos dessa mudana de postura?

Mudana de postura:

Atender a legislao; Presso mercadolgica; Alcanar a sustentabilidade. Sustentabilidade: comeou a ser discutida na dcada de 1980 Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Nosso Futuro Comum. Desenvolvimento sustentvel aquele que satisfaz as necessidades da gerao presente, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades.

Surgimento do termo Sustentabilidade Empresarial. Sustentabilidade empresarial: assegurar o sucesso do negcio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econmico e social da comunidade, com um meio ambiente saudvel e uma sociedade estvel (Instituto Ethos). Sustentabilidade a palavra da moda e traduz um novo cenrio Resultados econmicos, com preocupaes ambientais e qualidade de vida.

Objetivos principais da SE:


Diminuio de custos;

Reduo de riscos;
Acabar com os desperdcios;

Melhorar o relacionamentos (Stakeholders);


Melhores condies de trabalho para os funcionrios;

Gerar lucros.

Como tornar uma empresa sustentvel?

No h manual ou cartilha que determine os passos a serem seguidos para uma empresa se tornar sustentvel. Toda empresa um caso a parte, com suas caractersticas prprias (sociedade em que est inserida, resduos gerados, nmero de funcionrios, fornecedores, compradores...) Algumas aes e atitudes a serem implementadas nas empresas.

Pergunte-se:
De que forma minha empresa/negcio impacta o meio ambiente? Estou atendendo a legislao? Como posso diminuir o consumo de energia eltrica e gua? Como posso diminuir os desperdcios de material?

O que eu tenho feito par a alcanar sustentabilidade?

A partir destes questionamentos possvel determinar quais as melhores aes a serem implementadas na empresa, e quais traro maior ganho econmico, social e ambiental.
Algumas aes simples de serem trabalhadas e que trazem inmeros benefcios:

Adoo de projetos de Produo Mais Limpa (P+L) reduo de gastos com energia eltrica, consumo de gua, diminuio do desperdcio de materiais. Adoo de polticas ambientais;
Capacitao dos colaboradores;

Implantao de sistema de gesto ambiental (ISO


14.001); Projeto de aproveitamento da gua da chuva; Instalao de painis solares: Projeto de gerenciamento dos resduos slidos; Tratamento de efluentes; Neutralizao das emisses de gases. Diminuir o consumo de papel; Realizar parceria com cooperativas de reciclagem; Buscar certificaes.

Alguns nmeros a cerca da sustentabilidade no setor empresarial brasileiro: Pesquisa realizada com 3.912 micro e pequenas empresas no pas(SEBRAE, 2012); 65% dos empresrios dizem ter conhecimento mdio sobre o tema; 83,4% no utilizam gua da chuva em seus processos; 70,2% tem cuidado com os resduos; 51,7% no utilizam matria-prima proveniente de reciclagem nos processos.

50,9% no participam de processos de reciclagem de pneus, pilhas e baterias; 54% dos empresrios entrevistados no consideram como oportunidade de ganho o investimento em prticas sustentveis. 79% consideram o investimento em aes sustentveis importantes para o aumento na clientela.

Projeto Esporte Clube Passo Fundo Sustentvel

Implantao de quatro projetos


1) Projeto Golao Ambiental;

2) Aproveitamento da gua Pluvial para Fins No Potveis;


3) Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos (PGRS); 4) Neutralizao de Emisses de Gases.

1) Projeto Golao Ambiental


Tem a finalidade de desenvolver a conscientizao ambiental; Objetivos gerais: propagar a educao ambiental e a mobilizao social entre torcedores, membros do clube, funcionrios e populao de Passo Fundo.

Projeto Golao Ambiental


Contribuio da equipe profissional ser por meio dos seus gols.
Cada gol marcado 100 rvores plantadas. Plantio ser realizado em reas prprias do Clube, reas centrais do municpio e em APPs as margens do Rio Passo Fundo.

Projeto Golao Ambiental


Esta iniciativa vem ao encontro de um projeto municipal da atual gesto que prev tornar o municpio de Passo Fundo mais arborizado Doao das mudas. Distribuio de flyers (papel informaes a respeito do projeto. reciclvel) com

Distribuio de brindes para os torcedores durante os jogos (empresas patrocinadoras do projeto).

Projeto Golao Ambiental


Vantagens e benefcios da implantao deste projeto: Oportunidade de estratgia de marketing; Implantao ambiental; de polticas de conscientizao

Recuperao de reas degradas (APPs); Embelezamento de reas do clube e do municpio;

2) Aproveitamento da gua Pluvial para Fins No Potveis

Armazenamento da gua da chuva Sistema no convencional de conservao de gua.


Alternativa de substituio da gua potvel em atividades em que esta no seja necessria; Descargas de vasos sanitrios, lavagem de pisos e passeios, lavagem de veculos, irrigao do gramado.

Aproveitamento da gua Pluvial para Fins No Potveis


Aproveitar a gua da chuva uma tendncia nas construes modernas e sustentveis em funo das inmeras vantagens. Para instalao deste projeto so levados em conta aspectos de viabilidade financeira, demanda necessria e valores de precipitao. Objetivos gerais: Apresentar um projeto para aproveitamento da gua pluvial para utilizao na irrigao do gramado, e consequentemente diminuir o consumo da gua potvel.

Aproveitamento da gua Pluvial para Fins No Potveis


Etapas da criao e implantao do projeto: Identificao do problema

Diagnstico do local de implantao do projeto Definio de metas, objetivos e aes bsicas Perodo de implantao

Aproveitamento da gua Pluvial para Fins No Potveis


Vantagens da implantao:
A gua pluvial gratuita, apenas h custos no projeto de captao; Reduo do consumo de gua potvel; Complementa o sistema convencional; Diminuio dos custos de gua fornecida pela companhia de abastecimento;

Aproveitamento da gua Pluvial para Fins No Potveis

Preservao

do meio ambiente, atravs da reduo da escassez da gua; Reserva de gua para sistemas de emergncia ou interrupo do abastecimento pblico; Fcil manuteno , e baixo custo de operao e manuteno;

Oportunidade de planejamento de marketing.

3) Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos - PGRS


O PGRS o documento que aponta e descreve aes relativas ao manejo dos resduos slidos, observada suas caractersticas e riscos. Contempla aspectos referentes a:
Gerao; Segregao; Acondicionamento; Coleta; Armazenamento; Transporte; Tratamento; Disposio final.

Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos - PGRS


O PGRS obedece critrios tcnicos, legislaes sanitrias e ambientais, normas locais de coleta e transporte dos servios de limpeza urbana. Lei n 12.305 de 2 de agosto de 2010 (Nova Poltica Nacional de Resduos Slidos) Regulamenta a coleta, tratamento e destino final correto dos resduos.

Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos - PGRS


Objetivos gerais: Apresentar levantamento sistemtico de dados existentes no Estdio Vermelho da Serra, no que se refere ao manejo atual dos resduos slidos gerados em sua rea til, sendo ainda proposto melhorias no sistema de gerenciamento destes.
Diagnstico da atual situao

Identificar as problemticas existentes


Promover solues para o tratamento e disposio de RS gerados Otimizar o correto gerenciamento de RS (Teoria dos 3Rs)

Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos - PGRS


Vantagens da implantao:
Minimizao da gerao de resduos;

Mximo reaproveitamento e reciclagem dos resduos;


Reduo dos impactos sobre o meio ambiente;

Adequao a Nova Poltica de Resduos Slidos (Lei n 12.305/2010);


Oportunidade de estratgia de marketing.

4) Neutralizao de Emisses de Gases


Consiste na quantificao e compensao das emisses de gases de efeito estufa por meio de aes que geram benefcios ambientais de mesma proporo. Realizadas principalmente atravs de investimentos em empreendimentos de energia renovvel ou atravs de plantio de rvores.

Neutralizao dos Gases de Emisses


De alguma forma voc ou sua empresa contribuem para a liberao de gases de efeito estufa (Gases inevitveis). Transporte; Gerao de resduos; Consumo de energia eltrica; Consumo de gua; Utilizao de ar-condicionado. O interesse por anular as emisses na atmosfera vem crescendo (Empresas e eventos).

Neutralizao dos Gases de Emisses


Objetivo geral: Buscar mtodos para minimizar as emisses de GEE (Gases de Efeito Estufa), propiciando a identificao de impactos gerados durante as partidas do campeonato Gacho 2013.
Identificao das fontes poluentes Reduo e clculo das emisses
Implementao de aes para mitigar o impacto ambiental Clculo das emisses

Compensao

Neutralizao dos Gases de Emisses


Parmetros que sero utilizados: Consumo de gua; Consumo de energia eltrica; Gerao de resduos; Deslocamento das equipes at o Estdio Vermelho da Serra; Pblico presente nos jogos;

Somente emisso de CO2.

Neutralizao dos Gases de Emisses


Vantagens da implantao:
Oportunidade de estratgia de marketing;

Reduo da gerao de resduos; Reduo do consumo de gua e energia eltrica; Implantao de polticas de conscientizao ambiental;

Confeco do inventrio de emisses;


Reduo de emisses;

Neutralizao e sequestro de carbono;


Amenizao dos efeitos relacionados ao efeito estufa.

Neutralizao dos Gases de Emisses


Possibilidade de entrada no mercado de Crditos de Carbono. Permite que as empresas que implantarem polticas de sustentabilidade ambiental ganhem crditos de carbono que podem ser vendidos a outras empresas.

Concluso
Nos dias de hoje, projetos ambientais ainda so tratados como uma obrigao imposta pela legislao, ou so deixados em segundo plano, pois so vistos como algo que trar somente despesas.

Essa realidade tende a mudar devido as presses mercadolgicas e a mudana de postura de alguns gestores que esto percebendo que podem usufruir de grandes oportunidade e resultados.

Eng. Ambiental Adan Trentin


Mestrando em Tecnologia Ambiental Unisc Diretor de Meio Ambiente Sustentare Engenharia e Consultoria Ambiental Contatos: (54) 9934 5108 adan@sustentareengenharia.com.br adan_trentin@hotmail.com

Visite nosso site!

You might also like