You are on page 1of 30

Informtica Informtica

O que informtica?
Pode ser considerada como Informao automtica. (mtodos e tcnicas) Ferramenta: COMPUTADOR - mquina que processa dados, orientada por um conjunto de instrues e destinada a produzir resultados completos, com um mnimo de interveno humana. . Velocidade . Preciso . Disponibilizao de informao

. Tarefas repetitivas
. Reduo de tempo e custos

Informtica Informtica
A INFORMTICA nasceu da idia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, em geral de clculos e gerenciamento.

a cincia que estuda o tratamento automtico e racional de informao. INFORMAO tudo aquilo que permite adquirir qualquer tipo de conhecimento .

UTILIZAO NAS EMPRESAS


Competitividade Agilidade nas rotinas administrativas Facilidade em examinar possveis aplicaes Rpida Expanso dos negcios

Informtica
COMPUTADOR ...

Computador uma mquina composta de elementos fsicos do tipo eletrnico, capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e preciso, desde que receba as instrues adequadas.
(Alcalde, Garcia & Penuelas)

Informtica OUTRAS DEFINIES ...


INSTRUO Ordem dada ao computador.
(Alcalde, Garcia & Penuelas)

PROGRAMA uma lista de instrues, escritas em uma linguagem de programao, que ditam ao computador como executar as quatro operaes simples a fim de realizar uma tarefa
(Meyer, Baber & Pfaffenberger)

APLICAO Conjunto de um ou vrios programas que realizam determinado trabalho completo.


(Alcalde, Garcia & Penuelas)

SISTEMA INFORMTICO Denomina o conjunto de elementos necessrios realizao de aplicaes.


(Alcalde, Garcia & Penuelas)

Informtica OPERAES BSICAS

Aceitao de dados
Entrada

Operaes aritmticas ou de comparaes


Processamento

Armazenamento de dados para uso posterior


Armazenamento

Exibio de resultados
Sada

Informtica CATEGORIA DE COMPUTADORES

COMPUTADORES ANALGICOS
Termmetro

Rgua de Clculo

Manipulam sinais eltricos do tipo contnuo A programao geralmente acha-se

implemetanda na fiao de seus circuitos So utilizados principalmente para controle de processo e instrumentao Possuem caracterstica apropriada para medio por tratar informaes contnuas

Informtica Informtica
COMPUTADORES DIGITAIS

Manipulam sinais eltricos do tipo discreto A programao eleborada atravs do uso

de uma lnguagem de programao So usados em aplicaes cientficas e comerciais Possuem a caracteristica de contar (0 ou 1)

Informtica
TIPOS DE COMPUTADORES

Atualmente existe uma grande diversidade de computadores, com diferentes tamanhos, custos, propsitos e funcionalidades.
Mainframe Supercomputadores Workstation (Estaes de trabalho Profissionais) Desktop (Computador de mesa) Notebooks LapTops Palmtop Handheld

Informtica Informtica
PRINCPIO FUNDAMENTAL

O computador no uma mquina com inteligncia. Na verdade, uma mquina com uma grande capacidade para processamento de informao, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operaes que realiza sobre esses dados ENTRADA DE DADOS Meios para fornecimento de dados: Teclados Mouse Scanner Microfones Cmara de vdeo e fotogrficas Leitor de cdigo de barras Mesa digitalizadora

Informtica
TECLADO

O teclado o dispositivo de entrada mais comum. Permite ao usurio introduzir informao e comandos no computador
MOUSE

O mouse um dispositivo de entrada que permite ao utilizador percorrer e selecionar itens na tela do computador
SCANNER

O scanner um dispositivo que l informao impressa em papel (texto e imagens) e a converte num formato digital.

Informtica
MICROFONE

O microfone um dispositivo de . entrada que permite introduzir som no computador, para posterior edio e/ou armazenamento.

JOYSTICK

O joystick um dispositivo frequentemente utilizado para jogos. Nas indstrias e fbricas so utilizados para controlar robs e para auxiliar simuladores.
LEITORES DE CDIGO DE BARRA

Muitos varejistas utilizam uma leitora de cdigo de barras para determinar o que est sendo vendido e para recuperar o preo do item em um computador.

Informtica Informtica
SADA DE DADOS Apresentam resultados finais do processamento: Monitores de vdeo Impressoras Auto falante Webcam Impressoras Plotters
TERMINAL

Um terminal um sistema normalmente constitudo por um teclado e por um monitor e que est ligado remotamente a um computador central.

Informtica
MONITOR .

O monitor utilizado para a visualizao de informao armazenada num sistema informtico.


DATASHOW

Os projetores de imagens, ou data-show, permitem visualizar documentos eletrnicos (texto, grficos, imagens) armazenados num computador.
COLUNAS DE SOM

Convertem os arquivos de udio, que se encontram na forma eletrnica, em sinais de presso, transmitindo o som resultante.

Informtica
WEBCAMS .

Cmeras de vdeo de baixo custo, so itens populares para videoconferncias de baixa resoluo pela Internet.
IMPRESSORAS

As impressoras imprimem no papel documentos eletrnicos (texto, grficos, imagens) gerados ou editados no computador.
PLOTTERS

Os traadores grficos, ou plotters, so dispositivos de impresso em papel utilizados quando a qualidade exigida ao documento impresso bastante elevada.

Informtica
CAPACETES .

Permitem que os usurios se movimentem dentro de um mundo simulado. Contm duas telas de televiso em miniatura que exibem o mundo em trs dimenses.

Informtica Informtica
PROCESSAMENTO DE DADOS Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior.
Esse armazenamento feito na memria do computador: Voltil desaparece quando o computador desligado (memria RAM/principal) Permanente enquanto no so apagados por algum (discos fixos meios fsicos, magnticos + disquetes + CDs gravveis).
O processamento feito na CPU (unidade

central de processamento) - Chip -a informao tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memria sofrendo transformaes de acordo com os objetivos que se deseja atingir. - o crebro do micro (processa e analisa) - Determina o modelo do micro - Velocidade medida em MegaHertz

Informtica Informtica

Informtica
DISCOS MAGNTICOS .

Os discos magnticos so dispositivos de armazenamento de informao, externos ao conjunto formado pelo processador e pela memria principal

Informtica
DRIVES DE DISCOS MAGNTICOS .

Os drives so dispositivos que lem e escrevem dados nos discos magnticos, canalizando a informao entre os discos e o processador ou a memria principal

Informtica
MODEM .

Um modem um dispositivo utilizado na ligao de computadores atravs da rede telefnica pblica.

Informtica
PLACAS DE EXPANSO .

Estendem as funcionalidades e o desempenho do computador: placa de rede, placa de som, placa de vdeo e placa de fax-modem.

Informtica ARQUITETURA

U N I D A D E D E E N T R A D A

MEMRIA AUXILIAR

CPU PROCESSADOR

U N I D A D E D E S A D A

UC ULA

MEMRIA PRINCIPAL

Informtica Informtica
PROCESSADOR

A Unidade de Processamento de Dados (CPU ou UCP) esconde o ncleo do seu computador, realiza todas as operaes, clculos e processos, e composto basicamente de trs placas de circuito impresso: a placa-me, a qual todas as outras esto conectadas; a placa de vdeo, que pode variar em tipo a depender da configurao de seu computador; e a placa controladora de drive, que tem como funo gerenciar o funcionamento de todos os drives do computador. Consequentemente, pode-se dizer que a CPU compe-se basicamente da placame, que o componente de hardware que contm o microprocessador, que define o tipo de mquina com a qual estamos trabalhando.

Informtica Informtica
UC Unidade de controle
encarregada de comandar o resto das unidades. Interpreta as instrues, controla sua execuo e a sequncia em que estas devem ser executadas.

ULA Aritmtica-lgica
Executam as operaes elementares: Lgica - comparaes (sim/no e/ou = /#) Aritmtica executa operaes matemticas (soma, subtrao, multiplicao, diviso, ...)

MEMRIA AUXILIAR - permanente


Dispositivo de armazenamento de grande quantidade de informao e sua caracterstica principal reter a informao durante o tempo que se desaja.

MEMRIA PRINCIPAL - voltil


Armazena os programas e dados necessrios para que o sistema realize um determinado trabalho

Informtica FUNCIONAMENTO

MEMRIA AUXILIAR T E C L A D O O U

CPU PROCESSADOR

M O N I T O R

10 O
UC 7+3=10
U I M P R E S S O R A

7
M O U S E

10

SOMADOR

Informtica Informtica

TRATAMENTO DE INFORMAO
TRANS. DE INFOR. EMISSOR TRATAM. DE INFOR. ENTRADA

MEIO

PROC.

RECEPTOR

SADA

Informtica Informtica

COMPONENTES BSICOS
ELEMENTO HARDWARE
a parte fsica (a parte palpvel) de um computador e inclui a unidade de processamento de dados (CPU) e seus perifricos (teclado, a tela de vdeo ou monitor, a impressora, discos, etc.).

ELEMENTO SOFTWARE
o aspecto intocvel do computador: os programas e dados que dizem ao computador o que fazer.

ELEMENTO HUMANO
o mais importante de todos os elementos que constituem a informtica. Sem pessoas, essas mquinas seriam absolutamente inteis

Informtica Informtica MEMRIAS


Dispositivos que tm locais para o armazenamento de instrues dos mais variados tipos 1. ROM utilizado somente para leitura, pois nela esto gravadas as caractersticas do computador. (vem de fbrica) (PROM, EPROM, EEPROM no voltil) RAM memria de acesso aleatrio, completamente voltil, os dados armazenados s permanecem se houver energia eltrico memria principal ( DRAM, SDRAM, SRAM) Mem. Secundria ou de massa retm as informaes por tempo indeterminado. Memria Convencional a parte da memria do sistema acessada entre o intervalo de 0KB a 640KB. (SDRAM) Memria Superior Acessa o intervalo de 640KB a 1024KB (1mbyte). Utilizada principalmente pelos controladores de entrada e sada (drives). Tambm utilizada para a comunicao com outros tipos de memrias.

2.

3. 4.

5.

Informtica Informtica

Memria Alta acessa o intervalo 1024KB a 1088KB, utilizada pelo drive HIMEM.SYS para manter a trilha dos programas na memria estendida. 7. Memria Expandida est acima da marca de 1MB. 8. Memria Estendida - acessa o intervalo 1088KB a 4GB 9. Memria Virtual utilizada tipicamente em ambiente multitarefa para armazenar dados e programas que no so necessrios imediatamente, mas que devem ficar disponveis a qualquer momento. 10. Memria Cache - utilizada com finalidade de acelerar a velocidade da memria RAM (SRAM) 6.

Informtica Informtica

ULA dispositivo da CPU que executa realmente as operaes matemticas com os dados. Constitui um aglomerado de circuitos lgicos e componentes eletrnicos simples que, integrados, realizam as operaes. Para que um dado possa ser transferido para ULA, necessrio que ele permanea, mesmo que por um breve instante, armazenado em um registrador (memria auxiliar da ULA). Acumulador registrador que serve de ligao com os demais componentes da CPU -Dispositivo lgico simples -Armazena dgitos binrios -Efetua operaes simples de lgica booleana

You might also like